Eldorado do Sul, Guaíba e Região Carbonífera, 23 de Abril de 2018. Página Inicial | Contato
SEÇÕES
Artigo
Educação
Eldorado do Sul
Especial
Geral
Guaíba
Produtos e Serviços
Região Carbonífera
Saúde
Flagrante na Foto
Anunciantes
LINKS
Portal Eldorado
Lantec
Envie sua Mensagem

Você é o visitante n°
18396127


Edicão n° 178 de Março 2018


REGIãO CARBONíFERA

Bairro Charrua recebe equipe de limpeza urbana em Butiá


A equipe de limpeza urbana, contratada pela Prefeitura de Butiá, com o apoio da Secretaria Municipal de Obras (SMOS), atua no bairro Charrua nesta semana. Durante esta quarta-feira (18), os operários seguem atendendo as demandas de capina, roçada, recolhimento de resíduos e abertura de valas.
Nas vias pavimentadas, o trabalho de capina foi realizado pela capinadeira mecanizada, que dá mais agilidade ao serviço. Na última semana, as duas vias principais do bairro, que recebem maior fluxo, também receberam manutenção.

As atividades estão dentro do cronograma de ações da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento (SMOS), que estará atendendo todos os bairros nos próximos dois meses.

...

Prefeitura de Butiá realiza melhorias no bairro Santo Antônio


A Prefeitura de Butiá, através da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento (SMOS), está trabalhando na manutenção das ruas no bairro Santo Antônio. A equipe iniciou nesta terça-feira (17) a distribuição do cascalho e patrolamento das vias.

O material já foi colocado na Rua Walter Cabeda, que é uma das principais do bairro. As demais vias também irão receber a manutenção necessária. Em breve, seguindo o cronograma de limpeza urbana, a localidade também receberá serviço de roçada, varrição e limpeza de valas.
...

Campeonatos municipais iniciaram neste domingo (15) em Butiá


A bola rolou nos campeonatos municipais de Veteranos e Sub-17 de Butiá. As primeiras rodadas foram disputadas neste domingo (15), nos campos do Butiá e do Farroupilha. As competições são organizadas pela Prefeitura de Butiá, através da Coordenadoria de Esporte e Lazer (Cel), e Liga Butiaense de Futebol.

O prefeito Daniel Almeida acompanhou a abertura dos campeonatos e destacou que o apoio ao esporte é uma das preocupações da Administração Municipal. “Ano passado, quando retornamos com o municipal, foi atendendo ao pedido dos atletas e da comunidade, que gostam de acompanhar o esporte da cidade. Nós sabemos o quanto o esporte pode contribuir na construção de uma cidade cidadã, por isso estamos empenhados em desenvolver um calendário esportivo repleto de atrações”, afirmou.

Na oportunidade, também foi realizada a entrega da premiação ao campeão municipal de 2017. O Grêmio Esportivo Charrua recebeu um fardamento completo.

Resultados 1ª rodada:
Sub-17:
Butiá 1 x 5 União
Veteranos:
América 1 x 2 Madureira
Farroupilha 0 x 0 Charrua
Jogos da 2ª rodada no domingo (22):
Sub-17:
Charrua x Butiá
Horário: 14h
Local: Campo do Charrua
Veteranos:
Charrua x América
Horário: 16h
Local: Campo do Charrua
Farroupilha x Madureira
Horário: 16h
Local: Campo do Farroupilha
...

Prefeitura de Butiá oferece oficina gratuita de teatro


- Estão abertas as inscrições para o projeto “Butiá em Cena”, iniciativa da Prefeitura de Butiá, através da Coordenadoria de Cultura e Turismo (CCT). Os encontros serão coordenados pela atriz Renata de Lélis.

As oficinas serão realizadas nos dias 5, 12, 19 e 26 de maio, no Espaço Cultural. O número de vagas é limitado a 20 participantes, com idade a partir de 14 anos. Mais informações estão disponíveis no Espaço Cultural, no Ginásio Municipal Gastão Hoff ou pelo telefone: (51) 99947-4104. Ao final do projeto, cada aluno irá receber um certificado de conclusão.
Histórico da Instrutora

Renata Lélis é atriz, bailarina e professora. Graduada em teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), mestra em performance artística – dança, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica e Lisboa (FMH –UTL). Tem a formação em dança moderna e contemporânea com Eva Schul e dança no Ânima Cia. de Dança. É professora de Ashtanga Yoga formada pela Mangalan Yoga Estúdio, 2005.

