Eldorado do Sul, Guaíba e Região Carbonífera, 19 de Outubro de 2018. Página Inicial | Contato
SEÇÕES
Artigo
Educação
Eldorado do Sul
Especial
Geral
Guaíba
Produtos e Serviços
Região Carbonífera
Saúde
Flagrante na Foto
Anunciantes
LINKS
Portal Eldorado
Lantec
Envie sua Mensagem

Você é o visitante n°
26108998


Edicão n° 178 de Março 2018


GERAL

5 destinos para aproveitar o feriado de 1º de Maio


Muitos gostam de aproveitar o feriado prolongado para mudar de ares e se desconectar da rotina. A agência de viagens online ViajaNet selecionou cinco cidades para dar aquela escapada no Dia do Trabalho. Confira a galeria:

Gramado (RS)

Também conhecida como um pedacinho da Europa no Brasil por conta da qualidade da gastronomia, dos hotéis, pousadas e parques, Gramado recebe anualmente mais de seis milhões de turistas. Não por acaso o município detém o prêmio de segundo Melhor Destino Turístico do país. No outono e inverno, as baixas temperaturas convidam para um cenário típico da época, com lareira, fondue e vinho. Já no verão e primavera, com as temperaturas mais aquecidas, é possível curtir as belas e coloridas paisagens da cidade.

Recife (PE)

Conhecida por sua influência holandesa, a "cidade dos arrecifes" é um dos centros urbanos mais desenvolvidos do país. Ela une história, com seus resquícios de seu período colonial, com belezas naturais típicas da costa Brasileira. As praias chamam atenção pelas águas esverdeadas e pelas piscinas de corais visíveis na maré baixa. A capital conta também com ilhas, pontes, canais e casarões antigos que incrementam o visual da chamada "Veneza brasileira".

Manaus (AM)

Manaus, além de capital do estado do Amazonas, é o maior centro econômico, financeiro e corporativo da região norte. A cidade foi fundada em 1669 e passou por diversas mudanças culturais e econômicas que a transformaram em um polo arquitetônico e histórico. Ela está no meio da maior floresta tropical do mundo, a Amazônica, e se localiza na junção de dois dos principais rios que formam o Rio Amazonas, o Rio Negro e o Rio Solimões. Por conta disso, o clima da cidade é tropical úmido e conta com chuvas constantes.

Goiânia (GO)

Capital do Estado de Goiás, ela está entre as cidades com melhor índice de qualidade de vida do país, além de ser o município brasileiro com maior área verde por habitante (94 m²). A cidade destaca-se por implementar um modelo de desenvolvimento urbano aliado à consistente política de responsabilidade ambiental. Além do grande número de áreas verdes, que supera em quase oito vezes a taxa divulgada pela Organização das Nações Unidas (12 m²), a capital goiana possui a melhor infraestrutura urbana do Brasil (IBGE/2012).

Brumadinho (MG)

Brumadinho, a apenas 60 quilômetros de Belo Horizonte, guarda uma das maiores preciosidades culturais e naturais do país: o Instituto Inhotim. Uma belíssima combinação de museu de arte contemporânea com Jardim Botânico. Instalado em uma antiga fazenda, o espaço reúne cerca de 500 obras de mais de 100 artistas. A cidade também guarda outros encantos, entre eles o Parque do Rola Moça, repleto de mirantes e trilhas para caminhadas.

ViajaNet *

* ViajaNet é uma agência de viagens on-line que traz diferenciais no atendimento e nos serviços ao consumidor com um portfólio completo, incluindo destinos, hotéis e voos em todo o mundo. Fundado em 2009, o ViajaNet é uma empresa 100% nacional e aposta no mercado brasileiro e no setor de viagens online, oferecendo as melhores opções de passagens. Para informações, acesse: www.viajanet.com.br, www.facebook.com/ViajaNet e @ViajaNet.

Fonte: NB Press Comunicação ...

XVIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente teve início nesta quarta-feira na sede do MPRS


Foi aberto na manhã desta quarta-feira, 25, no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do MP gaúcho, o XVIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. Promovido pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente –Abrampa, em parceria com o MPRS, o objetivo do Congresso, que vai até a próxima sexta-feira, 27, é discutir o perfil de atuação do Ministério Público Ambiental e os 30 anos da Constituição, fomentar o debate e estimular a pesquisa e o estudo dos institutos de Direito Ambiental, além de trazer resultados práticos para o trabalho do MP na proteção e defesa do meio ambiente.

HOMENAGENS

A abertura foi marcada por homenagens a personalidades que se destacaram por trabalhos desenvolvidos em prol da causa ambiental.

Receberam o destaque o procurador-geral de Justiça do Estado, Fabiano Dallazen, presidente de honra do evento; o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Sandro José Neis; a promotora pernambucana Ana Rúbia Torres de Carvalho; o professor de Direito Plauto Faraco de Azevedo; a servidora da Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Luiza Chomenko; o major da Brigada Militar Rodrigo Gonçalves dos Santos e o diretor-presidente da Corsan, Flávio Presser.

PRONUNCIAMENTOS

Ao fazer uso da palavra, Fabiano Dallazen lembrou que o MP já obteve muitas conquistas através do trabalho, “mas hoje em dia este trabalho requer maior planejamento e gestão integrada na busca de soluções para tantos problemas atuais”.

Destacou como conquistas da instituição na área ambiental o programa RESsanear; a regionalização da investigação ambiental, delimitada pelas bacias hidrográficas, por meio da criação de Promotorias Regionais; a criação do Núcleo de Negociação de Conflitos Ambientais (Nucam); além da recomendação expedida em 2016, que otimiza a atuação extrajudicial do MPRS em matéria ambiental e, na atuação extrajudicial, incentiva a priorização dos assuntos que apresentem relevância e significância, como foco da atuação. “Nessa caminhada, mesmo que tortuosa, sempre é possível marcar pontos quando há união, persistência e árduo trabalho”, afirmou.

Lembrando, por fim, os retrocessos ambientais a que somos submetidos nos dias atuais, Dallazen reafirmou o papel do Ministério Público de ponderador de todos os interesses. “Pretendo lançar contribuição para avançarmos e modernizarmos a gestão ambiental no sentido de imprimir uma atuação mais moderna, a qual deve olhar para o território de uma forma integrada e planejada, por meio de planos de ação fundados em zoneamentos, sem nunca desbordar do esforço na conjugação dos viéses desenvolvimentistas, hoje muito fundado apenas no econômico, mas que jamais deve ser desassociado do tecnológico, educacional, cultural, social e, sobretudo, do ambiental. Esse último, o que regula e permite a nossa existência como espécie humana, totalmente dependente da utilização dos recursos naturais, por questões de sobrevivência”.

Já o presidente da Abrampa, Luis Fernando Cabral Barreto Junior, abriu sua fala ressaltando que a luta pelo meio ambiente é uma opção para a vida toda, uma vocação, que compromete a vida para esta e as próximas gerações. Citando o ex-presidente americano Barack Obama, Barreto destacou o fato de que quem trabalha para este fim, “está fazendo algo para alguém que não o conhecerá”.

O promotor de Justiça maranhense lembrou, também, a importante atuação do Ministério Público gaúcho na história do MP ambiental brasileiro como um todo nesses 21 anos de Abrampa. “Não haveria melhor lugar do que o Rio Grande do Sul para, mais uma vez, debatermos com serenidade sobre temas tão complexos”, disse.

Reforçando a ideia de que as consequências dos atos no presente influenciarão os dias em que viverão as gerações futuras, o coordenador dos Centros de Apoio Operacional do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística, Daniel Martini, lembrou que “o egoísmo econômico e excessivamente desenvolvimentista não pode comandar decisões cujos efeitos ultrapassam a nossa estadia nesse Planeta”. E afirmou que “é neste momento em que nós, membros do Ministério Público, em nossa missão constitucional de defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, devemos nos empenhar e redobrar esforços na proteção do meio ambiente”.

PROTOCOLO DE INTENÇÕES

Com o objetivo de implementação de projeto pedagógico, visando à realização de cursos de pós-graduação Latu Sensu em Direito Urbano-Ambiental, nas modalidades presencial ou a distância, foi assinado, na ocasião, protocolo de intenções entre a Fundação Escola Superior do MP e Abrampa.

As instituições se comprometem a tornar seus alunos aptos e habilitados a atuarem profissionalmente na área de direito urbano-ambiental, dentro das novas exigências e novos paradigmas necessários ao desenvolvimento institucional e da gestão pública. Além de propiciar a disseminação de uma cultura de política urbana capaz de prevenir desastres urbano-ambientais.

Assinaram o documento o diretor da FMP, Fábio Roque Sbardelotto, o presidente da Abrampa, Luis Fernando Cabral Barreto Júnior, e a diretora-presidente da Escola Superior da Abrampa e diretora cultural do Instituto O Direito por Um Planeta Verde, Sílvia Cappelli.

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

No final da manhã, o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Sandro José Neis, proferiu a palestra de abertura do evento.

Abordando o tema “30 anos do Ministério Público na Constituição de 88”, o procurador-geral de Santa Catarina contextualizou a importância do MP após a Constituição de 88, especialmente para a vida do cidadão, vida política do país, e estabilidade de todas as relações institucionais.

“Nós temos a Constituição como um marco e, a partir dela, uma gama de atribuições, responsabilidades e deveres foram colocados sobre os ombros do MP. De que forma estamos transformando essas responsabilidades em efetivo serviço em favor do cidadão?”, questiona ele.

Conforme Neis, até 1988 a preocupação do MP era predominantemente na área criminal. Após, passou a atuar fortemente nos direitos difusos. Atualmente, acredita ele, a instituição como um todo está entrando em uma terceira fase, que se reaproxima da sua origem, fazendo uma releitura da atuação criminal. “Hoje temos novos instrumentos legislativos, como delação premiada e lavagem de direito, novas tecnologias, e um Ministério Público melhor estruturado”.

Porém, Sandro Neis entende que o MP não pode ter como única bandeira o combate à corrupção. “Temos que ter um viés direto com todas as áreas de atuação, dentre as quais o meio ambiente”.

Por fim, elegeu como prioridades ou requisitos para o desenvolvimento dos trabalhos do MP no momento atual os investimentos em recursos humanos, em capacitação e tecnologia da informação.

