Eldorado do Sul, Guaíba e Região Carbonífera, 24 de Setembro de 2018. Página Inicial | Contato
SEÇÕES
Artigo
Educação
Eldorado do Sul
Especial
Geral
Guaíba
Produtos e Serviços
Região Carbonífera
Saúde
Flagrante na Foto
Anunciantes
LINKS
Portal Eldorado
Lantec
Envie sua Mensagem

Você é o visitante n°
25882110


Edicão n° 179 de Maio 2018


ESPECIAL

Para o coordenador da defesa civil transporte de combustíveis não teve necessidade de intervenção da BM nesta terça


O governador José Ivo Sartori enfatizou, no final da tarde desta terça-feira (29), que respeita as manifestações democráticas, mas a população não pode ser penalizada por tanto tempo pelo desabastecimento ocasionado pela paralisação de caminhoneiros, que já dura nove dias.

"O Rio Grande não pode parar. Faltam insumos para tratamento da água, gás, oxigênio para hospitais, alimentos e combustível. Apelo à boa vontade dos caminhoneiros e empresários do transporte para que a crise não seja ainda maior e que possamos encontrar um caminho de superação", afirmou Sartori durante a divulgação do balanço atualizado de resultados da atuação do Gabinete de Crise instituído pelo governo do Estado, no Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria da Segurança Pública.

Cerca de 218 postos de combustíveis foram abastecidos desde domingo até o final da tarde desta terça. Em Porto Alegre, foram 78. Os caminhões escoltados transportaram combustível para 43 municípios.

O Exército e a Força Nacional já atuam no acompanhamento de transporte de querosene para aeroportos. A partir desta terça, corredores de segurança nas rodovias estaduais começaram a garantir o deslocamento de caminhoneiros que pretendem retornar ao trabalho. O escoamento da produção é outra prioridade nos procedimentos articulados com a Brigada Militar.

Para o general de Exército do Comando Militar do Sul (CMS), Geraldo Antônio Miotto, que opera com 54 mil homens no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o momento é de dar um basta frente às paralisações que prejudicam a sociedade. "Chegou o momento do limite do caos, e quem está sofrendo com isso é o pequeno produtor, que não consegue escoar a produção. No entorno das pequenas cidades do interior, não há condições de estocagem", ressaltou. ...

Reforma trabalhista faz Brasil entrar em lista da OIT sob acusação de violar graves normas internacionais


A Organização Internacional do Trabalho (OIT) incluiu o Brasil na lista de países acusados de descumprir as normas internacionais de proteção dos trabalhadores. A decisão foi divulgada oficialmente nesta terça-feira (29), em sessão da Comissão de Normas da 107ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra, que foi acompanhada pelo procurador-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ronaldo Fleury e pelo procurador e assessor internacional da instituição, Thiago Gurjão.

O Brasil entrou no grupo de 24 países, ao lado de Haiti e Camboja, depois de consultas feitas pelo Ministério Público do Trabalho e denúncias de sindicatos contra a reforma trabalhista. A OIT integra o sistema das Nações Unidas e possui um comitê que irá analisar a denúncia de violação de convenções internacionais ratificadas pelo Brasil. No ano passado, antes da aprovação da reforma trabalhista, o Brasil chegou a ser incluído na lista mais ampla e preliminar, mas acabou de fora da lista definitiva.

Ronaldo Fleury diz que a inclusão expõe o Brasil internacionalmente e é fruto da aprovação, de forma açodada, de uma reforma que torna precárias as relações de trabalho no país. "É uma pena o Brasil ser exposto internacionalmente, entretanto isso é resultado da reforma trabalhista, que só visou a precarização das relações de trabalho, criando formas alternativas e precarizantes de contratação e,principalmente, visando o enfraquecimento da estrutura sindical", afirma.

Segundo o procurador-geral do MPT, o movimento dos caminhoneiros mostra como entidades com baixa representatividade entre suas categorias têm dificuldade de negociar: "O Brasil inteiro sente o enfraquecimento da estrutura sindical com o movimento dos caminhoneiros, das empresas, que tem trazido o grande drama de se fazer um movimento muito rapidamente, entretanto não ter como sair dele pela falta de legitimidade, pela falta de representatividade das entidades sindicais dos trabalhadores. Essa situação vai com certeza se refletir nas outras categorias, com a ampla pejotização", acrescenta Fleury.

O assessor internacional do MPT, procurador Thiago Gurjão, acrescenta : "A inclusão do Brasil na lista de casos vai ao encontro do que o MPT já vinha alertando quanto aos riscos de insegurança jurídica e prejuízos no cenário internacional decorrentes do descumprimento de convenções ratificadas pelo país, com prejuízos para as instituições públicas, trabalhadores, empregadores e a sociedade como um todo". Segundo ele, o MPT espera que "os mecanismos de supervisão internacionais sirvam de orientação e referência para possíveis alterações legislativas de adequação aos preceitos internacionais, assim como para a atuação dos integrantes do sistema de justiça, responsáveis por interpretar e aplicar a legislação, o que significa necessariamente observar as convenções internacionais ratificadas pelo Brasil".

ALERTAS - No início desse ano, o Comitê de Peritos da OIT pediu ao governo brasileiro a revisão dos pontos da reforma trabalhista que permitem a prevalência de negociações coletivas sobre a lei. O Comitê confirmou o entendimento de que a reforma trabalhista viola a Convenção nº 98, sobre direito de sindicalização e de negociação coletiva, ratificada pelo Brasil. Foi pedida ainda a revisão da possibilidade de contratos individuais de trabalho estabelecerem condições menos favoráveis do que o previsto na lei. A reforma trabalhista estabelece a possibilidade do negociado prevalecer sobre o legislado, inclusive para redução de direitos. Prevê também a livre negociação entre empregador e empregado com diploma de nível superior e que receba salário igual ou superior a duas vezes o teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Antes da aprovação e sanção da reforma trabalhista, o MPT alertou o Congresso Nacional e o governo federal que ela violava a Constituição Federal e normas internacionais ratificadas pelo Brasil. A instituição também teve atuação constante no cenário internacional para alertar sobre pontos da nova legislação trabalhista que ferem as convenções internacionais. Em abril do ano passado, Fleury e Gurjão levaram informações ao diretor-geral da OIT, Guy Rider, em Genebra. O MPT expressou preocupação especial à prerrogativa da nova lei que dá prevalência a acordos coletivos sobre o que está previsto na legislação, mesmo enm caso de redução dos direitos dos trabalhadores. O procurador-geral apresentou consulta técnica sobre esse tema à diretora do Departamento de Normas da OIT, Corinne Vargha. Em resposta, o departamento confirmou o entendimento de que a ampla flexibilização dos direitos dos trabalhadores por meio de negociação coletiva, como está no texto da reforma trabalhista, viola a Convenção nº 98.



Ministério Público do Trabalho

Procuradoria-Geral do Trabalho

Assessoria de Imprensa ...

Suporte no transporte de combustíveis garante abastecimento em Porto Alegre e interior


O suporte da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros na escolta de caminhões para o transporte de combustível e alimentos diminuiu os transtornos de desabastecimento para a população. Até o final da tarde desta segunda-feira (28), já estavam funcionando 72 postos com combustível em Porto Alegre, 14 na Região Metropolitana e 88 no Interior. Os números atualizados foram apresentados no Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) pelo vice-governador José Paulo Cairoli.

Foram encaminhados 44 pedidos de operações em comboio feitos à Defesa Civil. Desses, 26 para transporte de combustíveis, 12 para ração animal, 4 para insumos para água, 1 para gás e 1 para material médico. A liberação das cargas, com exceção de incidentes isolados, segue de forma ordeira. Não foi necessária a intervenção da Força Nacional e do Exército diante de eventuais distúrbios.

No monitoramento de movimentos dos caminhoneiros em rodovias gaúchas, constam cerca de 241 pontos de concentração espalhados na Região Metropolitana e interior. Conforme o vice-governador, são atendidas as atividades mais sensíveis, que envolvem a vida das pessoas, e cumpridas as determinações estipuladas em cada operação de carga. “As reivindicações legítimas dos caminhoneiros foram atendidas em grande parte, e agora damos sequência às operações para normalizar o abastecimento”, enfatiza.

Até a meia-noite, seguem as operações de suporte para transporte de carga, que serão retomadas na manhã desta terça-feira (29). Conforme Cairoli, frente a uma situação de exceção, o governo do Estado busca atenuar os impactos para a população, atuando com serenidade e avançando em situações pontuais que exigem a intervenção nas áreas prioritárias de abastecimento em Saúde, Segurança, Transporte (querosene para aviação e diesel para o transporte público) e segmentos agrícolas, como cargas vivas, transporte de rações e produtos perecíveis.

Junto ao DCCI, está composta uma base de operações com representação de distribuidores e revendedores de combustíveis, para a gestão de mapeamento, buscando priorizar entregas em postos não contemplados até o momento.
...

Tecnologia de construção a seco representa o futuro sustentáve


Além de agilidade na execução da obra, a construção a seco traz um importante benefício para o mercado da construção civil: a sustentabilidade de recursos. Por sua característica, o método construtivo não utiliza água e é capaz de reduzir em 70% o uso de cimento na fundação. Desta forma, a tecnologia encontra-se alinhada com as questões ambientais contemporâneas, um dos temas que será abordado no 3° Congresso Latino-Americano de Steel Frame.

No painel “Sistemas construtivos, tecnologias e tendências da construção civil”, o diretor da BKO engenharia, Fábio Luis Garbossa, palestrará sobre a engenharia em sintonia com o futuro.

- Estar em harmonia com o que há por vir é acompanhar e se adaptar às mudanças que estão acontecendo no mundo. É observar as tendências e comportamentos da sociedade através dos seus usos, costumes e necessidades, principalmente com relação ao desenvolvimento tecnológico e inovações – adianta Garbossa.

A BKO foi responsável por entregar, em 2016, o primeiro edifício residencial no Brasil com fachada em steel frame, o BK 30 Alto da Boa Vista, em São Paulo (SP). O sucesso do projeto rendeu o Prêmio PINI 2017 – Melhores obras com foco em sustentabilidade e inovação. A empresa já trabalha em outro empreendimento semelhante, também na capital paulista.

O 3° Congresso Latino-Americano de Steel Frame ocorre nos dias 20 e 21 de junho, no Maksoud Plaza, em São Paulo (SP). Inscrições e informações sobre o evento podem ser obtidas no site (congressosteelframe.com.br).

Fonte: PlayPress ...

Brigada Militar já escoltou mais de 70 caminhões com combustível, gás e ração


O Gabinete de Crise do governo do Estado apresentou, neste domingo (27), um balanço das ações para minimizar os impactos da greve dos caminhoneiros no Rio Grande do Sul. Em entrevista coletiva à imprensa, o vice-governador José Paulo Cairoli e o coordenador da Defesa Civil Estadual, Cel. Alexandre Martins, que estão à frente do trabalho no gabinete, informaram que a Brigada Militar está fazendo a escolta de caminhões carregados com combustível e outros itens considerados prioritários para a população, como remédios, alimentos perecíveis e insumos químicos para o tratamento da água.

Cairoli reafirmou a determinação do governador José Ivo Sartori para atender às demandas relacionadas à vida. Nesse sentido, destacou o atendimento a hospitais de todo o Estado, garantindo o envio de medicamentos e oxigênio, por exemplo. "Uma vez cumprida essa etapa, chamamos representantes do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do RS (Sulpetro) e também de distribuidoras de combustíveis, para começar a abastecer os postos. A escolha foi deles, o critério foi deles, e nós somente fizemos a parte de acompanhamento. Até as cinco horas da tarde deste domingo, foram escoltados 13 caminhões carregados com combustível. A operação vai seguir durante a noite e será retomada amanhã cedo", afirmou.

Dos 13 caminhões que já saíram dos depósitos das distribuidoras, oito foram para Porto Alegre, três para a Região da Serra e dois para o Litoral Norte. Não houve nenhum incidente. "Não queremos que faltem produtos para atender as necessidades básicas da população. Esta é nossa grande preocupação. Por isso, temos aqui representantes das secretarias da Saúde, da Agricultura, dos Transportes, da Segurança Pública e também dos setores de transporte público", afirmou Cairoli. Além de combustível, a Brigada Militar também escoltou quatro caminhões carregados com gás (para a Susepe) e 54 caminhões carregados com ração para aves e suínos.

O coronel Martins lembrou o esforço do governo para garantir a logística com a maior tranquilidade possível. "Temos uma grande estrutura à disposição. Estamos atentos 24 horas por dia e ampliando toda essa rede para que o maior número de pessoas seja atendido. Começamos pelas prioridades emergenciais. Como tivemos espaço para ampliar as ações, conseguimos atender também a essa questão de auxiliar na entrega de combustível para a população".

Instituído pelo governador José Ivo Sartori na última sexta-feira (25), o Gabinete de Crise trabalhou durante todo o fim de semana para monitorar e buscar soluções diante da greve. O grupo de trabalho funciona na sede do Centro de Informações do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI), da Secretaria Estadual da Segurança Pública. ...

EGR cumpre determinação de medida provisória sobre isenção de tarifa de eixo suspenso de caminhões


A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) passa a cumprir, a partir desta segunda-feira (28), a medida provisória nº 833, publicada neste domingo pela Presidência da República, que determina que “os veículos de transporte de cargas que circularem vazios nas vias terrestres federais, estaduais, distritais e municipais ficarão isentos da cobrança de pedágio sobre os eixos que mantiverem suspensos.”

A medida e válida para todo o território nacional e será cumprida em todas as 14 praças de pedágio administradas pela EGR no Estado. Para usufruir da isenção de tarifa sobre o eixo suspenso, os caminhões deverão utilizar as cabines manuais, até que o sistema de cobrança automático passe por ajustes técnicos.

Sobre a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR)

Em funcionamento desde 2013, conta com uma estrutura de 75 funcionários, contratados por concurso público. A EGR atua na conservação, manutenção, limpeza e implantação de melhorias em mais de 900km de rodovias no Estado. Também oferece aos usuários serviços de ambulância, guincho e resgate. A empresa pública é vinculada à Secretaria dos Transportes do Estado.

-- Fonte; ASCOM/EGR ...

Gabinete de Crise já recebeu quase 200 pedidos de escolta da Brigada


Dentro das ações realizadas pelo Gabinete de Crise do governo gaúcho, a Brigada Militar já escoltou 94 caminhões entre o domingo e o fim da manhã desta segunda-feira (28). Deste total, 27 estavam carregados com combustível, 63 com ração para animais e quatro com gás para presídios. Não foi registrado nenhum incidente.

Dezesseis dos 27 caminhões de combustível ficaram em Porto Alegre, que tem a maior demanda. Os outros foram entregues para Ametista do Sul, Charqueadas, Cidreira, Osório, Passo Fundo, Pinhal, Santa Maria e Soledade. No caso da ração para aves e suínos, a escolta é feita para os caminhões já carregados e, principalmente, para que os veículos vazios possam buscar o alimento nos silos e entregar nas propriedades rurais.

Além dos transportes feitos com auxílio de viaturas policiais, o gabinete tem recebido diversos pedidos de escolta, que estão sendo atendidos conforme a possibilidade da BM. Já eram mais de cem solicitações até o fim desta manhã. A maioria é para escoltar combustível.

Seguindo determinação do governador José Ivo Sartori, a orientação, desde o início dos trabalhos, na sexta-feira (25), foi e segue sendo atender às demandas relacionadas à vida. Nesse sentido, tem prioridade o transporte de itens considerados prioritários à população, como remédios, oxigênio e bolsas de sangue para hospitais e clínicas, alimentos perecíveis e insumos químicos para o tratamento da água.

No entanto, o governo gaúcho também está sensível à falta de combustível para a população e, por isso, tem feito reuniões com representantes do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do RS (Sulpetro) e também de distribuidoras de combustíveis. O objetivo é definir a logística e o destino do combustível. Como afirmou o vice-governador, "a escolha é deles, o critério é deles, e nós somente fazemos a parte de acompanhamento".
...

DNIT/RS realiza serviços de manutenção nas BRs 290 e 386, de segunda (28/05) a sexta-feira (01/06)


A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul (DNIT/RS) - por meio da Unidade Local de São Leopoldo – informa a realização serviços de manutenção nas BRs 386 e 290. Os locais contam com sinalização, visando a segurança dos usuários. Os trabalhos serão executados de segunda (28/05) a sexta-feira (01/06), das 07:00hs as 17:00hs. Em caso de chuva as atividades poderão ser suspensas. Confira a programação dos trechos com serviços a seguir:

BR-290/RS

-km 112 ao km 317 (Eldorado do Sul a Caçapava do Sul) - Operação tapa buraco em ambos os sentidos, capital-interior / interior-capital.

- km 150 ao km 260 (Arroio dos Ratos a Cachoeira do Sul) - Capina; limpeza de sarjeta e meio fio; pintura de meio fio e pintura de guarda corpo de ponte em ambos os sentidos.

- km 317 ao km 300 (Cachoeira do Sul - acesso a BR-153 para Bagé) - Micro-revestimento asfáltico, em ambos os sentidos.

- km 243 Ponte sobre o Rio das Palmas (Cachoeira do Sul) - Bloqueio em meia pista para realização de manutenção. O local está sinalizado 24h para a segurança e orientação dos usuários.


BR-386/RS

- km 392 ao km 446 (Montenegro a Canoas) - Operação tapa buraco em ambos os sentidos, capital-interior / interior-capital.

- km 403 ao km 425 (Montenegro a Triunfo) – Roçada; capina; podas de árvores; limpeza de sarjeta e meio fio; pintura de meio fio, pintura de guarda corpo de ponte e pintura de new jersey em ambos os sentidos.
- km 425 ao km 414 (Nova Santa Rita a Montenegro) – Fresagem e recomposição do asfalto, no sentido capital - interior. ...

Tribunal de Justiça amplia permanência de presos em centros de triagem


O governo do Estado conseguiu uma importante vitória na Justiça, que garantirá a manutenção do sistema prisional em toda a Região Metropolitana. Na última quarta-feira (23), o mandado de segurança impetrado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) foi acolhido pelo colegiado da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS).

No acórdão, publicado na sexta (25), fica mantido que a Secretaria da Segurança Pública (SSP) tem até 31 de agosto para equacionar a questão dos CTs - estruturas que garantem uma custódia muito mais digna ao detento do que a realidade antes vivenciada. O entendimento do TJ-RS garante a permanência dos detentos nos CTs por até 30 dias, prazo superior aos 20 concedidos anteriormente em caráter liminar.

O TJ-RS analisou também outras decisões tomadas pela juíza Sonáli Sluhan, da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre - entre elas, a aplicação de multa e a condução coercitiva do secretário Cezar Schirmer. O texto afirma que "tendo em vista que foram prestados os devidos esclarecimentos, não sendo evidenciada omissão que justifique a aplicação das medidas coercitivas e sancionatórias impostas pela autoridade coatora".

Em seu despacho, o desembargador Sergio Grassi Beck, relator do acórdão, afirma que é "comprovada a necessidade de manutenção do funcionamento dos CTs", uma vez que o governo do Estado apresentou todo rol de documentos necessários exigido pelo TJ-RS para que as estruturas sejam mantidas em atividade. O magistrado também reafirma que as condições dos CTs mostram-se mais adequadas ao menos para que se aguarde a transferência ao estabelecimento prisional, desde que observado o limite da capacidade de engenharia.

Grassi destaca ainda a maior agilidade no processo de transferência a partir da abertura das demais unidades do Complexo Penitenciário de Canoas. Outro ponto frisado pelo desembargador foram os esforços do Estado em fornecer informações relacionadas à alimentação, atendimento médico, psicológico e social, jurídico e do material de higiene e limpeza, visitas e recebimento de materiais nos Centros de Triagem.

O futuro dos centros de triagem

A conclusão das obras da nova Cadeia Pública de Porto Alegre deve ocorrer até o final de agosto. Com o início da sua operação, os CTs - localizados ao lado da estrutura que vem sendo erguida com recursos da permuta de imóvel do Estado com o grupo Zaffari - serão anexados. Eles passarão a fazer parte da nova casa prisional, operando como unidades provisórias de detenção.

Um deles terá a função específica de receber presos de trânsito, facilitando a apresentação em audiências. Dessa forma, as 208 vagas dos CTs serão incorporadas às 416 vagas da Cadeia Pública, totalizando 624 vagas construídas com as mais modernas técnicas de engenharia prisional e alinhadas com o que a legislação determina. ...

Corsan e Eldorado do Sul prorrogam parceria por 37 anos


A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) segue prestando serviços em Eldorado do Sul por mais 37 anos. A prorrogação do prazo será oficializada nesta terça-feira (29), por meio de um termo aditivo ao contrato de programa, documento que rege a atuação da Companhia no município. O ato de assinatura ocorre às 14h30, no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura (Rua Brasil, 135).

A ampliação da vigência do contrato possibilita a parceria público-privada (PPP) que visa a universalizar o esgotamento sanitário na cidade. Também será instituído um Fundo Municipal de Gestão Compartilhada, que reverte 4% da arrecadação de esgoto para obras no saneamento local.

