Eldorado do Sul, Guaíba e Região Carbonífera, 23 de Abril de 2018. Página Inicial | Contato
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Edicão n° 178 de Março 2018


ESPECIAL

Bolsas de estudos na State University of New York: saiba como conseguir


Localizada nas cidades de New Paltz e Albany, a State University of New York está oferecendo bolsas de estudos em cursos executivos voltados para áreas como: Marketing, Finanças, Pensamento Estratégico, Gestão de Projetos entre outras.

Em conjunto com os programas temáticos, é oferecido um módulo gratuito e opcional de Business English, aperfeiçoando ainda mais a prática do inglês para negócios e possibilitando o retorno do aluno ao Brasil com duas certificações internacionais.

Quais são os requisitos?

Para se candidatar, é preciso estar em um curso de graduação (a partir do 5º semestre) ou ser formado na área, com nível de inglês intermediário para avançado.

Para realizar apenas o curso de Business English, o interessado deve ser maior de 18 anos e possuir nível de inglês básico.

Como solicitar a bolsa?

É necessário que o possível aluno faça a solicitação através do formulário de solicitação de bolsa (Application Form), informando a área de interesse. Nos próximos dias a IBS Americas entrará em contato para agendar uma entrevista online via Skype ou telefone, com o diretor acadêmico do programa. Em seguida, o candidato deverá aguardar um retorno via e-mail, informando se a bolsa foi ou não aprovada. A solicitação de bolsa deve ser realizada até 05/05.

Para obter mais informações ou solicitar o Application Form, acesse o site http://www.ibs-americas.com, ou envie um e-mail para info@ibs-sp.com.br.

Sobre a IBS

Buscando capacitar jovens executivos nos âmbitos acadêmico, cultural e profissional, a International Business School Americas oferece programas internacionais de curta duração desde 2003. Em parceria com universidades de grande prestígio na Europa e Estados Unidos, os cursos são oferecidos em janeiro e julho, com aulas e atividades em período integral. Ministrados em inglês sem tradução, os programas permitem ao participante um contato profundo com o idioma e a realidade de negócios do país escolhido, sem ter de romper laços profissionais e acadêmicos com seu país de origem. A IBS gerencia um amplo e bem-sucedido programa de bolsas de estudos e convênios com empresas que já atenderam milhares de alunos, de diversas culturas, representados por mais de 50 países.

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Governo do Estado reivindica retomada imediata de duplicação da BR-116


O governo do Estado sempre demonstrou interesse e reivindicou a retomada imediata da duplicação da BR-116 no Ministério dos Transportes, em Brasília. A afirmação é do secretário dos Transportes, Humberto Canuso, durante o seminário que debateu questões ligadas à rodovia nesta sexta-feira (20), em Camaquã. "Hoje, representamos o governador José Ivo Sartori nesta mobilização de suma importância e que contará sempre com o nosso apoio irrestrito", acrescentou.

O evento mobilizou lideranças políticas, empresariais e comunitárias no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc) para discutir a retomada integral das obras nos 211 quilômetros entre Pelotas e Guaíba. Marcado pelo depoimento de familiares de vítimas de acidentes, o seminário também promoveu um debate, mediado pelo jornalista Daniel Scola. No painel, os participantes argumentaram sobre a importância da conclusão das obras da 116, considerada um dos principais projetos logísticos do Rio Grande do Sul.

O titular da pasta dos Transportes também destacou a relevância da rodovia para a sociedade gaúcha. "Trata-se de um corredor rodoviário que recebe a maior parte do volume de cargas com destino ao porto do Rio Grande", salientou. "A continuidade da duplicação é urgente, sobretudo, para evitar que mais vidas sejam perdidas no trânsito", finalizou. ...

Força Nacional apresenta nova tropa que atuará em Porto Alegre


O comando da operação da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em Porto Alegre (PMSP/POA Ostensiva) apresentou, nesta sexta-feira (20), a nova tropa que vai atuar na capital. O ato ocorreu na Secretaria da Segurança Pública e contou com a presença do secretário Cezar Schirmer e do coordenador do Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP) no Estado, tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade.

A renovação de efetivo é um procedimento padrão da FNSP, uma vez que a tropa é composta por servidores das forças de Segurança Pública estaduais de todo o Brasil, que atuam por um período determinado e regressam às suas corporações de origem.

O efetivo mobilizado para a continuação das atividades é de 120 homens e 20 viaturas - 19 picapes e um micro-ônibus. Schirmer agradeceu o empenho do Ministério da Segurança Pública para garantir a permanência da FNSP no RS. “Os representantes do Ministério sempre se mostraram solícitos e compreensivos sobre a necessidade da permanência da Força Nacional no Estado”.