CONTINUAÇÃO

Dentre as palestras, oficinas e painéis, serão debatidos nos três dias de evento temas como o acesso à informação, participação pública e acesso à justiça em temas ambientais; mudanças climáticas; técnicas de negociação; regularização fundiária e urbanística; planejamento urbano; unidades de conservação; valoração de danos ambientais; resíduos sólidos; logística reversa; agrotóxicos; saneamento básico; mineração; energia; improbidade ambiental; ajustamento de conduta; entre outros.

Estiveram presentes na primeira manhã do XVIII Congresso Brasileiro do MP de Meio Ambiente a secretária de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles; o representante da Corregedoria-Geral do MP, Felipe Kreutz; o presidente da Rede Latino-Americana de Ministério Público Ambiental, Luiz Alberto Esteves Scalloppe; os vice-presidentes da Associação do Ministério Público, Martha Beltrame e João Ricardo Tavares; o representante do Ministério Público do Trabalho, Rogério Fleischmann; a representante da presidência da OAB/RS, Marília Longo do Nascimento; o presidente do Colégio Registral do RS, João Pedro Lamana Paiva; dentre outras autoridades, procuradores e promotores de Justiça.

Fotos: PG Alves/MPRS ...

Feriado do Dia do Trabalhador deve levar 50 mil veículos à Free Way rumo ao litoral


Outros 35 mil veículos são esperados na BR-290 em direção à região sul do Estado

O feriado do Dia do Trabalhador, celebrado na próxima terça-feira (1º), deve fazer com que cerca de 50 mil veículos passem pela praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha rumo ao litoral – 23 mil na sexta-feira e outros 27 mil no sábado. Além disso, outros 35 veículos devem passar pelo pedágio de Eldorado do Sul rumo ao interior – 18 mil veículos na sexta e 17 mil no sábado.

Para evitar grande concentração de veículos em um mesmo horário, a concessionária recomenda que os motoristas viajem na sexta-feira antes das 16h ou no sábado após o meio-dia. Já na volta do feriado, o melhor horário para pegar a estrada é antes das 14h de terça-feira.

Para atender com ainda mais agilidade em casos de ocorrências no trecho concedido, a concessionária irá operar com reforço operacional de 30% nas equipes e veículos de atendimento.

Melhores horários e canais de informação

A concessionária alerta para que os motoristas se informem sobre os melhores horários para viajar e acompanhem as notícias de condições de tráfego para saber se é um bom momento de pegar a estrada. Para isso, a Triunfo Concepa oferece inúmeros canais de comunicação: perfis no Twitter (twitter.com/triunfoconcepa) e Facebook (facebook.com/triunfoconcepa), Radiovia Free Way, app Triunfo Concepa e site www.triunfoconcepa.com.br, com acesso às câmeras de monitoramento, e Alô Free Way (0800 647 2000).

Informações: ...

DNIT/RS realiza serviços de manutenção nas BRs 386 e 290, de segunda (23/04) a sexta (27/04)


A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul (DNIT/RS) - por meio da Unidade Local de São Leopoldo – informa a realização serviços de manutenção nas BRs 386 e 290. Os locais contam com sinalização, visando a segurança dos usuários. Os trabalhos serão executados de segunda (23/04) a sexta (27/04), das 07:00hs as 17:00hs. Em caso de chuva as atividades poderão ser suspensas. Confira a programação dos trechos com serviços a seguir:



BR-386/RS


- km 430 ao km 466 (Montenegro/Canoas) – Roçada nas laterais e canteiros em ambos os sentidos.

- km 434 ao km 430 (Nova Santa Rita) – Fresagem e recomposição do asfalto, no sentido capital - interior.

- km 419 ao km 422 (Montenegro) – Remendo profundo e recomposição do asfalto, no sentido capital - interior.



BR-290/RS

- km 180 ao km 240 (Minas do Leão/Cachoeira do Sul) - Roçada nas laterais e canteiros centrais em ambos os sentidos.



- km 190 ao km 210 (Minas do Leão/Pantano Grande) - Fresagem e Recomposição em ambos os sentidos.



- km 300 ao km 317 (Cachoeira do Sul - acesso a BR-153 para Bagé) - Microrevestimento asfáltico, em ambos os sentidos.


- km 243 Ponte sobre o Rio das Palmas (Cachoeira do Sul) - Bloqueio em meia pista para realização de manutenção. O local está sinalizado para a segurança e orientação dos usuários.


...

MPT aponta falhas na MP sobre acolhimentos para migrantes


A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Cristiane Sbalqueiro levantou falhas na Medida Provisória n° 820/2018, que dispõe sobre as ações de assistência emergencial para acolhimento de estrangeiros que se refugiam no Brasil para escapar de crises humanitárias em seus países de origem. "O principal ponto que chama a atenção do MPT é a ausência do desenvolvimento de uma vertente concreta de empregabilidade e de prevenção à vitimização das pessoas em relação a condutas como o trabalho escravo", destacou ela. A MP foi editada devido ao fluxo migratório no Brasil, oriundo principalmente da Venezuela pela fronteira de Roraima.

De acordo com a procuradora, embora a União foi advertida antes da construção da MP, "não consta nos itens a serem desenvolvidos pela política de acolhimento nada relativo a geração de emprego e renda, nada relativo a prevenção da exploração do trabalho". Essas falhas foram apontadas por ela na audiência pública da Comissão Mista da MP do Senado Federal, realizada nesta quarta-feira (18).

Ela alertou ainda que as ferramentas legais e institucionais para inserção desses migrantes no mercado de trabalho já existem e precisam apenas ser acionadas e usadas. "Nós temos estruturas constituídas. O Sine – o sistema público de emprego – existe no Brasil de 1975", lembrou. "Então, o governo não precisa inventar a roda. A roda já está inventada. O que precisa é articular e colocar todas as ofertas de emprego para os migrantes dentro do sistema público, porque, se a gente não fizer isso, está aberto o campo para as ofertas enganosas", explicou Cristiane Sbalqueiro, que faz parte de grupo especial de procuradores do MPT criado para tratar da questão da empregabilidade dos venezuelanos no Brasil.

Outra preocupação do MPT é em relação as ofertas de empregos. "Infelizmente, a experiência tem mostrado que, a cada duas ofertas de trabalho fora do sistema público para um migrante, uma é para exploração em situação de trabalho degradante ou análogo ao escravo. E nós não podemos querer isso para os migrantes que estão adentrando no nosso país", declarou a procuradora. Segundo ela, as denúncias já recebidas pelo MPT se concentram nos setores rural, doméstico, da construção civil e do comércio.

A audiência teve também a participação do representante da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Niky Fabiancic, que criticou outros aspectos da MP.

Interiorização – O Ministério Público do Trabalho (MPT) acompanhou, na última semana, a recepção de cerca de 200 venezuelanos transferidos de Roraima para quatro centros de atendimento na capital paulista. Dois procuradores membros do grupo do MPT responsável por esta questão – Janine Rego de Miranda e Gláucio Oliveira – visitaram, nos dias 10 e 11 de abril, os centros Missão Paz (32 venezuelanos); Centro Temporário de Atendimento de São Mateus (129 venezuelanos); Terra Nova (6 venezuelanos); e Centro Temporário de Atendimento de Santo Amaro (30 venezuelanos).

Esse acompanhamento é essencial para que o MPT fiscalize o processo de interiorização dos venezuelanos, de modo a garantir o respeito aos direitos humanos e trabalhistas. Na ocasião, os procuradores promoveram um diálogo com os migrantes e acompanharam a atuação do governo no processo de interiorização.

O grupo especial de procuradores criado para tratar do assunto tem como objetivo garantir que exigências feitas pela instituição estejam sendo cumpridas por todas as partes atuantes no processo – União, estado de Roraima e municípios envolvidos, tal como São Paulo.

Nota técnica – O MPT divulgou, recentemente, nota técnica com o objetivo de proteger os migrantes venezuelanos de situações de abuso no trabalho e promover sua empregabilidade em condições dignas. O documento foi enviado ao Poder Executivo federal.

A nota requer da União providências efetivas para criação e implementação da política pública de empregabilidade aos migrantes e a adoção de medidas de prevenção e repressão ao trabalho escravo e infantil, ao tráfico de pessoas, à discriminação e xenofobia. Segundo a nota, é necessária a adoção urgente de ações de empregabilidade na política de interiorização dos venezuelanos que está sendo desenvolvida pelo governo federal.

O MPT vem acompanhando as medidas adotadas pela União, estado de Roraima e municípios envolvidos e, em caso de desconsideração dos pontos levantados pela instituição, promoverá as medidas judiciais adequadas. A nota cita acordo judicial firmado entre o MPT e a União em 2015, por meio do qual a União se comprometeu a conferir apoio técnico e financeiro à oferta de serviços e políticas para migrantes.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Trabalho
Ministério Público do Trabalho ...

Seguindo alguns passos é possível recuperar o smartphone que caiu na água


Acidentes acontecem e, os que envolvem celulares molhados no final são mais comuns do que parecem. É praticamente a 'Lei de Murphy', pois eles costumam cair justamente dentro de pias, vasos sanitários e até mesmo serem esquecidos no bolso do shorts em mergulhos em piscinas e mares. E quando estes acontecem é quase inevitável o pensamento em ter que desembolsar dinheiro para para um novo aparelho.

No entanto, Junior Gromoski, técnico em smartphone da Suporte Smart, rede especializada em consertos de celulares e tablets, afirma que, na maioria dos casos, se o proprietário agir rápido é possível recuperar o smarthphone. "A primeira e óbvia dica é tirar o aparelho da água o mais rápido possível", comenta o especialista. "Em seguida aconselhamos desligar o aparelho, já que a água conduz eletricidade e podem ocorrer danos irreversíveis na placa, retirar e secar a bateria, o cartão de memória e o chip. Certifique-se que o celular esteja seco antes de ligar novamente pois, se ainda houver água dentro, pode acontecer um curto", explica.

E, se depois de realizar esses passos o celular ainda apresentar problemas, o melhor é levar até uma assistência técnica especializada em celular para realizar o banho químico, que consiste na aplicação de álcool isopropílico para reduzir possíveis panes, além de limpeza adequada para evitar ferrugem. "O banho químico também melhora a vida útil do smartphone que entrou em contato com a água", finaliza Gromoski.

Suporte Smart

A Suporte Smart é um centro técnico especializado em Apple e grandes marcas. Contando com mais de 60 tipos diferentes de serviços no catálogo, as franquias trabalham com peças homologadas de altíssima qualidade. Além de um ambiente de trabalho todo preparado para receber seu aparelho para o reparo com segurança, um dos nossos diferenciais é a agilidade dos serviços sem deixar à desejar na qualidade.



