Eldorado do Sul, Guaíba e Região Carbonífera, 24 de Setembro de 2018. Página Inicial | Contato
SEÇÕES
Artigo
Educação
Eldorado do Sul
Especial
Geral
Guaíba
Produtos e Serviços
Região Carbonífera
Saúde
Flagrante na Foto
Anunciantes
LINKS
Portal Eldorado
Lantec
Envie sua Mensagem

Você é o visitante n°
25882119


Edicão n° 179 de Maio 2018


GUAíBA

Nota: Transporte Urbano


Em virtude da falta de combustível, o transporte público de Guaíba sofreu um pequeno ajuste nos horários considerados de entre pico. Nessas faixas de horário, os ônibus estarão operando com o Horário de Verão. Nos horários de pico, no entanto, as tabelas de horários ainda seguem normais, de modo a não prejudicar a demanda das empresas, escolas, etc.

Por conta dos bloqueios das estradas, o estoque de diesel não está sendo reposto nos tanques das empresas de ônibus. A decisão, em caráter de urgência, foi autorizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança, com o objetivo de garantir o serviço por mais tempo para a população.

Caso o abastecimento dos combustíveis normalize, os ônibus voltarão a circular em todos os horários habituais. ...

Horários dos ônibus de Guaíba até domingo (3)


Os ônibus de Guaíba seguem com horários diferenciados enquanto os serviços de reabastecimento ainda não estão totalmente normalizados e em razão do feriado de Corpus Christi.

Quarta-feira (30)

- Horário de sábado, com reforço no horário de pico

Quinta-feira (31)

- Horário de domingo
- Não haverá amarelinhos

Sexta-feira (1º)

- Horário de domingo
- Convencional e amarelinhos

Sábado (2)

- Horário de domingo
- Convencional e amarelinhos

Domingo (3)

- Horário de domingo
- Não haverá amarelinhos

Em caso de dúvidas, as tabelas de horários estão disponíveis no site da Expresso Assur, no endereço www.stgguaiba.com.br. ...

Nova alteração nos horários dos ônibus


Nesta sexta-feira (25), a empresa do transporte urbano de Guaíba está operando com os horários de sábado. Amanhã, dia 26, estará com os horários de domingo. No domingo, apenas com ônibus convencionais, sem as lotações (amarelinhos), para poder beneficiar os idosos e pessoas com necessidades especiais, que são isentos.

Esse é um momento de compreensão de todos. Continua a falta de combustíveis e essas mudanças são necessárias para não parar totalmente o serviço. ...

Novos membros da Jari de Guaíba são empossados Gustavo Gossen | Guaíba Hoje, 11:42Comunicação Guaíba (comunicacao@g


Os novos membros da Junta Administrativa de Recursos de Infrações de Trânsito (JARI) de Guaíba foram empossados na quarta-feira (23). A nomeação aconteceu no auditório da Prefeitura.

“Fizemos edital e seleção para trazer quem tivesse a melhor qualificação para essa função tão importante. Tudo isso com toda a transparência”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana e Segurança, Leonardo Gardel.

Representando a sociedade civil: Paulo Rogério Santos da Luz
Representado entidades: Tiago Lopes Pedroso
Representando a Prefeitura: Antônio Carlos Pedreira

A JARI é órgão que julga os recursos administrativos cancelando ou mantendo as multas de trânsito aplicadas no município. ...

Feira do Livro 2018 registra aumento de 30% nas vendas


A 29ª edição da Feira do Livro de Guaíba deixou um saldo positivo de vendas para os livreiros. O evento registrou um aumento de 30% nas vendas de livros, em relação ao ano passado, e um público que ultrapassou 25 mil pessoas durante os nove dias de atividades.

“Foram números recordes. Ficamos honrados com a presença da população, principalmente das crianças, que através de mais de 38 escolas estiveram na Feira contemplando espetáculos de rua, espetáculos de palco, apresentações musicais, lançamentos de livros, prestigiando autores, oficinas e palestras”, ressaltou a secretária de Turismo, Desporto e Cultura, Cláudia Mara.