A FNSP atua no RS dentro do escopo do PNSP, desde março de 2017. Porto Alegre, Natal e Aracaju são as cidades-piloto do programa. Dentro das ações desenvolvidas, estão operações de combate a homicídios dolosos, feminicídios e tráfico de drogas, em área pré-estabelecidas pela SSP e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Schirmer avaliou a representação do reforço no estado. “A presença da tropa no Rio Grande do Sul é mais uma ação de integração entre todas as esferas de poder para garantir à população o melhor serviço que podemos oferecer”, completou. ...

Redes de pesca são apreendidas em camping próximo ao Parque Camaquã


Os guardas do Parque Estadual Camaquã realizaram operação de fiscalização no camping Areal, localizado às margens da Lagoa dos Patos, em zona de amortecimento da Unidade de Conservação, no interior do município de Camaquã.

Foram apreendidos 30 sacos com três mil metros de redes, além de apetrechos de pesca encontrados no acampamento irregular utilizado como base para a pesca e caça predatória, na fazenda com o mesmo nome.

Os guardas parques Júlio Vieira e Rogério Mello explicam que por ficar no entorno de uma Unidade de Conservação, a zona de amortecimento tem a função de proteger a área, que ao ficar exposta se torna frágil e pode colocar em risco a estabilidade e o equilíbrio dos ecossistemas existentes. Nestas regiões, as condicionantes para a pesca são restritivas.

Além dos guardas parques vinculados ao Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), também participaram da operação, que atendeu denúncia recebida, policiais do 3º Pelotão Ambiental, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Camaquã, Corpo de Bombeiros e CEEE. ...

Prefeito intensifica fiscalização nos serviços realizados em Butiá


O prefeito de Butiá, Daniel Almeida, segue fiscalizando os serviços oferecidos à comunidade. Uma das demandas que mais chega até a Administração Municipal e está recebendo uma atenção redobrada, é o trabalho de limpeza urbana no município. Na manhã desta terça-feira (17), o chefe do executivo esteve reunido com representantes da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento (SMOS), para abordar o tema.
Daniel ressaltou que a fiscalização junto à empresa terceirizada, contratada para a execução das tarefas de capina, corte de grama, variação, pintura dos meios-fios e recolhimento de galhos será intensificada, visando que o cronograma de ações seja cumprindo nos próximos dois meses, chegando a todos os bairros. “Mais que fiscalizar a execução, quero acompanhar de perto a qualidade do trabalho. Nós investimos no aumento de pessoal e equipamentos para que a Secretaria de Obras, com o reforço da terceirizada, atenda a todas as localidades. Quero dar o retorno que a comunidade quer e merece, pois os impostos devem ser revertidos em melhor qualidade de vida para a nossa gente”, concluiu Almeida.


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Prefeitura de Guaíba implanta sistema integrado de saúde para agilizar o atendimento


A Prefeitura de Guaíba está modernizando o atendimento de saúde do município com a implantação de um sistema integrado, que vai promover mais agilidade nos serviços. O Sistema de Inteligência a Serviço da Saúde (SISS) começou a operar e servirá como um grande aliado na diminuição do tempo de espera, no atendimento de triagem e no próprio procedimento médico.

“Uma das novidades é o prontuário eletrônico, que registra todo o histórico dos pacientes. Com isso, a busca de informações se torna mais rápida e integrada com todas as unidades de saúde do município. Essa melhor comunicação interna ajudará a agilizar a marcação, permitindo aos usuários a visualização de informações de seus atendimentos e resultados de exames”, comentou o secretário de Saúde, Itamar Costa.

O prefeito José Sperotto ressalta a importância do sistema para a diminuição do tempo que a população fica nos postos:

“Estamos usando a tecnologia em favor do controle e da organização. Em vez de relatórios e agendamentos feitos no papel, temos agora um sistema de saúde inteligente e prático, com todos os dados e histórico do paciente. Reduzir o tempo de espera é uma das nossas metas”, comentou.

A primeira unidade a contar com o SISS é a UBS da Vila Iolanda. A implantação da tecnologia será gradual nas unidades de saúde, sendo que a próxima será a da Columbia City. Para acompanhar o avanço, nos próximos dias, chegam 16 novas impressoras.

Foto: Gustavo Gossen
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Prefeitura de Guaíba e MP/RS apresentam TAC a ser firmado com proprietários de bares e restaurantes


Representantes do Executivo estiveram no Ministério Público Estadual de modo a estabelecer parceria quanto ao Termo de Ajustamento de Conduta a ser firmado entre o município e proprietários de bares e restaurantes que estão em situação irregular.

Apoiado pelo MP, o projeto propõe, através de esclarecimento e fiscalização, regularizar a situação sem o fechamento imediato dos estabelecimentos, evitando o impacto na economia do município. O trabalho foi desenvolvido em ação conjunta entre a Secretaria de Administração, Finanças e Recursos Humanos, através da Diretoria Fazendária, Secretaria de Planejamento Urbano e Procuradoria-Geral do Município.