...

Empresas de mineração apontam mudanças indispensáveis para o crescimento econômico


A retomada do crescimento no setor de mineração passa, inevitavelmente, pela recuperação econômica do país. No entanto, alterações na legislação mineral são indispensáveis para um futuro melhor no segmento. O entendimento foi comum nos discursos durante a abertura do 2o Fórum Mineração de Agregados, que iniciou na terça-feira (17/04) e segue até quarta-feira (18/04), em Porto Alegre (RS). O presidente do Sindibritas e Agabritas, Pedro Antônio Reginato, ressaltou discussões importantes para o setor de brita e areia.

- Já está mais do que na hora de incluir a brita e areia na cesta básica da construção como é feito em outros estados. Para a areia, estamos na iminência de uma oferta cada vez menor, dada a exaustão e distância da jazida do Rio Jacuí. Por isso é indispensável que tenhamos bom senso no debate da liberação de extração de areia do Guaíba - comentou.

O representante da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Oscar Alberto Haab, lembrou que houve mudanças na legislação que precisavam, de fato, serem feitas, mas defendeu que se atente às demandas dos empresários na mesma proporção.

Para o presidente da Frente Parlamentar de Apoio a Mineração do Rio Grande do Sul, Lucas Redecker, o maior avanço conquistado nos últimos anos foi colocar o Governo do mesmo lado das empresas de mineração e não do lado oposto.

- É um setor que gera riqueza, recursos e traz retorno para o estado como um todo. Queremos propostas e políticas públicas que destravem os problemas. Sabemos que há desafios a serem ainda enfrentados. A guerra fiscal, por exemplo, atrapalha com produtos competindo, injustamente, oriundos de outros estados . Acreditamos que amenizando a diferença de alíquota já daria um fôlego para o setor – disse.

O presidente-executivo da Associação Nacional das Entidades de Produtos de Agregados para Construção Civil (Anepac), Fernando Mendes Valverde, destacou que o novo Marco Regulatório da Mineração vem sendo debatido há mais de uma década e ao longo desse período houve uma contrariedade que foi quase unânime ao que foi proposto pelo poder executivo, pois não atendiam aos anseios das empresas de mineração do país e da sociedade.

- Contribuímos na medida do possível para melhorar o Projeto de Lei. Assumimos uma posição clara de contrariedade e queremos debater ainda mais através do Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira – disse.

O diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Victor Hugo Froner Bicca, ressaltou profundas mudanças que estão em andamento, lembrando que o regulamento do Código de Mineração é de 1968, tendo sido aprovadas última mudanças em 1994.

- A economia sinaliza com perspectivas reais de retomada do crescimento econômico. O ponto mais crítico já passou. Agora começamos a respirar novos ares e perspectivas melhores – afirmou.

Em nome da secretária de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado, Ana Pellini, esteve presente o chefe do departamento de controle da Fepam, Renato das Chagas e Silva que, em seu pronunciamento ressaltou medidas que estão sendo adotadas pelo órgão no sentido de permitir a agilidade nos licenciamentos ambientais.

Representando o governador do estado do Rio Grande do Sul, a secretária de Minas e Energia do Estado do Rio Grande do Sul, Susana Kakuta, firmou o compromisso do Governo do Estado em colaborar para o avanço na indústria.

- Só existe desenvolvimento com emprego e só existe emprego com empresas fortes. Com isso queremos melhorar a vida de todos os gaúchos. Estamos em fase final do nosso Plano Estadual de Mineração que será o grande guia e um elemento facilitador para empreendedores – destacou.

A programação ao longo da quarta-feira (18/04) inicia às 8h30min com palestras técnicas e temas ligados à mineração. Além disso, o participante pode visitar a Feira com equipamentos, máquinas e acessórios, no Centro de Eventos da FIERGS. Participam do encontro empresários, administradores públicos, consumidores, técnicos de órgãos licenciadores, técnicos de empresas, representantes de instituições de pesquisa, ensino e centros tecnológicos, estudantes e sociedade em geral.

O evento é uma realização do Sindicato das Empresas de Mineração de Brita, Areia e Saibro do Rio Grande do Sul (Sindibritas), Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas) e Associação Nacional das Entidades de Produtos de Agregados para Construção Civil ( Anepac).

Inscrições:

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através da plataforma Sympla pelo link bit.ly/2GNuhNL.

Cronograma:

Dia 18

08h30 ás 10h00 - Palestra técnica – A visão do setor produtivo sobre as implicações das mudanças na legislação mineral

10h20 ás 10h30 - Exibição de filme institucional dos patrocinadores ouro.

10h20 ás 12h00 - Palestra técnica - A visão do setor governamental sobre as implicações das mudanças na legislação mineral.

12h00 ás 13h30 - Almoço livre

13h30 ás 15h00 - Palestra técnica - A experiência institucional no estabelecimento de critérios técnicos de operação para lavra de agregados no Estado de São Paulo

15h00 às 15:20 – Palestra Técnica - Tributação sobre agregados no RS - Cenário atual e perspectivas:

15h20 ás 15h30 - Exibição de filme institucional dos patrocinadores ouro.

15h30 ás 18h00 - Mesa redonda com debates sobre os impactos das mudanças na legislação.

18:00 - Encerramento


Fonte: PlayPress ...

Dicas para aproveitar o feriado de Tiradentes


Para aqueles que querem aproveitar o feriado de Tiradentes, que foi criado em homenagem ao herói brasileiro Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira e que é celebrado no dia 21 de abril, existem diversas opções de pacotes de viagens, restaurantes, cupons de desconto e passeios para aproveitar o dia e se divertir pela cidade.

Pacotes de viagens

Quer aproveitar o feriado de Tiradentes para viajar pelo Brasil e conhecer novos destinos? O marketplace de agências de turismo Tuuris.com permite que o usuário cote planos de viagens de forma completa e oferece até cinco propostas personalizadas elaboradas por agências de viagens. A principal vantagem é poder comparar diversos preços em um mesmo lugar com toda a segurança, comodidade e respaldo que as agências oferecem.

Divirta-se economizando

Para quem vai ficar na cidade e quer se divertir, o site Cuponomia oferece códigos promocionais de ingressos para cinema, shows e parques, além de reunir as melhores ofertas, que poderão garantir mais diversão para o seu feriado.

Passeie pela cidade

É mulher e quer passear pela cidade com conforto e segurança? O Femitaxi é um aplicativo de transporte exclusivo para motoristas e passageiras mulheres presente nas cidades de São Paulo, Rio de janeiro, Belo Horizonte, Santos, Campinas, Goiânia e Brasília. Disponível nos sistemas iOS e Android, a plataforma dispõe também de funcionalidade de crianças desacompanhadas, que permite seguir ao vivo o transporte de crianças e adolescentes a partir de 7 anos de idade. Atualmente, o app conta com 40 mil usuárias e cerca de 5.000 profissionais (entre taxistas e motoristas particulares).

Delivery

Bateu aquela preguiça de sair de casa ou do hotel para comer ou ainda não conhece a cidade e quer pedir delivery? A dica é baixar o app do PedidosJá, disponível para iOS, Android e Windows Phone. Presente em toda a América Latina, a plataforma conta com uma gama de restaurantes com cardápios diferenciados para atender a todos os gostos. Para quem estiver em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, o app conta com o filtro "Taxa Zero", que oferece frete grátis para os pedidos, com mais de 230 estabelecimentos que oferecem frete grátis.


Fonte: Seven Public Relations ...

Gravataí assina convênio de delegação de competência ambiental


O prefeito de Gravataí, Marco Alba, reuniu-se com a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Ana Pellini, para aderir ao convênio com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) de delegação de competência em ações de meio ambiente. Com isso, o município da Região Metropolitana torna-se o primeiro a firmar acordo com a fundação pelos parâmetros da Resolução 372/2018, que redefiniu as competências no licenciamento ambiental e estabeleceu as atribuições do Estado e dos municípios. O documento foi assinado nessa segunda-feira (16), na sede da Sema.

De acordo com a secretária Ana Pellini, o convênio serve para promover o desenvolvimento sustentável. "É uma forma de agilizar o processo de licenciamento, dando autonomia para os municípios e garantindo a preservação do meio ambiente", ressaltou a também diretora-presidente da Fepam. Segundo ela, foi necessário um estudo técnico para analisar a viabilidade do município assumir algumas competências que pertencem à fundação. Pelo acordo, as atividades de maior potencial poluidor permanecem sob responsabilidade do Estado.

Os convênios de delegação de competência podem ser firmados com prefeituras de cidades que possuem mais de 50 mil habitantes e que dispõem de Sistema Municipal de Meio Ambiente consolidado e profissionais habilitados para exercer a função. Atualmente, 12 cidades gaúchas possuem esse tipo de convênio com a Fepam. São elas: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santana do Livramento, São Leopoldo, Bagé, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Gravataí.

...

Coordenador do CaoCrim fala sobre combate à lavagem de dinheiro durante capacitação de policiais civis


O coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública, Luciano Vaccaro, proferiu palestra sobre conceito e aspectos jurídico-penais da lavagem de dinheiro durante o curso de capacitação e treinamento para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro para a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, oferecido pela Secretaria Nacional de Justiça. A palestra ocorreu nesta terça-feira, 17, na Academia de Polícia Civil, e integra o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), instituído, em 2004, como resultado da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). A iniciativa objetiva a troca de experiências, metodologias e conhecimentos entre os participantes e palestrantes do curso, promovendo maior efetividade na prevenção e no combate a esses crimes.

Durante a palestra, Luciano Vaccaro falou a respeito do papel dos Ministérios Públicos e demais órgãos investigativos no combate à lavagem de dinheiro, bem como sobre as convenções internacionais sobre o tema. Conforme ele, estima-se que US$ 500 bilhões de dinheiro “sujo” transitam anualmente na economia global, o que representa 3% do PIB mundial. Isso aponta a necessidade de criar programas de prevenção e repressão à lavagem de dinheiro, especialmente em relação ao uso do sistema financeiro.

Segundo o coordenador do CaoCrim, a Lei 12.683/2012 provocou diversas melhorias, como a extinção da lista de crimes antecedentes – qualquer infração penal é considerada antecedente; a possibilidade de alienação antecipada de bens e da colaboração premiada a qualquer tempo, mesmo após a sentença penal condenatória; e o teto das multas passou de R$ 200 mil para R$ 20 milhões, entre outras alterações. Ele falou, ainda, da aplicação legal nos casos do Mensalão e da Operação Lava-Jato, entre outros exemplos, e lembrou que a prova do dolo se dá por indícios. A pena é de reclusão de três a dez anos, além do pagamento de multa, e a redução pode ocorrer a partir da delação premiada.