A PPP prevê investimentos de R$ 90 milhões, com recursos do parceiro privado, e deve implantar 9.442 metros de redes de esgoto, beneficiando 15.145 imóveis e gerando 1,7 mil empregos em Eldorado do Sul. Ao todo, a parceria investe R$ 1,85 bilhão para elevar a cobertura de esgotos a 87,3% em nove municípios da Região Metropolitana em até 11 anos, o que vai promover mais saúde, qualidade de vida e preservação ambiental.

SERVIÇO ...

Operação policial combate maus-tratos a idosos e prende tês pessoas em Porto Alegre


A Polícia Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira (28) a Operação Senectus na repressão aos crimes de maus-tratos e retenção de cartões bancários contra idosos em Porto Alegre e Região Metropolitana. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão na zona norte e zona sul na capital e em Viamão. A ação da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso, contou com o apoio do Conselho Municipal do Idoso e da Vigilância em Saúde de Porto Alegre e resultou na prisão de três pessoas em flagrante.

Segundo a delegada Larissa Fajardo, a investigação teve início após denúncias de clínicas que estariam funcionando de forma irregular e sem autorização. “Seriam casas clandestinas e irregulares, sem autorização para fundionamento. O Conselho Municipal do Idoso e a Vigilância em Saúde da Capital acompanharam o cumprimento dos mandados nos locais que seriam mais críticos. Em uma das casas no bairro Rubem Berta, pessoas com necessidades especiais estavam sendo mantidas em cárcere privado em uma casa fechada com tijolos na frente e um galinheiro”, conta a delegada. Durante as buscas, foram encontrados cartões magnéticos de idosos na posse dos administradores dos lares, bem como alimentos vencidos.

A operação finalizou com a prisão de três pessoas em flagrante. “Na zona norte um homem que mantinha três pessoas, um idoso e duas pessoas com necessidades especiais fechadas com cadeados em uma casa foi autuado em flagrante por retenção de cartão magnético de idoso e por cárcere privado”, conta a delegada. Em outro local, duas mulheres foram presas em flagrante por desobediência de ordem judicial, pois o lugar já havia sido fechado judicialmente em outra visita de fiscalização. ...

Avançam tratativas para exportação do arroz brasileiro para China


A expectativa de levar o arroz brasileiro para a China aumentou diante de um sinal positivo de autoridades do país asiático. O tema foi tratado em reunião de autoridades brasileiras com o ministro do Comércio da China, Zhong Shan, em Xangai.

- O objetivo da entidade durante a missão foi alcançado incluindo o arroz na pauta da COSBAN (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação – comissão
bilateral, Brasil-China), especialmente na subcomissão de quarentena para que seja deliberado os requisitos fitossanitários que o país exige para que o Brasil se qualifique para exportar arroz para a China. A China sinalizou favoravelmente que este ano ainda vai marcar esse encontro que não ocorre há dois anos. Os temas a serem tratados abrangem frutas, arroz e carne. A perspectiva é muito positiva – comemorou a diretora executiva da Abiarroz, Andressa Silva.

Ainda foram realizadas agendas com os representantes da Apex-Brasil na China. O calendário contou com visita à feira de alimentos SIAL, uma das principais feiras do setor de alimentos e bebidas do mundo, com foco em inovação e tendências que acontece Xangai, na China. Participaram da missão, representando a Abiarroz, a diretora executiva da Abiarroz, Andressa Silva e o analista de Promoção Comercial projeto Brazilian Rice, Diogo Thomé. ...

Corpo de Bombeiros Militar apresenta nova tropa e recebe equipamentos e viaturas


O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) apresenta, nesta segunda-feira (28), às 14h, 182 novos soldados e 86 novos segundos-sargentos da corporação. Na oportunidade, serão entregues três caminhões de bombeiros, três contêineres destinados ao armazenamento de materiais e um sistema móvel de fornecimento de ar respirável.

A solenidade ocorrerá na Academia do Corpo de Bombeiros e contará com a presença do governador José Ivo Sartori, do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e do comandante-geral do CBMRS, coronel Cleber Valinodo Pereira. ...

DetranRS informa cancelamento de exames previstos para segunda-feira


Diante do quadro de escassez de combustíveis no país, causada pela paralisação dos caminhoneiros, o DetranRS informa que todos os exames teóricos e práticos de direção veicular previstos para segunda-feira (28) foram cancelados em todo o estado.
Os candidatos com provas marcadas para esta data deverão procurar seus Centros de Formação de Condutores e solicitar novo agendamento, sem custo adicional.

Eventualmente, outros serviços do DetranRS e dos seus Centros credenciados poderão sofrer prejuízo, em decorrência das paralisações. Nesse caso, o DetranRS fará nova divulgação.
...

Daer assegura gratuidade no cancelamento e remarcação de viagens intermunicipais


O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), por meio da Diretoria de Transportes Rodoviários (DTR), determinou que as estações rodoviárias gaúchas emitissem o cancelamento e a remarcação das viagens intermunicipais de forma gratuita. A medida permanecerá vigente enquanto perdurar a greve nacional dos caminhoneiros.

“Emitimos nessa quinta-feira (24) uma ordem de serviço garantindo a devolução integral do valor dos bilhetes às pessoas que ficarem impedidas de viajar. Ofereceremos também a possibilidade de elas escolherem outro dia e horário, sem qualquer prejuízo financeiro”, detalha o diretor da DTR, Lauro Hagemann. O documento proíbe ainda o despacho de encomendas até que o sistema retorne a sua normalidade.

Hagemann destaca que está alinhado aos representantes das empresas ligadas ao transporte intermunicipal de passageiros para que sejam mantidos o máximo de serviços possíveis. “Os empresários estão melhorando as reservas de combustíveis e se organizando para aproveitar as linhas e os horários”.

Segundo o diretor, a participação da autarquia é validar esse plano de ações e integrar o grupo de trabalho, criado pela Secretaria dos Transportes, que está monitorando a situação. “Estamos aptos a iniciativas emergenciais, sempre visando ao mínimo de danos à população, já que o direito ao deslocamento precisa ser resguardado”, finaliza. ...

Caminhada em Guaíba marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial


Um grupo de pessoas participou da Caminhada da Luta Antimanicomial, que aconteceu nesta quinta-feira (24). O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Saúde Mental, e contou com a presença de usuários, familiares, trabalhadores da Rede de Saúde Mental, além de parceiros.

Da Prefeitura, a caminhada seguiu até a praça Dr. Gastão Leão, no Centro, onde aconteceram outras atividades e a conclusão de uma série de atividades realizadas sobre a luta antimanicomial e reforma psiquiátrica.

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.

Centro de Atendimento Psicossocial

Os CAPS acolhem pacientes com transtornos mentais, estimulam a integração social e familiar, assim como visam apoiá-los na busca da autonomia. A característica principal é integrá-los a um ambiente social e cultural. ...

Guaíba adquire mais de 250 itens para área da Saúde


O prefeito José Sperotto, que atualmente também responde pela Secretaria de Saúde, recebeu novos equipamentos que serão destinados ao Pronto Atendimento e postos de saúde de Guaíba. O recurso é oriundo de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Onyx Lorenzoni.

Ao todo, são 258 itens, como computadores, notebooks, impressoras, televisores (que serão utilizados como monitores de tempo de espera), cadeiras longarinas, balanças antropométricas, aparelhos de ar condicionado, leitores de código de barras, cadeira de rodas, geladeira para medicações, entre outros.

“Nossa articulação política em idas a Brasília, mais uma vez, trouxeram resultados para Guaíba. É fundamental que a população, sempre que necessitar tanto do Pronto Atendimento quanto dos postos, possa contar com conforto e agilidade no atendimento”, observou Sperotto.

Diante do material, Sperotto agradeceu ao parlamentar e ao empenho de todos que colaboraram por mais esse grande benefício para a população.

“Seguimos trabalhando para oferecer o que há de melhor não só para a população em geral como também para os nossos profissionais de saúde, que, agora, vão contar com equipamentos mais modernos para um trabalho ainda melhor e um atendimento mais eficiente. Sabemos que ainda tem muito a ser feito e é com trabalho, atitude e transparência que conseguiremos alcançar mais qualidade de vida para nossa população”, completou. ...

Melanoma, o câncer de pele mais letal, é um desconhecido para 69% da população da região Sul do país


O Instituto Nacional do Câncer (INCA) indica que 6.260 novos casos de melanoma serão diagnosticados entre 2018 e 2019 no Brasil.1 O melanoma é um tipo de câncer de pele que atinge os melanócitos, células produtoras de melanina, e pode levar à morte devido à grande possibilidade de metástase. Mesmo assim, os brasileiros têm pouca informação sobre a doença. É o que aponta uma pesquisa inédita encomendada pela Bristol-Myers Squibb para o Instituto Datafolha que revelou que 78% da população brasileira não sabe o que é melanoma.

Entre os entrevistados na região Sul, que possui a maior incidência do país, com cerca de 5,71/100 mil casos entre os homens e 4,74/100 mil na população feminina2, 69% afirmaram não conhecer esse tipo de câncer.

Além do desconhecimento sobre a doença, os dados revelam que a população residente na região não consegue identificar corretamente os fatores de risco, colocando apenas o sol como o grande vilão. Quando questionadas a respeito de quais são fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver melanoma, exposição ao sol atingiu o índice de 88% das respostas, seguido de excesso de pintas no corpo (38%) e herança genética (37%). Mas, um importante indicativo, que é a etnia, obteve somente 19% das menções. “Embora a incidência solar excessiva tenha grande influência, outras características importantes devem ser levadas em conta, como cor da pele e estilo de vida”, explica Roger Miyake, diretor médico da Bristol-Myers Squibb. “O melanoma é mais comum em pessoas de pele clara, mas isso não significa que ele não atinja pessoas com tons de pele mais escuros. O surgimento repentino ou alterações de pintas precisam ser observados com muita atenção por todos”, conclui o executivo.

O desconhecimento contribui para o crescimento do percentual de casos aqui e em todo mundo. Dados da Agência Internacional de Pesquisa Sobre o Câncer (Iarc), da Organização Mundial de Saúde (OMS), indicam que a incidência do melanoma vem aumentando gradativamente nas últimas quatro décadas. De acordo com a Agência, cerca de 200 mil novos casos de melanoma são registrados por ano em todo o mundo.3

No Brasil, ainda segundo o INCA, a região Sul é seguida pelas regiões Centro-Oeste4, com 3,55/100 mil para homens e 2,15/100 mil para mulheres e Sudeste com a incidência na população masculina em 2,69/100 mil e na população feminina em 2,58/100 mil5. As regiões Nordeste e Norte têm as menores taxas, registrando incidência de 1,47/100 mil para homens e 1,18/100 mil para mulheres no Nordeste6 e 1,23/100 mil para homens e 0,64/100 mil para mulheres na região Norte.7

Campanha #MostraTuaPele

A falta de conhecimento sobre o câncer melanoma é ainda mais expressiva nas populações de baixa escolaridade e menor poder aquisitivo, sendo que nesse recorte o índice chega a 91% da população total. Para melhorar esses indicadores e ampliar o conhecimento sobre a doença, identificar os sinais de risco e como prevenir, a biofarmacêutica Bristol-Myers Squibb criou a campanha #MostraTuaPele, e tem a parceria dos Institutos Lado a Lado Pela Vida, Melanoma Brasil, Oncoguia e Vencer o Câncer.

Focada nos canais digitais, a campanha é uma proposta de democratizar o acesso à informação qualificada, chamando a atenção para os sinais que aparecem na pele e porque é importante ficar de olho neles. A campanha inicia em 7 de maio e, ao longo do mês, que é conhecido como o mês internacional de combate ao melanoma, os institutos parceiros postarão conteúdos com imagens e vídeos sobre o tema em suas fanpages nas redes sociais, sempre acompanhadas da hashtag #MostraTuaPele.

Metodologia da Pesquisa

O levantamento para revelar essa radiografia da percepção do câncer melanoma ouviu 2077 pessoas em todo país, distribuídas em 152 municípios, de forma a representar as regiões geográficas do país. As pessoas ouvidas têm idade a partir de 16 a anos e pertencentes a todas as classes econômicas. Os dados foram coletados por meio de pesquisa quantitativa com entrevistas pessoais e individuais. Mais da metade dos entrevistados reside em cidades localizadas no interior (58%) e os que vivem nas capitais, 42%.

A pesquisa também revelou que:

89% dos brasileiros nunca falaram com o médico sobre a doença (na região sul o índice se mantém em 89%)
Apenas 36% da população nacional sabe que o melanoma é o tipo mais letal de câncer de pele, sendo que na região sul 34% afirmaram saber a gravidade da doença;
25% sabem que o melanoma atinge quem tem histórico familiar da doença. Para os residentes do Sul, 26%;
63% não se preocupam em ser diagnosticado com a doença em todo o Brasil. Apenas no Sul 65%;
Menos da metade dos entrevistados (49%) estão conscientes que saber dos sintomas e fatores que causam o melanoma pode ajudar a salvar vidas. Na região Sul 52%.
68% dos entrevistados procurariam atendimento para tratar a doença no SUS em todo o Brasil. Para o Sul os dados apontam 72%.

Fontes:

1. http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/pele_melanoma/definicao

2. http://www.inca.gov.br/estimativa/2018/casos-taxas-regiao-sul.asp

3. http://globocan.iarc.fr/Pages/fact_sheets_population.aspx

4. http://www.inca.gov.br/estimativa/2018/casos-taxas-regiao-centro-oeste.asp

5. http://www.inca.gov.br/estimativa/2018/casos-taxas-regiao-sudeste.asp

6. http://www.inca.gov.br/estimativa/2018/casos-taxas-regiao-nordeste.asp

7. http://www.inca.gov.br/estimativa/2018/casos-taxas-regiao-norte.asp


...

Greve dos caminhoneiros: Vem Pra Rua defende corte de impostos e custo menor do Estado


Quase 30% do preço do óleo diesel é composto por impostos federais do governo Michel Temer (MDB) e do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) estadual. O preço da Petrobrás, estatal dilapidada pelos governos anteriores e que a Operação Lava Jato comprovou ter sofrido um rombo de pelo menos R$ 6 bilhões nas dobradinhas dos governos PT e MDB, compõe outros 55% do custo do combustível dos caminhões.

Nesta quinta-feira, completam-se cinco dias da paralisação de um setor que alega a impossibilidade de atuação por conta do alto custo do óleo diesel. Soma-se a isso o fato de que nos últimos 50 anos o Brasil privilegiou apenas o transporte rodoviário, não construiu ferrovias, deixando o brasileiro virtualmente refém de uma paralisação do setor de frete.

O Vem Pra Rua lembra que além da corrupção sistêmica na estatal, a Petrobrás também foi destruída pela a armadilha que os próprios governos embarcaram: conter os preços internacionais fixando os valores na moeda nacional. O movimento acredita que, em qualquer setor, é impossível impor preços como instrumento de política econômica.

Os antecessores do atual presidente também quebraram o setor enérgico ao impor tarifas que não se sustentavam. Os caminhoneiros têm razão quanto ao alto custo do combustível e suas consequências em seu dia-a-dia, mas forçar a Petrobrás a diminuir o preço do óleo diesel não é a solução.

Os combustíveis, assim como outros produtos básicos consumidos diariamente pelos brasileiros, são caros porque bancam Estado inflado de privilégios, cargos comissionados e ineficiente nos serviços essenciais para a população.

Não podemos aceitar a resposta do presidente Temer para solucionar o problema de desabastecimento que atinge as cidades, que pretende colocar a faca no pescoço dos pequenos e médios empresários, além dos trabalhadores: reduzir o preço do diesel e onerar 30 setores da economia, arrecadando mais R$ 3 bilhões em taxas.

O Congresso Nacional não deu a devida prioridade às Reformas necessárias e agora o povo brasileiro se vê diante desta situação crítica.

O Vem Pra Rua acredita que é necessário reduzir os impostos, equilibrar o custo do Estado e cortar os privilégios daqueles que ocupam cargos públicos e comissionados nos municípios, estados e União, nos três poderes.

O movimento acredita que a Operação Lava Jato avançou no combate à corrupção, mas para o país se desenvolver também é necessário cortar os privilégios bancados com os impostos que o brasileiro paga.

É importante esclarecer que o Vem Pra Rua não endossa nem aceita pautas defendidas por uma parcela de manifestantes, principalmente e dentre as quais está uma intervenção militar.

O movimento é a favor da Lei, da República e da Democracia.

Movimento Vem Pra Rua

O Vem Pra Rua é a favor da democracia, da ética na política e de um Estado eficiente e desinchado. É contra qualquer tipo de violência, condena todos os tipos de extremismo (separatismo, intervenção militar, golpe de Estado), e não compactua com governos autoritários. Não está associado nem é patrocinado por nenhum partido político e trabalha por um Brasil ético, justo, próspero e com oportunidades iguais para todos. ...

Fepam autoriza municípios a armazenar lixo acima da capacidade nas estações de transbordo


A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu nota técnica, nesta quinta-feira (24), que autoriza os municípios gaúchos a armazenar lixo acima da capacidade nas estações de transbordo licenciadas. A determinação leva em consideração a greve dos caminhoneiros e a atual situação da destinação final dos resíduos sólidos, prejudicada pelas paralisações de serviços. A decisão tem caráter emergencial e vale por tempo indeterminado, enquanto durarem os bloqueios nas rodovias.

De acordo com a chefe da Divisão de Resíduos Sólidos e Áreas Contaminadas da Fepam, Daiene Gomes Zagonel, a medida visa a reduzir os impactos ambientais em função da dificuldade de transportar o lixo. "É ambientalmente mais adequado que os resíduos sejam armazenados em estações de transbordo, mesmo que acima da capacidade, do que sejam dispostos em locais inadequados, como beiras de rios e terrenos baldios", justifica a engenheira química. Segundo Daiene, devem ser mantidos os procedimentos adequados para o armazenamento e respeito os demais critérios estabelecidos na licença ambiental.

A Fepam também autorizou de forma excepcional que o aterro sanitário da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), localizada em São Leopoldo, opere durante o mês de maio com 10% acima da capacidade atualmente licenciada. O objetivo é viabilizar uma alternativa para a destinação final dos resíduos gerados nos municípios gaúchos que consigam transportá-los até o aterro. Caso outros aterros sanitários devidamente licenciados tenham condições operacionais de receber resíduos acima da capacidade licenciada podem encaminhar tal solicitação em caráter emergencial junto a Fepam.
A Fepam poderá ser consultada através dos técnicos:

- chefe da Divisão de Resíduos Sólidos e Áreas Contaminadas
- engenheira química Daiene Gomes Zagonel, e-mail: residuos@fepam.com.br
Telefone: 51 3288-9522
- diretor técnico
- engenheiro ambiental Gabriel Simioni Ritter
e-mail: dirtec@fepam.com.br
Telefone: 51 3288-9490 ...

Evento reforça a obrigatoriedade da Educação Infantil para crianças de 4 anos


Em face da obrigatoriedade de frequência à pré-escola para todas as crianças que completam quatro anos até o dia 31 de março do ano letivo, conforme o artigo 208 da Constituição Federal e o artigo 4º, I, da LDBEN, a Promotoria Regional da Educação de Porto Alegre reuniu, no último dia 9 de maio, proprietários e diretores de entidades mantenedoras de Escolas que ofertam educação infantil (rede privada).

O evento foi realizado no auditório Mondercil Paulo de Moares com o propósito de reforçar para os presentes que a universalização de acesso à pré-escola constitui-se em direito das crianças e obrigação da família, da sociedade e do Estado.

Também foram discutidos os meios de garantir a permanência da criança na escola, através do controle de frequência e estabelecimento de estratégias pela escola, em conjunto com a rede de proteção, sempre que ocorrer infrequência escolar, seguida ou não de evasão.

Danielle Bolzan Teixeira explica que a Promotoria Regional de Educação de Porto Alegre tem ações permanentes com a Rede de Apoio à Escola em relação a Ficai. “Era necessário que fizéssemos uma ação para discutir a obrigatoriedade de frequência na pré-escola e a necessidade de ter o controle dessa frequência ou da infrequência através da Ficai. A escola precisa estar apta também a fazer ações para que, caso de a criança parar de frequentar, ela retorne. E, se não houver sucesso da escola nesse sentido, o Conselho Tutelar precisa ser comunicado, porque isso está previsto no Eca”, explicou Danielle Bolzan. ...

Mais de 60 moradores já foram notificados por descarte irregular nas ruas de Guaíba


Com a implantação dos ecopontos, as ruas e avenidas de Guaíba começam a ficar mais limpas. No entanto, ainda é possível encontrar descarte irregular. Por esse motivo, a Prefeitura segue realizando notificações. Até então, desde janeiro, foram mais de 60 avisos.

“Por enquanto, ainda são notificações preliminares. Felizmente, a população está entendendo, retirando o lixo das ruas, evitando, assim, que essas notificações se transformem em multa. Com certeza, em breve, teremos uma Guaíba muito mais limpa”, comentou o fiscal Éverton Centurião.

Os ecopontos em atividade no momento estão na Colina (avenida Castelo Branco, 2760), na Zona Sul (avenida Adão Foques, esquina com a rua 4) e na Santa Rita (na Estrada do Conde, esquina com a rua Vitória; e também na Rua 30, junto à Coordenadoria de Obras).

Como funcionam os ecopontos?