Foto: Divulgação
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Drone com celulares é encontrado por agentes penitenciários na Penitenciária de Charqueadas


Por volta das 3h da madrugada desta quarta-feira (18), agentes penitenciários de plantão na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC) encontraram três aparelhos telefônicos e carregadores numa sacola preta conduzida por um drone, que acabou caindo no pátio do pavilhão C.

Os servidores estimaram que o equipamento estivesse sobrevoando a cerca de 80 metros de altura e, no momento, havia muita nebulosidade no local. Mesmo assim, explicou o diretor da PASC, Eduardo Saliba, os agentes intensificaram as rondas noturnas a pedido da Atividade de Segurança e Disciplina (ASD). Saliba disse ainda que há um rigoroso controle de materiais na entrada de visitantes na PASC.

Ele acrescentou que este novo método de tentativa de entrada de materiais ilícitos corrobora a lisura existente na categoria dos agentes penitenciários. "O crime se apropria até da tecnologia. Mas estamos vigilantes", completou Saliba. Em 2017, seis drones foram apreendidos e, até agora, uma apreensão foi registrada. ...

Viagem Segura de Tiradentes terá três dias de fiscalização intensiva


Com a possibilidade de movimento nas estradas, o fim de semana do feriado de Tiradentes preocupa as autoridades de trânsito que preparam a 87ª edição da Viagem Segura. Buscando retirar de circulação motoristas imprudentes e prevenir acidentes, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar e Comando Rodoviário da BM intensificam a fiscalização desde a zero hora desta sexta-feira (20) até a meia-noite de domingo (22).

Analisando os acidentes no período de 2007 a 2017, o DetranRS identificou que Tiradentes tem uma média de 6,2 vítimas fatais/dia, menor que a média geral dos 15 feriados e datas comemorativas em que é realizada a operação (6,3 mortes/dia). No ano passado, foram 13 mortes em quatro dias de operação, considerando as pessoas que vieram a óbito até 30 dias pós-acidente. O número é 58% menor que em 2016, quando ocorreram 31 óbitos decorrentes dos acidentes de trânsito que ocorreram nos cinco dias de operação.

Quanto aos locais em que ocorreram os óbitos, destacam-se os municípios de Porto Alegre (12 mortes), seguido por Caxias do Sul (oito vítimas fatais) e Rio Grande, Lagoa Vermelha e Passo Fundo (com seis mortes cada). Somente as rodovias federais BR 116, 392, 290, 285 e 386 respondem por 42% das mortes ocorridas no período. A análise identifica informações estratégicas que permitem o emprego mais eficaz do policiamento e fiscalização de trânsito, bem como ações educativas preventivas.

Rodoviária e Megablitz

Na manhã de sexta, servidores do DetranRS, PRF, ANTT, EPTC, acompanhados de integrantes do Lions Club, realizam ação educativa na estação rodoviária, alertando para a importância da utilização do cinto de segurança também nos ônibus. À noite, como já é tradicional na capital, haverá Megablitz, somando os esforços da Polícia Civil e dos agentes da Balada Segura à Viagem Segura.

Prevenção a acidentes

Um dos principais programas de segurança no trânsito no Estado, a Operação Viagem Segura reúne órgãos de fiscalização e instituições parceiras para prevenir acidentes nos feriados e principais datas comemorativas. Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM), Comando Rodoviário da BM (CRBM), DetranRS e Polícia Civil reforçam a fiscalização e promovem ações de conscientização com o apoio da ANTT, DNIT, Cetran/RS, DAER, EGR, Famurs, além de representantes da sociedade civil organizada, como o Lions Club e o Instituto Zero Acidente.

Desde o feriado de Proclamação da Republica de 2011 já foram realizadas 86 operações, com mais de 5,2 milhões de veículos fiscalizados e 194 mil testes de etilômetro. Foram registradas mais de 920,8 mil infrações, sendo 18,2 mil autuações por embriaguez, incluindo as recusas ao teste do bafômetro. A fiscalização também recolheu 87,6 mil veículos e mais de 23,7 mil CNHs. ...

Prefeitura de Butiá investe R$ 95 mil em materiais para as unidades de saúde


Para manter os estoques do Hospital de Butiá e dos postos de saúde, a Prefeitura Municipal de Butiá, concluiu, por meio de licitação pública, a compra de materiais como compressa de gaze, luvas, sondas, coletores e outros itens que atenderão as necessidades das unidades de Saúde no restante de 2018.

O prefeito Daniel Almeida afirmou que esta é mais uma ação que reflete a prioridade que é dada para a Saúde em Butiá. “Mesmo com a crise financeira, estamos investindo na infraestrutura do nosso hospital, com médicos também em todos os postos de saúde e equipando as unidades para atender da melhor forma possível a nossa população”, afirmou Daniel.
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Tecnologia matadora: conheça 3 ferramentas para turbinar as vendas do seu e-commerce


As lojas virtuais se destacaram nos últimos anos e hoje são opções para pessoas que buscam investir em um novo negócio ou completar renda. Estima-se que o e-commerce brasileiro deve crescer 15% em 2018, com previsão de faturamento de R$ 69 bilhões. O ano pode registrar também mais de 220 milhões de pedidos nas lojas virtuais, mostrando um bom momento para o segmento, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Mas para atender a demanda de clientes e driblar a concorrência, os empreendedores digitais devem montar infraestruturas matadoras. Para isso, algumas ferramentas prometem turbinar ao máximo a sua loja virtual, garantindo mais vendas e um bom relacionamento com seus clientes.

