Eldorado do Sul, Guaíba e Região Carbonífera, 19 de Junho de 2018. Página Inicial | Contato
SEÇÕES
Artigo
Educação
Eldorado do Sul
Especial
Geral
Guaíba
Produtos e Serviços
Região Carbonífera
Saúde
Flagrante na Foto
Anunciantes
LINKS
Portal Eldorado
Lantec
Envie sua Mensagem

Você é o visitante n°
21299816


Edicão n° 180 de Junho 2018


REGIãO CARBONíFERA

IV Encontro da Rede de Proteção à Criança e Adolescentes do Município de Arroio dos Ratos


No dia 04 de julho, aconteceu o IV Encontro da Rede de Proteção à Criança e Adolescentes do Município de Arroio dos Ratos, nas dependências do Polo UAB, às 14h, com a participação da Delegada Sônia Maria Dall'Igna, Coordenadora do Serviço de Prevenção e Educação, no Departamento Estadual da Criança e Adolescente - DECA - Porto Alegre/RS.
No encontro estavam presentes, representantes da SMEC, Denice Pakulski e Giovani Ceroni ( coordenação pedagógica);
ASSISTÊNCIA SOCIAL - Terezinha Scopel (Assistente social)
Elena Pereira (Psicóloga); CRAS - Patrícia Lopes Alves (Psicóloga), Loriane Costa do Amaral; ESCOLAS - Ângela Pesegoginski, Jacqueline Collovini, Isabel Salatti, Jane Graciela Costa (Orientadoras Educacionais Municipais); Magali Viegas e Andrea Iankoski ( Orientadoras Educacionais Estaduais); Guacira Alves ( Diretora de Escola Estadual); Marileni Santos (Supervisora Escolar); Roseli Lopes e Luciane Padilha (Professoras do AEE); APAE - Heloisa Marques (Diretora);
POLICIA CIVIL - Rosana Azzi; CONSELHEIRO TUTELAR - Vinícius Lague; REPRESENTANTE ONG EBENÉZER - Silsa da Silva e Aline Barreto;
COORDENADOR DO POLO - Gilmar Teixeira
O encontro é mais uma das ações da Rede, no sentido de fortalecer os multiplicadores municipais no atendimentos dos alunos e suas famílias.
O tema abordado foi "Suicídios de Jovens no Brasil".
Durante a tarde pudemos conversar e concluir que a arma para mudar o mundo chama-se PREVENÇÃO!

Fonte: Facebook página da SMEC ...

Realizada primeira reunião da força tarefa de regularização ambiental dos presídios do RS


Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (14), a primeira reunião da força tarefa que trabalha para regulariza a situação ambiental dos presídios do Rio Grande do Sul. A reunião foi coordenada pela secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Ana Pellini. Ficou definido a realização de uma visita técnica, na próxima segunda-feira (21), em três presídios cuja situação foi considerada pelo grupo como prioritária: Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro, Penitenciária Estadual de Venâncio Aires e Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos.

De acordo com Ana Pellini, o objetivo da visita é fazer um diagnóstico da situação para analisar uma alternativa rápida e acessível para o tratamento do esgoto das penitenciárias. "Esse é o primeiro passo de uma caminhada. Precisamos encontrar uma solução emergencial com o menor custo e o menor tempo para resolver imediatamente essa questão. Não vamos conseguir solucionar todos os problemas do sistema carcerário, mas conseguiremos proteger o meio ambiente", ressalta a secretária.

Conforme o diretor de engenharia prisional da Susepe, Alexandre Micol, a ideia é analisar caso-a-caso a situação dos sistemas de esgoto nos presídios. "Temos pontos onde a fuga de esgoto pode ser resolvida com a construção de uma fossa e filtro com sumidouro. Em outros casos, será necessária a retomada da operação das estações de tratamento", explica Micol. Segundo ele, o Rio Grande do Sul possui, atualmente, 111 presídios estaduais em atividade.

Também participaram do encontro técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
...

Vem aí o 1º Concurso de Paródias de Charqueadas


...

Dia do Desafio terá diversas atividades em Butiá


Na terça-feira (15), em Porto Alegre, foi lançado oficialmente mais uma edição do Dia do Desafio, que irá movimentar a rotina de mais de 3 mil cidades do continente americano, sendo no Rio Grande do Sul 492 municípios participantes, incluindo Butiá. O coordenador de Esporte e Lazer do município, Diego Silva, acompanhou a cerimônia realizada no Teatro do Sesc Centro, em Porto Alegre, que contou com a participação especial do medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima.

Neste ano, o adversário de Butiá nessa disputada totalmente saudável será a cidade de Ipu, que fica no Ceará, aproximadamente 257 quilômetros da capital Fortaleza. A atividade acontece no formato de competição entre dois municípios. A cidade que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Para o ano de 2018, o evento tem algumas novidades como, por exemplo, o tempo de duração dos confrontos entre as cidades. Agora, as disputas amigáveis são de três anos, assim se pretende proporcionar uma maior troca de experiências das ações de esporte e lazer entre os municípios.
Confira a grade de programação para Butiá:
- Atividades físicas nas escolas nos três turnos;
- Pela manhã ocorrerá Ginástica Laboral no comércio da cidade;
- No turno da manhã também acontecerá Ginástica Laboral com funcionários da Prefeitura Municipal;
- Torneio de Futsal para as crianças da Escolinha Municipal, nos turnos da manhã e da tarde;
- Às 8h30min - na Praça Santa Terezinha será a vez da Academia da Saúde;
- Às 18h – Aula de Capoeira no Ginásio Gastão Hoff;
- Às 18h30 - Desafio de Bike Butiá, com saída do Posto 14 Bis. Aberto a todos ciclistas da cidade.
- Às 19h - no Ginásio Gastão Hoff, ocorrerá o projeto “Sua Vida No Ritmo Certo”, que será aberto a toda comunidade;
- Às 20h - no Ginásio Gastão Hoff, Aulão de Muay Thai, livre para comunidade.
Sobre o Dia do Desafio
O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio. A data propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.
Recentemente, o Governo Federal publicou a Lei 13.645 instituindo o Dia Nacional do Desafio. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e, no Rio Grande do Sul, a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. ...




Edição n° 180 - Junho 2018

Selecionar Edição
  • Edição n° 180
  • Edição n° 179
  • Edição n° 178





  • Av. Roque J. O. Giacomelli, nº 542, Pq. Eldorado - Eldorado do Sul - Fone (51) 3481 1821