Tudo aquilo que não será mais aproveitado, como óleo de cozinha usado, fragmentos de tijolos e de azulejos, cimento, pedaços de madeira, podas de árvores, eletrônicos e móveis velhos (sofás, camas, armários) podem ser levados para os ecopontos. Assim, os moradores colaboram com o trabalho da prefeitura, ajudando a conservar as vias públicas e mantendo-as sempre limpas e bem cuidadas.

O limite de descarte é de 2 metros cúbicos por pessoa, o que equivale ao volume de metade de uma caçamba. Nos locais, não podem ser descartados lixo domiciliar, lixo industrial e animais mortos.

Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone (51) 3480.7075, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, ou pelo e-mail meioambiente@guaiba.rs.gov.br. ...

Operação Torre Negra deflagrou combate contra estelionato, associação ao crime e lavagem de dinheiro


A Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública e Ordem Tributária (Deat), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil, desencadeou na manhã desta quarta-feira (24) a Operação Torre Negra, para desarticular uma organização criminosa estruturada para a prática dos crimes de estelionato, associação ao crime e lavagem de dinheiro.

Com o apoio da polícias civis de São Paulo, Santa Catarina e Goiás, foram cumpridas 15 ordens judiciais de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Gramado, Nova Santa Rita, Florianópolis/SC, Goiânia/GO, São Carlos/SP e São Paulo/SP. As atividades se concentraram nas sedes de empresas, residências dos proprietários e funcionários e demais locais de interesse às investigações.

Segundo o delegado Max Otto Ritter, a investigação apurou a sucessão de negócios jurídicos destinados à venda de imóveis, ainda na planta, mas que tiveram as respectivas obras abandonadas ou sequer saíram do papel. “O esquema criminoso movimentou pelo menos R$ 90 milhões e vitimou aproximadamente 870 pessoas, somente no Rio Grande do Sul”, salientou o delegado.

De acordo com o delegado André Lobo Anicet, a atual etapa da investigação, iniciada no primeiro semestre de 2016, possui como principais investigados os diretores, sócios e avalistas de um grande grupo empresarial e econômico. “Na cidade de Gravataí, o grupo negociou a venda na planta de imóveis em um edifício que nunca teve autorização para incorporação e era anunciado como sendo o mais alto do Brasil”, destacou o delegado.

Foi apreendida farta documentação, incluindo contratos, documentos contábeis e um cheque nominal no valor de R$ 200 milhões, computadores com CPU e mídias diversas. Em uma das residência, também foram apreendidas uma arma de fogo e munições, o que resultou na prisão em flagrante do proprietário do imóvel, por porte irregular de arma de fogo.
...

Pessoas com grandes cinturas têm níveis mais baixos de vitamina D, segundo estudo


Pessoas obesas com excesso de gordura abdominal têm níveis mais baixos de vitamina D

. Gordura hepática está associada a níveis reduzidos de vitamina D em homens obesos

. Não está claro como os níveis de vitamina D e gordura abdominal estão relacionados

. Pesquisas anteriores ligam a vitamina D à artrite, asma e diabetes tipo 1

. Cerca de 26% dos adultos no Reino Unido são obesos, o que aumenta o risco de doença cardíaca

Pessoas obesas que carregam o excesso de gordura em torno de seus diafragmas têm níveis mais baixos de vitamina D, sugere uma nova pesquisa.

A gordura do fígado também está associada a níveis reduzidos do suplemento solar em homens com sobrepeso, mas não em mulheres, descobriu o estudo.

Não está claro se a falta de vitamina D contribui para o armazenamento de gordura abdominal ou se a obesidade reduz os níveis de vitamina.

Pesquisas anteriores sugerem que o suplemento reduz o risco de desenvolver doenças como artrite, asma e diabetes tipo 1, devido aos seus efeitos anti-inflamatórios e de fortalecimento imunológico.

Cerca de 26 por cento dos adultos no Reino Unido são obesos, o que os coloca em risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e morte prematura.

'Indivíduos com cinturas maiores correm risco de deficiência'

O autor principal Dr. Rachida Rafiq, da universidade de VU, Amsterdã, disse: 'A relação forte entre quantidades crescentes de gordura abdominal e níveis mais baixos da vitamina D sugere que os indivíduos com cinturas maiores correm um risco maior de desenvolver a deficiência, e devem considerar ter seus níveis de vitamina D verificados.

"Devido à natureza observacional deste estudo, não podemos tirar uma conclusão sobre a direção ou causa da associação entre obesidade e níveis de vitamina D.

"No entanto, esta forte associação pode apontar para um possível papel da vitamina D no armazenamento e função da gordura abdominal".

Os pesquisadores planejam investigar o papel da vitamina D na obesidade.

Como a pesquisa foi realizada

Os pesquisadores analisaram a gordura abdominal e global em pessoas entre 45 e 65 anos que participaram de um estudo anterior sobre obesidade.

Os níveis de vitamina D dos participantes também foram avaliados.

Os resultados do estudo foram apresentados na conferência anual da Sociedade Europeia de Endocrinologia, em Barcelona. O evento teve início no dia 19 de maio e termina hoje, dia 22.

A vitamina D é uma "solução barata" para drogas cardíacas

Isso ocorre depois que a pesquisa divulgada em janeiro passado sugeriu que a vitamina D é uma "solução barata" para as drogas.

Os cientistas descobriram que o sol suplementa os reparos e evita danos ao coração causados pelo diabetes e pela hipertensão.

A vitamina D estimula a produção de ácido nítrico, que está envolvido na regulação do fluxo sanguíneo e na prevenção da formação de coágulos sanguíneos, de acordo com o primeiro estudo do gênero.

Ele também reduz o "estresse interno" no sistema cardiovascular, o que poderia evitar incidentes relacionados ao coração, acrescenta a pesquisa.

O autor do estudo, Dr. Tadeusz Malinski, da Universidade de Ohio, disse: "Não existem muitos sistemas conhecidos que possam ser usados para restaurar as células cardiovasculares que já estão danificadas, e a vitamina D pode fazê-lo.

'Esta é uma solução muito barata para reparar o sistema cardiovascular. Não precisamos desenvolver um novo medicamento. Nós já temos isso.


Para falar mais sobre o estudo, deficiências da Vitamina D, suas implicações e prevenção: sugiro médicos endocrinologistas da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Além disso, cardiologistas da Socidade Brasileira de Arritimias Cardíacas (SOBRAC) e Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI).

Fonte:

European Congress of Endocrinology - ECE 2018: http://www.ese-hormones.org/events-deadlines/european-congress-of-endocrinology/ece-2018/

Daily Mail Jornal (Jornal do Reino Unido) http://www.dailymail.co.uk/health/article-5752551/People-large-waistlines-lower-levels-vitamin-D-study-finds.html

Vanessa Mastro

Assessoria de Imprensa e Comunicação




...

Gabinete de Gestão Integrada Municipal passa a definir ações de segurança pública para Butiá


Durante a manhã desta terça-feira (22), no Plenário da Câmara de Vereadores de Butiá, foi instalado o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que tem como propósito buscar soluções conjuntas de segurança pública. Este grupo agirá em conjunto nas ações de combate a violência e ampliará o diálogo com os demais poderes, de todas as esferas de governo, bem como a sociedade civil organizada.
O Grupo Gestor do GGIM ficou composto pelos seguintes representantes: prefeito Daniel Almeida, delegado de Polícia, Nedson de Oliveira Ramos, representante da Brigada Militar, Tenente Maurício Cravo, comandante do Exército Brasileiro, Paulo Cesar, presidente do Conselho da Comunidade, Mário Luís Pelz, presidente do Conselho Municipal do Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), professora Silvana Conrado, assim como o representante do Grupo de Apoio a Polícia (GAP), Danilo Menezes, que não pôde estar presente.
Daniel salientou a significativa importância desta iniciativa e destacou a necessidade de ações que combatam os índices alarmantes de violência, que preocupam a comunidade. “Devemos enfrentar o problema com ações pontuais de combate a violência. A partir deste apelo feito pela comunidade escolar, nós elaboramos uma Lei que visa proteger não só os nossos alunos, mas também toda comunidade escolar”, afirmou o prefeito, ao externar a posição do Executivo em relação ao Projeto de Lei enviado à Câmara de Vereadores, que diz respeito à proibição de venda de bebidas alcoólicas em um raio de 100 metros dos portões das escolas de Butiá.
Na sequência, Almeida destacou a necessidade de adotar, com extrema urgência, medidas que modifiquem o cenário atual de insegurança no município. “Precisamos enfrentar este momento de crise e cabe ao gestor ter consciência de que ações precisam ser criadas e executadas. Não podemos mais esperar pelo Estado. Temos que assumir responsabilidades e agir. A união dessas pessoas do GGIM, pessoas preparadas e capazes para esta missão, terá o objetivo de apresentar um novo cenário para cidade de Butiá, de paz e segurança a toda comunidade”, concluiu.
Além dos Representantes do GGIM, foram convidados a fazer parte da mesa como convidados oficiais do Gabinete, a promotora de Justiça, Dra. Isabel da Costa Franco Santos e Dr. Eugênio da Silva Leite, representando a OAB. Ainda estiveram presentes no ato, o vice-prefeito, Cadoda Santos, e o vereador Joel Maraschin.
...

Força-tarefa ambiental vistoria presídios de Arroio dos Ratos e Charqueadas


A força-tarefa que trabalha na regularização ambiental dos presídios gaúchos visitou, nesta terça-feira (22), quatro penitenciárias em Arroio dos Ratos e Charqueadas. A equipe analisou as condições dos sistemas de esgoto das casas prisionais e buscou alternativas para solucionar os problemas no escoamento dos efluentes.

Integram a força-tarefa técnicos da Fepam, da Corsan e da Susepe. Ficou definido que a Corsan vai produzir um relatório com os projetos a serem executados nos locais. Entre as ações previstas estão a instalação de fossas filtros e a limpeza dos sistemas internos de esgotamento sanitário.

Durante a vistoria, também foi confirmada a situação de vazamento de esgoto do presídio de Arroio dos Ratos. Os técnicos da Fepam constataram que efluentes são lançados nas margens da BR 290.

Nos próximos dias, serão feitas novas visitas técnicas em presídios de Charqueadas, Venâncio Aires e Montenegro.

Penitenciárias visitadas:
-Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos
-Penitenciária Estadual de Charqueadas
-Penitenciária Modulada de Charqueadas
-Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas.
...

MP sedia debate sobre enfrentamento da violência e da impunidade


Nesta sexta-feira, 25, o Ministério Público irá sediar o seminário Segurança Pública e Política Criminal: caminhos para enfrentar a violência e a impunidade. O evento, que contará com a participação da procuradora-geral da República e presidente do Conselho Nacional do MP, Raquel Elias Ferreira Dodge, ocorre entre 9h e 18h no Auditório Mondercil Paulo de Moraes (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, nº 80, 3º andar). O evento é aberto à imprensa.

A programação inicia com a manifestação do procurador-geral de Justiça do RS, Fabiano Dallazen. A palestra de abertura, que abordará o acordo de não persecução penal, às 9h, ficará a cargo do promotor de Justiça Militar de São Paulo Renato Brasileiro de Lima. Às 10h30, o promotor de Justiça de São Paulo Marcelo Batlouni Mendroni falará sobre estratégias para reprimir e prevenir a corrupção.

A partir das 14h, o debate será centrado sobre os mitos e realidades envolvendo a segurança pública. O enfoque da palestra do procurador de Justiça do MP de São Paulo Edilson Mougenot Bonfim será “o romantismo político como obstáculo, a realidade como fundamento filosófico: denunciando equívocos, propondo soluções”. O pronunciamento da procuradora-geral da República está previsto para as 16h.
...

Vistoria atrasada em obra do DNIT


Na manhã desta segunda-feira (21) por volta das 10 horas da manhã flagramos uma equipe do DNIT juntamente com o IBAMA vistoriando as obras do viaduto da BR 290 no Parque Eldorado.
Esperamos que a vistoria seja para fazer a contenção adequada do aterro que foi colocado junto ao viaduto e que vem causando diversos alagamentos na Rua do Comércio.

A obra de duplicação que já está parada a muito tempo, por enquanto não serviu para nada de proveitoso nem trouxe benefícios (somente para a construtora que recebeu por isso). Bem pelo contrário, causou diversos alagamentos na principal avenida do distrito, obrigando a prefeitura de Eldorado do Sul a gastar com a troca de toda a tubulação da rede pluvial, já que a erosão causada pelo aterro sem contenção adequada (do viaduto) vinha causando diversos transtornos para a comunidade, como o lodo espalhado em cima do asfalto e o entupimento da rede pluvial sempre que chovia no local.

Aguardamos soluções urgentes.

...

Evento aproxima dermatologistas e portoalegrenses pela prevenção ao melanoma


Preocupada com o número crescente dos casos de câncer de pele do tipo melanoma, conhecido também por sua agressividade e alto risco de mortalidade, promoveu neste domingo (20/05), a "Caminhada do melanoma". O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS (SBD-RS) ocorreu no Parque Moinhos de Vento (Parcão), em Porto Alegre.

- Câncer mais frequente no Brasil, o melanoma corresponde a 30% dos tumores malignos registrados no país e a Região Sul é a que apresenta as maiores taxas de mortalidade pela doença. O nosso objetivo foi nos aproximarmos da população para conscientizá-la sobre os riscos e alertar para o tratamento correto, que inclui cirurgia e, para a doença mais avançada, quimioterapia e terapia-alvo, visto que o diagnóstico precoce tem chances de cura em 90% dos casos - comentou a presidente da SBD-RS, Clarissa Prati.

O evento contou com a participação de aproximadamente cinquenta especialistas, sensibilizando mais de 200 pessoas que passavam pelo Parcão. Desde o ano passado a SBD-RS vem intensificando suas ações em prol da conscientização e prevenção ao câncer. Em setembro, foi realizada uma atividade inédita, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia – RS (SBM-RS) e a Sociedade Brasileira de Urologia – Secção RS (SBU-RS), o "Todos Unidos contra o Câncer".

Fonte: PlayPress ...

Parceria na segurança fortalece atuação das polícias com 133 novas armas


Mais uma parceria entre o governo do Estado e a sociedade resultou no fortalecimento das forças de segurança do Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (21), a empresa Taurus doou 133 armas à Secretaria da Segurança Pública (SSP) para qualificar a atuação da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC) na ofensiva contra a criminalidade. A entrega ocorreu no Palácio Piratini e teve a presença do governador José Ivo Sartori.

Entre os equipamentos, estão as novas armas da linha T Series, especialmente desenvolvida para o mercado militar e policial. O pacote de doação contempla pistolas, submetralhadoras e fuzis modelo T4 calibre 5.56 Nato, cujo projeto é baseado na consagrada plataforma M4/M16, utilizada amplamente pelas forças militares no mundo e, principalmente, pelos países membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), por ser confiável, leve, de fácil emprego e manutenção. O investimento da Taurus é de R$ 685.720 mil.

Sartori celebrou mais esta contribuição da empresa, lembrando de outras parcerias firmadas nos últimos meses em prol da Segurança Pública, como as 46 viaturas e equipamentos do Instituto Cultura Floresta, os 35 veículos adquiridos pela prefeitura da Canoas - 22 delas doadas ao Estado -, as sete viaturas entregues pelo Ministério Público e as cinco motos repassadas pela Federação Gaúcha de Futebol.

"Quando se tem boa vontade e disposição se consegue. O caminho que está sendo trilhado no Rio Grande do Sul vai servir de exemplo para o Brasil. Não somos orgulhosos e aceitamos ajuda", ressaltou o governador.

O chefe do Executivo frisou que, para diminuir a violência e a criminalidade, é preciso "atitude educativa e preventiva", exemplificada em ações tomadas pelo governo. Também citou a construção dos Centros da Juventude, a parceria com o Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) para aprendizagem de egressos da Fase e o Programa de Oportunidades e Direitos (POD), que reduz a violência e combate a evasão escolar. "Só a repressão não vai resolver se não formos educados para a cultura da paz", afirmou Sartori.

União com a comunidade

Para o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, a relevância da doação às forças policiais demonstra a integração do Estado e da sociedade para enfrentar o crime. "Essas 133 armas vão contribuir para que possamos reduzir ainda mais os índices criminais no Rio Grande do Sul. Os resultados já nos mostram que esses números vêm diminuindo substancialmente", destacou.

Conforme o presidente da Taurus, Salesio Nuhs, a doação é uma ação em prol da comunidade gaúcha. "A intenção é viabilizar aos nossos policiais melhores equipamentos para o trabalho no dia a dia. Achamos que esse gesto vai fazer a diferença lá na ponta e o caminho que estamos trilhando hoje apontam para um futuro melhor", avaliou.

Nuhs observou ainda que a Taurus é uma parceira histórica dos gestores públicos. "Mais recentemente essas ações não estavam acontecendo, porque a companhia passou por uma reformulação, mas essa é a primeira de uma série de participações que faremos com a Segurança Pública", finalizou.

Doações

>> Brigada Militar
30 submetralhadoras SMT40
30 fuzis 5.56
30 pistolas 9mm

>> Polícia Civil
11 submetralhadoras SMT40
11 fuzis 5.56
21 pistolas .40

Líder no mercado

A Taurus é uma empresa estratégica de defesa, com 77 anos de história e reputação sólida. Sediada em São Leopoldo, emprega cerca de três mil pessoas no país e exporta para mais de 85 países. A companhia é líder mundial na fabricação de revólveres e uma das maiores produtoras de pistolas do mundo, além de ser a quarta marca mais vendida no exigente mercado norte-americano. ...

RS vai conhecer modelo alemão de mineração de carvão e extração de areia


A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Ana Pellini, fará uma visita técnica à Alemanha entre os dias 20 e 27 de maio. Ela vai coordenar uma comitiva gaúcha ligada ao Meio Ambiente para conhecer os aspectos técnicos e legais do licenciamento e controle da mineração no país europeu. As despesas serão custeadas pelo governo federal.

Na segunda-feira (22), o grupo participará de seminário técnico com os órgãos competentes de licenciamento ambiental na Secretaria de Economia e Energia do Estado de Nordrhein-Wesahlen. Nos dias seguintes, estão previstas visitas a áreas de mineração e recuperação de carvão. Também deve ocorrer agenda em uma usina térmica de geração de energia movida a carvão, que produz 3 mil MW. Nos locais, serão observados aspectos da logística de transporte do produto extraído.

Extração de areia

A comitiva ainda vai estudar questões relativas à extração de areia em leitos de rio na Alemanha, tais como técnicas e regulamentações específicas, formas de controle e licenciamento ambiental da atividade.

Ana Pellini destaca que os conhecimentos são de fundamental importância para o Rio Grande do Sul, que possui as maiores reservas de carvão do país. A interlocução da missão é feita pela Câmara Brasil-Alemanha.

Pela Fepam, acompanham na viagem o chefe do Departamento de Controle, Renato das Chagas e Silva, a chefe da Divisão de Licenciamento de Mineração, Andréa Garcia de Oliveira, e a geóloga da Divisão de Licenciamento de Mineração Ana Paula de Oliveira Dani. Da Sema, vão junto a bióloga da Divisão das Unidades de Conservação Luciana Bandeira Gomes e o geólogo da Divisão de Outorga Augusto Furtado de Souz ...

DNIT/RS promove ações de apoio ao Maio Amarelo


O movimento de sensibilização sobre segurança no trânsito Maio Amarelo – Atenção pela Vida chega a sua 5ª edição com o slogan “#SOMOSTODOSTRÂNSITO”. Este ano, mais um vez a Unidade Local de Pelotas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS) está apoiando a causa e, por meio da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (STE S.A.), organizou uma série de atividades alusivas ao tema. Serão três blitze educativas e informativas com exposição itinerante, além de ações com os trabalhadores do empreendimento.
A programação começa amanhã (22/05) com a blitz em um estabelecimento comercial em Cristal nas proximidades do km 429,4 da rodovia. No local será montada uma exposição que mescla frases de alerta sobre cuidados no trânsito extraídas de redações de alunos do 8º ano da Escola Municipal Sady Hammes de São Lourenço do Sul com as peças publicitárias do movimento deste ano. O objetivo da mostra é destacar que no trânsito os maiores cuidam dos menores e que na rua há espaço para todos. Ainda será distribuído aos participantes material informativo. A atividade será das 10h30 às 15 horas e também acontecerá nos dias 23 e 28 em São Lourenço do Sul e em Camaquã, respectivamente e no mesmo horário.
Para envolver os colaboradores da obra na temática serão realizados diálogos abordando o assunto nos dias 23 e 29. Em todas as ações a ideia é reforçar que os usuários da rodovia precisam estar atentos às obras, aos limites de velocidade e ao uso do cinto de segurança. Confira a programação:
Data Ação Local
22/05 Blitz Estabelecimento comercial às margens da BR-116/RS, km 429,4, Cristal
23/05 Diálogo com
colaboradores Canteiro do Lote 7, São Lourenço do Sul

23/05 Blitz Estabelecimento comercial às margens da BR-116/RS, km 455,3, São Lourenço do Sul
28/05 Blitz Estabelecimento comercial às margens da BR-116/RS, km 397,6, Camaquã
29/05 Diálogo com colaboradores Canteiro do Lote 4, Camaquã
29/05 Diálogo com colaboradores Canteiro do Lote 5, Camaquã

...