"Ao abrir um e-commerce o lojista deve apostar em ferramentas e extensões que irão ajudá-lo com a gestão e rotina da loja. Existem inúmeras tecnologias que podem ajudar e o tempo todo são lançadas novas opções no mercado", explica Alfredo Soares, Head da Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br), plataforma de criação de lojas virtuais mais popular do país com mais de 600 mil lojas criadas.

O especialista listou 3 ferramentas recentes no mercado para turbinar as vendas do seu e-commerce.

Instagram Shopping: vitrines virtuais para vender mais

O Instagram possui também 15 milhões de perfis comerciais e 80% dos usuários seguem algum negócio espontaneamente, sendo uma ferramenta estratégica para milhares de empresas que trabalham diretamente com vendas pela internet - forte canal de divulgação e até mesmo de relacionamento com o público-alvo.

Recentemente o Instagram liberou um novo recurso de compras online, que acontece diretamente no aplicativo. A nova funcionalidade permite que os varejistas divulguem fotos dos produtos com direito a preço e mais informações, além de outros itens relacionados. Os links levam o usuário direto às lojas oficiais, onde o cadastro pode ser feito e a transação de venda finalizada.

"Esse novo recurso é uma forma de impulsionar as vendas da loja virtual, já que é possível criar divulgações e ações promocionais e direcionar o consumidor para o site. Na Loja Integrada, por exemplo, os lojistas conseguem usar esse recurso sem custo, basta ter uma conta Business do Facebook", explica.

Chats e Chatbots: atendimento personalizado é sinônimo de fidelização

O uso de chats ou chatbots - programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas - em plataformas e nas lojas virtuais cresce a cada dia, se tornando uma das ferramentas de customer experience (CX) mais atraentes que tornam o atendimento mais ágil para os e-consumidores imediatistas, além de colaborar com a experiência e credibilidade do negócio para os usuários.

A ferramenta consegue automatizar e otimizar tarefas rotineiras como: informações sobre o status de um pedido, dar detalhes e tirar dúvidas de um produto, fornecer informações sobre descontos da loja e prazos de entrega, além de realizar outras tarefas que não dependem tanto da interação humana, permitindo que a empresa atenda seu cliente 24 horas por dias. "Já existem no mercado empresas que criam e fazem a integração de chatbots com as principais plataformas de e-commerce do país, de forma rápida e com ótimo custo benefício".

Ferramentas para avaliações: cultive boas recomendações e você terá sempre clientes

Aproximadamente 90% dos usuários pesquisam sobre produtos ou serviços em sites ou comparam preços em lojas virtuais e 75% procuram informações dos produtos em fóruns ou blogs da internet. "Cada vez mais as pessoas querem opiniões sobre os produtos e por isso as avaliações influenciam diretamente na decisão de compra e são tão importantes para quem vende na internet. Todo lojista virtual deve investir em uma ferramenta para que ele possa mensurar como está a experiência do consumidor na sua loja", pontua o especialista.

As ferramentas de avaliações e feedback não são tão novas no mercado, mas suas funções se atualizam o tempo todo e por isso é importante estar antenado. Elas ajudam a coletar informações de clientes e a fazer a gestão dos comentários realizados pelos consumidores e usuários. "Nos e-commercers, esses recursos são de extrema importância, já que no processo de decisão de compra, a busca por avaliações sobre o produto são unanimidade. Ao usar ferramentas de avaliações é possível, por exemplo, dar estrelas como satisfação ao site, enviar o comentário para amigos das redes sociais e incentivar a compra, entre outras ações. No mercado existem várias opções para integrar ao seu e-commerce, as mais conhecidas são: Trustvox e a YourViews", finaliza.

Sobre a Loja Integrada

Criada em 2014, a Loja Integrada é uma plataforma que oferece recursos para a criação de lojas virtuais – de maneira prática e intuitiva. Com mais de 600 mil lojas criadas, a empresa faz parte da VTEX e tornou-se uma das maiores plataformas gratuitas e a mais popular do Brasil. Já são mais de 10 milhões de produtos vendidos e faturamento total dos lojistas de mais de 1 bilhão de reais. Em 2017, a empresa conquistou o Prêmio E-bit de melhor plataforma na categoria para pequenos empreendedores e recebeu o Prêmio E-commerce Brasil na categoria "Tecnologia". A empresa também conquistou o prêmio Abcomm de inovação digital na categoria de melhor plataforma de E-commerce de 2018.

Fonte: Agência noar ...