Por fim, Vaccaro falou a respeito de casos práticos de lavagem de dinheiro de crimes de peculato e fraude à licitação, tráfico de drogas, recebimento de salário de assessores parlamentares – ativos ou fantasmas –, além do uso de laranjas ...

As Bahamas: um paraíso para o casamento e a lua de mel dos sonhos


A paisagem deslumbrante, o pôr do sol cinematográfico e o clima romântico fazem das Bahamas um dos lugares mais desejados por noivos em todo o mundo. Não só por sua beleza natural exuberante, mas também por oferecer 700 opções de ilhas diferentes que agradam a todos os tipos de gostos.

Como "destination wedding", os destinos oferecem experiências únicas, como as praias de águas cristalinas, ilhas privadas, esportes náuticos, gastronomia internacional, compras, nadar com golfinhos silvestres ou, para os mais corajosos, mergulhar sendo observado por tubarões. Não é à-toa que As Bahamas foram escolhidas, por publicações especializadas, em 2015 como o melhor destino para casamentos.

As ilhas das Bahamas – Grand Bahama, Exumas, Bimini, Eleuthera, Andros, entre centenas de outras – são tradicionalmente palco de casamentos em grande estilo ou mesmo cerimônias mais discretas, como a que reuniu os atores Penélope Cruz e Javier Bardem, em 2010. Johnny Deep e Mariah Carey são outros nomes famosos que escolheram o arquipélago para celebrar uniões.

Mundialmente famosos, alguns dos resorts das Bahamas contam com serviço especializado em lua-de-mel e bodas. Redes como Atlantis Paradise Island, Breezes, Four Seasons Ocean Club, Hyatt, Sandals, Hilton, Meliá e Riu, possuem empreendimentos no país e oferecem opções incríveis de lazer e diversão não apenas para os noivos, mas também para as famílias e os convidados da festa.

As Bahamas oferecem um serviço próprio especializado em casamentos, que pode ser encontrado no site do destino (www.bahamas.com) na aba Weddings. Entre os preparativos importantes, é necessário providenciar o certificado internacional de vacinação de febre amarela, uma exigência do país. Para ingressar nas Ilhas Bahamas, não é exigido visto dos brasileiros, mas o visto americano é obrigatório para as conexões na Flórida ou outras cidades dos Estados Unidos.

Sobre as Bahamas

As Ilhas das Bahamas oferecem um lugar ao sol para todos. Cada ilha tem sua própria personalidade e atrações para uma variedade de estilos de férias, com alguns dos melhores mergulhos do mundo, pesca, vela, passeios de barco, bem como compras e restaurantes. O destino oferece um refúgio tropical de fácil acesso e oferece a conveniência para os visitantes da América Latina que precisam apenas de passaporte válido, certificado internacional da vacina contra a febre amarela e passagens de ida e volta para entrar nas Bahamas para fins turísticos. Faça de tudo ou nada, lembre-se de que é tudo melhor nas Bahamas. Para mais informações, visite www.Bahamas.com. Procure as Bahamas na web no Facebook, Twitter e YouTube.

Sobre a TM Latin America

TM Latin America e a agência de marketing turístico do Ministério de Turismo das Bahamas para America Latina e de outros destinos e atrações de classe mundial, resorts no Caribe, Austrália e Nova Zelândia.

Fonte: emfoco.net ...

Aplicativo permite interação online com parlamentares e oferece posicionamentos de entidades representativas sobre projetos em votação


O aplicativo Poder do Voto (www.poderdovoto.org), iniciativa que possibilita a qualquer eleitor se comunicar e cobrar seus representantes sistematicamente, de acordo com temas de seu interesse, acaba de fechar as suas primeiras parcerias de Comunidades, mesmo antes do seu lançamento. As primeiras Comunidades a assinar os acordos foram o CLP, Centro de Liderança Pública (www.clp.org.br), que desenvolve líderes públicos empenhados em promover mudanças transformadoras por meio da eficácia da gestão e da melhoria da qualidade das políticas públicas e o site Raking dos Políticos (www.politicos.org.br), projeto que acompanha e compara o desempenho de senadores e deputados federais de todo o Brasil por meio de critérios como gastos, assiduidade, fidelidade partidária e processos judiciais, entre outros.

Pelo acordo, o CLP e o Ranking dos Políticos, emitirão posicionamentos a respeito dos projetos em votação na Câmara e no Senado para auxiliar os usuários do app a analisar as propostas em discussão no Congresso. Mais diversas conversas com outras entidades estão em andamento. O objetivo é oferecer o máximo de diversidade de visões disponíveis do APP.

O fundador e idealizador do Poder do Voto, Mario Mello, explica que a ferramenta permitirá aos eleitores escolherem um deputado e até três senadores para acompanhar ao longo do mandato. Os usuários decidirão também sobre quais macro temas desejam ser informados como saúde, educação, segurança e outros. Sempre que um projeto relacionado a esta escolha estiver em fase de votação eles serão estimulados a manifestar suas opiniões.

"Sem sair do aplicativo o eleitor poderá consultar opiniões de entidades, que chamamos no APP de Comunidades, de diversos matizes ideológicas, como o CLP e Ranking dos Políticos, por exemplo, e, após se sentir confortável com as informações, apresentar suas próprias sugestões diretamente a seus representantes. Assim, mesmo à distância e sem abandonar a rotina de suas vidas, os trabalhadores, estudantes e representantes de qualquer segmento poderão influenciar nas decisões políticas do país", afirma.

A Diretora-Executiva do CLP, Luanda Tavares, aponta o alinhamento de valores e missão das duas entidades. Segundo ela, a iniciativa do Poder do Voto é de extrema contribuição ao país e ao nosso sistema democrático, levando em consideração o momento do Brasil e a perda de representatividade dos nossos líderes políticos perante a sociedade. "No CLP acreditamos na importância da política e já atuamos há 10 anos pelo fortalecimento das lideranças públicas, das instituições e pelo engajamento da sociedade na defesa dos princípios democráticos. Logo, fazer parte desse trabalho e unir esforços com diversos atores da sociedade civil para garantir que haja maior proximidade dos eleitos de seus eleitores, agregará muito à essa árdua e urgente missão", explica.

O fundador do Ranking dos Políticos, Renato Feder, explica que a tecnologia desenvolvida pelo projeto mostra em detalhes cada passo da atividade dos parlamentares. Por sua vez, o Poder do Voto revela aos detentores de mandatos exatamente aquilo que seus eleitores esperam deles, fazendo uma ponte direta entre ambos. "São informações essenciais e muito complementares. Por isso, o Ranking dos Políticos tem orgulho de apoiar e trocar informações com o Poder do Voto", diz.

Os deputados e senadores terão à disposição uma versão própria do aplicativo Poder do Voto que mostrará a opinião dos eleitores que o seguem a respeito de cada projeto. Assim, o parlamentar terá a oportunidade de ajustar sua conduta e o eleitor poderá avaliar com precisão se ele está ou não representando seus pensamentos no parlamento. O aplicativo tem como meta alcançar 50 milhões de downloads até setembro de 2018.

Para o cofundador do Poder do Voto e responsável pelas Comunidades, Paulo Dalla Nora, a participação do CLP e do Ranking dos Políticos será fundamental na busca pelos objetivos da iniciativa. "Agregar comunidades com capacidade de contribuir para o debate democrático é um dos principais objetivos do Poder do Voto. As visões desses parceiros ajudarão nossos usuários a construir os seus entendimentos. Até o lançamento em maio, teremos firmado mais algumas parcerias importantes", afirma.

Sobre o Poder do Voto

O aplicativo Poder do Voto tem como objetivo utilizar a tecnologia para proporcionar ao eleitor clareza da representação política e auxiliar na construção de um ambiente político saudável que melhore as condições de vida do país.

Por meio de inteligência artificial, big data e interação via API com o Congresso Nacional, o projeto pretende fazer a ligação entre o eleitor e seus representantes parlamentares permitindo que, mesmo sem deixar de lado suas atividades diárias, as pessoas possam influenciar nas votações de projetos de seu interesse.

Por meio de seus telefones celulares, os usuários poderão dizer como querem que os deputados e senadores votem em cada situação e avaliar o quanto isto estará sendo feito como critério para escolha em futuras eleições. O aplicativo permite ainda aos parlamentares uma aproximação direta com seus eleitores, conhecendo suas opiniões e podendo inclusive explicar seus posicionamentos diretamente a eles, sem a necessidade de intermediários, como a imprensa, por exemplo.

Trata-se de um projeto sem fins lucrativos, criado por Mario Mello, ex-diretor geral do PayPal para a América Latina, Paulo Dalla Nora, empreendedor ligado a inovação em energia renovável, e Gustavo Castro, fundador do De Vivo, Whitaker e Castro Advogados. O Poder do Voto não tem qualquer filiação partidária ou ligação com entidades do mundo político. É um projeto mantido por doações apenas de pessoas físicas e não tem fins lucrativos. Os dados colhidos pela aplicativo não poderão ser vendidos nem cedidos a nenhum partido político, candidato ou instituto de pesquisa.

Para saber mais: www.poderdovoto.org ...

Booking.com abre reservas inéditas em um campo de tulipas holandesas


Nesta primavera europeia, pela primeira vez, a Booking.com está oferecendo aos viajantes a chance de "acordar e sentir o aroma das tulipas" com uma hospedagem de uma noite no Tulip Pod, uma acomodação em cápsula com vista panorâmica e translúcida dos campos de tulipas do Keukenhof, também conhecido como Jardim da Europa e localizado a apenas meia hora de carro de Amsterdã.

O local fica aberto por apenas oito semanas no ano, recebendo mais de 1 milhão de visitantes do mundo todo neste período, e a hospedagem no Tulip Pod estará disponível para as noites de 20, 21 e 22 de abril. Assim, quem quiser aproveitar a oportunidade e acordar em um campo de tulipas deve ser rápido.

A Booking.com disponibilizará, respectivamente, uma diária por vez nos próximos dias 17, 18 e 19 de abril, a partir das 5h (horário de Brasília). Esta experiência única pode ser reservada por apenas 69 euros, celebrando o 69° aniversário do Keukenhof em 2018. Basta acessar o site da Booking.com: www.booking.com/hotel/nl/the-tulip-pod-at-keukenhof.pt-br.html.