Outro grande destaque foi a presença de autores de Guaíba:

“Além de apresentarem suas obras, serviram de inspiração para muitos que presenciaram suas histórias. Estamos muito felizes com o resultado desta Feira, pois o planejamento e as parcerias se consolidam a cada edição, com uma produção cultural incrível da nossa cidade. Foram nove dias em três turnos que respiramos cultura”, completou.

Neste ano, foram 14 bancas e mais de 80 atrações para todos os públicos, tendo o escritor Dilan Camargo como patrono. ...

Seminário aborda políticas públicas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes


O seminário “Entre Nós e Laços: desvelando a realidade de Guaíba para a implantação e qualificação de políticas públicas sociais, serviços e programas, na perspectiva de garantia de direitos” aconteceu na última terça-feira (15), no auditório do Ministério Público.

O encontro reuniu palestrantes do Conselho Tutelar de Guaíba; Serviço de Saúde Mental da Infância e Adolescência; Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (CRAI) de Porto Alegre; e Promotoria de Justiça Especializada de Guaíba.

A data escolhida foi referência à semana do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A organização foi da Prefeitura de Guaíba, através da Secretaria de Assistência Social. ...

Viatura da Fiscalização de Trânsito é incendiada em Guaíba


Na madrugada de terça-feira (15), um veículo Gol que pertence à Fiscalização de Trânsito da Prefeitura foi encontrado incendiando no pátio lateral do prédio onde funcionam as secretarias de serviços urbanos. O fogo teria começado por volta das 4h. Após ter sido feita a ocorrência policial, técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP) estiveram no local. O prejuízo é cerca de R$ 46 mil. ...

Vice-prefeita recebe soberanas da 23ª Festa do Agricultor, de Barão do Triunfo


Entre os compromissos da semana, a vice-prefeita Cleusa Silveira recepcionou a comitiva que veio a Guaíba divulgar a 23ª Festa do Agricultor, que acontece entre os dias 25 e 27 de maio em Barão do Triunfo. Estiveram a vice-prefeita Laureni Garcia Pagini, acompanhada do secretário de Desporto, Turismo e Lazer, Jovani Garigam, e das soberanas da festa: a rainha Juliana Barbosa, a primeira princesa Júlia Isquerdo e a segunda princesa Débora Lietz. A festa também marca os 26 anos do município. Jantar-baile, desfiles de máquinas agrícolas e expositores de produtos coloniais são algumas das atrações na Praça Central da cidade. ...

Guaíba é novamente escolhida para festival sobre educação de trânsito, da PRF


A educação de trânsito será mais uma vez tema de sala de aula em Guaíba. A Prefeitura firmou parceria com a Polícia Rodoviária Federal para, pela terceira vez, realizar do Festival Estudantil Temático de Trânsito 2018 (FETRAN). Neste ano, em razão do grande número de alunos, quem participará é a EMEF Amadeu Bolognesi.

As ações seguirão até o fim do ano letivo, quando, em data a confirmar, será realizado o encerramento, que inclui a exposição dos trabalhos e apresentações artísticas variadas, como teatro, música e poesia. Participaram da cerimônia: prefeito José Sperotto; secretário de Mobilidade Urbana e Segurança, Leonardo Gardel; secretária de Educação, Virgínia Guimarães; chefe da 2ª Delegacia da PRF, Fábio Guilherme da Paz; diretor da EMEF Amadeu Bolognesi, João de Deus Mullet Pereira.

No ano passado, foi a vez das EMEFS São Francisco de Assis e Inácio de Quadros. Em 2016, o festival aconteceu na Darcy Berbigier e Rio Grande do Sul.

FETRAN

O Festival Estudantil Temático de Trânsito busca, através das atividades pedagógicas associada à manifestações artísticas/culturais diversificadas, sensibilizar e conscientizar os alunos sobre a importância do respeito às leis como forma de evitar os acidentes de trânsito.

...

Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado (12), em Guaíba


Os postos de saúde de Guaíba funcionam neste sábado (12) para o chamado Dia D de mobilização contra a gripe, das 8h às 17h. Também será possível obter a dose da vacina no Serviço de Pronto Atendimento Dr. Solon Tavares (PA).

Devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.

Apenas não estarão abertas as unidades da São Francisco (as ações estarão concentradas na ESF Nova Guaíba) e Logradouro (que recebeu um dia especial na quarta-feira passada).
...

Unidade Sesc/Senac Guaíba promove curso de Inglês Básico


Segundo o Business English Index, 91% dos executivos afirmam que o inglês é o principal idioma dos negócios. No atual contexto, no qual o mercado está cada vez mais competitivo e globalizado, dominar um segundo idioma deixou de ser um diferencial para se transformar em uma condição de sobrevivência. Por isso, a Unidade Sesc/Senac Guaíba está com inscrições abertas para o curso de Inglês Básico 1. As aulas iniciam no dia 22 de maio e acontecem nas terças-feiras, das 14h às 17h.

Neste nível, o participante aprende a comunicar-se utilizando estruturas simples e integrando as quatro habilidades comunicativas (ler, escrever, ouvir e falar) nos seguintes contextos: apresentações pessoais, descrições, rotinas do cotidiano, expressão de gostos e preferências, habilidades pessoais, e família.

Inscrições para o curso podem ser feitas pelo site www.senacrs.com.br/guaiba, ou presencialmente na Unidade Sesc/Senac Guaíba localizada na avenida Nestor de Moura Jardim, 1250. Mais informações pelo telefone (51) 3402-2106.
...

Máquinas começaram a operar na área conhecida como antigo terreno da Ford


Iniciaram as obras da Dasppet Produtos Veterinários Ltda, uma das maiores distribuidoras de rações e materiais pet do país. Nesta quinta-feira (10), as máquinas começaram a operar na área conhecida como antigo terreno da Ford, na Zona Mista de Guaíba. Mais de 200 empregos devem ser gerados.

Para o prefeito José Sperotto, mais do que um importante passo para o desenvolvimento de Guaíba, trata-se da recuperação da autoestima da população:

“Anos depois que a Ford deixou de se instalar em Guaíba, surgiu a lenda de que só mesmo um sapo enterrado na área poderia explicar o porquê de outras empresas não vingarem no local. Por lá, várias pedras fundamentais foram lançadas, porém, de mais concreto, apenas a frustração da população frente à burocracia. No entanto, destravamos isso. É um momento histórico para a nossa cidade e saudamos essa grande empresa que nos escolheu para ampliar ainda mais a sua produção”, comentou Sperotto.

O diretor da empresa, Eduardo Maschka Lucas, detalhou como a Dasppet vai operar:

“Fomos muito bem recebidos aqui em Guaíba desde a nossa primeira reunião de apresentação. Durante as fases de aprovação do projeto Dasppet, todos na Prefeitura sempre foram muito prestativos e comprometidos. Graças a essa agilidade e competência, já em 2019, conseguiremos disponibilizar ao mercado brasileiro uma proposta inovadora como Operador Logístico, onde vamos trazer muitas empresas ao município através de nossa operação, além de termos uma projeção para gerar mais de 200 novos empregos ao fim do plano de implantação de nossa primeira fase. Não tenho dúvidas de que fizemos a escolha certa para expansão dos nossos negócios. Guaíba é um município comprometido com o desenvolvimento socioeconômico da região”, ressaltou.

O prédio será de 6 mil metros quadrados de área construída. Ainda em 2018, outras duas empresas devem se instalar na Zona Mista de Guaíba.


Fotos: Gustavo Gossen
Fonte: ASCOM ...

Unidade Sesc/Senac Guaíba inscreve para o curso Preparando-se para o Primeiro Emprego


Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), jovens entre 15 e 24 anos que nunca trabalharam têm 64% menos chances de encontrar um emprego do que pessoas da mesma idade com experiência anterior e 70% menos que adultos com 25 anos ou mais. A busca de uma vaga no mercado de trabalho exige dos jovens profissionais o desenvolvimento de uma postura pró-ativa, empreendedora e adequada às tendências de mercado. Nesse contexto, a Unidade Sesc/Senac Guaíba está com inscrições abertas para o curso Preparando-se para o Primeiro Emprego. As aulas iniciam no dia 21 de maio e acontecem de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

O curso, com carga horária de 21 horas, capacita os participantes para uma postura profissional adequada à busca do primeiro emprego. Aborda conhecimentos como apresentação pessoal, postura e ética profissional, comprometimento, responsabilidade, pontualidade, postura pró-ativa, valores e atitudes comportamentais empreendedorismo, entre outros conhecimentos necessários para um bom desempenho profissional.