Parque Eldorado ganha reforço na segurança com mais brigadianos e viaturas


A segurança pública no Parque Eldorado recebeu um grande reforço. Na tarde desta quarta-feira (16), na Praça Fabrício Correa Borges, foi realizada a apresentação dos 6 novos soldados que serão empregados, a partir desta quinta-feira, 17, no policiamento ostensivo do Distrito, atuando em plantões de 24 horas. Além do aumento do efetivo, também está confirmada a presença de uma nova viatura, modelo Gol, que irá auxiliar no patrulhamento ostensivo do Parque Eldorado.
Com a presença da Tenente Coronel Bianca, da Capitã Márcia, Sargento Ferreira, do Secretário de Transportes, Lodear Carlos Hahn (Dunga), representantes da Polícia Civil de Eldorado do Sul e demais autoridades públicas, os novos brigadianos foram apresentados ao Prefeito em Exercício, Ricardo Alves. O Prefeito, em seu discurso, deu as boas-vindas aos soldados, ressaltando que o reforço da segurança pública no Parque Eldorado era um pedido recorrente dos moradores desta área.

Na busca pela diminuição nos índices de criminalidade, a Prefeitura de Eldorado do Sul vem trabalhando de forma constante por soluções positivas no enfrentamento dos crimes praticados no município. Para isso, o Executivo Municipal não tem medidos esforços a fim de dar o amparo possível para que a Brigada Militar possa ampliar a sua atuação na cidade. Entre as ações realizadas pela Prefeitura está a locação de um espaço no Parque Eldorado que servirá como base de atuação da Brigada Militar, além da compra do veículo Gol, realizado pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Iluminação Pública (SMTTI). ...

Médicos debatem prevenção e cuidados médicos fundamentais para salvar vidas


O recém-nascido, pela natureza humana, tem o corpo frágil. Quando cresce, torna-se ativo e muitas vezes sujeito a uma série de pequenos ou graves acidentes que preocupam pais e médicos. Por essas razões, aulas presentes na programação do XI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria foram relacionadas a emergências e traumatologia.

Na primeira atividade do dia, o médico especializado em neurologia geral e pediátrica, André Bedin, falou sobre trauma crânio-encefálico, ressaltando a importância de o médico transmitir orientações claras e adequadas ao paciente no pós-atendimento.

- Entre os possíveis sintomas estão sonolência; náusea; vômitos; convulsões; alterações pupilares; dificuldades para mover pernas, braços e cabeça; confusão mental; tonturas e variações no pulso ou respiração. Caso algum desses sinais seja observado, o paciente deve retornar para atendimento - disse.

O tema da ortopedia pediátrica esteve presente no Espaço do Especialista, com o debate dos médicos Samuel Conrad e Sílvio Coelho.

A programação trouxe ainda temas relacionados com as diversas sub-especialidades da pediatria. “Meu filho não cresce” foi alvo de debate com prós e contras do uso de hormônio de crescimento (GH) nas crianças com baixa estatura sendo analisados por Leila Cristina Pedroso de Paula e Marcia Puñales.

O manejo ambulatorial do paciente complexo foi trazido pelo médico João Ronaldo Mafalda Krauzer. O choque séptico, que ocorre quando um agente infeccioso, como bactérias, vírus ou fungo, entra na corrente sanguínea de uma pessoa, foi a pauta do painel com os palestrantes Jefferson Pedro Piva e Pedro Celiny Ramos Garcia.

Atualização no atendimento em sala de parto, teve como palestrantes Marcelo Pavese Porto e Silvio Baptista. O bate-papo tratou de mudanças que estabeleceram novas diretrizes para o atendimento em sala de parto do recém-nascido. A partir disso, foi feito o convite aos profissionais para que aprofundem o conhecimento no Curso Suporte Avançado de Vida em Pediatria - PALS (Pediatric Advanced Life Support). O objetivo é capacitar médicos e profissionais da enfermagem para o atendimento de crianças vítimas de trauma ou de situações agudas. As atividades ocorrem a partir de 26 de maio. O calendário completo pode ser conferido no site sprs.com.br.

Durante a tarde, a programação contou com dicas práticas sobre febre sem sinais localizatórios, apresentada por Denise Leite Chaves e João Carlos Batista Santana. No encerramento, os médicos Cristina Targa Ferreira e Matias Epifanio debateram os prós e contras do uso de probióticos.

O presidente do XI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, Sérgio Amantéa, ressaltou mudanças que foram feitas no formato do evento e que tiveram repercussão positiva entre os participantes.

- É o maior evento de pediatria do estado. Sempre acompanhando o funcionamento do congresso, decidimos trazer conceitos diferentes. Primeiro foi a grade de inserções teóricas reduzida. Em contra- partida, fizemos questão que em todas as atividades colocassem tempo protegido para a discussão. Se a pessoa se dispôs a tirar um tempo de atividade profissional para participar do congresso achamos que seria injusto não ter a oportunidade de propiciar essa troca de ideias – disse.

Outras atrações do evento que iniciou na quinta-feira (17/05) foram palestras especiais, ministradas não só por pediatras e que encantaram o público. No primeiro dia do evento, Ricardo Cappra (cientista de dados, considerado um dos 10 brasileiros mais influentes do mundo, falou sobre o cenário de inovações no manejo da informação com desfechos relacionados à saúde. A médica e aventureira, Karina Oliani, contou sua experiência incrível de escalada no topo do mundo, o Everest. ...

Trabalhadores da duplicação da BR-116/RS são sensibilizados contra o uso do tabaco


Conforme estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), devem ser registrados somente este ano no Brasil 31.270 novos casos de câncer de pulmão e outras 7.670 pessoas devem ser acometidas pela doença na laringe. O consumo de produtos derivados do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo e narguilé) é a principal causa da enfermidade nestas áreas. Com o objetivo de alertar os trabalhadores da duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas, e em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, a Unidade Local de Pelotas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS), por meio da Gestão Ambiental do empreendimento (STE S.A.), promoveu atividade sobre o tema nas frentes de obras.

A ação, realizada no último dia 16, sensibilizou 75 colaboradores por meio do diálogo e distribuição de material informativo do Ministério da Saúde. A equipe alertou sobre os riscos ao consumirem tabaco, enfocando a incidência dos cânceres de pulmão e garganta e, que fumar ainda pode causar impotência sexual.

A data - Celebrado há 30 anos o Dia Mundial sem Tabaco foi criado pelos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data visa alertar para a epidemia do tabaco e para as mortes que o uso da substância causa. Segundo o Inca, 12,6% de todas as mortes no país podem ser associadas ao tabagismo e que mais de 156 mil mortes poderiam ser evitadas a cada ano. Mais informações sobre o assunto podem ser consultadas no link: www.inca.gov.br/diamundialsemtabaco.



...

DNIT/RS realiza serviços de manutenção nas BRs 386 e 290, de segunda (21/05) a sexta (25/05)


A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul (DNIT/RS) - por meio da Unidade Local de São Leopoldo – informa a realização serviços de manutenção nas BRs 386 e 290. Os locais contam com sinalização, visando a segurança dos usuários. Os trabalhos serão executados de segunda (21/05) a sexta (25/05), das 07:00hs as 17:00hs. Em caso de chuva as atividades poderão ser suspensas. Confira a programação dos trechos com serviços a seguir:


BR-386/RS


- km 392 ao km 435 (Triunfo a Nova Santa Rita) – Roçada; capina; podas de árvores; limpeza de sarjeta e meio fio; pintura de meio fio, pintura de guarda corpo de ponte e pintura de new jersey em ambos os sentidos.

- km 427 ao km 433 e do km 415 ao km 425 (Montenegro a Nova Santa Rita) – Fresagem e recomposição do asfalto, no sentido interior - capital.



BR-290/RS

-km 112 ao km 317 (Eldorado do Sul a Caçapava do Sul) - Operação tapa buraco em ambos os sentidos, capital-interior / interior-capital.


- km 181 ao km 245 (Butiá a Cachoeira do Sul) - Capina; limpeza de sarjeta e meio fio; pintura de meio fio e pintura de guarda corpo de ponte em ambos os sentidos.

- km 245 ao km 270 (De Cachoeira do Sul em sentido a Caçapava do Sul) - Roçada nas laterais e canteiros centrais em ambos os sentidos.

- km 317 ao km 300 (Cachoeira do Sul - acesso a BR-153 para Bagé) - Micro-revestimento asfáltico, em ambos os sentidos.


- km 243 Ponte sobre o Rio das Palmas (Cachoeira do Sul) - Bloqueio em meia pista para realização de manutenção. O local está sinalizado 24h para a segurança e orientação dos usuários.

...

Prefeito Daniel Almeida convoca reunião para tratar sobre transporte escolar


A pauta sobre o transporte escolar foi amplamente debatida na manhã desta quinta-feira (17), durante reunião no gabinete do prefeito de Butiá, Daniel Almeida, com o objetivo de buscar soluções imediatas para sanar o problema que está afetando, principalmente, os alunos da Rede Municipal de Educação Infantil.

O prefeito ressaltou que reconhece os diversos problemas na prestação do serviço, mas que não irá deixar os estudantes e famílias esperando sem nenhum tipo de resposta. “Nós não podemos ficar sem transporte e não vamos deixar que os alunos sejam prejudicados. Por isso, convoquei essa reunião para mais uma vez, com o diálogo e o conhecimento de quem vivencia todos os dias o andamento do trabalho, buscarmos soluções”, afirmou Daniel.

A equipe de mecânicos que atua na oficina da Prefeitura Municipal, explicou que um dos ônibus que apresentou falhas mecânicas, e garantiu que o veículo está passando pelos últimos ajustes, com a colocação de novas válvulas. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) trabalha para viabilizar que alguns roteiros sejam realizados por ônibus de empresas terceirizadas.
Ainda dentro do tema, na tarde da quarta-feira (16), o prefeito Daniel se reuniu com a consultora do Governo Federal, Palmira Tolotti, para auxiliar o município na compra de dois ônibus novos para o transporte escolar, através do Plano de Ações Articuladas (PAR), dentro do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O encontro contou com a participação de diretoras de escolas de educação infantil e com os responsáveis pela manutenção e pela organização do transporte escolar.
...

Obras da Corsan vão provocar desvios na rua São Paulo, no Parque 35


A partir desta segunda-feira (21), haverá bloqueio parcial na rua São Paulo, localizada no bairro Parque 35, para obras da Corsan. O trecho compreende da altura da rua Minas Gerais até a rua João de Araújo Lessa. Após o dia 25, a interrupção passa a ser total e se estende até domingo (27). Confira as mudanças:

Do dia 21 a 25 (segunda a sexta):

- Sentido Centro-Bairro: desvio para os ônibus pela rua Santa Catarina.
- Sentido Bairro-Centro: segue com fluxo normal pela rua São Paulo.

Entre os dias 26 e 27 (sábado e domingo)

- Sentido Centro-Bairro: desvio para os ônibus pela rua Santa Catarina.
- Sentido Bairro-Centro: desvio para os ônibus pela rua 20 de Setembro.


--- ...

Free Way terá Comando de Saúde para caminhoneiros e campanha de conscientização


A Polícia Rodoviária Federal e a Triunfo Concepa realizam nesta sexta-feira (18) o Comando de Saúde nas Rodovias, ação voltada a caminhoneiros de transporte de carga. A atividade ocorrerá das 8h às 12h, no km 19 da Free Way, em Santo Antônio da Patrulha, sentido Porto Alegre – pouco antes da praça de pedágio. O objetivo do comando será oferecer aos motoristas gratuitamente uma oportunidade de realizarem uma revisão da saúde: serão verificadas a pressão arterial, gordura corporal, o nível de açúcar e de oxigênio no sangue, a frequência cardíaca e respiratória, força manual, audição e visão, além de medições de altura, peso, circunferência abdominal e cervical. Também serão distribuídos preservativos, a fim de conscientizar sobre a prevenção a doenças sexualmente transmissíveis.



Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Durante a ação, será entregue material educativo sobre como evitar e denunciar casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Nesse dia, em 1973, uma menina morreu em Vitória, no Espírito Santo, após ser vítima de violência sexual. A lei 9.970/2000, que instituiu essa data como a de combate aos crimes de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, também homenageia esta vítima. A Triunfo Concepa é signatária do Programa Na Mão Certa, que combate a exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias.



De acordo com levantamento divulgado nesta semana pela Polícia Rodoviária Federal e pela instituição Childhood Brasil, responsável pelo Programa Na Mão Certa, o Rio Grande do Sul figura como o sexto Estado com mais pontos sensíveis à exploração sexual de crianças e adolescentes. Apesar disto, não há nenhum registro de casos deste tipo às margens das rodovias federais do Rio Grande do Sul nos últimos cinco anos.



A PRF e a concessionária trabalham rotineiramente esta temática em campanhas, por acreditarem que os caminhoneiros podem ser agentes de mudança ao alertarem as autoridades sobre situações criminosas. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100 ou pelo 191, número de emergência da PRF. ...

Ofensiva da BM busca reduzir crimes e roubo de carros na capital e região


A Brigada Militar lançou, nesta quinta-feira (17), uma nova ofensiva para combater a criminalidade e o roubo de veículos em Porto Alegre e Região Metropolitana. A operação Avante Cavalo de Aço reúne 150 policiais e conta com o apoio de centenas de motocicletas para efetuar ações de prevenção à violência e repressão qualificada em pontos da capital, Eldorado e Canoas.

A força-tarefa utiliza viaturas de duas rodas por serem uma importante ferramenta de agilidade durante o patrulhamento. Os locais de atuação foram definidos após análise criteriosa dos indicadores criminais de cada área.

Das 150 motos, 90 são do lote adquirido pelo governo do Estado e entregue à corporação nesta semana. O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, destacou a importância do reaparelhamento para fortalecer o combate ao crime. "O medo tem que mudar de lado. Quem tem que ter medo não é o cidadão de bem, e sim, aquele que resolveu entrar no mundo do crime", afirmou.

Conforme o comandante-geral da BM, Mario Yukio Ikeda, o emprego das motocicletas ocorrerá em várias modalidades. "Elas poderão estar em barreiras, circulando em pontos estratégicos ou paradas, atuando em toda a capital e região metropolitana. Os locais escolhidos são os que mais impactam no roubo de veículos no estado. A Região Metropolitana, por exemplo, é responsável pela grande maioria dos roubos e furtos de veículo, além de roubos em geral", alertou. ...

Operação Luz na Infância 2 combate crimes de exploração sexual infanto-juvenil


A Polícia Civil (PC), por meio dos departamentos Estadual da Criança e do Adolescente e de Investigações Criminais, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deflagrou, no início da manhã desta quinta-feira (17), uma ação integrada denominada Operação Luz na Infância 2, com o objetivo de apurar crimes de exploração sexual contra crianças. Foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão em 23 cidades do Rio Grande do Sul. Aproximadamente 200 policiais civis participaram da operação.

Além de 21 pessoas presas, também foi identificada uma criança com material com conteúdo de exploração sexual infanto-juvenil. Foram oito prisões em Porto Alegre, duas em Santa Maria, duas em Cachoeirinha e duas em Novo Hamburgo, além de detenções também em Alvorada, Pelotas, Panambi, Taquara, Canoas, Sapucaia, São Leopoldo e Viamão.

Foram apreendidos diversos computadores, notebooks, HDs externos, pen drives e outros dispositivos de armazenamento que continham material referente a crimes de abuso e exploração sexual infanto-juvenil, além de armas, munições e drogas.

Os alvos da Operação Luz na Infância 2 foram identificados a partir de levantamento de informações pela Senasp e pela Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil. Com base em informações e evidências coletadas em ambientes virtuais, a Polícia Civil, por meio da Delegacia para a Criança e Adolescente Vítima (DPCAV/Deca), instaurou inquéritos policiais e representou buscas e apreensões junto ao Poder Judiciário, visando a apreender computadores e dispositivos que poderiam armazenar conteúdos de pedofilia, e, a partir da constatação do crime, indiciar e prender os criminosos.

As investigações vinham sendo feitas há seis meses e são resultado do aprimoramento do trabalho de inteligência de segurança pública e atuação em modelo de força-tarefa, que reúnem em um mesmo ambiente de trabalho policiais com expertise e capacitação na repressão aos crimes virtuais e de pedofilia, um cenário ideal para coletar e preservar evidências criminosas, garantindo identificação e posterior condenação dos criminosos pela Justiça.

O presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC), delegado Emerson Wendt, destacou que essa foi a maior "operação de investigação de pedofilia e combate aos crimes contra dignidade sexual de crianças e adolescentes no Brasil, especialmente porque usa a tecnologia e integração de informações".

A pedofilia é classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença de transtorno da preferência sexual. Pedófilos normalmente são pessoas adultas que têm preferência sexual por crianças pré-púberes ou no início da puberdade. O complexo ambiente da internet e a ausência de fronteiras no mundo virtual são elementos que propiciam terreno fértil à atuação de criminosos.

A operação foi intitulada Luz na Infância por serem bárbaros e nefastos os crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. “Luz na Infância significa propiciar às crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência sexual o resgate da dignidade, bem como, tirar criminosos da escuridão, para que sejam julgados à luz da Justiça”, disse a diretora do Deca, delegada Adriana Regina da Costa. ...

Nota técnica do MPT pede rejeição a projeto que fragiliza lei dos agrotóxicos


O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou nesta terça-feira (15) nota técnica, assinada pelo procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, manifestando-se pela rejeição do PL 6.299/2002, que altera a Lei dos Agrotóxicos (7.802/89). O parecer da proposta, assinado pelo deputado Luiz Nishimori (PR/PR), está previsto para ser votado nesta terça-feira (15) na Comissão Especial sobre Defensivos Agrícolas da Câmara dos Deputados. O projeto é do ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP/MT).

Se aprovado o projeto, o termo "agrotóxico" será substituído pela expressão "produto fitossanitário". Além disso, o PL prevê, dentre outros pontos, que os agrotóxicos possam ser liberados pelo Ministério da Agricultura mesmo se órgãos reguladores, como Ibama e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não tiverem concluído suas análises.

A nota informa que a proposta afronta tratados internacionais sobre direitos humanos ratificados pelo Brasil, em especial as Convenções nº 155 e nº 170 da OIT, que dispõem, respectivamente, sobre a prevenção dois riscos, acidentes e danos à saúde que sejam consequência do trabalho e riscos ocasionados pela exposição a pesticidas. Também afronta orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, o projeto está na contramão de decisões recentes do Superior Tribunal Federal (STF), que reconhecem a similaridade da discussão jurídica sobre as medidas protetivas (princípios da prevenção e da precaução) necessárias em face dos agrotóxicos e aquela travada por ocasião da análise das restrições à utilização do amianto. "A Corte Suprema vem reconhecendo a garantia constitucional do afastamento de perigo à saúde e de risco ao meio ambiente, configurando medida de prevenção para segurança das gerações futuras, com efetiva proteção e respeito à saúde e à integridade física", destaca a nota técnica.

De acordo com o MPT, os agrotóxicos têm ampla disseminação em áreas rurais e urbanas e suas consequências atingem grupos populacionais de forma imprevisível e inevitável, seja através da aplicação direta nesses locais ou da contaminação de água, chuva e alimentos que chegam a locais muito distantes. Os grupos populacionais mais atingidos são os trabalhadores e trabalhadoras envolvidos na cadeia produtiva, tanto dos produtos destinados à alimentação quanto dos destinados ao controle de vetores urbanos.

"O volume aplicado na agricultura brasileira chega perto de 900 mil toneladas anuais (2015), dado que indica o elevado grau de exposição da população brasileira, sob diversas formas. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde aponta que entre 2008 e 2017 foram registrados cerca de 16 mil casos associados à exposição de trabalhadores5. Observa-se que essas notificações, na sua quase totalidade, estão associadas a intoxicações agudas, não contabilizando as doenças crônicas, cientificamente associadas ao uso dos biocidas, e que têm maior impacto social e para a vida pessoal e familiar das vítimas, além dos altos custos para a saúde pública", diz a nota.

Para o MPT, esse cenário, por si só, já aponta uma situação ainda mais preocupante, considerando que a maior parte dos casos se encontra subnotificada. A subnotificação pode ser explicada por diversas razões, tais como: a dificuldade de diagnóstico das intoxicações, em especial as crônicas que possuem períodos de latência que podem chagar a décadas; o uso frequente de agrotóxicos distintos, ou combinados, que podem desencadear efeitos bastante diversos aos previstos no momento do registro e na bula; e a falta de informação sobre a toxicidade do produto, tanto nos serviços de saúde como para os trabalhadores e trabalhadoras, mesmo com a sinalização existente no rótulo (símbolo da caveira).

Na nota, o MPT contesta a afirmação de que a Lei 7.802 de 1989 seria "obsoleta", conforme apontou o parecer do deputado. Conclui afirmando que estudos indicam o contrário, "A legislação brasileira atual mostra-se alinhada, em muitos dispositivos, a legislações internacionais em relação a aspectos fundamentais à proteção da saúde humana e que a sua eventual atualização deveria se dar no sentido aproximá-la das legislações internacionais modernas no que concerne à definição de restrições à utilização de produtos mais tóxicos, que já não são autorizados em outros países. A desconsideração dessa premissa expõe a população brasileira aos riscos da contaminação e também pode levar a sanções comerciais e a restrições de venda dos nossos produtos agrícolas no mercado internacional, por conta da presença de resíduos de agrotóxicos".


Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Trabalho ...

Seminário propõe reflexão sobre Educação Infantil e Ensino Fundamental


A Secretaria da Educação (Seduc) abriu, nesta quarta-feira (16), o Seminário das Escolas Estaduais de Curso Normal do Rio Grande do Sul. O encontro, no auditório da Caixa Econômica Federal (Rua Sete de Setembro, centro da capital), propõe até quinta (17) uma reflexão sobre as perspectivas da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, diante da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atualmente, o Estado tem 100 escolas que oferecem a modalidade para cerca de 11 mil alunos.

A secretária-adjunta da Educação, Iara Wortmann, afirmou que o Curso Normal exerce um papel fundamental na formação dos novos educadores. "A educação se faz no cotidiano das escolas. Nada é mais simbólico do que a relação entre aluno e professor na sala de aula. Eu quero dizer que eu também sou uma 'normalista', no sentido pedagógico, e acredito no Curso Normal", destacou.

Conforme a representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Joice Gassen, a entidade é parceira para buscar melhorar a educação. "Sempre dizemos que é no município que as coisas acontecem. Este é um momento de grande reflexão e nós, da Undime, somos parceiros para trabalharmos em conjunto", ressaltou.

Segundo a conselheira Neuza Terezinha Machado Salaberry, do Conselho Estadual de Educação, o seminário é uma oportunidade de incentivar os jovens professores a realizarem o Curso Normal. "Tudo começa lá na base, com os pequenos. Por isso, esta formação é tão importante", avaliou.

A abertura do evento ainda contou com a presença do superintendente executivo da Caixa Econômica Federal, André Luiz Viana Noronha, da coordenadora do Ensino Médio da Seduc e responsável pelo andamento dos trabalhos do seminário, Adriana Schneider, e do coral Carlos Bina, de Gravataí, que entoou canções populares ao final do encontro. ...

Operação Raptor combate o aliciamento de motoristas de carga


Com o objetivo de combater o crime de furto de carga mediante o aliciamento de motoristas, a Polícia Civil (PC) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (16), a Operação Raptor. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Porto Alegre. Durante as buscas, três pessoas foram presas em flagrante por posse irregular de arma de fogo e munição.

Segundo o diretor de Investigações do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), delegado Sander Cajal, as investigações começaram após dois supostos roubos de carga, em agosto e setembro do ano passado. “Diante dos relatos feitos e indícios colhidos, desconfiou-se que se tratavam, na verdade, de furto, cometido por meio de aliciamento de motorista para a entrega da carga e falso relato à Polícia Judiciária”, explicou o delegado.

Para o delegado Alexandre Fleck, da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC/Deic), alguns criminosos optam por esse tipo de crime, por envolver riscos menores que o roubo e por ter punição menos severa no Código Penal.

Nas diligências desta manhã, foram apreendidos uma espingarda calibre .20, sete munições calibre .20, seis munições calibre .28, duas munições calibre .380, sete aparelhos de telefone celular, nove pacotes de cigarros de origem estrangeira, 40 pacotes de papel de seda para cigarro de origem estrangeira e 13 garrafas térmicas com suspeita de origem ilícita. ...

Fórum do Álcool trata sobre os riscos que os energéticos podem trazer aos adolescentes


A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Denise Villela, acompanhada da promotora da Infância e da Juventude Inglacir Delavedova, coordenou, nesta segunda-feira, 14, mais uma edição do Fórum Permanente de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes, que tratou do uso de energéticos por adolescentes.

Também participaram da reunião, o corregedor-geral do Ministério Público, Ivan Saraiva Melgaré, e a promotora-corregedora Ana Adelaide Brasil Sá Caye.

Na primeira palestra, o médico psiquiatra da Infância e da Adolescência do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Thiago Gatti Pianca, falou sobre os efeitos dos energéticos na adolescência. No segundo momento, o presidente do Instituto Cuidar Jovem, Marcus Daudt, fez uma explanação sobre os energéticos na rotina dos jovens e adolescentes. Ambos apresentaram dados que mostram o risco do consumo e a preocupação com a associação entre enérgico e bebidas alcoólicas, presentes, cada vez mais, no cotidiano dos adolescentes.

Em seguida, o espaço foi aberto para perguntas, considerações dos presentes e troca de sugestões sobre as formas possíveis para abordar o tema. Um Grupo de Trabalho para tratar amplamente do assunto deve ser formado nos próximos dias.

“A questão do consumo de energéticos por crianças e adolescentes está crescendo assustadoramente, inclusive com uso conjunto com bebida alcoólica. Precisamos debater esse tema de forma intersetorial para podermos proteger nossa infância e juventude”, explica Denise Vilela.

Estavam presentes no encontro a psicóloga do Ministério Público, Ana Paula Lourenço; representantes de escolas públicas e privadas; da Secretaria Municipal de Educação; do Conselho Tutelar; da Associação Gaúcha de Terapia Familiar; do Detran; da Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul; da Faculdade de Farmácia da UFRGS; da Prefeitura de Porto Alegre; da Brigada Militar; da Polícia Civil (Deca); da Comissão Interna de Prevenção à Acidentes e Violência Escolar; da Coordenadoria Regional de Educação; da Secretaria de Estado de Educação; do Sinepe/RS; do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Alvorada; da Sociedade de Pediatria do RS; do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente; do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas; da SEMP RS; da OAB; além de pais de alunos e equipe de proteção do HCPA. ...

Domingo no CTG acontece neste dia 20, em Guaíba


As entidades tradicionalistas de Guaíba promovem, neste domingo (20), o Domingo no CTG. O evento, que terá entrada franca, será realizado no parque de rodeios do CTG Gomes Jardim, a partir das 8h30. O público vai poder assistir, em tempo real, diversas atividades ligadas às tradições gaúchas, como doma racional e oficinas de danças tradicionais. Haverá distribuição gratuita de água quente e erva-mate para o chimarrão. O almoço campeiro, ao meio-dia, terá preço promocional.

O projeto tem por objetivo divulgar e difundir nossas tradições para toda a sociedade. O público-alvo não é apenas aquele que frequenta centros de tradições, mas especialmente, quem não conhece a nossa cultura.

“Nossa proposta é realizar, nesse parque, uma amostra de tudo o que envolve nossas tradições, em um único dia e em tempo real. Vamos montar espaços temáticos, alguns dos quais voltados para as novas gerações”, explica o patrão do CTG Gomes Jardim, Sandro Quadrado.

O projeto é uma promoção da Associação das Entidades Tradicionalistas de Guaíba, com apoio da Prefeitura.

Programação

7h: Início da preparação do churrasco preparado pela equipe Comparsa Cabeça de Toro.
8h30: Abertura dos portões e começo das atividades da Escola do Chimarrão
8h45: Provas de laço e abertura da Escola do Chimarrão.
9h: Oficina de vaca parada, com Cristiano Quevedo
9h: Oficinas de cordas, encilhas, cutelaria, esportes campeiros, brinquedos e brincadeiras infantis, chula (com Fernando Espíndola), danças tradicionais, indumentária e penteado para prendas (o dia todo)
9h30: Doma racional, com o “Encantador de cavalos” Valdecir Nascimento
10h: Contação de histórias, com Thomas Machado
11h: Abertura oficial na cancha de laço, com a chegada da Chama Crioula e César Oliveira & Rogério Melo, Jari Terres, Cristiano Quevedo e Thomas Machado cantando o Hino Riograndense.
11h15: Gineteadas
11h30: Degustação do churrasco preparado pela equipe Comparsa Cabeça de Toro.
12h: Almoço aberto ao público, com churrasco a R$ 15,00, no galpão.
13h30: Doma Racional, com o “Encantador de cavalos” Valdecir Nascimento
14h: Contação de histórias: Lessinha e seus amigos – vida e obra de Barbosa Lessa, com Catullo Fernandes.
14h: Palestra sobre tropeirismo no espaço “Pousada dos Carreteiros”.
15h: Contação de histórias: Os Fagundinhos, com Neto e Ernesto Fagundes
16h: Início das atividades no galpão
- Gravação da “Batalha dos Pampas” – RBS TV
- Desafio de trova com Tetê Carvalho e Capitão Faustino
- Danças tradicionais
17h: Show/baile com César Oliveira & Rogério Melo, Cristiano Quevedo, Jari Terres, Guri de Uruguaiana, Fernando Espíndola, Neto e Ernesto Fagundes e grupo Herança Serrana ...

Prefeitura de Eldorado do Sul lança plataforma gratuita de serviço digital: o aplicativo CidadeMOB.


A proposta é aproximar a Prefeitura da população de forma prática e simples.

A Prefeitura de Eldorado do Sul, através da sua Secretaria da Fazenda, acabam de lançar para uso da comunidade uma nova plataforma gratuita de serviço digital: o aplicativo CidadeMOB.


Mas como usar esse aplicativo?
O acesso a esta nova ferramenta será realizado por um celular smartphone por meio das lojas de aplicativos Google Play e App Store.

A população poderá acompanhar a abertura de protocolos de atendimento, acessar a ouvidoria pública, consultas de débitos e matrículas imobiliárias, participar de enquetes sobre assuntos pertinentes, consultar a lista de estabelecimentos e prestadores de serviços entre outros serviços.

Os empresários também poderão consultar sua situação cadastral, débitos e emitir guias. Já os fornecedores de serviços da Prefeitura, conseguirão acompanhar os processos de empenho. Os servidores públicos terão acesso a sua folha de pagamento, férias e contracheques. ...

Prefeito de Butiá envia à Câmara de Vereadores lei que proíbe venda de bebidas alcoólicas nas proximidades das escolas da cidade


Representantes da Prefeitura de Butiá e Câmara de Vereadores da cidade, reuniram-se nesta segunda-feira (14), para debater sobre uma lei, de autoria do prefeito Daniel Almeida, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas há menos de 100 metros dos portões das escolas no período compreendido de segunda-feira a sexta-feira. Antes de chegar no Poder Legislativo, o projeto foi debatido com especialistas em segurança, além de representantes da Brigada Militar e Polícia Civil.

A medida foi tomada após o grave episódio registrado próximo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Roberto Cardoso, quando foi registrado um atentado a tiros em um bar, pondo em risco alunos, professores e comunidade.

O Prefeito reforçou que o consumo de bebida alcoólica tem se apresentado, comprovadamente, como fator gerador de violência. “A venda de bebida nas proximidades das escolas tem sido ponto de concentração de pessoas alheias à comunidade escolar, gerando insegurança aos alunos e familiares”, destacou.

Daniel externou, ainda, sua insatisfação com o cenário atual, declarando que ações devem ser adotadas emergencialmente para coibir a violência: “A ação proposta é de efeito imediato, todavia continuamos trabalhando para adoção de outras ações, como a instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos, que nos levarão a práticas de políticas de paz, trazendo tranquilidade à comunidade butiaense”, concluiu o prefeito.
...

Aplicação da vacina da gripe no Asilo Padre Cacique encerra segunda-feira


Todos os moradores e colaboradores do Asilo Padre Cacique estarão imunizados contra a gripe. A aplicação das vacinas foi dividida em três dias para atender a todos que convivem na entidade. O diretor-geral da entidade, Milton Costa da Silva ficou satisfeito com o resultado em que a totalidade dos idosos aceitaram e foram vacinados. No seu quarto ano de Gestão a meta de 100% foi novamente atingida.

- Foi tudo muito tranquilo. Organizamos da melhor forma para atender a demanda e todos estarão protegidos contra a doença. Além disso, podemos garantir que os idosos tenham uma melhor expectativa de vida para enfrentar este período – comentou a enfermeira do Asilo, Luciana Silveira.

Disposta a se proteger da gripe, a moradora Maria Alvorina Machado dos Santos contou, enquanto recebia a vacina, que todos os anos ela garante a sua dose.

A atenção dedicada aos idosos na aplicação da vacina deve-se, principalmente, porque nessa fase da vida eles estão suscetíveis a ter uma resposta menor do seu sistema imunológico, facilitando a ocorrência de infecções e demais complicações de saúde.

Fonte: PlayPress ...

Coordenadoria de Esporte e Lazer entrega doações ao Hospital de Butiá


O Hospital de Butiá recebeu, na tarde desta sexta-feira (11), a doação de seis caixas de leites, totalizando 72 litros. O ato é resultado da iniciativa da Prefeitura de Butiá, por meio da Coordenadoria de Esporte e Lazer (Cel), que em abril, durante a realização da Copa de Futebol Feminino, propôs que de forma simbólica, as equipes doassem os mantimentos.

De acordo com Diego Silva, coordenador de Esporte e Lazer do município, a ideia também foi apresentada em outros eventos, como o show das equipes da Gincana Municipal, em outubro de 2017. “Quero agradecer a comunidade butiaense, que sempre é muito solidária e apoia ações deste tipo”, afirmou Diego.

...

Caminhada para conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de pele


Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele melanoma, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS) promove a “Caminhada do melanoma” no domingo (20/05). O evento acontece no Parque Moinhos de Vento, o Parcão, em Porto Alegre (RS), das 8h30min às 12h.

- temos o objetivo de esclarecer como os pacientes podem reagir nas diversas fases da doença. Além disso, queremos falar sobre o impacto das novas tecnologias para o diagnóstico precoce e o tratamento do melanoma no estado, e estimular a prevenção, melhorar os índices de diagnóstico precoce e encaminhar o tratamento do melanoma – informa a presidente da SBD-RS, Clarissa Prati.

Além do público geral, o evento é destinado para profissionais que trabalham com o melanoma, como dermatologistas, oncologistas, cirurgiões oncológicos e gestores de hospitais e clínicas.

O evento contará com momentos de conversa e informações sobre a doença. Uma das atividades, voltada aos profissionais da saúde e também ao público geral, é uma atualização em prevenção e diagnóstico precoce, com os dermatologistas diretores da SBD-RS. O tratamento do melanoma ficará a cargo de cirurgião dermatológico e oncologistas. A caminhada inicia às 10h, com concentração no pórtico montado no local. A “Caminhada do melanoma” é gratuita e não exige inscrição prévia.

Fonte: PlayPress ...

CAPS completa cinco anos de atividade em Butiá


O Centro de Atendimento de Psicossocial - Novo Dia (CAPS), de Butiá, completa cinco anos de atividades neste mês de maio. As comemorações alusivas ao aniversário tiveram início nesta segunda-feira (14) e se encerram na sexta-feira (18). Cerca de 400 pacientes são atendidos pelo serviço ofertado pela Prefeitura Municipal. O centro é integrado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e atua em parceria com a rede de ensino e assistência social.
Durante a semana, enquanto frequentam o local, os pacientes contam com diversas oficinas. Entre as atividades propostas estão as oficinas de fotografia, arteterapia, brinquedoteca, esportes e música. O CAPS também oferece grupos com foco nos adolescentes e mulheres.
O prefeito Daniel Almeida visitou o local nesta manhã o local e aproveitou para conferir a exposição de artes dos pacientes das oficinas terapêuticas. Na oportunidade, o prefeito também dialogou com a assistente social e coordenadora do Centro, Cristina Lichman, e psicóloga Priscila. “Acompanho todo o desenvolvimento do CAPS desde os primeiros passos. Hoje, podemos ver o quanto é importante e necessita ser valorizado”, ressaltou Daniel.
De acordo com a psicóloga Priscila Lima, o trabalho desenvolvido é muito importante para a comunidade e gratificante aos profissionais quem fazem parte da equipe. “Nós presenciamos a evolução deles a cada dia que passa e isso é muito gratificante”, afirmou ao falar do resultado que as ações desenvolvidas proporcionam.
Programação de Aniversário:
14/05 - Segunda-feira: Abertura oficial, início da exposição de artes dos pacientes das oficinas terapêuticas do CAPS.
15/05 – Terça-feira: Cinema, Filme sobre saúde mental.
Horário: 14h
Local: Espaço Cultural (aos pacientes)
16/05 – Quarta-feira: Piquenique com os pacientes.
Horário: 14h
Local: Praça Santa Terezinha
16/05 – Quarta-feira: Piquenique com os pacientes.
Horário: 14h
Local: Praça Santa Terezinha (aos pacientes)
17/05 - Quinta-feira: Oficina de música, depoimento dos pacientes.
Horário: 14h
Local: CAPS – Rua Dr. Carlos Corrêa Rodrigues (aberto à comunidade)
18/05 – Sexta-feira: Passeio na ASVIC com almoço aos pacientes do CAPS.
Horário: 8h30
Local: saída em frente CAPS (aos pacientes)

...

Educação faz primeira avaliação de alunos do Ensino Médio em tempo integral


A Secretaria da Educação (Seduc) apresenta, nesta terça-feira (15), a partir das 8h30, os resultados da primeira avaliação com os 1.733 estudantes que ingressaram, no início do mês de março, nas 12 instituições de ensino contempladas no Programa de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), do governo federal. O resultado da avaliação, que serviu para fornecer um retrato do nível de conhecimento dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, será divulgado durante evento na Escola Superior de Propaganda e Marketing da Região Sul (ESPM-Sul), no bairro Santo Antônio, em Porto Alegre.

Conforme a coordenadora do Ensino em Tempo Integral da Seduc, Hilda Liana Diehl, uma das metas do EMTI, que terá avaliações trimestrais, é a progressiva diminuição das taxas de reprovação e abandono nas escolas contempladas com o programa. “O acompanhamento dos resultados vai oferecer subsídio para que escolas e gestores, juntos, avaliem as ações que vêm sendo desenvolvidas, e apliquem as mudanças quando forem necessárias”, explica.

Avaliação e Diagnóstico

A avaliação diagnóstica dos alunos ocorreu em todas as 12 escolas estaduais contempladas pelo EMTI, no dia 28 de março. A prova foi composta por 30 questões, divididas em dois cadernos: 15 questões de Língua Portuguesa e 15 de Matemática.

Melhoria no rendimento

A melhoria de fluxo escolar será aferida pelos dados de taxa de abandono e reprovação divulgados no Censo Escolar. A escola deve reduzir a soma das taxas de abandono e reprovação, da seguinte forma: no primeiro e no segundo ano de implementação do programa deve ocorrer a diminuição em 3,5%. No terceiro ano do programa em diante, a escola deve alcançar e manter o patamar de até 5%. A melhoria da proficiência deve utilizar como critério a nota média padronizada que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
...

O futuro está no monitoramento: Como a tecnologia de vigilância tem evoluído e o que você pode ganhar com isso


O mundo já não é mais o mesmo. A tecnologia veio como uma tempestade e revolucionou o relacionamento entre o homem e a máquina. Se há alguns anos era inimaginável pedir uma pizza por meio de um aplicativo em um smartphone, hoje já é difícil ver alguém que o faça de alguma outra maneira que não essa.

Com o boom da internet – 57,8% dos brasileiros acessam a web, totalizando 64,7% da população acima de 10 anos on-line, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, diversas outras soluções também foram migradas para o virtual, fazendo da rede um ambiente com serviços e soluções para os mais variados setores, como o de segurança.

Os serviços de vigilância e monitoramento presentes na atualidade fazem com que as pessoas tenham ainda mais possibilidades. E, com isso, a área ganha mais espaço e capacidade para desenvolver soluções melhores. Assim, a tendência é que no futuro câmeras de segurança sejam utilizadas para finalidades além do monitoramento, como a medição do nível de poluição no ar e o reconhecimento facial para garantir acessos a determinados locais.

Enquanto esses assuntos ficam para o futuro, hoje esse tipo de serviço já entrega benefícios nos mais variados aspectos para seus consumidores, sendo um deles, um direito constitucional que todo cidadão brasileiro deve ter por direito: a segurança. Conforme o Art. 144 da Constituição Federal, "A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da ondolumidade das pessoas e do patrimônio".

Por meio da integração tecnológica, já é possível fazer o uso de câmeras com conexão remota, que enviam as imagens em tempo real para servidores na nuvem que podem ser acessados de qualquer dispositivo conectado à rede, garantindo maior autonomia para os contratantes desse tipo de serviço.

A tendência é que a tecnologia revolucione ainda mais os serviços de vigilância e monitoramento. Enquanto isso, podemos usufruir de tudo que já foi conquistado ao longo dos anos, garantindo serviços mais precisos, colaborativos e eficientes para todos.

Por Flávio Losano*
*Flávio Losano é Gerente de Marketing da Tecvoz, empresa de tecnologia referência no mercado de Circuito Fechado de TV (CFTV). http://www.tecvoz.com.br/website/ ...

PRF prende homem e apreende adolescente em motocicleta roubada com placa clonada em Eldorado do Sul


Policiais Rodoviários Federais que realizavam policiamento na BR 290, em Eldorado do Sul, desconfiaram da atitude dos ocupantes de uma motocicleta. Os policiais deram ordem de parada e a abordaram após uma breve tentativa de fuga.

Ao consultar a placa do veículo, os policiais verificaram sua regularidade, porém, após uma análise minuciosa, verificaram que a motocicleta era roubada e a placa pertencia a uma outra, com as mesmas características.