O trabalho da instrutora das oficinas pode ser conferido em seu canal no Youtube: Renata de Lélis (https://goo.gl/y1Q6ig).

...

Prefeitura de Butiá cria “Escolinha Municipal de Futsal”


Dando sequência ao trabalho de valorização do esporte e com o objetivo de proporcionar atividades de lazer e que possam contribuir na formação social dos jovens, a Prefeitura Municipal de Butiá, através da Coordenadoria de Esporte e Lazer (Cel), desenvolveu o projeto “Escolinha Municipal de Futsal”.

As inscrições iniciam a partir da próxima segunda-feira (09), no Ginásio Municipal Gastão Hoff. O objetivo é trabalhar com crianças e adolescentes, nas categorias mirim, infantil e juvenil, na faixa etária dos 8 aos 17 anos. O projeto é aberto para meninos e meninas.

O prefeito Daniel Almeida mostrou entusiasmo com a novidade. “Sempre afirmo que o esporte é um grande aliado na educação e na formação de nossas crianças e jovens, pois trabalha a disciplina, o espírito de equipe, o respeito com o próximo, entre outros fatores. Além disso, existem os benefícios que a atividade física oferece”, explicou.

O coordenador de Esporte e Lazer, Diego Silva, afirmou que já existe a procura pelas inscrições e isso deixa toda a equipe ansiosa pelo início das aulas. “Durante a semana já tivemos algumas pessoas em busca de informações e percebemos que existe uma ansiedade por parte das crianças também. Com certeza iremos colher bons frutos com o projeto”, comentou Silva.

A as aulas serão comandadas por um professor de Educação Física e estagiários da área.

...

Prefeitura de Butiá entrega kits escolares para os alunos da Escola Orestes Gonçalves


Todos os alunos da Rede Municipal de Educação de Butiá receberam kits escolares neste ano, em uma ação inédita da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação (SMED). Na tarde desta quarta-feira (11), os 101 alunos da Escola Municipal de Educação Especial Orestes Gonçalves receberam seus materiais. Ao todo, mais de 2,5 mil kits foram adquiridos pelo município.
O prefeito Daniel Almeida participou da entrega dos materiais aos estudantes com a faixa etária entre 6 e 60 anos. “Fico imensamente orgulhoso desta ação que possibilitou a entrega de mais de 2,5 mil kits aos nossos estudantes. Investindo na educação, nós estamos no caminho para mudar o futuro das próximas gerações”, afirmou Daniel.
A Administração Municipal já havia entregue kits aos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA.
Os kits entregues aos alunos da Escola Orestes Gonçalves é composto pelos seguintes materiais:
- Massa de Modelar;
- Lápis de cera;
- Cola colorida;
- Apontador;
- Borracha;
- Tesoura;
- Tinta tempera;
- Folhas A3.

...

CRAS de Butiá é reinaugurado


O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de Butiá, está de endereço novo. Na tarde desta quarta-feira (10) a Prefeitura de Butiá, através da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho (SMASTC), realizou a reinauguração do espaço.
Agora, o Cras fica localizado na esquina da Rua Joviano Alves com a XV de Novembro, bairro São José. De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Deise Moura, o Centro de Referência é considerado a casa das famílias e busca a garantia dos direitos a comunidade atendida. Além disso, uma das missões do Cras é trabalhar na prevenção do rompimento familiar ou da localidade em geral.
“É uma grande satisfação entregar este espaço, que agora poderá oferecer mais conforto e uma maior capacidade de atendimento a nossa comunidade. Queremos proporcionar crianças, jovens e adultos oportunidades de transformarem suas vidas e serem as protagonistas de suas histórias”, afirmou a secretária.
O prefeito Daniel Almeida, juntamente com o vice-prefeito e secretários municipais, esteve acompanhando o ato e falou sobre a importância do serviço desenvolvido com os programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias.
“Hoje, estamos entregando um novo espaço para o Cras, que com certeza irá desenvolver um excelente trabalho, pois sabemos o quanto todos os colaboradores estão empenhados em atender a nossa comunidade da melhor maneira”, falou Almeida.
Os moradores dos bairros São José e Cidade Baixa acompanharam a reinauguração. Representantes dos Poderes Judiciário e Legislativo também prestigiaram a cerimônia, que teve o encerramento com a apresentação dos alunos da oficina de capoeira.
O que é o Cras?
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
A partir do adequado conhecimento do território, o Cras promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.
Conhecendo o território, a equipe do Cras pode apoiar ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.
Serviços ofertados
O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

...