Prefeitura de Guaíba estabelece parceria com a Ulbra para aperfeiçoar atendimentos no PA


Com o objetivo de oferecer um serviço mais humanizado aos pacientes e familiares que necessitam do Pronto Atendimento Dr. Solon Tavares (PA), a Prefeitura e a Ulbra Guaíba definiram parceria na qual graduandos de Pedagogia da universidade estarão à disposição.

Andrielle Petersen, que está à frente deste trabalho de humanização, comentou que o atendimento não ficará restrito a adultos:

“Queremos proporcionar um ambiente mais agradável e em que todos se sintam mais à vontade. Inclusive, para crianças, teremos contação de histórias e oficinas para que se tire o foco da doença e o tempo passe mais rápido”.

O secretário de Saúde, Itamar Costa, não escondeu a satisfação em tirar a ideia do papel:

“Essa aproximação é algo que precisávamos e que é um desejo da gestão. São pequenos avanços como esse que contribuem para uma nova cultura de atendimento à saúde de Guaíba. Todos precisamos ter a sensibilidade de que o paciente vem para cá com um problema e que não podemos criar um outro problema. Por isso, vamos oferecer a estrutura e material para que a equipe possa realizar esse trabalho diferenciado para a nossa população”, completou ...

Penitenciária Estadual do Jacuí inaugura sistema de videomonitamento


A Penitenciária Estadual do Jacuí passa a contar com um moderno sistema de videomonitoramento, que utilizará 70 câmeras na vigilância de apenados dos regimes fechado e semiaberto. A inauguração da sala de operações ocorreu nesta segunda-feira (16) e contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

A partir da sala de operações, é possível monitorar a movimentação no interior da penitenciária e ao longo do perímetro externo de segurança, garantindo que eventuais arremessos sejam evitados ou flagrados em tempo de efetuar a prisão em flagrante dos responsáveis. Para Schirmer, este é um dos melhores exemplos do uso da tecnologia em prol da Segurança Pública. “As câmeras irão substituir o ser humano em uma função auxiliar, otimizando recursos e potencializando o trabalho nas mais diversas frentes”, afirmou.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal'lago disse que “a iniciativa, que é fruto do trabalho e da parceria entre a Brigada Militar, Poder Judiciário, Ministério Público e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), vai auxiliar o trabalho dos policiais militares na PEJ, assim como já ocorre na Cadeira Pública de Porto Alegre (CPPA)".

Na CPPA, o videomonitoramento está em operação desde 2015. Graças ao sistema, foi possível flagrar o policial militar tentando impedir a apreensão de drogas arremessadas para o interior da unidade prisional. O episódio ocorreu no último sábado (14). O PM foi detido e será submetido a todos os trâmites da Justiça Militar.

Parceria com o Judiciário

O projeto foi idealizado pela direção da PEJ em agosto de 2017. A aquisição e a instalação dos equipamentos foram possíveis graças ao aporte de R$ 333,4 mil feito pela Vera de Execuções Criminais (VEC) de Novo Hamburgo. As obras iniciaram em dezembro de 2017, sob supervisão do Departamento de Engenharia Prisional da Susepe.

O juiz responsável pela VEC de Novo Hamburgo, Carlos Boschang Jr., salientou o apoio das comarcas atendidas pela vara, para colaborar para o melhor funcionamento da casa prisional. “Sabemos das dificuldades de se administrar um casa prisional. Faz-se necessária a colaboração. As câmeras irão auxiliar em muito na elucidação de ocorrências internas, a partir da identificação dos responsáveis por qualquer atividade irregular dentro da PEJ”, disse.

A concretização de mais uma parceria firmada com o Poder Judiciário foi saudada pelo secretário Cezar Schirmer. Segundo ele, a relação com os magistrados tem sido profícua, norteada pela cooperação mútua, em prol da sociedade. “Este é apenas um dos momentos em que pudemos confirmar a disposição dos juízes e desembargadores em ajudar o sistema prisional”, enfatizou. ...

Os desafios para a melhoria no serviço de telefonia móvel na área rural são debatidos em reunião


A coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e da Ordem Econômica, Caroline Vaz, participou, nesta quinta-feira, 12, de reunião que discutiu os desafios para a melhoria no serviço da telefonia móvel na área rural do Estado.

O encontro atendeu a uma solicitação do deputado estadual Elton Weber, relator da Subcomissão de Telefonia, Internet e Serviços para o Meio Rural da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, encerrada em 2016. O deputado busca o apoio do Ministério Público para sensibilização dos órgãos de fiscalização. Também participaram do encontro, o procurador da República Estevan Gaviolli, do MPF e os representantes da Anatel, Maurício Peroni, Rafael Lima e Sidney Ochman.