Após o check-in, os hóspedes serão levados à sua acomodação no Tulip Pod, uma cápsula exclusiva e equipada com tudo que é necessário para uma hospedagem verdadeiramente inesquecível e confortável. Com acesso a todas as áreas, os hóspedes podem ficar à vontade para explorar os jardins sozinhos antes de apreciar um jantar de cortesia em um dos restaurantes do Keukenhof. Por fim, depois de uma boa noite de sono em meio às flores, um delicioso café da manhã será servido no meio das tulipas.

Esta iniciativa exclusiva celebra a incrível diversidade das ofertas da Booking.com e é um exemplo extravagante de apenas uma das muitas experiências inesquecíveis de viagem que os clientes podem aproveitar em um dos mais de 5 milhões de anúncios de casas de temporada, apartamentos e outros lugares únicos para ficar na Booking.com. ...

Livelo oferece até 50% de bônus em transferências para companhias aéreas e hotéis internacionais


A Livelo, uma das maiores empresas de fidelidade do Brasil, está com uma promoção que oferece bônus de até 50% nas transferências de pontos para programas de fidelidade internacionais. Entre os parceiros com oferta de bonificação estão o Air France-KLM Flying Blue, o Aeromexico Club Premier, o British Airways Executive, o Iberia Plus e o IHG® Rewards Club. A ação está disponível para todos os clientes Livelo que transferirem seus pontos até o dia 22 de abril.

Como Funciona

No período de 16 a 22 de abril, clientes Livelo que transferirem a partir de 20.000 pontos para os programas de fidelidade internacionais Air France-KLM Flying Blue, Aeromexico Club Premier, British Airways Executive, Iberia Plus receberão bônus de até 50%. Nas transferências para o IHG® Rewards Club, os clientes ganham o bônus a partir de 10 mil pontos. Serão 20% para todos os clientes e mais 30% para assinantes do Clube Livelo, totalizando 50%.

Para mais detalhes, o regulamento da promoção pode ser consultado.

Como utilizar

Para trocar pontos por recompensas na plataforma da Livelo, os interessados devem acessar: livelo.com.br. Para acumular pontos em compras nos parceiros Livelo, os clientes devem acessar o Compre e Pontue.


...

Pesquisa da MultiCrédito aponta alta na taxa de inadimplência do crediário em todo o País


O índice de inadimplência apurado pela MultiCrédito, em março, apontou variações nas taxas de pagamentos honrados e não efetuados. A análise do cenário é o aumento de 2,0% de inadimplência no crediário para o público masculino e para o feminino, sinalizando ainda que o consumidor com idade acima de 51 anos tem se mantido como os melhores pagadores, comparando com o mês de fevereiro, no País.

O aumento da inadimplência do crediário pode estar relacionado com a alta do desemprego no Brasil – que, segundo divulgação do IBGE, no trimestre de dezembro a fevereiro, a taxa chegou a 12,6%.

Além disso, é levado em consideração o fato de que no primeiro trimestre, os compromissos financeiros das famílias ficam mais concentrados em função das despesas de início de ano com IPVA, IPTU, matrículas e material escolar, e eventuais despesas que podem ter aumentado no final do ano.

Índices mensais de inadimplência e ticket médio nas regiões

Centro-Oeste
No Centro-Oeste, pessoas de 31 a 40 anos honraram quase 4% a menos suas dívidas em relação a fevereiro. O público masculino segue com a maior taxa de inadimplência, embora tenha se mantida estável, enquanto que o público feminino teve alta de 2,0%. O ticket médio caiu na região, de R$ 344 para R$ 307.

Nordeste
No Nordeste, a taxa de inadimplência também subiu em comparação com fevereiro: para o público masculino incremento de 3,0%, enquanto que as dívidas entre as o público feminino subiu 2,0%. O ticket médio, por sua vez, caiu de R$ 596 para R$ 592.

Norte
Na Região Norte, os homens lideraram as dívidas no crediário, sendo a maior do País, com crescimento de 7,0% em relação a fevereiro, enquanto a inadimplência entre as mulheres subiu 2,0%. O ticket médio, por sua vez, baixou de R$ 569 para R$ 544.

Sudeste
A Região Sudeste teve maior taxa de inadimplência no público feminino, com aumento de 3,0%, enquanto a taxa para homens também subiu 2,0%. O tíquete médio teve aumento de R$ 530 para R$ 549, comparando com fevereiro.

Sul
No Sul, o cenário de bons pagadores merece destaque, já que teve a menor taxa de inadimplência: apenas 1% comparando com fevereiro, entre os públicos masculino e feminino. O ticket médio aumentou na região de R$ 538 para R$ 544.

Sobre a MultiCrédito
Com mais de 30 anos de atuação, a MultiCrédito é uma plataforma de inteligência de crédito, com soluções de análise, gestão e prevenção à fraude para todos os processos de tomada de decisão. A empresa é detentora dos serviços TeleCheque, especializada em análise de crédito para pagamentos com cheques, e MultiCrediário, especialista na análise de crédito para pagamentos com boleto e carnê. Mais informações sobre a MultiCrédito podem ser obtidas pelos telefones (11) 2123-0850, (21) 2123-0435 e 0800-286-3177.

Fonte RP1 Comunicação ...

Fepam fiscaliza dragas utilizadas para extração de areias no Rio dos Sinos


Em operação de fiscalização nesta segunda-feira (16) analistas da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) constataram duas dragas utilizadas para extração de areia em situação irregular no Rio dos Sinos. As embarcações não tinham Licença de Operação e não portavam sistema de rastreamento (equipamentos de localização via satélite que servem para monitorar remotamente o local onde as dragas operam). Foram emitidos termos de notificação suspendendo as atividades das dragas, além das mesmas terem os motores de sucção lacrados, até a regularização junto ao órgão ambiental competente.

O chefe do Departamento de Fiscalização, engenheiro químico Vagner Hoffmann, informa que dragas irregulares, sem sistemas de rastreamento, podem causar sérios impactos na estabilidade das margens dos rios (como erosão, queda de vegetação e assoreamento) quando operam próximas as margens dos rios. Salienta também, que essas operações de fiscalização ocorrem de forma rotineira em diversos rios de diferentes municípios do estado, pois são uma importante ferramenta para coibir danos ao meio ambiente.
...

Sema busca recursos internacionais para combate a enchentes


A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) participa de um programa europeu de apoio ao desenvolvimento de ações de combate a enchentes. Gerenciado pela União Europeia (UE), o programa Euroclima+ visa a incentivar a cooperação entre países europeus e latino-americanos sobre questões relacionadas a alterações climáticas. De acordo com o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Fernando Meirelles, a proposta do RS contempla quatro eixos: agropecuário, abastecimento público, enchentes e mobilização social.

Desenvolvida em conjunto com a Direção Nacional de Águas do Ministério de Meio Ambiente do Uruguai, o projeto está entre os oito finalistas do programa. Ao todo, mais de 200 propostas foram encaminhadas à UE. Na última terça-feira (10), houve uma reunião, na cidade de Quaraí, entre representantes uruguaios e brasileiros para concluir os últimos detalhes da proposta. Orçado em 350 mil euros, o projeto deve ser enviado até o dia 30.

Segundo Meirelles, o recurso será utilizado para a revisão do acordo binacional e para finalizar ações da Bacia do Quaraí. "Com essa verba será possível uniformizar procedimentos dos dois lados da fronteira, estabelecer os protocolos de comunicação entre as salas de situação de Montevidéu e de Porto Alegre, implantar o sistema de alerta contra cheias em Artigas, avaliar efeitos de estiagem no setor agropecuário, fazer previsões dos eventos extremos para esse setor e garantir fornecimento de água às comunidades", destacou.
...

Rede de hotéis espanhola traz vantagens para quem está planejando as próximas férias


A Iberostar Hotels & Resorts preparou algumas ofertas que deixam qualquer viagem mais próxima de acontecer. Seja em casal, em família ou entre amigos, opção é o que não falta para quem pretende passar as férias em grande estilo.

O navio-hotel 5 estrelas all inclusive Iberostar Grand Amazon oferece uma oportunidade única para quem quer conhecer a Amazônia brasileira. Para as reservas feitas até 30 de abril, a hospedagem é gratuita para o segundo passageiro. A dupla poderá curtir uma aventura pela selva amazônica com todo o conforto e requinte de um cruzeiro, seja a bordo do navio ou nos passeios. Entre as atividades estão visitas à comunidade ribeirinha, show folclórico, pesca de piranhas, passeios de lancha e trilhas na maior floresta tropical do mundo. Essa promoção é exclusiva para as saídas nos dias 25 e 29 de junho e 02 de julho de 2018, para hóspedes em cabine dupla.

Se as férias são em família, a sugestão é o Iberostar Bahia, resort all inclusive e 5 estrelas que faz parte do complexo Iberostar Praia do Forte. Para hospedagens de 01 a 07 de maio e de 29 de maio a 3 de junho, as crianças são convidadas do hotel. Os hóspedes podem curtir várias piscinas, academia e participar de atividades de entretenimento durante todo o dia, além de assistir a shows de música ao vivo à noite. Para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, há o programa Kids Club, com atividades o dia todo. A promoção vale para reservas efetuadas a partir do dia 03 de abril, e para até duas crianças de até 11 anos e 11 meses, dividindo o apartamento com adultos.

Para quem está pensando em uma viagem internacional, a vantagem fica por conta do Iberostar 70 Park Avenue, em Nova Iorque. Qualquer hóspede pode ganhar 30% de desconto para todo o ano de 2018 e muitos outros benefícios, como crédito de US$ 10 no minibar (por estadia), cortesia para estadia de animais de estimação, late check-out, entre outros. Para garantir a promoção o interessado deve realizar um simples cadastro gratuito no site do hotel para participar do novo programa de fidelidade. A vantagem se estende para quem quiser conhecer novos destinos. A cada 10 reservas no Iberostar 70 Park Avenue, o participante do programa de fidelidade ganha uma noite de estadia grátis em Nova Iorque ou nos resorts do segmento hotéis de praia na Jamaica, no México ou na República Dominicana, exceto os da categoria Grand.