Cronograma de limpeza nos bairros


Nesta semana a Secretaria Municipal de Obras e Saneamento (SMOS) iniciou os trabalhos de limpeza dos bairros do município. Confira o cronograma de quando a equipe de limpeza urbana estará no seu bairro:
(Observação: Pode ocorrer alteração devido as condições climáticas)

...

Rua Manoel Gonçalves Dias em Butiá, está sendo preparada para receber asfalto


A pavimentação na Rua Manoel Gonçalves Dias, bairro Bela Vista, está ganhando forma conforme as obras avançam. A empresa responsável pela obra iniciou a etapa de imprimação asfáltica, que antecede a colocação da camada de asfalto.

De acordo com o engenheiro responsável, Gean Carlo, as obras também estão em andamento na Rua Pio XII, bairro Cidade Alta, e Rua Brasil, bairro Vila Motta. O mesmo procedimento será iniciado em breve na rua XV de Novembro, no sentido Avenida Mauá x Avenida Espanha.
...

Agência do Banco do Brasil em Butiá reabre sexta-feira com novo gerente


Na manhã desta quarta-feira (04), o prefeito Daniel Almeida recebeu o novo gerente da agência do Banco do Brasil (BB) em Butiá, Laerson Azeredo. De acordo com Azeredo, na sexta-feira (06), a agência retoma as atividades normalmente.

Um dos assuntos tratados durante a reunião foi sobre o atendimento aos pequenos agricultores do município, que relataram situações de dificuldade ao procurar o banco. De acordo com Azeredo, a agência está disponível para atender toda a demanda da comunidade.

“Desejo boa sorte nesta nova jornada aqui em nosso município e estamos sempre de portas abertas para dialogarmos” falou Almeida ao receber o novo gerente.
...

Em três meses, Prefeitura de Butiá investiu R$ 11 mil por dia no hospital da cidade


A Prefeitura de Butiá repassou mais de R$ 1 milhão dos cofres do Município para o Hospital da cidade nos três primeiros meses de 2018. Os recursos foram utilizados na manutenção dos serviços, pagamento da folha de colaboradores da Fundação Municipal de Saúde (Fumsa) e precatórios. Em média, isso significa R$ 11 mil de aporte financeiro diariamente.

Os repasses realizados pela Administração Municipal garantem os atendimentos não só aos moradores de Butiá, mas também aos demais municípios da Região Carbonífera e aos milhares de motoristas que trafegam pela BR-290, uma das principais rodovias do Rio Grande do Sul.

O prefeito Daniel Almeida destacou que os esforços irão permanecer pela garantia de recursos atuais e a conquista de mais verbas nas esferas Estadual e Federal. “A Saúde é uma das nossas prioridades e por isso fazemos todos os esforços possíveis para manter o Hospital de Butiá em pleno funcionamento. Existem atrasos de recursos do Estado e da União, mas não podemos usar isso como desculpa e deixar nossa comunidade sem atendimento. Por isso, realizamos os repasses e continuamos cobrando os recursos dos quais temos direito nas demais esferas”, comentou Almeida.

O secretário de Fazenda, Planejamento e Gestão, Paulo Almeida, lembrou que R$ 1 milhão é um grande investimento para um município com o orçamento de Butiá e, mesmo com este esforço, a Fumsa continua com enormes dificuldades para pagar os fornecedores e encargos de servidores. “Continuamos na nossa batalha diária pela Saúde em nosso município”, concluiu Paulo.

Justamente pensando em oferecer um melhor serviço aos butiaenses, o Governo Municipal iniciou em fevereiro, as obras necessárias para a instalação do novo aparelho de Raio-X no hospital local. Além disso, outras adequações estão ocorrendo no prédio, como melhorias nos banheiros, que agora estão dentro dos padrões das normas de acessibilidade.


...