Inscrições para o curso podem ser feitas pelo site www.senacrs.com.br/guaiba, ou presencialmente na Unidade Sesc/Senac Guaíba localizada na avenida Nestor de Moura Jardim, 1250. Mais informações pelo telefone (51) 3402-210 ...

Relatório aponta água da bica da Inácio de Quadros como imprópria para consumo


A água da bica localizada na rua Inácio de Quadros, em frente ao número 1405, no Ermo, está imprópria para consumo. É o que indica o resultado do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água (VIGIAGUA), que analisa, mensalmente, amostras de água em diferentes pontos do município, principalmente em locais que abastecem grande número de pessoas.

A presença da bactéria Escherichia coli indica a existência de outros microrganismos causadores de diversas doenças, até mesmo do protozoário que causa a toxoplasmose. A ingestão da água contaminada com o agente pode causar desde dor de cabeça, vômitos, náuseas, febre, desidratação, dor abdominal, diarreia, danos renais, má formação fetal e morte nos casos mais graves e em pacientes imunodeprimidos, idosos e crianças.

A coordenadora de Vigilância Ambiental da Prefeitura, Elisa de Menezes Teixeira, orienta:

“Deve-se utilizar a água fornecida pela CORSAN, pois a mesma apresenta todas as características físicas, químicas e microbiológicas dentro dos padrões de potabilidade, no que pese existir, momentaneamente, uma alteração de gosto, causado pela estiagem no Guaíba. Também deve-se consumir água envasada por empresas habilitadas ou, na impossibilidade de realizar essas duas primeiras opções, executar ações que tornem a água mais segura, como utilizar filtros, fervê-la ou desinfetá-la com produtos distribuídos gratuitamente na Vigilância em Saúde Municipal”, explicou.

No sentido de preservar a saúde da população e prevenir a ocorrências de agravos relacionados ao consumo de uma água imprópria, o serviço de Vigilância Ambiental em Saúde interditou a bica.

Foto: Divulgação
Fonte: ASCOM ...

Homenagens marcam fim de semana no Coelhão


O Parque Coelhão foi cenário de muita gratidão no fim de semana. No sábado (28), foram celebrados os 10 anos do projeto Comunidade em Ação. Personalidades que contribuíram para o sucesso do grupo, que está cada vez mais numeroso, foram homenageadas: João de Deus, Éverton Gomes, Elizângela Govoni, Márcia Wunschi, Manuel Stringhini, Henrique Tavares, McGiver Silveira, Fernando Araújo, Lula, José Sperotto, Cláudia Mara, Tiago Green e associações de moradores da Vila Iolanda e São Jorge.

Na ocasião, também foi eleita a Corte do grupo. A ideia surgiu como mais um momento de integração e descontração entre os integrantes:

Rei: José Luiz
Rainha: Vera Maria Giuseppe
1ª Princesa: Maria José Lima da Cunha
2ª Princesa: Irma Outra Souza

Já durante a abertura do Campeonato Municipal de Futebol de Campo - 50 Anos, foi homenageado Luís Fernando Gralha Scalco, o Melão, considerado o melhor jogador de futebol que Guaíba já viu. SC TNT e Porto empataram em 1 a 1, enquanto que Guaíba Cor venceu ABAMF por 1 a 0.

Neste sábado (5), acontece a segunda rodada:

Coelhão:
13h30 - SC Itapuí x Os Praça
16h - Guarani FC x Horizonte FC

Guaíba:
13h30 - Vila Iolanda x ABAMF
16h - Guaíba FC x Porto

Os jogos da Primeira Divisão de Futebol de Campo acontecem no domingo (6), sendo:

Coelhão:
13h30 - Peñarol x Paraná
16h - União Salvador x Boca Juniors

Guaíba:
13h30 - Colina x Boca Rolinho
15h30 - Futiba x Guaíba

Na rodada passada:

América 7x2 Vila Iolanda
Força Jovem 5x2 Pedras Brancas
Boca Rolinho 3x3 Vila Iolanda

Fotos: Divulgação
...