Iberostar Hotels & Resorts é uma cadeia de hotéis fundada em Palma de Mallorca (Ilhas Baleares, Espanha) pela família Fluxá, em 1986. Parte integrante do Grupo Iberostar, empresa familiar espanhola, uma das líderes mundiais na indústria de turismo e que atua no setor há mais de 60 anos, a rede tem 110 hotéis de quatro e cinco estrelas, em 17 países ao redor do mundo. Para mais informações visite iberostar.com

O Iberostar Grand Amazon é o primeiro empreendimento do Grupo Iberostar no Brasil. Com suas operações iniciadas em 2005, o navio pertence ao segmento Heritage, de categoria Grand, a mais alta entre os hotéis do Grupo. O Iberostar Bahia, inaugurado em 2006, e o Iberostar Praia do Forte, da categoria Selection, aberto em 2008, são do segmento hotéis de praia e ambos 5 estrelas. Trabalhando no sistema all inclusive, os resorts Iberostar no Brasil têm incluídos no valor da diária todas as despesas com alimentação, bebidas, taxas e gorjetas.

Fonte:
Edelman – www.edelman.com.br
Tel.: (21) 3590-8401 ...

Livelo lança promoção para Canadá e Europa a partir de 40.000 pontos em sua agência de viagens online


A Livelo, uma das principais empresas de fidelidade do Brasil, está lançando mais uma ação com preços promocionais para passagens de ida e volta para alguns dos destinos preferidos dos brasileiros. A agência de viagem online do programa disponibiliza aos clientes diversas opções de datas, horários e companhias aéreas para voos ao Canadá e à Europa.

Para o Canadá, as passagens podem ser resgatadas a partir de 40.000 pontos. Já para a Europa, a partir de 60.000 pontos. A ação é válida para voos com origem de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador, e datas de saída em abril, maio e junho, conforme abaixo:

Destinos Canadá

São Paulo – Vancouver (40.000 pontos)

Ida em 4/6 - volta em 11/6

Ida em 5/6 - volta em 12/6

Ida em 6/6 - volta em 13/6

Ida em 12/6 - volta em 19/6

Rio de Janeiro – Toronto (50.000 pontos)

Ida em 10/5 - volta em 17/5

Ida em 13/5 - volta em 20/5

Ida em 29/5 - volta em 5/6

Ida em 4/6 - volta em 11/6

Ida em 10/6 - volta em 17/6

Ida em 12/6 - volta em 19/6

Ida em 14/6 - volta em 21/6

Ida em 20/6 - volta em 27/6

Rio de Janeiro – Vancouver (50.000 pontos)

Ida em 19/4 - volta em 26/4

Belo Horizonte – Toronto (60.000 pontos)

Ida em 18/4 - volta em 25/4

Ida em 2/5 - volta em 9/5

Ida em 9/5 - volta em 16/5

Ida em 5/6 - volta em 12/6

Ida em 6/6 - volta em 13/6

Ida em 13/6 - volta em 20/6

Destinos Europa

São Paulo – Lisboa (60.000 pontos)

Ida em 6/6 - volta em 13/6

Ida em 8/6 - volta em 15/6

Ida em 10/6 - volta em 17/6

Ida em 13/6 - volta em 20/6

Ida em 15/6 - volta em 22/6

São Paulo – Madri (60.000 pontos)

Ida em 10/6 - volta em 17/6

Recife – Lisboa (60.000 pontos)

Ida em 5/6 - volta em 12/6

Ida em 6/6 - volta em 13/6

Recife – Paris (60.000 pontos)

Ida em 27/5 - volta em 3/6

Ida em 5/6 - volta em 12/6

Ida em 6/6 - volta em 13/6

Salvador – Lisboa (60.000 pontos)

Ida em 4/6 - volta em 11/6

Ida em 15/6 - volta em 22/6

Salvador – Paris (60.000 pontos)

Ida em 1/5 - volta em 8/5

Ida em 2/5 - volta em 9/5

Ida em 6/5 - volta em 13/5

Ida em 7/5 - volta em 14/5

Ida em 8/5 - volta em 15/5

Ida em 9/5 - volta em 16/5

Ida em 13/5 - volta em 20/5

Ida em 14/5 - volta em 21/5

Ida em 15/5 - volta em 22/5

Ida em 4/6 - volta em 11/6

A Livelo ainda oferece alguns diferenciais aos seus clientes, sendo que os voos resgatados na Agência de Viagens Online da Livelo são válidos para os programas de fidelidade aéreos e geram milhas nas companhias. Além disso, os clientes Livelo também podem utilizar a modalidade Pontos + Dinheiro para concluir os resgates ou ainda utilizar os pontos para pagar todas as taxas.

Os valores promocionais estão disponíveis para todos os clientes com conta ativa na Livelo e estão sujeitos a disponibilidade.

Como utilizar

Para trocar pontos por recompensas na plataforma da Livelo, os interessados devem acessar: livelo.com.br. Para acumular pontos em compras nos parceiros Livelo, os clientes devem acessar o Compre e Pontue.


Sobre a Livelo

Criada em 2014 a partir da união entre Banco do Brasil e Bradesco, a Livelo é um dos principais programas de fidelidade do Brasil, com mais de 16 milhões de participantes e dezenas de parceiros de resgate de recompensas e de acúmulo de pontos. Com o objetivo de oferecer a melhor experiência no resgate de pontos, a empresa iniciou suas operações em 2016, até então apenas para clientes dos bancos acionistas e, em 2017, abriu sua plataforma para todos os perfis de participantes. Na Livelo, o participante conta com mais de 700 mil opções de resgate de produtos e serviços reunidos em um marketplace próprio. No programa de fidelidade é possível acumular pontos tanto com gasto em diversos cartões de crédito elegíveis, quanto em compras nos parceiros da rede de coalizão. Atualmente, a Livelo tem parcerias estratégicas com grandes empresas e lojas de diversos setores, como varejo online, moda, lazer e entretenimento, alimentos e bebidas, turismo, ONGs, entre outros. Em seu site, a Livelo também conta com uma agência de viagens online, na qual o participante pode resgatar passagens por mais de 750 companhias aéreas em destinos nacionais e internacionais e hospedagem e aluguel de carro no Brasil e no mundo utilizando pontos. O participante da Livelo ainda tem a liberdade de transferir seus pontos para os principais programas de fidelidade de companhias aéreas e a opção de assinar o Clube Livelo, com pontos que nunca expiram, potencializando suas recompensas.

Mais informações:
logo

FSB Comunicação - (11) 94702-9629 | (11) 3165-9720

Victor Peixoto – victor.peixoto@fsb.com.br
Ana Oliveira - ana.oliveira@fsb.com.br
Katia Hochman – katia.hochman@fsb.com.br


...

Locais superexclusivos provam que requinte e sofisticação podem estar cercados por belezas naturais


Estar em um hotel de luxo já é mágico, mas para quem gosta de belas paisagens naturais a viagem pode se tornar ainda melhor. Relaxar enquanto olha a vista deslumbrante tem efeitos benéficos para o corpo e a alma.

Listamos 5 hotéis que são verdadeiros oasis de relaxamento em meio à natureza:

Kanuhura Maldives *Lhavyani Atoll *República das Maldivas

O Resort Kanuhura Maldives é o lugar perfeito para desfrutar de uma viagem de relaxamento, bem-estar e harmonia na serenidade de um belo retiro tropical. Villas de luxo e suítes foram projetadas com vistas incríveis para o por-do-sol da preciosa ilha de kanuhura, localizada no Oceânico Índico. O local é ideal para quem procura a vida descontraída da ilha em um verdadeiro paraíso de encantamento natural. Kanuhura oferece uma vida luxuosa com sensação de felicidade, e foi criado em cores suaves e materiais naturais.


Hotel Toriba *Campos do Jordão *Brasil

Este hotel é a escolha certa para quem quer descansar junto à natureza. É o hotel de montanha mais alto do Brasil – com jardins e florestas alcançando 1.950 m de altitude. O Toriba é um dos clássicos da hotelaria nacional, excelente para quem quer conciliar charme e sofisticação com a natureza exuberante da Serra da Mantiqueiura. Oferece lazer completo em uma infraestrutura de um verdadeiro resort, com quase 2 milhões de m² de área verde, com mata nativa, trilhas, bosques, fazendinha, horta orgânica, água abundante, piscina aquecida e hidromassagem ao ar livre, além de saunas, quadras de tênis e academia.

Tortuga Bay *Punta Cana *República Dominicana

Aqui a natureza toma conta. O hotel está localizado em uma reserva ecológica de 607 hectares, com cinco quilômetros de praia privativa. O cenário inspirou o estilista (e nativo da República Dominicana) Oscar de la Renta a criar os interiores das suítes, todas com varandas e toques especiais. Nos espaços, os hóspedes são tentados por uma série de atividades, incluindo golfe com dois campos de 18 buracos e esportes aquáticos como snorkeling e caiaque. No final de um dia, o Six Senses Spa (o único na América do Norte) oferece vários tratamentos exclusivos.

Hanging Gardens of Bali *Bali *Indonésia

O conceito deste hotel é criar algo mágico e autêntico no coração da selva libanesa, ou seja, uma experiência imersa em um ambiente tropical natural. Na construção do hotel 700 artesões locais usaram materiais tradicionais a adaptaram ideias indígenas. Um caminho sinuoso de 88 passos leva da recepção ao restaurante, construído com os princípios do feng shui. Entre os jardins, os terraços do hotel oferecem vistas deslumbrantes sobre o vale, e cada Villa Panorâmica exala autêntico estilo balinês. Um grande terraço junto à piscina infinita oferece um espaço deslumbrante para contemplar a natureza, enquanto as janelas do chão ao teto permitem que a atmosfera tranquila da selva flua no quarto.

Jaguaribe Lodge & Kite *Pontal de Maceio, Fortim *Ceará

Localizado em Fortim, em Pontal de Maceió, o Jaguaribe Lodge & Kite está em lugar privilegiado. Há 130 km de Fortaleza, com apenas 16 bangalôs, todos com vista para o mar, o hotel oferece uma experiência única de privacidade, ecoturismo, sustentabilidade e esporte. Em frente ao rio Jaguaribe, abrindo para o oceano e ostentando um braço de mar excepcional para a aprendizagem do kitesurf. O hotel foi construído com o máximo de respeito ao meio ambiente, flutuando por cima das dunas e do mar, por uma série de passarelas que deixam a natureza intacta e fornecem acesso para várias instalações do complexo.

Mais sobre o Toriba

Inaugurado em 22 de janeiro de 1943, por Ernesto Diederichsen e Luiz Dumont Villares, o Toriba é um marco na história do turismo e na cultura de Campos do Jordão. Os Alpes suíços foram a grande fonte de inspiração para definir as particularidades e o estilo arquitetônico da obra.