Para Caroline Vaz, a reunião foi proveitosa para encaminhar novas ações, entre elas o planejamento de uma ampla campanha para conscientização de consumidores. “Foi um momento importante para que pudéssemos alinhar o entendimento sobre o que é a obrigação das concessionárias de telefonia e do que não é. Sabemos que existem limites para a atuação da telefonia, as empresas não são obrigadas a dar uma cobertura de 100% das áreas urbana e rural. Existe uma regra que determina que dentro de um raio de 30 quilômetros, a partir da sede do município, a cobertura seja de no mínimo 80%. Fora isso, sabemos que existem outros problemas, que por vezes nem são de ordem tecnológica, que inviabilizam o serviço. Por isso, vamos planejar e executar uma campanha para informar e orientar os consumidores, para que eles possam saber se o serviço é prestado no local onde residem, se a residência está dentro do mapa de cobertura da operadora”, explica Caroline Vaz.

Elton Weber também manifestou satisfação com o resultado do encontro. “Foi muito produtiva, no sentido de garantir que o consumidor do meio rural saiba sobre os seus direitos quando contrata um serviço móvel de telefonia e internet. Continuaremos trabalhando por soluções práticas e compartilhadas com os órgãos competentes. Temos muita coisa no papel, mas no dia a dia não está tudo bem, os serviços estão muito aquém do que o consumidor contrata”, concluiu o deputado. ...

Inaugurada primeira delegacia que combate crimes rurais e abigeato


A primeira Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) do Rio Grande do Sul iniciou as atividades nesta sexta-feira (13). A inauguração da unidade, sediada em Bagé, na região da Campanha, contou com a presença do governador José Ivo Sartori, do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e do chefe da Polícia Civil, Emerson Wendt.

Em 2017, os índices de abigeato reduziram 25,5% em todo o estado em relação a 2016. Muito disso se deve ao trabalho específico desenvolvido pelas forças policiais, como a força-tarefa da Polícia Civil e as patrulhas rurais da Brigada Militar.

Para a instalação da Decrab, o governo adquiriu e reformou um imóvel, adequando a estrutura às necessidades da instituição. Os recursos utilizados são do Fundo Especial de Segurança Pública (FESP). A delegacia conta ainda com duas viaturas modelo Mitsubishi L200, sendo uma discreta e outra ostensiva.

Criadas por decreto, assinado pelo governador em 31 de agosto de 2017, as Decrabs fazem parte de um esforço da Segurança Pública em especializar as rotinas de investigação, diminuindo os indicadores de criminalidade - a exemplo do que vem sendo feito com as delegacias especializadas em crime de lavagem de dinheiro. "A Polícia Civil vem apresentando resultados significativos com a segmentação de suas equipes. Temos convicção que esta será mais uma iniciativa de sucesso, a exemplo do que pode ser observado em outros departamentos da corporação", afirmou Sartori.

As unidades exercerão as atividades de polícia judiciária ligadas aos crimes de abigeato e demais crimes patrimoniais relacionados à atividade rural, especialmente os que tenham por objeto material insumos, defensivos e maquinários agrícolas. "Trata-se de uma ação que irá proporcionar mais tranquilidade àqueles que tanto fazem pelo nosso estado. O setor primário é um dos alicerces da economia e da identidade do Rio Grande do Sul. Portanto, faz-se necessária essa atenção especial", frisou Schirmer.

As outras delegacias serão instaladas em Camaquã, Santiago, Cruz Alta e Rosário do Sul. Para Wendt, as Decrabs representarão um reforço significativo no trabalho, mas não obterão o sucesso esperado sem a participação efetiva dos municípios. "É fundamental que as prefeituras abracem a causa e as tornem parceiros nesta jornada, pois o poder público municipal é responsável pela fiscalização dos estabelecimentos, podendo interditar aqueles que comercializam produtos sem a devida procedência", explicou. ...

Prefeitura de Butiá promove Feira de Oportunidades neste final de semana


A 1ª Feira de Oportunidades para Microempreendedor Individual (MEI), Microempresário (ME) e pessoas que trabalham informalmente, com o objetivo de regularizarão, ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de abril, na Praça Dr. Roberto Cardoso. A iniciativa é da Prefeitura de Butiá, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedic).

Será montada toda a estrutura necessária para que os produtos sejam expostos durante os três dias. A credencial pode ser garantida junto à Sedic, localizada no prédio da Prefeitura. A programação também contará com atividades musicais, esportivas e culturais.
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Trevo de acesso a Tapes pela BR-116/RS é alterado a partir desta quarta-feira (11/04)


A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado do Rio Grande do Sul (DNIT/RS), por meio da Unidade Local de Pelotas, informa que os usuários que utilizarem a BR-116/RS, a partir desta quarta-feira (11/04), devem ficar atentos à alteração no trevo de acesso a Tapes, no quilômetro 362,4 da rodovia.


A intersecção passa a operar em rótula fechada, na qual todos os veículos que trafegam pela rodovia devem contorná-la, evitando cruzamentos diretos. O trecho conta com sinalização visando à segurança e orientação aos usuários. A autarquia disponibiliza um número de Ouvidoria para que os usuários da BR-116, trecho Guaíba-Pelotas, possam suprir dúvidas ou registrar reclamações: 0800 60 11 116.