O condutor da motocicleta, de 42 anos, já com passagem no sistema prisional pelos crimes de receptação e falsificação de documentos públicos, foi preso em flagrante por receptação e adulteração de sinais identificadores de veículo. O adolescente que o acompanhava foi apreendido e encaminhado para os procedimentos cabíveis.

...

Governo do Estado entrega 90 motocicletas e 150 armas à Brigada Militar nesta segunda-feira


O governo do Estado entrega, nesta segunda-feira (14), 90 motocicletas e 150 armas à Brigada Militar. O ato, que ocorre na Praça Itália, às 10h, contará com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

As viaturas serão destinadas a Porto Alegre e Região Metropolitana, enquanto as armas reforçarão todos os comandos regionais da Brigada no Rio Grande do Sul. ...

PRF lança Festival Temático de Trânsito (FETRAN) em Guaíba


PRF lançou oficialmente o Festival Temático de Trânsito (FETRAN) na cidade de Guaíba na manhã desta sexta-feira (11). O evento aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com a presença de autoridades locais. Com o slogan “Transformando atitudes para salvar vidas”, o FETRAN é focado na conscientização quanto à segurança no trânsito.

A cerimônia de lançamento contou com a presença do Chefe da Delegacia PRF em Eldorado do Sul, Fábio da Paz, do prefeito de Guaíba, José Francisco Sperotto, de policiais rodoviários federais que trabalham diretamente no projeto, além de professores e alunos da Escola Amadeu Bolognesi.

Segundo o PRF Da Paz, a parceria entre o município e a Polícia Rodoviária Federal é de suma importância para que os resultados alcançados sejam os melhores possíveis. "Educação e conscientização devem andar juntas com a fiscalização”. O prefeito Sperotto agradeceu o trabalho realizado pela PRF e reforçou a importância de receber no município um projeto de âmbito nacional, destacando o empenho da secretaria municipal de educação, das professoras e dos alunos envolvidos.

O Festival é um projeto da PRF que utiliza atividades pedagógicas e inclui transversalmente a temática trânsito no cotidiano escolar. No FETRAN, estudantes e professores produzem trabalhos com a temática Trânsito, nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, mural, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural. Os trabalhos são apresentados na Feira Temática de Trânsito e no Festival Temático de Trânsito com o objetivo de integrar a PRF, a escola e a sociedade. ...

PRF prende dois por contrabando de cigarros com camionete roubada em Pantano Grande


A Polícia Rodoviária Federal prendeu dois homens que estavam trazendo ilegalmente uma carga de cigarros contrabandeados do Paraguai na manhã desta quinta-feira (10), na BR 471, em Pantano Grande. Além disso, um dos criminosos estava conduzindo uma camionete roubada e clonada, e tentou fugir para um matagal à beira da rodovia. O outro foi preso no momento que tentava resgatar o comparsa.

Após receberem uma denúncia anônima via telefone 191 de que o condutor de uma camionete branca havia trocado as placas do veículo, policiais rodoviários federais que estavam em policiamento ostensivo avistaram um veículo com as mesmas características citadas pelo denunciante. Ao darem ordem de parada, o motorista da camionete tentou fugir por alguns quilômetros. Em determinado ponto da rodovia, ele parou bruscamente, abandonou o veículo e correu para um matagal.

Os PRFs, então, solicitaram reforço da Brigada Militar e iniciaram as buscas aos criminosos dentro do mato. Após quase duas horas de buscas, os agentes visualizaram o homem saindo do mato e tentando entrar em um VW Gol. Tanto o condutor do carro quanto o condutor da camionete que estava em fuga foram imobilizados e presos.

Em revista à camionete, os PRFs encontraram cerca de 30.000 maços de cigarros. Na análise dos sinais identificadores do veículo, constataram que se tratava de veículo roubado. No interior da cabine, encontraram as placas que o motorista havia substituído.

Os dois homens foram presos e conduzidos para a polícia judiciária para a realização do flagrante e responsabilização criminal.

A PRF ressalta que cigarros contrabandeados significam um atentado contra a saúde pública. Estudos comprovam que esse tipo de produto contém substancias agressivas ao organismo, podendo levar à doenças graves e até mesmo à morte. Além disso, o contrabando gera um prejuízo financeiro ao Estado e comerciantes, além desse tipo de crime financiar outros mais graves, como o tráfico de drogas e armas.



...

Porto de Pelotas registra aumento na movimentação


O Porto de Pelotas apresenta saldos positivos em 2018. Apenas neste primeiro quadrimestre do ano, as movimentações somam pouco mais de 294 mil toneladas, um aumento de 30,35% em relação ao mesmo período no ano passado.

Segundo o chefe de divisão do Porto Pelotense, Cláudio Oliveira, “o crescimento é fruto das cargas que atualmente são movimentadas, nas quais os principais produtos são as toras de madeira, grãos (soja e trigo) e clínquer. Cada vez mais reforça que o Porto de Pelotas está se consolidando como auxiliar do Porto do Rio Grande, fazendo seu papel como um dos mais importantes no interior do RS.”

O destaque é a movimentação das toras de madeira, que totalizaram 232.858 toneladas neste quadrimestre. O projeto das toras, que seguem com destino a fábrica da Celulose Riograndense, em Guaíba, é um dos fatores que contribuem para a movimentação positiva. Até o momento foram movimentadas 500 barcaças, desde o seu início, no final de 2016.

Em segundo lugar no ranking das cargas está o clínquer (matéria prima do cimento), com 46.372 toneladas movimentadas. Em terceiro, a soja, com 10.243, e por fim, o trigo, com 4.992.

O diretor superintendente Janir Branco comemora os resultados, “o porto de Pelotas vem apresentando um resultado significativo na movimentação de cargas. Destaco a importância de cada vez mais investirmos em estrutura e logística da navegação interior, fazendo com que cargas como a celulose, por exemplo, sejam tão importantes para o crescimento e desenvolvimento econômico do estado” disse o diretor.

Com uma estrutura capaz de desenvolver os mais diversos tipos de movimentação, o complexo pelotense fechou o ano de 2017 com quase 900 mil toneladas movimentadas. ...

Reunião alinha medidas para coibir o consumo e venda de bebidas alcoólicas nas festas juninas


Na última terça-feira, 08, ocorreu na sede do Ministério Público de Passo Fundo uma reunião para tratar das medidas para coibir o consumo e a venda de bebidas alcoólicas nas festas juninas.

Estiveram presentes na reunião, presidida pela promotora de Justiça Regional de Educação, Ana Cristina Ferrareze, representantes dos municípios de Pontão, Mato Castelhano, Coxilha, e Passo Fundo; do Conselho Municipal de Educação; Conselho Tutelar; Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes; além de representantes das Secretarias Municipais de Educação, da Assistência Social e de Finanças e da Brigada Militar; Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente; e da 7ª Coordenadoria Regional de Educação.

Anualmente, nessa época do ano, a Promotoria de Justiça Regional da Educação (Preduc) realiza reunião com os representantes dos municípios integrantes da Comarca de Passo Fundo, fazendo fiscalização nos estabelecimentos escolares ou onde estiver sendo realizadas as festas juninas, desde que seja promovida pela escola, para que não haja venda ou fornecimento de bebidas alcoólicas.

Segundo Ana Cristina Ferrareze, “de certa forma o consumo em festas juninas está erradicado quase que totalmente, fruto do esforço conjunto de todos os órgãos envolvidos”, lembrando, ainda, que isso acontece devido à fiscalização efetiva das comissões de cada município, que vêm trabalhando constantemente durante os últimos 14 anos.

Tenente Daisson, representante da Brigada Militar na reunião, informou que no ano passado foram realizadas diversas ações fiscalizatórias pela Brigada Militar.

Na ocasião, foi divulgado, pela Delegacia de Proteção à Criança e do Adolescente, que o número de ocorrências relacionadas ao fornecimento de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes reduziu aproximadamente 30% nos últimos anos.

AS AÇÕES

Cada Município terá uma comissão formada para executar a fiscalização nas festas. Ficou determinado que a comissão de Passo Fundo será constituída pelas seguintes entidades: Brigada Militar, Conselhos Tutelares, Secretaria Municipal de Educação, 7ª Coordenadoria Regional de Educação e Sinpro.

Por fim, a Preduc entregou aos presentes recomendações para prosseguir com a fiscalização durante as festividades juninas deste ano. Ficou determinado, ainda, que, até o dia 30 de julho, as comissões devem entregar um relatório das fiscalizações efetivadas, contendo fotos e vídeos, informando o andamento das festas. Posteriormente, será realizada uma nova reunião de avaliação. ...

Ministério Público usa WhatsApp para facilitar comunicação durante tramitação de expedientes


Com o objetivo de dar agilidade e facilitar a comunicação do MP com as partes envolvidas em processos e inquéritos, as Promotorias de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre estão utilizando o WhatsApp para envio de notificações de prazo, solicitação de documentos e informações. De acordo com a diretora das Promotorias da Infância e Juventude, Inglacir Delavedova, o uso da ferramenta, implementado como projeto-piloto em outubro de 2017, resultou em redução significativa do tempo de retorno das demandas encaminhadas pelas Promotorias. “Enquanto no método tradicional a parte chegava a levar mais de 30 dias para responder, pelo aplicativo obtivemos esse retorno em até 48 horas”, revela a promotora.

Dados divulgados recentemente apontam que, entre janeiro e dezembro de 2017, houve retorno imediato em 61% das mensagens oficiais enviadas por WhatsApp, ou seja, dos 211 mandados de notificação enviados neste período, em 129 casos a resposta ocorreu em menos de 48 horas. Como nem sempre se dispõe dos números de telefone de contato das partes, 662 notificações foram entregues em papel, pelos secretários de diligências. Desde julho de 2017, as notificações impressas contém o número de contato do WhatsApp da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre para que, assim, possa ser viabilizada a resposta eletrônica. “Das 662 notificações que foram entregues fisicamente, 204 foram respondidas através do WhatsApp”, conta a promotora, acrescentando que, na maioria dos casos, as respostas continham imagens dos documentos solicitados.

RESULTADOS POSITIVOS DESDE O INÍCIO

Segundo a subprocuradora-geral de Gestão Estratégica, Ana Cristina Petrucci, o projeto-piloto foi implementado inicialmente na Promotoria da Infância e da Juventude Articulação/Proteção de Porto Alegre, nos moldes do que já ocorria no Tribunal de Justiça do Estado, com autorização do Conselho Nacional de Justiça. “Os resultados apareceram logo no início e, por isso, resolvemos expandir”, conta a subprocuradora-geral. De acordo com ela, em breve será publicado um provimento que irá regrar o uso da ferramenta em todo o Ministério Público gaúcho.

COMO FUNCIONA A COMUNICAÇÃO

Para viabilizar a utilização da comunicação por aplicativo, a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude possui um aparelho de telefone celular funcional exclusivo para este fim. Também foi criado um texto padrão, onde a pessoa que receber a mensagem terá meios para se certificar de que se trata de fato de uma comunicação oficial feita pelo MP.

Durante a comunicação, assim que aparece a confirmação em azul de que a mensagem foi lida, é impressa uma cópia, que é juntada ao expediente correspondente. Caso haja uma resposta da parte e posterior troca de mensagens com o MP, a conversa também é anexada ao expediente. Quando não há notificação de leitura em 48 horas, o documento é impresso e entregue fisicamente pelo secretário de diligências. O envio e o recebimento das respostas são controlados por servidor treinado e os resultados planilhados para organização da Promotoria e posterior consolidação de resultados. ...

Prefeito propõe mudanças para ocorrências de flagrantes em Guaíba


O prefeito José Sperotto, acompanhado do secretário de Mobilidade Urbana e Segurança, Leonardo Gardel, e de lideranças do comércio e indústria de Guaíba, reuniu-se com o secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, nesta quarta-feira (9). Entre outros assuntos pontuais com relação à segurança do município, obteve-se um importante avanço para um antigo impasse.

Até então, após às 18h e fins de semana, os flagrantes eram lavrados em Canoas. Ou seja, perdia-se tempo e retirava-se parte dos policiais de Guaíba durante a ocorrência. A ideia apresentada foi de uma solução mais próxima.

“Sugerimos que a realização dos flagrantes seja na 3ª DPPA, ali logo descendo a Ponte do Guaíba, na chegada a Porto Alegre. Isso significa bem menos tempo no deslocamento, economia de combustível e muito mais agilidade nos atendimentos”, ressaltou o prefeito Sperotto.

A sugestão foi aceita pelo secretário Schirmer e a mudança já começa a valer a partir da próxima segunda-feira (14):

“É um grande avanço na nossa luta de realizarmos os flagrantes na cidade. Seguiremos mobilizados pela conclusão da nova delegacia e por um plantão definitivo em Guaíba”, completou Gardel.

A nova delegacia, em fase de construção na avenida Nestor de Moura Jardim, tem previsão de entrega para outubro deste ano. Durante a reunião, também foram tratados temas como policiamento ostensivo, cercamento eletrônico, permanência dos novos soldados da Brigada Militar em Guaíba, entre outros.

Fotos: Gustavo Gossen

Fonte: ASCOM ...

Butiá terá Gabinete de Gestão Integrada para definir ações municipais de segurança


A Prefeitura de Butiá continua focada na busca de soluções para a área de Segurança Pública no município. Em reunião realizada nesta quarta-feira (09), o prefeito Daniel Almeida dialogou com o delegado de Polícia, Nedson Ramos, e o comandante da Brigada Militar, Tenente Maurício Cravo, sobre a formação do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM).

O GGIM terá finalidade de promover reuniões para discutir, em âmbito municipal, a segurança. O grupo será composto por representantes da Polícia Civil, Brigada Militar, grupos de apoio e conselhos relacionados à área. O decreto de instituição do GGIM será apresentado no dia 22 de maio.

Daniel Almeida salientou que a Administração Municipal não está medindo esforços para mudar a realidade na segurança pública e trazer mais tranquilidade aos butiaenses. “Sabemos que o trabalho é difícil, mas precisamos de respostas imediatas. Não é possível esperar mais. Tenho certeza que unindo forças e trabalhando junto às forças policiais e comunidade, teremos os resultados que todos esperam”, afirmou.
...

Brigada Militar e Bombeiros integram segunda etapa de ofensiva nacional contra a criminalidade


A Operação Tiradentes II, maior operação de segurança pública executada no país, será deflagrada de sexta-feira (11) até sábado (12), com duração de 24 horas. A ação ocorrerá de forma conjunta no território nacional, reunindo todas as forças militares estaduais do país, polícias e corpo de bombeiros militares. O objetivo é reforçar a tranquilidade pública e mostrar à população o impacto de 24 horas de atuação das corporações militares.

A operação consiste no emprego dos policiais e bombeiros nas atividades cotidianas conforme o planejamento de cada instituição. O Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG) será responsável pela coordenação e divulgação dos resultados.

No Rio Grande do Sul, cada região fará seu lançamento, sendo que na capital a ação integrada com o resto do país terá início às 16h, na Praça Itália, ao lado do Shopping Praia de Belas, com a presença do Comando-Geral da Brigada Militar.

...

Alcoolismo e bipolaridade podem contribuir mais para comportamento suicida do que a depressão


A depressão pode contribuir para o comportamento suicida, mas, sozinha ela não é suficiente. Desta forma, estudos apontam para o alcoolismo e para a bipolaridade como fatores que contribuem para a vontade de tirar a própria vida. Quem anunciou a descoberta foi o psiquiatra Rafael Moreno Ferro de Araújo durante a edição da Caravana AMRIGS, em Dom Pedrito, na sexta-feira (04/05).

- A bebida alcoólica deixa a pessoa com juízo crítico reduzindo, o que contribui para a tomada de decisões ou para um comportamento que não teria caso estivesse sóbria. Muitas vezes se tem a ideia, mas não a intenção de tirar a vida. É importante destacar, também, que por trás do alcoolismo existe um trauma, uma decepção, e isso pode agravar a depressão – explicou Araújo.

Após analisar outros aspectos que podem contribuir para o comportamento suicida, o médico contou que em breve deve ser publicado um estudo direcionado para compreender o que existe entre quem pensa e quem realmente tenta o suicídio.

Com relação à bipolaridade, o palestrante da Caravana AMRIGS afirmou que a correta identificação e tratamento da doença são essenciais para garantir o bem-estar do paciente. De acordo com Rafael Araújo, ainda existe uma dificuldade ao acesso do atendimento psiquiátrico em algumas regiões, cabendo ao clínico geral identificar os sintomas. Comumente confundida com a depressão, a patologia quando tratada com antidepressivos pode gerar o efeito contrário e influenciar no suicídio.

A Caravana AMRIGS, coordenada pelo médico Bernardo Aguiar, tem como objetivo difundir o conhecimento e promover melhorias na saúde, refletindo também nas condições sociais, políticas, organizacionais e econômicas da sociedade e classe médica. Para agendar uma edição na sua cidade, entre em contato pelo telefone (51) 3014 2007, com Maria da Graça Schneider.


Fonte: PlayPress ...

Seminário apresenta realidade de Guaíba sobre casos de exploração sexual de crianças e adolescentes


Na próxima terça-feira (15), às 13h30, acontece um evento com o objetivo de apresentar dados da realidade de Guaíba sobre atendimentos a crianças e adolescentes com suspeita ou confirmação de abuso sexual. O seminário “Entre Nós e Laços: desvelando a realidade de Guaíba para a implantação e qualificação de políticas públicas sociais, serviços e programas, na perspectiva de garantia de direitos” acontece no auditório do Ministério Público.

O seminário terá como palestrantes: representantes do Conselho Tutelar de Guaíba; Serviço de Saúde Mental da Infância e Adolescência; Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (CRAI) de Porto Alegre; e Promotoria de Justiça Especializada de Guaíba. O encontro é direcionado a gestores, profissionais de diversas áreas, conselheiros de direitos e entidades da sociedade civil.

A organização é da Prefeitura de Guaíba, através da Secretaria de Assistência Social. A data escolhida faz referência à semana em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O movimento faz parte do calendário de atividades anual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

...

Mais de 43% do grupo prioritário já foi vacinado contra a gripe em Butiá


Na segunda semana da campanha nacional de vacinação contra a gripe, que iniciou na segunda-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Butiá, já atingiu 43,18% da meta de imunização dos grupos prioritários.

Ao todo, 43,18% das doses já foram aplicadas, e o objetivo é vacinar cinco mil pessoas até o prazo final, 1º de junho. Até a sexta-feira (4), foi registrado o maior fluxo de aplicação no grupo dos trabalhadores da área da saúde, que já atingiu 68,87% das doses. Logo na sequência vêm os idosos, que já somam 50,84% das aplicações realizadas, professores 47%, puérperas 36,36%, gestantes 29,70% e crianças 22, 38%.

De acordo com a técnica em enfermagem e vacinadora, Elisangela Flores, quase metade da meta já foi atingida em duas semanas. Além de disponibilizar as doses em toda a Rede Municipal de Saúde, a SMS, através das equipes de enfermagem, está desenvolvendo ações especiais para chegar até o público alvo da campanha. Durante a semana, os pacientes acamados e que necessitam de imunização, também receberam as visitas dos profissionais em suas residências.

Pontos de vacinação: ESF bairro Charrua ESF bairro Vila Julieta ESF bairros Cidade Baixa / Medianeira Posto Central UBS São José / Vila Nova

Quem deve procurar os locais de vacinação? • pessoas a partir de 60 anos • crianças de seis meses a cinco anos • trabalhadores da área de saúde • professores das redes pública e privada • mulheres gestantes e puérperas • indígenas

• pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas) • profissionais do sistema prisional • portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza

A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo ...

Unidade Sesc/Senac Guaíba oferece curso de Cuidador de Idoso


Segundo dados do IBGE, a população brasileira começou a envelhecer de modo significativo e acelerado, com a expectativa de vida em torno dos 80 anos em alguns Estados do país. Atento a essa realidade, a Unidade Sesc/Senac Guaíba está com inscrições abertas para o curso de Cuidador de Idoso. As aulas iniciam no dia 21 de maio e acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h.

Os participantes irão desenvolver conhecimentos relacionados à saúde de pessoas idosas, ao processo de envelhecimento normal e situações que permeiam o envelhecer. Os alunos concluem o curso preparados para identificar as necessidades e expectativas dos clientes, de modo a prestar uma assistência que irá contribuir com a qualidade de vida desses indivíduos. Para participar é necessário ter idade mínima de 18 anos e Ensino Fundamental completo.

Inscrições para o curso podem ser feitas pelo site www.senacrs.com.br/guaiba, ou presencialmente na Unidade Sesc/Senac Guaíba localizada na avenida Nestor de Moura Jardim, 1250. Mais informações pelo telefone (51) 3402-2106.


Sobre a Fecomércio-RS



A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo http://www.fecomercio-rs.org.br/.



Sobre o Senac-RS



O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é "educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo". Há 71 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS já capacitou mais de 7 milhões de pessoas e possui 41 escolas de educação profissional, duas faculdades e 23 unidades de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. Além disso, é a única instituição de educação do Brasil a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2017, também conquistou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade.
...