O hotel conta com as áreas sociais que incluem: lobby, sala de leitura e sala de lareira; solarium e magnífico belverdere; bosque das bromélias; piscina para adultos, piscina infantil e uma raia de 25 metros, com água aquecida e um ambiente de inigualável beleza ao redor; jacuzzi com hidromassagem; sauna seca e sauna úmida, fitness e quadra poliesportiva; cabelereiro e diária pet, além do Spa Toriba by L´Occitane e o Toriba Kids. A gastronomia fica por conta de seus dois restaurantes e um aconchegante bar. Música agradável, sala para reuniões, jardim de inverno e lojinha ainda fazem parte das instalações do Toriba.


Fonte: Visar Planejamento ...

Booking.com lista o melhor da Rússia para quem quer aproveitar o verão de futebol em 2018


Com o evento mais épico do futebol mundial marcado para ser realizado no maior país do mundo, 2018 traz aos viajantes uma oportunidade única na vida. Para a sorte dos viajantes amantes do futebol, a Rússia não tem só tamanho, mas também tem tesouros históricos e naturais. E o que pode ser melhor que juntar a paixão por esportes e o amor por aventura?

A Booking.com, a líder mundial em conectar viajantes com a maior opção de lugares incríveis para ficar, criou uma lista de destinos que serão sede de grandes partidas de futebol no verão russo de 2018. Depois de torcer pela sua seleção favorita nas disputas por todo o país, não se esqueça de tirar um tempinho para conhecer a cultura local única, então você pode ter certeza que verá o melhor do futebol – e da Rússia.

Moscou

Moscou é o centro da história e da cultura da Rússia, e lar das famosas galerias e teatros, além do seu característico metrô. Inaugurado em 1935, esse sistema de transporte é um museu variado no subsolo, com muitas estações consideradas obras-primas da arquitetura. Dê uma parada na "Dostoyevskaya" para ver cenas dos romances famosos de Dostoiévski retratadas nas paredes ou na "Ploshad Revolutsii" para esfregar o nariz de uma estátua de cachorro feita de bronze, para dar sorte à sua seleção favorita. Tudo isso com um brinde – Wi-Fi gratuito em todos os vagões para você ficar conectado e entretido no caminho para o estádio!


Onde ficar: o Hilton Moscow Leningradskaya é um edifício icônico num lugar icônico. Esse arranha-céus construído no início dos anos 50 combina o estilo neoclássico russo com a aparência dos primeiros arranha-céus americanos. Situado na Praça das Três Estações, é o local perfeito para explorar Moscou e viajar para outras cidades russas onde outras partidas serão realizadas.

São Petersburgo

Conhecida como a capital do norte da Rússia, São Petersburgo é famosa pela sua herança dos séculos XVIII e XIX. Na verdade, o centro histórico da cidade e seus monumentos são Patrimônio Mundial da UNESCO. Um dos maiores exemplos é a Catedral do Sangue Derramado que foi construída onde o Czar Alexandre II foi ferido fatalmente, e o nome da catedral reflete esse momento da história. Seu interior, projetado por alguns dos pintores russos mais famosos da época, é decorado com mais 7000 metros quadrados de mosaicos.


Onde ficar: a 12 minutos de caminhada da Catedral do Sangue Derramado, você encontrará o estiloso Apartments on Belinskogo ulitsa. Esse moderno apartamento de um quarto totalmente equipado fica a 700 metros do Museu Russo, oferecendo aos hóspedes a oportunidade de conhecer as belas artes russas.

Cazã

Cazã é a capital do Tartaristão, uma república russa onde as culturas ocidentais e orientais se encontram. O Kremlin de Cazã pode ser considerado o ponto de interesse central da cidade e a construção mais impressionante no complexo é o branco e azul é a Mesquita Kul Sharif , que pode acomodar 6000 pessoas. A mesquita foi originalmente construída no século XVI, mas foi destruída e reconstruída 500 anos depois.


Onde ficar: o Shalyapin Palace Hotel situado no coração da cidade ocupa um edifício do século XVI e é considerado um monumento cultural. O nome é referência a Feodor Shalyapin, famoso cantor russo de ópera que nasceu em Cazã. Graças à localização conveniente do hotel, você pode chegar rapidinho aos locais históricos e à Arena Kazan.

Sochi

Um dos poucos destinos sub-tropicais da Rússia, Sochi tem uma clima relaxante de verdade. Visite o porto da cidade para ver uma avenida ao lado do calçadão se estender por dois quilômetros pela linda costa. Paisagens ainda mais bonitas aguardam os visitantes no Sochi Arboretum com uma grande variedade de árvores, arbustos e palmeiras. Para ter uma vista pitoresca, pegue o teleférico até o topo do parque.


Onde ficar: localizado no centro de Sochi, a 800 metros do Teatro Verde e perto do Porto, o charmoso Inn Bass tem quartos confortáveis decorados com tons dourados.

Volgogrado

Volgograd respira a história Russa do século passado, pois foi a sede de uma das batalhas mais famosas da Segunda Guerra Mundial, a Batalha de Stalingrado. O Mamaev Kurgan (ou Hill 102) é um monumento que faz memória aos soldados soviéticos e conta com uma estátua de 72 metros de altura da Mãe Pátria segurando uma espada. O complexo está a menos de 5 quilômetros ao norte do centro da cidade e o acesso é feito pelo trem de alta velocidade.


Onde ficar: Localizado a 3.2km do monumento da Mãe Pátria, o Sobranie hotel oferece quartos espaçosos com vista da cidade. Para os visitantes que forem assistir a um jogo de futebol na arena Volgogrado, a propriedade fica a 3.5km do estádio.




Sobr ...

DNIT/RS realiza serviços de manutenção na BR-471, de segunda (09/04) a domingo (15/04)


A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul (DNIT/RS) - por meio da Unidade Local de São Leopoldo – informa a realização serviços de manutenção na BR-471/RS. Os locais contam com sinalização, visando a segurança aos usuários. Os trabalhos estão sendo executados, das 8:30hs as 16:30hs. Confira a programação dos trechos com serviços a seguir:



- km 195 ao km 200 (Rio Pardo/Pantano Grande) – Fresagem e recomposição da pista principal e microrevestimento.


...

DNIT/RS INFORMA - DNIT/RS realiza serviços de manutenção nas BRs116 e 448, de segunda (09/04) a domingo (15/04).


A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul (DNIT/RS) - por meio da Unidade Local de São Leopoldo – informa a realização serviços de manutenção nas BRs 116 e 448. Os locais contam com sinalização, visando a segurança dos usuários. Os trabalhos estão sendo executados, das 8:30hs as 16:30hs. Confira a programação dos trechos com serviços a seguir:

BR-116/RS

- km 262 ao km 269 (Canoas) – Sinalização horizontal (Sábado e domingo), no sentido capital interior

- km 262 ao km 268 (Canoas) – Fresagem e recomposição na pista principal e na rua lateral, no sentido capital interior.

- km 254 ao km 270 (Sapucaia/Canoas) – Roçada manual no canteiro central e laterais, limpeza de meio fio e new Jersey nos dois sentidos interior capital e capital interior.

- km 0 ao km 3 (Porto Alegre) – Roçada manual no canteiro central e laterais, limpeza de meio fio e new Jersey nos dois sentidos interior capital e capital interior.

- km 216 ao km 216+460 (Morro Reuter) – Terraplenagem da interseção da BR-116/RS com a VRS-873 para Santa Maria do Herval, no sentido interior capital.


BR-448/RS

- km 0 ao km 2 (Sapucaia) – Micro revestimento nos dois sentidos capital interior e interior capital.

- km 0 ao km 22 (Sapucaia/Porto Alegre) – Roçada manual nas laterais e nas alças de acesso, limpeza de meio fio e new Jersey nos dois sentidos interior capital e capital interior. ...

Nove pessoas presas na manhã desta terça-feira em operação contra o tráfico e a lavagem de dinheiro


A operação Destemor, desencadeada pelo projeto-piloto da Promotoria de Justiça Especializada no Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro e Organização Criminosa do Ministério Público, em conjunto com a Promotoria de Justiça de Viamão, NIMP e Brigada Militar, com apoio da Polícia Civil, cumpriu no início da manhã desta terça-feira, 10, cinco mandados de prisão e 43 de busca e apreensão em Porto Alegre e Viamão. Outras quatro pessoas foram presas em flagrante por posse de arma com numeração raspada e tráfico de drogas. Um carro de luxo e uma motocicleta foram apreendidos por falta de documentos e comprovação de origem.

ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA COMANDOU DUPLO HOMICÍDIO

A investigação, que teve início há sete meses, verificou que detentos comunicavam-se do interior da Cadeia Pública com seus subordinados, orientando-os na prática de tráfico, cobrando resultados da atuação do grupo criminoso, no Bairro Aparecida, em Viamão. Além de dar ordens relativas ao comércio de drogas, os envolvidos também desenvolveram uma espécie de contabilidade das vendas, em um sistema de hierarquia com funções definidas, contando, para isso, com a participação de mulheres.

A organização criminosa também se utiliza de métodos violentos, contando, entre as provas obtidas, com a participação de seus integrantes no crime ocorrido na madrugada do dia 12 de novembro de 2017, quando Guilherme Siqueira da Silveira (o Boquinha) e Alexandre Pereira Bueno foram mortos e tiveram os corpos incendiados dentro de um automóvel Pálio, no município de Viamão.

As pistas também levam a um fornecedor. A suspeita é de que o homem, que abasteceria o grupo com maconha e cocaína, estaria lavando o dinheiro do tráfico com imóveis e automóveis de luxo. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em casas e sítios usados pelo fornecedor.

Na operação foram apreendidos celulares, automóveis, armas com numeração raspada, munição, dinheiro, rádio UHT e outros objetos usados na distribuição de drogas. ...

Caso Naiara: MP denuncia homem por estupro, homicídio e ocultação de cadáver


A 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Caxias do Sul denunciou, nesta terça-feira, 10, Juliano Vieira Pimentel de Souza, 31 anos, pelo estupro e homicídio de Naiara Soares Gomes, 7 anos. O entendimento é que ele deverá responder pelos crimes de estupro de vulnerável, homicídio triplamente qualificado (por asfixia, com recurso que dificultou a defesa da vítima e para assegurar a impunidade de outro crime) e ocultação de cadáver.