Fonte: Equipe ASCOM/NCS/DNIT-RS
Núcleo de Comunicação Social
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Ação orienta motoristas sobre uso correto da rotatória em Guaíba


Há pouco mais de dois meses, a nova rotatória da avenida Nestor de Moura Jardim, próxima ao Pronto Atendimento, foi liberada para tráfego. Em razão do fluxo intenso, torna-se necessário relembrar os motoristas que a preferência é sempre de quem já estiver em circulação, conforme o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro.

Nesta sexta-feira (6), o CFC Flora realizou ação de orientação aos condutores. Em dois pontos da rotatória, foram distribuídos panfletos visando a segurança e a fluidez do trânsito. A atividade teve o apoio da Prefeitura.

Se você quiser seguir em frente: não use sinalização de mudança; circule e saia da rotatória sempre pela mesma faixa que entrou.

Se você quiser dobrar à direita: com antecedência, posicione-se na faixa da direta e permaneça nela até a sua saída, sempre com a seta de conversão à direita.

Se você quiser dobrar à esquerda: com antecedência, posicione-se na faixa da esquerda e permaneça nela até a sua saída, sempre com a seta de conversão à esquerda.

Se você quiser fazer o retorno: com antecedência, posicione-se na faixa da esquerda e permaneça nela até fazer o retorno, sempre com a seta de conversão à esquerda.


Fonte: Assessoria de comunicação
Fotos: Gustavo Gossen ...

Abertas inscrições para seleção de artesãos no Brique da Redenção


Estão abertas as inscrições para os trabalhadores comercializarem seus produtos no Brique da Redenção, tradicional feira de artesanato e antiguidades de Porto Alegre. O registro deve ser feito presencialmente até o dia 20 de abril, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), na Travessa do Carmo, 84. O horário de atendimento é das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.

Para se candidatar a uma das 15 vagas, os artesãos devem apresentar a seguinte documentação original e cópias:

Documento de identidade e CPF;

Carteira de Artesão da FGTAS atualizada ou protocolo emitido pelo Programa Gaúcho do Artesanato (PGA);

Comprovante de residência em nome do candidato à vaga.

Na quinta-feira (26), os inscritos participarão do processo de triagem, às 11h30, no Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132), espaço da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). Na oportunidade, as peças artesanais serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios: criatividade, ineditismo e elaboração técnica.

A Comissão de Triagem será composta por um representante do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), 11 membros da Comissão Deliberativa da Feira de Artesanato do Bom Fim e por dois representantes da SMDE. A divulgação do resultado parcial será em 11 de maio, às 14h, no térreo da sede da SMDE. Confira mais detalhes da seleção no site do Brique da Redenção.

Tradição na capital

O Brique é um dos pontos mais visitados da capital. O evento ocorre aos domingos, na Av. José Bonifácio, ao lado do Parque Farroupilha (também conhecido como Parque da Redenção), das 9h às 18h. No local, o público encontra artesanato em diversas matérias-primas, como couro, prata, fios, madeira, resina, ferro, gesso, vidro e porcelana.

A feira começou em março de 1978 com o nome de Mercado de Pulgas, sendo formado inicialmente por 40 expositores de antiguidades. Em 1982, surgiu a Feira de Artesanato do Bom Fim e o Arte na Praça. Atualmente, são 180 expositores de artesanato, 70 de antiguidades, 40 de artes plásticas e 10 de gastronomia. ...

Segurança Alimentar interdita mercado e inutiliza mais de 10 toneladas de alimentos em Guaíba


A Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar realizou nesta terça-feira, 10, uma das maiores apreensões de alimentos irregulares em um só local, desde o início das atividades do grupo, no ano de 2015. Foram recolhidas e inutilizadas em torno de 10,5 toneladas de alimentos no supermercado Paulinho, no município de Guaíba. O casal de proprietários foi preso em flagrante e o local interditado.

Além do alvará sanitário do mercado estar vencido, no local, foram encontrados alimentos fora da temperatura adequada e sem procedência, embalagens estragadas, roídas por animais, rasgadas. Muitos produtos fora do prazo de validade também foram identificados pelos agentes da FT, alguns vencidos há mais de cinco anos e em decomposição. Havia também alimentos podres, com moscas, baratas e ratos (vivos e mortos) e diversos problemas de infraestrutura e falta de higiene.

Na padaria, foram encontrados chocolate, leite condensado, farinha, leite e outros produtos vencidos e ovos quebrados que eram utilizados como matéria-prima de doces e tortas vendidas no local. Além de produtos vencidos e mofados no balcão para comercialização.

A fiscalização em Guaíba aconteceu apenas em um estabelecimento devido à quantidade de problemas encontrados.