Galpão Crioulo grava novo quadro em Guaíba


A apresentadora Shana Müller circulou por Guaíba durante as gravações do novo quadro do Galpão Crioulo, da RBS TV. Com o nome De Mala e Cuia, a atração apresenta os principais roteiros turísticos, históricos e culturais do Rio Grande do Sul de uma forma bem informal.

“É um novo momento do programa, que está vindo por aí. Guaíba foi escolhida para visitarmos e convidarmos o povo gaúcho para vir, pois é uma cidade que guarda tanta história do nosso Estado. No meu próximo passeio, virei com a família e com mais tempo”, comentou a apresentadora e cantora.

A matéria gravada em Guaíba, na companhia de uma turista nordestina, ainda não tem data confirmada para ir ao ar. ...

Prefeitura forma equipe para atuação na Diretoria de Compras, Licitações e Contratos


Em razão do afastamento por até 120 dias de servidores da Diretoria de Compras, Licitações e Contratos, foi formada uma nova equipe para atuação durante o período. A direção da pasta ficará a cargo de Dubiratan Santos da Silva, com experiência de mais de 20 anos no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, inclusive como coordenador da área de auditoria. Formado em Economia e Administração, também possui pós-graduação em Auditoria e Finanças Governamentais pela UCS e especialização em Fiscalização do Trabalho. Há alguns anos, presta assessoria para prefeituras. Nesta segunda-feira (30), em reunião com secretários e diretores, Dubiratan detalhou-lhes os procedimentos imediatos, de modo que os serviços à população não sejam prejudicados.
...

Nota da Prefeitura


Atitude e Transparência

Guaíba vive um momento de importante transformação. A Prefeitura compreende a indignação da população após os últimos acontecimentos, amplamente divulgados pela imprensa. Entretanto, acreditamos que esse seja o momento de compreensão e união de todos. A propagação de ódio e de boatos nas redes sociais em nada auxiliam para enfrentarmos a situação. Cabe ressaltar o empenho de servidores de todas as secretarias, juntos numa força-tarefa para garantir o funcionamento dos serviços, o que, com o apoio da população, será fundamental nesse processo de realinhamento. A Prefeitura está à disposição para quaisquer dúvidas e esclarecimentos. Logo divulgaremos informações sobre contratações de novos profissionais de saúde. ...

Ministério Público cumpre medidas de afastamento contra dez funcionários públicos de Guaíba e suspensão de contratos municipais com oito empresas


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Núcleo Saúde – e a Promotoria de Justiça de Guaíba, na manhã desta quinta-feira, 26, cumprem medidas de afastamento, pelo prazo de até 120 dias, do secretário municipal da Saúde, Itamar José da Costa, do presidente da Câmara de Vereadores de Guaíba, Renan dos Santos Pereria (inclusive do cargo de médico da prefeitura), do secretário municipal de Administração, Finanças e Recursos Humanos, Leandro Luis Wurdig Jardim, do vereador de Guaíba Bento Alteneta da Silva, e de seis integrantes da Comissão Municipal de Licitação.

O MP também cumpre o decreto de suspensão de contratos com seis empresas investigadas. São cumpridos, também, 32 mandados de busca e apreensão em prédios públicos, empresas e residências.

O Coordenador do Gaeco Saúde, João Afonso Silva Beltrame, e a Promotora de Justiça de Guaíba Raquel Isotton, são os responsáveis pelas investigações, que apontam prejuízo de aproximadamente R$ 4,9 milhões em 14 contratos, assinados entre 2014 e 2017. Haverá coletiva de imprensa no 14º andar da Torre Norte do MP (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, nº 80), às 10h. O coordenador do Nimp, Diego Rosito de Vilas, e o promotor de Justiça do Gaeco Reginaldo Freitas da Silva também participam dos trabalhos.