A denúncia é assinada pelos promotores de Justiça Vercilei Lino Serena e Sílvia Regina Becker Pinto. O processo tramita na 1ª Vara Criminal de Caxias do Sul, sob sigilo.

Fonte: MP/RS ...

Endividamento entre as famílias gaúchas fica em 68,2% em março


O percentual de famílias endividadas no Rio Grande do Sul fechou em 68,2% em março, percentual inferior ao registrado no mesmo período do ano passado (73,9%), segundo apurou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada nesta segunda-feira (9) pela Fecomércio-RS. De acordo com o levantamento, a recuperação do mercado de trabalho, apesar de ocorrer via criação de vagas informais e por conta própria, ajudou na melhora do indicador na comparação interanual. A peic pode ser acessada aqui.

Na avaliação do presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, apesar do cenário com a menor taxa de juros desde o Plano Real e da recuperação do mercado de trabalho, o indicador está acima dos níveis pré-crise puxado especialmente pelo aumento das concessões de crédito às pessoas físicas. “Apesar do cenário de percentual de famílias endividadas elevado, os níveis de famílias com dívidas em atraso e sem condições de regularizar suas dívidas não preocupa”, comenta Bohn.

Na média em 12 meses, houve queda no indicador que mede a parcela da renda comprometida com dívidas, atingindo 32,5% em março/2018, ante 32,8% no mês anterior. O tempo médio de comprometimento com dívidas se manteve estável em 7,9 meses no mesmo período. O cartão de crédito continua apresentando o maior peso na composição do endividamento dos gaúchos (78,3%), seguido por carnês (36,2%), crédito pessoal (21,7%) e financiamento de veículos (12,3%).

O percentual de famílias gaúchas com contas em atraso cresceu consideravelmente na comparação interanual, saindo de 31,0% em março/2017 para 41,0% em março/2018, com alta mais relevante para os grupos com renda acima de 10 salários mínimos. A retomada do emprego através de vagas informais/por conta própria não asseguram certa estabilidade à renda, contribuindo para o crescimento do indicador. Soma-se a isso, a prática de parcelamento de salários oriunda da crise financeira do setor público no Estado acaba afetando as condições financeiras das famílias.

Já o número de gaúchos que não terão condições de honrar suas dívidas vencidas no prazo de 30 dias apresentou queda, passando de 14,1% em março/2017 para 7,8% em março/2018. De acordo com a Fecomércio-RS, o aumento no contingente de pessoas ocupadas, mesmo que em posições informais ou por conta própria, ajudou na contração do indicador.


...

Operação do MP prende em Teutônia três servidores e ex-prefeito por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro


A promotoria de Justiça de Teutônia desencadeou na manhã desta quarta-feira, 28, a Operação Schmutzige Hände (“Mãos sujas”, em alemão), que prendeu o secretário municipal de Saúde, o procurador-geral do Município, o chefe do setor de compras da Prefeitura e um ex-prefeito municipal. Conforme o promotor de Justiça de Teutônia, Jair João Franz, a ação do Ministério Público tem como foco a Prefeitura e apurar crimes de organização criminosa, corrupção, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e tráfico de influência. O coordenador do Nimp, promotor de Justiça Diego Rosito de Vilas, também participa da operação.

Ao todo, além dos quatro mandados de prisão também foram cumpridos oito de busca e apreensão e cinco de condução coercitiva. A operação conta com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Núcleo de Inteligência do Ministério Público (Nimp), Polícia Civil e Tribunal de Contas do Estado (TCE). ...

Feriado de Páscoa não teve óbito e nem acidentes graves no trecho administrado pela Triunfo Concepa


Os 121 quilômetros de rodovias administrados pela Triunfo Concepa, entre Osório e Guaíba, não registraram acidentes com gravidade e óbito nesta Páscoa, sendo que no feriado do ano passado aconteceu uma ocorrência deste tipo. Também houve redução de 20% na quantidade dos acidentes com vítimas: foram 4 contra 5 em 2017. Os dados contabilizam o período de quinta-feira (29) até o meio-dia desta segunda-feira (2) no trecho da BR-290 de Osório a Eldorado do Sul e da BR-116 em Guaíba. No total foram atendidas 773 ocorrências, 24 relacionadas a acidentes – 20 apenas com danos materiais – e 426 a problemas mecânicos. Pane mecânica e pneu furado foram os atendimentos mais frequentes.


Entre a quinta e o sábado, 84 mil veículos se deslocaram ao litoral pela Free Way e outros 54,7 mil foram ao interior do estado pela BR-290. No domingo de Páscoa, o acostamento foi usado como faixa adicional na volta das praias entre o quilômetro 1,5 e o 26, de Osório a Santo Antônio da Patrulha, das 15h30 às 21h30. O pico de movimento ocorreu entre 17h e 19h, com pontos de lentidão entre Santo Antônio e Glorinha. Já na volta do interior, houve retenção em Eldorado do Sul, principalmente no km 107. O trânsito foi constante entre 15h e 22h.

...

Schirmer reforça medidas para manter redução da criminalidade no Rio Grande do Sul


As principais ações em andamento para dar continuidade à redução dos indicadores de criminalidade no Rio Grande do Sul foram destacadas pelo secretário da Segurança Pública em entrevista, na quarta-feira (28), ao programa Faixa de Segurança, da Rádio Web Piratini. Cezar Schirmer citou avanços no processo de integração com governo federal, municípios e sociedade civil, o que considera necessário para mudar a situação de insegurança no Brasil. Um exemplo comemorado foi a recente doação de 46 caminhonetes Pajero, armas, coletes, rastreadores e rádios digitais à Brigada Militar (BM) e à Polícia Civil por um grupo de empresários de Porto Alegre.

“Vivemos um quadro terrível na Segurança do país. E, para o enfrentamento do crime e da violência, não tem outro caminho. É preciso buscar um pouco de cada um em favor de todos. Conseguimos, em um trabalho de integração, receber novos veículos e equipamentos de um grupo de empresários, no valor de R$ 14 milhões - o que vai permitir enfrentar o crime com mais vigor, força e condições”, ressaltou.

O secretário lembrou, ainda, de duas leis sancionadas recentemente que envolvem diretamente a parceria com a iniciativa privada e com as comunidades: a que isenta de ICMS a doação de veículos e equipamentos para a Segurança Pública e a que cria o Fundo Comunitário Pró-Segurança, responsável exclusivamente por receber recursos e destiná-los conforme a intenção de cada doador.

"O dinheiro desse fundo não vai para o caixa único. Quando a doação é feita, assinamos um termo de compromisso para receber o recurso e destiná-lo conforme a intenção de cada um. É uma demonstração de que o governo quer enfrentar e minimizar o problema da insegurança”, explicou Schirmer.

Novas viaturas

Na próxima semana, o governo do Estado entrega mais de 100 novos veículos à BM, sendo 86 Corollas e 28 caminhonetes, além de 164 carabinas calibre .12. O investimento é na ordem de R$ 12,4 milhões, com recursos próprios do Estado, somando aos 118 veículos entregues em dezembro do ano passado.

“No primeiro lote, destinamos veículos para as Regiões Metropolitana, Litoral, Serra e Sul. Agora, serão beneficiadas as Regiões Norte, Centro e Oeste e municípios com mais de 35 mil habitantes”, afirmou.

Agenda em Brasília

Cezar Schirmer reuniu-se, nesta semana, com o ministro do recém criado Ministério da Segurança Pública, Raul Jungmann, para tratar de investimentos na área.

“O governo federal conscientizou-se de que a Segurança é responsabilidade de todos e que ele não pode se omitir. Tratamos de dois assuntos de muita relevância. O ministro está vendo a possibilidade de colocar recursos orçamentários permanentes e progressivos para a Segurança. Outra questão tratada foi em relação a presídios. Queremos reduzir a burocracia. O governo federal pode nos transferir o dinheiro e nós construímos o presídio e prestamos contas”, esclareceu.

Sistema prisional

“Progressivamente, vamos colocar mais mil apenados no Presídio de Canoas. Na semana que vem, começamos a instalar bloqueadores de celular no local. Em agosto, fica pronto um novo presídio em Porto Alegre, no terreno do Presídio Central (Cadeia Pública de Porto Alegre). E, no próximo mês, provavelmente, vamos inaugurar a primeira Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) do Rio Grande do Sul, por meio de parceira com Judiciário, Ministério Público e sociedade civil”, destacou. O secretário também citou a construção de novas unidades prisionais em Caxias do Sul, Rio Grande, Alegrete e Passo Fundo, entre outros.

Novos policiais

“Estamos concluindo concurso para soldado da BM, com 4,1 mil vagas, e para delegados e oficiais da BM e Bombeiros. Será um número expressivo de policiais para o sistema de Segurança”, anunciou. ...

Determinada indisponibilidade dos bens de ex-prefeito de Caçapava do Sul


O Ministério Público, através da Promotoria de Justiça de Caçapava do Sul, conseguiu na Justiça o deferimento de cautelar de indisponibilidade dos bens imóveis do ex-prefeito Zauri Tiarajú Ferreira de Castro, que teve mandato entre 2009 e 2012.

A medida cautelar foi concedida em uma das 25 ações de improbidade administrativa ajuizadas pelo promotor de Justiça de Caçapava Diogo Taborda, em dezembro de 2017. As investigações foram sobre fatos ocorridos nos exercícios financeiros de 2011 e 2012.

As ações tiveram por base os pareceres das contas apreciadas pelo TCE, bem como informações provenientes da Câmara de Vereadores que apontaram as irregularidades, que causaram violação aos princípios da administração pública e lesão ao patrimônio público em mais de R$ 900 mil, o que fundamentou o pedido cautelar de indisponibilidade de bens.

O extenso número de ações se justificou em razão das mais de 40 irregularidades apontadas pelo TCE, que compreendem desde contratações ilegais de pessoal até atos de desvio de função, irregularidades relativas a diárias e ao estacionamento rotativo, dispensas ilegais de licitação, entre outras.

A partir de agora, as ações terão sua tramitação. Foi aberto prazo de 15 dias para a defesa do ex-prefeito.


Fonte: Ministério Público do Rio Grande do Sul ...




Edição n° 178 - Março 2018

Selecionar Edição
  • Edição n° 184
  • Edição n° 183
  • Edição n° 182







  • Av. Roque J. O. Giacomelli, nº 542, Pq. Eldorado - Eldorado do Sul - Fone (51) 3481 1821