Exército realiza vistoria nos Lote 1 e 2 da duplicação da BR-116/RS


Durante a manhã desta terça-feira (08/05) o Exército, acompanhado de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), vistoriou os Lotes 1 e 2 da duplicação da BR-116/RS, além de uma área de apoio para extração de material para a obra. O objetivo da inspeção foi de mostrar aos técnicos do Exército as condições do segmento para que então eles possam definir se será possível firmar um convênio e assumir a continuidade dos trabalhos no segmento de 50 quilômetros, entre Guaíba e Tapes.

Conforme o comandante do 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E) do Comando Militar do Sul, coronel Rogério Siqueira, a próxima etapa será dar início aos estudos técnico, ambiental e financeiro. “Próximo passo é o estudo completo com topografia, laboratório, o mais detalhado possível. Precisamos ter muito cuidado e tranquilidade para decidir. Hoje estivemos aqui para nos familiarizarmos com o processo desta obra”, disse.

Segundo o coronel Siqueira, os estudos darão ao "4º Gpt E" a dimensão dos serviços que precisam ser realizados. “Só a partir dele poderemos decidir se vamos assumir a obra, quando e quanto tempo levará para concluí-la”, ressaltou, sem arriscar datas para terminar os estudos ou mesmo para iniciar a retomada dos serviços.

Caso o Comando Militar do Sul assuma a execução das obras nos Lotes 1 e 2, os trabalhos serão realizados pelo 1º Batalhão Ferroviário de Lages (SC). Para o analista de infraestrutura do DNIT/RS, Hiratan Pinheiro da Silva, a vistoria é um passo importante para a concretização do convênio. “Hoje eles conheceram a equipe do DNIT, a área de apoio (pedreira) e agora o Exército começa a fazer a avaliação de campo”, destacou Hiratan.

Já para o chefe da Unidade Local do DNIT, em Pelotas, Vladimir Roberto Casa, o Exército demonstrou interesse em assumir a obra. “Eles tomaram conhecimento do básico da obra. Agora vão fazer uma avaliação aprofundada. Estamos otimistas”, comentou Casa sobre a possibilidade de os serviços retornarem o quanto antes.

Sem previsão de conclusão, os Lotes 1 e 2 estão paralisados desde agosto de 2016 e janeiro de 2017, respectivamente. No primeiro segmento, entre Guaíba e Barra do Ribeiro, foram executados 62,2% dos serviços. Já o segundo trecho, de Barra do Ribeiro até Tapes, foram realizados 70,5% dos trabalhos previstos para o trecho. Atualmente toda a duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas, está cerca de 60% concluída e os Lotes 4, 5, 6 e 7 (de Camaquã a São Lourenço do Sul) são os que estão com trabalhos em andamento.

Ao todo foram investidos mais de R$ 791 milhões na obra e são necessários outros R$ 600 milhões para concluir os 211,2 quilômetros.


Fonte: DNIT/RS ...

29ª Feira do Livro de Guaíba é aberta oficialmente


A 29ª Feira do Livro de Guaíba vai até domingo (13), na Praça Dr. Gastão Leão, no Centro, com 14 bancas e mais de 80 atrações, entre apresentações e sessões de autógrafos. A abertura oficial aconteceu nesta segunda-feira (7), com a presença do patrono Dilan Camargo.

“Guaíba é a vizinha mais bonita de Porto Alegre. É um prazer estar nessa condição de patrono e compartilhar com tantos outros escritores riograndenses. Para mim, é um reconhecimento literário de ser o patrono de uma das mais importantes feiras do livro do nosso Estado”, ressaltou o patrono.

Em seu discurso, o prefeito José Sperotto ressaltou o grande número de atrações:

“Eu circulei pelas bancas e um livreiro me disse uma frase muito verdadeira: ‘esse é um evento 100% saudável’. Além dos livros, não faltam atrações para toda a família. Nossa feira está muito bonita e convido todos a virem. No passado, foram mais de 20 mil visitantes”, disse.

Ao fim da cerimônia, a Fábrica de Gaiteiros fez uma participação especial com o Hino Riograndense. Nesta edição, a cidade homenageada é Canoas.

Fotos: Gustavo Gossen

Fonte/ ASCOM ...

Deputado confere descaso com cooperativa de recicladores em Eldorado do Sul


O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Altemir Tortelli (PT), esteve na manhã desta terça-feira, 8 de maio, conferindo a situação da Cooperativa de Catadores Novo Delta, em Eldorado do Sul. Atualmente, a cooperativa reúne sete trabalhadores, que retiram, em média, R$ 500 por mês. No entanto, por meio do Projeto Ecoprofetas, mais de 40 recicladores já trabalharam no local, obtendo renda superior a R$ 800 mensais. “A Prefeitura se comprometeu a viabilizar a atividade dos catadores. Porém, o que se vê é um descaso e o não cumprimento de um acordo. Trata-se de uma situação triste e indignante frente ao alto número de desempregados que temos no país”, apontou Tortelli.
Juntamente com o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), Claudir Nespolo, o deputado pretende encaminhar uma audiência pública para tratar da situação da cooperativa. Somente no galpão, que tem cerca de 600 metros quadrados, foram investidos R$ 200 mil em equipamentos, como prensa e esteira. A área, contudo, compreende um total de 2,1 mil metros quadrados para que fossem utilizados para os catadores e, também para um Centro de Educação Ambiental. “Entretanto, nada disso foi cumprido. Estamos com poucos trabalhadores e com nossa renda diminuindo cada vez mais”, denunciou o coordenador da Cooperativa, Fernando Henrique da Costa Alves.
A Novo Delta foi instalada com base na Lei Federal 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Segundo os catadores, o ciclo previsto na legislação não é seguido pelo Município, que é de envolver Poder Público, empresários, comerciantes, distribuidores e recicladores, gerando emprego e renda. “É necessário viabilizar condições de trabalho e a ampliação do espaço para mais pessoas, que já passaram por aqui e, hoje, estão desempregadas”, salientou Tortelli.
...

Unidade Sesc/Senac Guaíba oferece curso de Excel Fundamental


Dominar o Excel é um diferencial para entrar e crescer no mercado de trabalho, por isso a Unidade Sesc/Senac Guaíba promove o curso de Excel Fundamental. As aulas iniciam no dia 21 de maio e acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h.

Com carga horária de 24 horas, a qualificação apresenta conhecimentos para a criação de planilhas eletrônicas, além de sua edição com o uso de fórmulas, funções e gráficos. Para participar é necessário ter curso de usuário Windows ou conhecimento equivalente.

Matrículas devem ser feitas pelo site www.senacrs.com.br/guaiba, ou presencialmente na Unidade Sesc/Senac Guaíba, localizada na avenida Nestor de Moura Jardim, 1250. Mais informações pelo telefone (51) 3402-2106.

Sobre a Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo http://www.fecomercio-rs.org.br/.

Sobre o Senac-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é "educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo". Há 71 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS já capacitou mais de 7 milhões de pessoas e possui 41 escolas de educação profissional, duas faculdades e 23 unidades de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. Além disso, é a única instituição de educação do Brasil a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2017, também conquistou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade.
...

Brigada Militar apreende armas e explosivo durante a Operação Avante Paz Interior


A Brigada Militar deflagrou diversas ações da Operação Avante Paz Interior, na última sexta-feira (4), para reduzir o avanço da criminalidade, especialmente o furto e roubo a estabelecimentos bancários. Ação visou à retomada da tranquilidade das cidades do interior.

Durante todo o final de semana os policiais militares atuaram forte na repressão à criminalidade. Na sexta-feira (4), em Arvorezinha, após tentativa de assalto a uma agência dos Correios, três indivíduos foram presos com revólveres, radiocomunicador, touca ninja e um veículo clonado.
No município de Ijuí, foram presos quatro indivíduos suspeitos de furto e arrombamento a duas agências bancárias na cidade de Água Santa. Com a quadrilha foram apreendidas duas espingardas, sete coletes balísticos, dinheiro e um veículo Blazer utilizado na ação.

Três indivíduos foram presos em atitude suspeita próximos a uma agência do Banco do Brasil na madrugada de sábado (5), em Novo Hamburgo. Com eles foram apreendidos um veículo Hyundai HB20, uma chave mixa, touca ninja, lanterna e luvas. Um dos indivíduos presos possui antecedentes criminais por roubo a estabelecimento bancário. Os indivíduos abordados foram conduzidos à delegacia e autuados por tentativa de furto/arrombamento a estabelecimento bancário.

Em Lagoa Vermelha, no bairro Medianeira, na madrugada de domingo (6), após abordagem policial, um homem foi preso com revólver, munições, colete balístico, espingarda e um explosivo. O indivíduo tripulava um veículo GM Blazer, com identificações de uma empresa de segurança privada e licenciamento vencido.

Em Tapes, um homem foi preso com revólver, 19 munições de espingarda, R$ 509,00, porções de maconha, máscaras e carregadores de pistolas. O caso foi registrado em Camaquã.

Segundo o chefe da Comunicação da Brigada Militar, major Euclides Neto, a Brigada Militar vem atuando incansavelmente no combate à criminalidade. “Buscamos alternativas e o efetivo combate aos crimes que especialmente afetam a vida das comunidades atuando com análise de inteligência visando a uma atuação mais incisiva e com maior efetividade”, afirmou o major Euclides.
...

Milhares de corredores foram às ruas de Buenos Aires na segunda edição da ASICS Golden Run


A ASICS Golden Run, principal circuito de meia maratona na América do Sul, reuniu pelo segundo ano consecutivo, em Buenos Aires, 6 mil corredores pela manhã, no bairro de Palermo para participar da corrida pelo ouro nas modalidades 10k e 21K.

Joaquín Arbe, vencedor do percurso de 21K com um tempo de 1 hora, 6 minutos e 36 segundos afimrou: "Estou feliz, sabia que tinha nível para correr forte mas como ontem corri 5K, tive que cuidar das minhas pernas para garantir a vitória e, por sorte, aconteceu ", o segundo lugar ficou para o brasileiro campeão panamericano Solonei Silva. Já no feminino, Daiana Ocampo ficou com o ouro com o tempo de 1 hora, 19 minutos e 51 segundos. "Estou muito contente. São meus primeiros 21K em competição e a verdade é que fiquei muito satisfeita ", disse Daiana.

Na modalidade de 10K foi Juan Manuel Benítez, que ficou com a cobiçada medalha com um tempo de 31 minutos e 52 segundos. "Um show, foi um belo evento. Com muitas pessoas por todo o percurso, foi uma corrida muito boa ", disse. Pelas mulheres, Antonella Guerrero Janet, a nova FrontRunner ASICS, foi a primeira a cruzar a linha de chegada com 37 minutos e 37 segundos. "Foi uma corrida muito boa, com um percurso super rápido. Já faz muito tempo desde que eu corri uma corrida de 10 quilômetros, então estou muito feliz com o resultado ".

Os vencedores dos primeiros 5 lugares na categoria masculina e feminina 21K receberam um prêmio em dinheiro, enquanto todos os outros atletas que cruzaram a linha de chegada receberam medalhas de participação.

A produção da ASICS Golden Run contou com o apoio da Sportsfacilities, empresa especializada em experiências esportivas; e começou com a retirada de kits na EXPO ASICS Golden Run. Nos dias 4 e 5 de maio, os corredores puderam conferir também os calçados da marca japonesa para todos os interessados em adquiri-los, no Sheraton Buenos Aires Hotel & Convention Center, localizado em San Martín 1225/1275, no Retiro.

Buenos Aires sediou a segunda etapa da ASICS Golden Run 2018, que começou na cidade brasileira de Salvador e depois de passar pela capital da Argentina continua por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, Brasil; Santiago no Chile e, finalmente, Bogotá na Colômbia.

RESULTADOS 21K

MASCULINO

Joaquín Arbe
Solonei Rocha Da Silva
Jonathan Davila
Ulises Sanguinetti
Eusebio Moyano

FEMININO

Daiana Ocampo
Fernanda Martinez
Nair Dianes
Florencia Estevez
Brenda Spasiuk Coral

RESULTADOS 10K:

MASCULINO

Juan Benítez
Felix Sánchez
Nicolas Parada

FEMININO

Antonella Guerrero Janet
Nelsa Valenzuela
Rosina Gala ...

Ministério Público irá recorrer para ampliar pena de responsáveis por fraude à licitação


O Ministério Público de Palmeira das Missões irá recorrer para ampliar a pena aplicada ao ex-prefeito de Lajeado do Bugre, Otaviano Paim Argenghi, ao ex-secretário de Administração da cidade, Claudimar da Silva Beckmann, bem como aos demais denunciados João Manoel da Silva, Cícero Leopoldo da Silva, Gilvânia Zandoná da Silva, Rita de Cássia da Silva, Natália Daiane da Silva, Everton Leandro da Silva e Diógenes Duarte Bueno, pela fraude à licitação para recolhimento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos e de saúde em 2006. A condenação, publicada no último dia 03, imputou a eles penas que variam entre dois anos e quatro meses a três anos de detenção, que foram transformadas em prestação de serviços comunitários e pagamento de um salário mínimo para cada mês de pena. Também será apresentado recurso em virtude da absolvição de um dos réus.

A FRAUDE

A denúncia, que teve atuação do promotor de Justiça Marcos Eduardo Rauber, dá conta que, em fevereiro de 2006, os agentes públicos e os empresários fraudaram e frustraram o caráter competitivo do processo licitatório Carta-Convite n.º 008/2006, destinado à contratação de empresa para recolhimento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos e de saúde. A fraude se deu através da formalização de convites para o certame em questão apenas às empresas Elmiro Cavalcanti Soares, Ivanir Rodrigues-Simpex e CLS, todas pertencentes ao grupo do denunciado João Manoel da Silva.

EMPRESAS DIFERENTES, MESMA ADMINISTRAÇÃO

As investigações demonstraram que João Manoel da Silva e seus filhos administravam as sociedades empresárias vencedoras das licitações (todas registradas em nome de terceiros), e que as criaram para garantir a vitória na licitação. A Carta-Convite n.º 08/2006 teve como vencedora a empresa Ivanir Rodrigues-Simpex, contratada R$ 3.750 por mês, cujo contrato mais tarde foi prorrogado. Conforme a denúncia do MP, todas as empresas tinham, de fato, administração comum e atuavam conjuntamente com uma mesma finalidade, e as empresas Simpex e CLS estavam instaladas e funcionando no mesmo terreno. ...

MPT lança nesta segunda (7) campanha Maio Lilás


O Ministério Público do Trabalho (MPT) lança na próxima segunda-feira (7) a campanha Maio Lilás, que ressalta a importância de discutir a liberdade sindical e a participação dos trabalhadores na atuação dos sindicatos para a promoção da defesa dos seus direitos. A cerimônia será, às 14h, na sede da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT) em conjunto com a Procuradoria Regional do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins.

O evento contará com uma mesa-redonda sobre o tema "Liberdade sindical e reforma trabalhista", e os lançamentos da revista em quadrinhos sobre "sindicatos" e do site www.reformadaclt.com.br, que traz informações para trabalhadores e empregadores sobre a reforma trabalhista.

Participarão da mesa-redonda procuradores e representantes de entidades sindicais patronais e obreiras, como a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (FENACON) e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Reforma - Para o procurador do MPT e coordenador nacional de Promoção da Liberdade Sindical, João Hilário Valentim, "a discussão da liberdade sindical e da participação dos trabalhadores nos seus sindicatos ganha relevância este ano, em especial em razão das mudanças promovidas nas relações de trabalho por força da Lei 13.467/2017, a lei da reforma trabalhista. A campanha Maio Lilás teve início no ano de 2017, como uma das ações da coordenadoria, e, neste ano, ganha relevo em especial por conta da reforma trabalhista", esclarece.

Hilário explica que existem, atualmente, diversos obstáculos às atividades dos sindicatos – como a dificuldade de custeio – o que se agravou após a reforma, que tornou facultativa a contribuição sindical. "Um sindicato precisa de recursos para promover as ações de defesa dos interesses de seus representados e a crise no custeio afeta diretamente a ação sindical", conclui o procurador.

Além da realização do debate, também serão lançados, na ocasião, o site e um vídeo sobre a reforma trabalhista, esclarecendo detalhes sobre as mudanças implementadas e explicando o que muda após a aprovação da nova legislação. As duas ferramentas foram idealizadas pela procuradora do MPT Vanessa Patriota da Fonseca, vice-coordenadora nacional de Combate às Fraudes Trabalhistas (Conafret). Será inaugurado, no mesmo evento, o Instagram do MPT e da Procuradoria Regional do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins.

Campanha – Ao longo do mês de maio, o MPT promoverá, em todo o país, ações para dar visibilidade ao tema da liberdade sindical, promovendo o debate público sobre o assunto na sociedade civil. Cada procuradoria regional terá autonomia para criar uma programação local para o Maio Lilás. Entre as atividades previstas estão a iluminação das sedes da instituição, em todo o país, com a cor lilás, bem como a aplicação de laços e fitas nos edifícios públicos. Também serão enviados ofícios às autoridades locais solicitando que iluminem prédios públicos. Serão também distribuídos, para o público, exemplares da mais recente edição do "MPT Quadrinhos", sobre sindicatos, bem como promovidos fóruns, debates e exposições sobre o tema.

A cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras, que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 8 de março de 1857, por reivindicarem um salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Trabalho ...

Tragédia do Largo do Paissandu evidencia importânciada inspeção e manutenção predial


O desabamento no dia 1º de maio do edifício Wilton Paes de Almeida, localizado no Largo do Paissandu, em São Paulo, depois de um incêndio, demonstra a necessidade, defendida pela Fiesp, de criar uma rotina de inspeção periódica nas edificações, em especial as mais antigas (acima de 15 anos de construção), acompanhada do devido plano de manutenção, para garantir a vida útil da edificação e – principalmente – a segurança de seus usuários.

A prevenção é o melhor caminho para evitar novas tragédias. Para ajudar nisso, o Departamento da Indústria da Construção da Fiesp (Deconcic), que estuda a fundo a segurança das construções, criou o Guia da Edificação Segura, que conta com informações, dicas e boas práticas. Clique aqui para ter acesso ao conteúdo. Dois grupos de trabalho da Fiesp – o GT Segurança em Edificações e o GT Sistemas Prediais – se dedicam a pesquisar o tema e atuam pela conscientização da sociedade sobre os aspectos relacionados à qualidade e manutenção dos sistemas prediais das edificações

Uma construção segura nasce de um bom projeto, em que são especificados os sistemas construtivos e os materiais mais adequados para aquela situação e uso previstos. Depois é fundamental haver inspeções periódicas, para garantir que os sistemas prediais das edificações se mantenham seguros, porque pode haver danos com o passar do tempo, e alguns materiais e componentes podem chegar ao fim de sua vida útil. Para a correta aplicação desses materiais é fundamental a contratação de mão de obra qualificada e empresas instaladoras certificadas. ...

Colaboradores organizam brechó em prol do Hospital Municipal


Uma iniciativa solidária de colaboradores da Fundação Municipal de Saúde (FUMSA), iniciou nesta quinta-feira (03). Trata-se do “Brechó Beneficente – Amigos do Hospital de Butiá”, que visa arrecadar recursos que serão repassados para a instituição. São centenas de peças de roupas, calçados, artigos de cama, mesa e banho, com preços que variam entre R$ 5 e R$ 25.

Todos os artigos que estão à venda foram doados pela comunidade, que procuraram a enfermeira Márcia Vargas, uma das idealizadoras do projeto. O padre Paulo Cesar também abraçou a ideia e cedeu o espaço de uns dos prédios da Igreja Católica.

Os produtos estão sendo comercializados ao lado da Secretaria Municipal de Educação (SMED), na Avenida Leandro de Almeida. O horário de atendimento é das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira até o final do deste mês.
...

PRF prende homem com moto roubada após retorno proibido em Eldorado do Sul


A PRF prendeu um homem que estava transitando com uma moto roubada na tarde desta quarta-feira (02), na BR 290, em Eldorado do Sul. O inusitado é que o criminoso chamou a atenção quando realizou de forma perigosa e atrapalhada um retorno em local proibido.

Os PRFs estavam realizando patrulhamento ostensivo quando visualizaram uma motocicleta que seguia sentido interior-capital fazendo um retorno em local proibido e com manobra confusa em uma ponte de pedestres, chegando a cair da moto e apagar o motor por falta de habilidade. Ao perceber que seria abordado tentou iniciar uma fuga, porém foi abordado e imobilizado pelos policiais. Em exame minucioso, os agentes constataram que a moto havia sido roubada na cidade de Guaíba, no mês de janeiro.

O homem de 21 anos, que ja tem antecedentes por homicídio, porte de arma e roubo a pedestre, foi preso e conduzido para a polícia judiciária para a realização do flagrante. ...

Brigada Militar deflagra a 3ª edição da Operação Avante Força Total em Porto Alegre


A 3ª edição da Operação Avante Força Total foi lançada nesta quinta-feira (3), reunindo efetivos de todas as unidades do Comando de Policiamento da Capital (CPC), da Força Nacional e agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A finalidade é ampliar a visibilidade do policiamento, intensificar a repressão qualificada ao roubo de veículo, roubo a pedestre, tráfico e outros crimes.

De acordo com o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), tenente-coronel Mario Augusto da Silva Ferreira, a análise criminal apontou um aumento da criminalidade nas quintas-feiras. “Então o propósito dessa operação aqui é justamente atuar para reduzir os índices criminais que ficaram mais significativos nas quintas-feiras. Em cada região de Porto Alegre, cada unidade com sua responsabilidade territorial está desencadeando essa operação que vai até as 22h”.