Professor campeão da ‘Dança dos Famosos” do Programa do Faustão dará aula de dança em Butiá


O município de Butiá será palco de uma das maiores oficinas de dança e fitness do Estado, organizado pela Delegacia do Rio Grande do Sul da Federação Internacional de Educação Física (FIEP/RS). O evento acontecerá no dia 19 de maio, a partir das 8h, no Ginásio Municipal Gastão Hoff e terá a participação de grandes nomes da dança no Brasil, como o professor Marcelo Granjeiros, campeão da “Dança dos Famosos”, que esteve ao lado da atriz Viviane Araújo. O quadro é transmitido pela Rede Globo no tradicional Programa do Faustão.
Na manhã segunda-feira (02), o prefeito Daniel Almeida recebeu a visita do Delegado Regional da FIEP, Everton Deiques e da professora de Educação Física, Tamara Mendes, que relataram como irá funcionar o 1º Workshop de Dança e Fitness de Butiá. “Fico feliz por terem escolhido a nossa cidade para receber o sexto evento organizado pela FIEP, que será a nossa primeira experiência. Estamos à disposição para ajudar em tudo que for preciso”, destacou o prefeito.
O Delegado Regional da FIEP, Everton Deiques, afirmou que ficou muito feliz com o apoio da Administração Municipal, que aprovou a iniciativa desde as primeiras conversas, pois, segundo ele, isso facilita muito para que a atividade seja um verdadeiro sucesso. “Quando conversamos com o coordenador de Esporte e Lazer, Diego Silva, sentimos que Butiá gostaria muito de receber o workshop”, comentou.
De acordo com os organizadores, a expectativa é receber aproximadamente 400 visitantes, sendo que já estão sendo organizadas excursões. A Prefeitura de Butiá, através da Coordenadoria de Esporte e Lazer (Cel), apoia o evento disponibilizando o Ginásio Municipal, estrutura de som e dois ônibus que farão o transporte dos visitantes na hora do intervalo do almoço.
O coordenador da Cel, Diego Silva, que também participou do encontro no gabinete do prefeito, afirmou que essa será uma grande oportunidade de lazer para os butiaenses e também para atrair visitantes. “Sabemos que a nossa comunidade tem uma relação muito forte com a dança, pois se observamos o projeto “Sua Vida no Ritmo Certo” é possível ver o grande número de participantes”, concluiu.
As credenciais do workshop já estão à venda e custam R$ 35,00 se compradas antecipadamente. Mais informações com a professora Tamara Mendes ou na EDTC.
...

Inscrições para competição de futebol feminino estão abertas em Butiá


Estão abertas as inscrições para a 2ª Copa Butiá de Futebol Feminino, que será realizada no dia 22 de abril, a partir das 8h, no Ginásio Municipal Gastão Hoff. A competição é organizada pela Prefeitura de Butiá, através da Coordenadoria de Esporte e Lazer (Cel).

De acordo com o coordenador de Esporte e Lazer do município, Diego Silva, até 12 equipes poderão entrar na disputa pelo título. As fichas estão disponíveis até o dia 18 de abril ou até esgotar o número de vagas. Para a inscrição é necessária à doação de uma caixa de leite de 12 litros, que será doada ao Hospital de Butiá. ...

Projeto de Educação Ambiental passa por mais escolas municipais em Butiá


A Prefeitura de Butiá, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Smama), desenvolveu mais atividades do projeto de Educação Ambiental nas escolas municipais. Na última semana, centenas de mudas foram plantadas nos colégios Dom Pedro II, bairro Regilney, Maria Alzira, bairro Cidade Baixa e na escola Santo Antônio, que leva o mesmo nome do bairro.

O objetivo da iniciativa é despertar o interesse dos alunos para o cuidado com as plantas e estimular a construção de canteiros em suas próprias casas. Além disso, é trabalhada a questão dos cuidados que devemos ter com o planeta.O plantio das mudas de flores, que também deixam o ambiente escolar mais agradável, é realizado por alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. ...

União de prefeituras viabiliza recuperação de ponte na zona rural


Na última semana foi concluída a obra de reforma da ponte na localidade do Passo da Lagoa, divisa entre Butiá e Pantano Grande. O trabalho teve a parceria entre as prefeituras dos dois municípios e a empresa CMPC – Celulose Riograndense.

A ponte, que fica em uma área com grande fluxo de caminhões que atuam no escoamento da produção de celulose e grãos, havia sido danificada após uma enxurrada. Ao saber do problema, o secretário de Obras de Butiá, Eli Silva, entrou em contato com a Secretaria de Obras de Pantano Grande e a CMPC, sendo parte do material doado pelo Executivo da cidade vizinha e pela empresa. ...




Edição n° 178 - Março 2018

Selecionar Edição
  • Edição n° 178
  • Edição n° 177
  • Edição n° 176













  • Av. Roque J. O. Giacomelli, nº 542, Pq. Eldorado - Eldorado do Sul - Fone (51) 3481 1821