PRÓXIMOS PASSOS

Durante entrevista coletiva à imprensa, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, falou a respeito da atuação do Gaeco Saúde. “O problema da saúde não é falta de dinheiro, são problemas de gestão, de falta de transparência e de honestidade. Existem pessoas que só estão na política porque, se a saúde funcionar, elas não são eleitas”, disse o subprocurador. Ele informou que existem investigações a respeito de fraudes ocorridas nos mesmos moldes em outros municípios.

O coordenador do Gaeco Saúde, João Beltrame, afirmou que os próximos passos da investigação são a análise do material apreendido e o interrogatório dos investigados, para o oferecimento de uma denúncia criminal e ajuizamento das ações de improbidade administrativa cabíveis. Ainda são investigadas quatro mortes ocorridas no sistema de saúde de Guaíba que podem ter relação com o fato de que 27 médicos sem habilitação adequada estavam prestando atendimento.

A promotora de Justiça de Guaíba Raquel Isotton, por sua vez, ratificou o compromisso do MP com a comunidade. “A Promotoria de Justiça de Guaíba está sempre com as portas abertas; já recebi diversas notícias que revelam a fragilidade do sistema de saúde, porque as fraudes afetam ainda mais a população, que tanto necessita de suporte nessa área”.

FRAUDES LICITATÓRIAS, SOBREPREÇO E SUPERFATURAMENTO

As investigações detectaram que há uma associação criminosa responsável pelo rodízio de empresas para a prestação de serviços médicos no Pronto Atendimento Solon Tavares e no Samu de Guaíba, por meio de dispensas irregulares de licitação, contratações emergenciais e subcontratações. No caso do Pronto Atendimento, por exemplo, a empresa contratada por dispensa de licitação subcontratou a empresa pertencente ao Presidente da Câmara de Vereadores, para a prestação dos serviços. A empresa, no entanto, não possui funcionários, estava inativa durante parte do período dos contratos, não possui estrutura física e é utilizada para que o vereador receba valores da subcontratação sem ter qualquer tipo de atividade empresarial.

Após o término do contrato, foram realizadas várias dispensas ilegais de licitação para a contratação de outras empresas investigadas.

FURA-FILA NO SUS

O Gaeco Saúde detectou indícios da atividade de ilegal de “fura-fila” no SUS, em tese, praticados pelos vereadores Renan dos Santos Pereira e Bento Alteneta da Silva. Renan se utilizava da sua condição de regulador local do Telessaúde para beneficiar determinadas pessoas mediante o convencimento do médico regulador do Telessaúde em Porto Alegre de que esses pacientes deveriam ter maior prioridade no atendimento em detrimento a outros mais graves ou há mais tempo na fila de espera.

Dados fornecidos pelo Telessaúde sobre as teleconsultorias discutidas com profissionais médicos do Município de Guaíba no período de 1º de janeiro de 2017 a 26 de janeiro de 2018 e verificou que, dos 441 registros realizados, 124 foram realizados por Renan dos Santos Pereira – quase 30%.

TENTATIVA DE FRAUDE NA CÂMARA DE VEREADORES

As investigações dão conta que há indícios da ocorrência de fraude à licitação para a contratação de serviços de vigilância da Câmara de Vereadores. As provas colhidas até agora apontam para o fato de que o certame foi fraudado para que vencesse empresa vinculada aos investigados. Tal contrato, após apontamento do Tribunal de Contas do Estado, foi suspenso pelo investigado Presidente da Câmara, Renan dos Santos Pereira.

BLOQUEIO DE VALORES

A pedido do MP, a Justiça decretou o bloqueio de bens e valores de 30 investigados, além de seis empresas, possivelmente adquiridos com o proveito dos crimes investigados e, por vezes, utilizados para lavagem de dinheiro.

Fonte: MP/RS ... ...




Edição n° 179 - Maio 2018

Selecionar Edição
  • Edição n° 183
  • Edição n° 182
  • Edição n° 181







  • Av. Roque J. O. Giacomelli, nº 542, Pq. Eldorado - Eldorado do Sul - Fone (51) 3481 1821