Organizada pelo CPC, a ação contou com o apoio dos Batalhões e Regimento de Policia Montada que atuam na cidade de Porto Alegre, juntamente com o apoio dos helicópteros do Batalhão de Aviação e Plataforma de Observação Elevada do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), policiais da Força Nacional e agentes da EPTC.

Será empregada uma Força de Proteção e Segurança, composta de 740 policiais militares, 195 viaturas, 60 conjuntos montados da cavalaria e 50 motocicletas das Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROCAMs), fazendo patrulhas de abordagem, barreiras de contenção e pontos base de policiamento. Também serão empregadas na ação Bases Móveis Comunitárias.
...

Prefeitura de Butiá promove projeto cultural “Arte na Cidade”


A Prefeitura Municipal de Butiá, através da Coordenadoria de Cultura e Turismo (CCT), iniciou nesta semana, o projeto “Arte na Cidade”. A ideia da Administração Municipal em parceria com a iniciativa privada tem como propósito dar mais espaço e visibilidade ao artista local, além de incentivar a cultura municipal e harmonizar o ambiente das praças públicas para a população e, também, aspirar novos turistas.
O executor e idealizador do projeto, juntamente com a Administração Pública, o artista plástico, Genésio Galdino Vieira, mais conhecido no meio artístico como Galdino Vieira, têm vasta experiência no meio artístico cultural. Galdino Vieira já trabalhou em diversas obras de arte no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde criou mais de quinze obras voltadas para arte moderna. No Rio Grande do Sul trabalhou com arte clássica, onde desenvolveu sua base cultural e artística.
A escultura, que já começou a ser produzida no centro da cidade, em frente ao Banrisul, tem como inspiração a tradicional e famosa “arte” do brasileiro: o futebol. Galdino Vieira relatou que sua inspiração para idealização desta escultura, foi perceber de que forma mais tocaria e interagiria com o público: “Minhas obras tem por característica, compreender e dialogar com o público. Há muitos artistas que fazem esculturas e proíbem o público de tocá-las, mas eu penso diferente, acredito que as obras são feitas para eles e que a melhor forma de proceder, é possibilitando a aproximação e permitindo o toque, o contato.” Afirmou o artista.
O artista também ressaltou que o futebol é motivo de inspiração e motivação para muitos brasileiros, e que na periferia é, muitas vezes, o único lazer e a maior chance de ter um futuro digno: “A escultura apresenta um menino com uma bola. Muita gente vai se identificar com isso. O menino que vem da periferia e chega ao centro. Isso representa a simplicidade e a esperança”. Concluiu Galdino.
Galdino Vieira ainda externou que sua obra não tem um nome definido, pois pensa que o público deve interagir com algo que seja perceptível aos seus olhos e não com algo previamente determinado.
O Prefeito Daniel Almeida, destacou a importância da arte para uma sociedade cada vez melhor para se viver: “Temos prioridades, como saúde e educação, mas também estamos trabalhando forte para uma cidade cada vez melhor de se viver. Arte faz bem para a alma, e este projeto chega para aumentar a qualidade de vida dos butiaenses”. Concluiu o Prefeito.

O Coordenador de Cultura e Turismo (CCT), Wagner Pfütze, ressaltou a importância do projeto para o município: “Me sinto orgulhoso por estar vivendo e fazendo parte deste momento de transformação da nossa cultura. É um projeto que visa melhorar cada vez mais nosso nível cultural e aproximar a comunidade a essa realidade. Também atrairá mais turistas para o município, que se compromete com investimento na área. Agradeço também ao Prefeito Daniel Almeida, que tem a mente aberta e que está nos ajudando muito na construção desse projeto”. Salientou o Coordenador.

O projeto “Arte na Cidade” terá prosseguimento, possibilitando oportunidades a novos artistas locais.
...

Viagem Segura do Dia do Trabalho fiscaliza 24,2 mil veículos em cinco dias


A Viagem Segura do Dia do Trabalho, que começou na zero hora de sexta-feira (27) e terminou à meia-noite de terça-feira (1º), registrou 9.019 infrações de trânsito, recolheu 471 veículos a depósito e reteve 160 carteiras de habilitação irregulares. Na 88ª edição da operação foram fiscalizados, em todo o Rio Grande do Sul, 24.272 veículos.

Nos cinco dias de atuação reforçada foram realizados 3.586 testes de etilômetro, que registraram 70 infrações por alcoolemia, além de 72 autuações por recusa. A ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Brigada Militar (BM) e do Comando Rodoviário da BM (CRBM) retirou das ruas 142 potenciais causadores de acidentes, que responderão por infração dos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano, além da retenção do veículo e do documento. Desses, 23 incorreram em crime de trânsito e foram conduzidos a delegacias (32,9% dos testes positivos).

Nesse feriadão, ocorreram 221 acidentes, que resultaram em 25 mortes durante a operação. Além disso, 171 pessoas ficaram feridas nas ruas e estradas gaúchas. No ano passado, foram 24 mortes em quatro dias, considerando os óbitos que ocorrem em até 30 dias pós-acidente.

Ação na rodoviária e Megablitz

Na manhã de sexta-feira (27), servidores do Detran RS, da ANTT e da EPTC, acompanhados de integrantes do Lions Club, realizaram ação educativa na estação rodoviária, alertando para a importância da utilização do cinto de segurança também nos ônibus. Foram atingidos 586 passageiros em abordagens a 20 ônibus.

À noite, como já é tradicional em Porto Alegre, ocorreu a Megablitz, somando os esforços da Polícia Civil (PC) e dos agentes da Balada Segura à Viagem Segura. De sexta-feira para sábado, Detran RS, BM, PC, EPTC e Guarda Municipal realizaram duas operações de fiscalização conjuntas na capital, buscando coibir comportamentos de risco e retirar de circulação motoristas sem condições de dirigir.

As blitze foram montadas nas avenidas Loureiro da Silva e Goethe, em frente ao Parque Moinhos de Vento (Parcão). No total, foram fiscalizados 298 veículos. Os órgãos de trânsito autuaram 30 condutores por dirigir sob a influência de álcool ou por recusa ao bafômetro.

Sobre a Viagem Segura

Um dos principais programas de segurança no trânsito no estado, a Operação Viagem Segura reúne órgãos de fiscalização e instituições parceiras para prevenir acidentes nos feriados e principais datas comemorativas.

PRF, BM, CRBM, Detran RS e PC reforçam a fiscalização e promovem ações de conscientização com o apoio da ANTT, do Dnit, do Cetran RS, do Daer, da EGR, da Famurs, além de representantes da sociedade civil, como o Lions Club e o Instituto Zero Acidente.

Desde o feriado de Proclamação da República de 2011 já foram realizadas 88 operações, com mais de 5,3 milhões de veículos fiscalizados e 199,3 mil testes de etilômetro aplicados. Foram registradas mais de 934,7 mil infrações, sendo 18,4 mil autuações por embriaguez, incluindo as recusas ao teste do bafômetro. A fiscalização também recolheu 88,3 mil veículos e mais de 24 mil CNHs. ...

RS cadastrou mais de 2 milhões de trabalhadores nos últimos 7 anos


O Rio Grande do Sul é o terceiro estado da federação que mais criou vagas de trabalho formal em março: 12.667. É o melhor resultado registrado para o período desde 2014, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última sexta-feira (20), pelo Ministério do Trabalho.

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é a instituição executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do RS. Vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), atua com ênfase nas áreas de geração de emprego e renda.

A intermediação de mão de obra é o principal serviço oferecido pela instituição, gratuitamente, tanto para trabalhadores, quanto para empregadores. A fundação conta com uma rede de atendimento de 140 unidades distribuídas em 137 municípios gaúchos. Em 2017, foram contabilizados 1.443.638 atendimentos prestados aos trabalhadores.

Melhorar a vida

De acordo com o diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, a fundação desempenha importante papel ao promover a empregabilidade no estado, de modo a favorecer o avanço da economia e a promoção da qualidade de vida dos gaúchos. A fundação cadastrou 2.240.843 trabalhadores, de 2011 a 2017. O contingente é formado por 1.216.038 homens e 1.024.805 mulheres.

A instituição dispõe do maior banco de trabalhadores do estado. As unidades operacionalizam sistema do Ministério do Trabalho para cadastrar os trabalhadores atendidos nas áreas de intermediação de mão de obra e de seguro-desemprego. Ao solicitar o benefício por demissão sem justa causa, o trabalhador desempregado é cadastrado para recolocação no mercado de trabalho. O benefício é concedido somente nos casos em que não há vagas compatíveis com o perfil profissional do solicitante.

Perfil dos cadastrados

Em 2017, foram efetuados 203.447 novos cadastrados de trabalhadores. Desse total, 71,6% se autodeclaravam de raça branca; 7,8%, pardos e 5,58%, negros. No período, a procura por emprego nas Agências FGTAS/Sine foi maior entre os jovens: 35,57% dos novos cadastrados tinham entre 18 e 24 anos. Em 2011, esse público representava 16,98% do contingente.

Em seguida, aparecem trabalhadores com idades entre 30 e 39 anos (21,65%), 40 a 49 anos (15,57%), 25 a 29 anos (12%) e 50 a 64 anos (10,3%), em 2017. Já em 2011, a procura por emprego era maior entre os mais velhos. Dos 367.594 novos cadastrados, 32% tinham entre 30 e 39 anos; 20,5%, 25 a 29 anos; 18,8%, de 40 a 49 anos; 16,9%, de 18 a 24 anos e 10,78%, de 50 a 64 anos.

Com relação ao papel que desempenhavam na família em 2017, 62% dos cadastrados compunham a renda; 29,8% eram chefes de família e 7,2%, dependentes. A renda familiar de 11,95% dos trabalhadores variava de R$ 937 a R$ 1.405,50. Já a renda de 8,5% dos cadastrados variava de R$ 1.405,50 a R$ 1.874 e de 8,4%, de R$ 1.874 a R$ 2.811. Apenas 4,8% dos trabalhadores possuíam renda familiar de R$ 2.811 a R$ 3.748 e 1,6%, de R$ 3.748 a R$ 6.559.

No que tange ao estado civil, entre 2011 e 2017, diminuiu o número de trabalhadores cadastrados que se autodeclaravam casados e aumentou o contingente de solteiros. Em 2011, os solteiros representavam 59,9%; os casados, 25,5%; e os trabalhadores em união estável, 8,8%. Em 2017, os solteiros passaram a representar 71,6% do contingente; casados, 18,3%; e em união estável, 4,9%.
No que tange à escolaridade, no ano passado, 39,5% dos cadastrados possuíam Ensino Médio completo; 12,9%, Ensino Fundamental completo e 7,2%, Ensino Superior completo. Em 2011, o contingente com Ensino Médio completo representava 37,5%; com Ensino Fundamental completo, 15,5%; e Ensino Superior completo, 5,27%. ...

PRF atende acidente com duas mortes na BR 290 em Eldorado do Sul


Na madrugada deste feriado (1º), a Polícia Rodoviária Federal atendeu um acidente com duas mortes envolvendo um automóvel Kia/Cerato com placas de Butiá.

Segundo os vestígios no local do acidente, o veículo, que transitava em direção ao interior, na altura do Parque Eldorado, saiu de pista e colidiu contra uma árvore.

O condutor do veículo, de 22 anos, e a passageira do banco traseiro, de 21 anos, morreram no local. A passageira do banco dianteiro, de 18 anos, foi levada em estado grave para o hospital.

As causas do acidente ainda são desconhecidas. A pista não chegou a ser bloqueada.

Fonte: PRF ...

PRF prende traficante de drogas dirigindo embriagado e com revólver furtado


A Polícia Rodoviária Federal prendeu na segunda-feira (30) um homem transportando drogas e uma arma. O criminoso, que não possuía CNH, estava dirigindo sob efeito de álcool e tentou fugir dos policiais. A ação iniciou na BR 290, em Eldorado do Sul, e acabou na cidade de Guaíba.

Policiais Rodoviários Federais estavam realizando operação de combate ao crime abordando na frente da unidade operacional PRF em Eldorado do Sul quando deram ordem de parada a um Voyage que seguia em direção ao interior. O motorista furou bloqueio policial e, então, iniciou uma fuga em altíssima velocidade por mais de 8km. Ao entrar em uma comunidade, os PRFs viram o condutor atirar uma mochila para fora do veículo. Pouco mais a frente conseguiram abordar e prender o criminoso.

Na mochila, localizada pelos policiais, foram encontrados 6kg de maconha, 95g de crack e um revólver calibre 38 municiado. O condutor fez o teste do etilômetro, comprovando a embriaguez.

O homem foi preso por tráfico de drogas, receptação, porte ilegal de arma, direção perigosa e por dirigir sob efeito de álcool. As sanções administrativas totalizaram mais de R$9.000,00 em autuações por infrações de trânsito durante a tentativa de fuga. Após o registro do flagrante na polícia judiciária foi encaminhado ao sistema prisional.

Fonte: PRF ...

MP acompanha operação da Polícia Civil que combate organização criminosa


O Ministério Público, através do projeto-piloto da Promotoria Especializada no Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro e Organização Criminosa acompanhou, na manha desta sexta-feira, 27, operação da Polícia Civil de combate à organização criminosa, exploração de jogos de azar e lavagem de dinheiro.

Na operação, batizada de “Repasse” e comandada pela Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos, foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão, em Porto Alegre, Eldorado do Sul, Xangri-lá, Cachoeirinha e Canoas. Três pessoas foram presas, diversos documentos, ceduleiras, dinheiro e armas foram apreendidos. Foram também realizados bloqueios de contas de 41 investigados e executado o sequestro de 33 veículos (sendo que dois passam a ser utilizados provisoriamente como viaturas da Polícia Civil). O Ministério Público deu parecer favorável a todas essas ações, posteriormente deferidas pelo poder judiciário, e, ainda à indisponibilidade de 32 imóveis já conhecidos, e outros que possam estar registrados em nome dos investigados, além do afastamento dos sigilos fiscal, bancário e financeiro de 41 suspeitos, o que foi efetivado durante a operação desta manhã.

A operação “Repasse” tem o objetivo de descapitalizar a organização criminosa que explorava pelo menos três casas de jogos de azar. O chefe da organização tem o hábito de usar as redes socais para ostentar os imóveis e veículos, fruto de crimes. Provas levaram os investigadores a descobrir a prática do crime de lavagem de dinheiro, pois o chefe da organização se utilizava dos valores arrecadados para adquirir bens em nome de terceiros. ...

Primeira etapa da vacinação contra febre aftosa começa nesta terça e segue até dia 31


A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa inicia nesta terça-feira (1º) e se estende até dia 31. A homologação da vacina por parte dos proprietários deve ser informada nas inspetorias de defesa agropecuária até 7 de junho, cinco dias úteis após o término.

O ato oficial que marca a campanha de imunização do rebanho gaúcho contra a febre aftosa acontecerá na quarta-feira (2), no Município de Barra do Ribeiro e contará com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein, às 11h, na fazenda de propriedade de Selito Carboni, junto à BR 116, cerca de 800 metros após o trevo de entrada ao município.

Os produtores devem adquirir as doses nas agropecuárias credenciadas, atentando para as condições de conservação (que deve ser entre 2 e 8 graus) e a aplicação.

A expectativa para 2018, de acordo com a área técnica da Secretaria da Agricultura, é de vacinar 13.736 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos. A meta de imunização é de ao menos 90% deste total. Em maio de 2017, a cobertura foi de 98,93% e, em novembro, de 97,48%. ...

Agentes interceptam a entrada de drogas na Penitenciária de Rio Grande


Na manhã dessa segunda-feira(30), por volta das 9h30, numa ronda de rotina, os agentes encontraram no canil uma sacola com aproximadamente 4kg de substância semelhante à maconha, além de dois celular, carregadores e baterias.

O material apreendido foi encaminhado para registros na Delegacia de Polícia (DPPA). O Presídio Estadual de Rio Grande atualmente conta com a totalidade de 864 apenados do regime fechado. ...

21º BPM conta com Base Móvel Comunitária no extremo sul de Porto Alegre


O 21° Batalhão de Polícia Militar (21º BPM) dispõe de Base Móvel Comunitária que atua na Praça da Esplanada, bairro Restinga, na Avenida Edgar Pires de Castro, bairro Hípica, Jardim Urubatã na Avenida Juca Batista e em Belém Novo na Praça Central. A base conta com policiais militares qualificados, desenvolvendo um trabalho voltado à comunidade do extremo sul de Porto Alegre.

A finalidade da Brigada Militar com as BMCs é ampliar o policiamento comunitário reduzindo os índices de criminalidade em áreas de vulnerabilidade social, contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e promovendo maior integração entre comunidade e a Corporação.

O efetivo vinculado às bases atua em um raio de três quilômetros do local onde estão instaladas, fazendo visitas ao comércio local e às residências, participando de reuniões comunitárias e promovendo atividades a favor da segurança pública.

De acordo com o comandante do 21º, major Macarthur Villanova, a base móvel comunitária do 21º BPM atua diretamente nos quatro pontos citados acima, aproximando a população da Brigada Militar. A base móvel comunitária dá uma maior visibilidade ao policiamento aproximando o policial da comunidade. Ao pararem nos locais estabelecidos, a comunidade tem como referência o Posto Móvel para registro de ocorrências e informações. Aliado a esta grande visibilidade proporcionada pela base móvel, os policiais ainda fazem rondas num perímetro determinado visitando estabelecimentos comerciais e residências, aproximando a comunidade da polícia. Depois do emprego da Base Móvel na área de ação do Batalhão, reduzimos consideravelmente o roubo a pedestre e a estabelecimento comercial. A população tem que compreender que ela e a polícia devem ser “parceiros” na resolução das questões de segurança do seu bairro, respeitar o policial, cumprimentá-lo e trazer informações ao mesmo.

O programa existe desde de 2016. Atualmente, a Brigada Militar mantém um total de dez bases móveis instaladas em todo o estado. São cinco em Porto Alegre (CPC), uma em Canoas e em Cachoeirinha (CPM), uma em Novo Hamburgo (CRPO-VRS), uma em Caxias do Sul (CRPO-Serra) e uma em Santa Maria (CRPO-Central). A projeção da BM é agregar, no mínimo, mais seis bases até o final deste ano. ...

Fepam atualiza regras para extração de areia no RS


A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) atualizou as regras para a extração de areia no Rio Grande do Sul. Uma nova portaria, que estará publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da próxima segunda-feira (30), apresenta medidas de precaução com o intuito de reforçar o controle ambiental. "Nosso compromisso é garantir todos esforços para que a natureza seja protegida da melhor maneira", destacou a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e diretora presidente da Fepam, Ana Pellini.

Entre as novas determinações está a restrição do tamanho das lanças utilizadas nas dragas para a sucção da areia do fundo dos rios. "Incluímos novamente a necessidade dos empreendedores medirem o tamanho do cano utilizado nas dragas para a extração de areia como uma garantia, somada aos demais estudos de controle, para que a gente possa ter uma segurança maior de que não está havendo dano ambiental", afirmou a secretária.

O comprimento das lanças fica limitado à profundidade máxima dos recursos hídricos, variando entre três e 10 metros, de acordo com cada rio. A extração deve ser realizada com uma distância mínima de 50 metros das margens dos rios, nos cursos de água com largura do leito médio igual ou superior a 150 metros e, no máximo, a um metro acima.

Pela portaria, os empreendedores poderão ser dispensados da limitação no comprimento das lanças mediante apresentação de estudos técnicos que comprovem a viabilidade da extração de areia sem provocar dano ambiental. Os relatórios devem indicar as dimensões da área e a descrição da jazida, entre outras informações. Para requerer uma nova licença de operação, será obrigatória a apresentação desses dados que revelam um diagnóstico da situação do leito do rio. Essas informações serão classificadas como "marco zero" e serão utilizadas como parâmetro para o monitoramento das condições da área licenciada e a realização de novas fiscalizações.

Também ficaram definidas as medidas de acompanhamento das áreas licenciadas para a extração de areia no leito dos recursos hídricos, que inclui a realização de levantamentos batimétricos semestrais para monitorar a forma da superfície do leito, a estabilidade das margens, a disponibilidade e a reposição de minério, bem como a vida útil da jazida. Em caso de extração irregular na área, o empreendedor detentor da licença ambiental será responsabilizado.

As regras foram apresentadas pela secretária aos representantes da Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas) e do Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro de Estado (Sindibritas), na quinta-feira (26), durante encontro na sede da Sema. De acordo com o diretor do setor de areia da Agabritas e do Sindibritas, Sandro Almeida, as medidas propostas pela Sema vão qualificar o setor. "Saímos satisfeitos da reunião pela receptividade e com a certeza de que tudo que a Fepam implementar vem a melhorar os empreendimentos de extração de areia como um todo", ressaltou Almeida.

Fonte: Ascom Sema ...




Edição n° 179 - Maio 2018

Selecionar Edição
  • Edição n° 183
  • Edição n° 182
  • Edição n° 181







  • Av. Roque J. O. Giacomelli, nº 542, Pq. Eldorado - Eldorado do Sul - Fone (51) 3481 1821