Participaram da operação o coordenador do Grupo de Atuação especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO – Segurança Alimentar), Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, a promotora de Justiça de Guaíba Ana Luisa Domingues de Souza Leal e representantes da Delegacia do Consumidor da Polícia Civil, Vigilância Sanitária de Guaíba, Secretarias Estaduais de Agricultura e da Saúde e Procon.

Mais fotos em nossa página: Flagrante na Foto
Fonte MP/RS ...

Prefeitura inicia negociações para instalação de uma filial da rede CR Diementz em Butiá


O prefeito de Butiá, Daniel Almeida, iniciou as negociações para instalação da filial de uma grande rede de lojas no município. No programa ‘Fala Prefeito’ desta sexta, o chefe do Executivo revelou que na tarde da quinta-feira (05), representantes da CR Diementz estiveram na Prefeitura de Butiá para tratar sobre a possibilidade.

O gerente de expansão Vanderlei Rodrigues, que estava acompanhado do consultor José Ernesto Mentz, contou sobre a atuação da rede na Região Carbonífera e dos planos de instalação em Butiá. De acordo com os representantes, espaços físicos já estão sendo analisados. Daniel Almeida se colocou à disposição da empresa e garantiu que Administração irá prestar todo o apoio necessário. “Serão dadas as condições para a chegada de mais fonte de geração de empregos para nossa comunidade. Estamos de portas abertas para receber a CR Diementz e todos os demais empresários que quiserem investir em nossa cidade”, afirmou.

A rede CR Diementz conta com 80 lojas e 800 colaboradores, sendo uma empresa 100% gaúcha, presente em diversas regiões do Estado e também com quatro lojas em Santa Catarina.

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CREA-RS realiza fiscalização em Eldorado do Sul, Guaíba e Região


A região de Guaíba foi alvo de uma fiscalização intensiva do CREA-RS nesta semana, entre os dias 03 e 06 de abril. A ação, que ocorreu nas empresas armazenadoras de grãos e beneficiadoras de produtos agrícolas, fiscalizou um total de 88 unidades nos municípios de Guaíba, Eldorado do Sul, Charqueadas, São Jerônimo, General Câmara, Vale Verde, Butiá, Arroio dos Ratos, Minas do Leão, Barra do Ribeiro, Sertão Santana e Mariana Pimentel.

O objetivo foi fiscalizar o exercício profissional, visando garantir à sociedade que somente profissionais legalmente habilitados estejam responsáveis pela assistência técnica em armazenagem de grãos e beneficiamento de produtos agrícolas. Além disso, verificou-se a existência de profissionais habilitados na assistência técnica ao produtor rural e o registro no CREA-RS das unidades armazenadoras e/ou beneficiadoras de produtos agrícolas.

A fiscalização resultou em 63 Termos de Requisição de Documentos e Providências (TRDPs), que é entregue em virtude da não apresentação da documentação exigida, e 94 relatórios de fiscalização. Participaram desta ação os agentes fiscais Ilson Garim, Jorge Trindade, Cláudio Siqueira, o supervisor da fiscalização Pedro Ost e o chefe do Núcleo Operacional de Fiscalização Eduardo Macedo.

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Confirmada a volta do posto da Brigada Militar para o distrito do Parque Eldorado.


Segundo o Secretário de Transportes Lodear Carlos Hamn (Dunga) que esteve na manhã desta quinta-feira (05) em visita ao distrito juntamente com o prefeito Ernani Gonçalves e a Capitã Marcia, comandante do Pelotão da Brigada Militar de Eldorado do Sul, o Parque Eldorado terá mesmo de volta um posto da Brigada Militar. Dunga, através da secretaria a qual está a frente inclusive fez a doação de um veículo Gol que ficará à disposição exclusiva da Brigada Militar no Distrito.

As tratativas iniciaram no ano passado numa reunião nas dependências do Guaíba Country Clube que contou com a presença de diversas autoridades políticas e militares além de líderes comunitários e de um público de aproximadamente 100 pessoas.

Na oportunidade o Vereador Lodear Hamn (Dunga) um dos organizadores do evento iniciou, a reunião agradecendo a presença de todos, explanando os motivos da mesma e dizendo: “Esta não é a primeira, nem a segunda, nem a terceira reunião e também não vai ser a última, Mas não vamos desistir”.
Dunga salientou também que o Parque Eldorado está pedindo qualidade na segurança pública e que todos nós sabemos que o efetivo da Brigada Militar passa por situações bem difíceis, assim como também a civil e sabemos que a nossa responsabilidade, do poder legislativo é cobrar condições para a melhora da segurança no município.Falou também que Eldorado do Sul hoje, possui cerca de 37 mil habitantes e que deste total, cerca de 11 mil residem somente no Parque Eldorado.

O vereador finalizou lembrando que com a vinda do presídio para Arroio dos Ratos aumentou consideravelmente a população no bairro. Hoje passamos por pessoas na rua e não as conhecemos, coisa que não acontecia antes da instalação do presídio. ...

PRF recupera em Guaíba veículo roubado durante a madrugada


A Polícia Rodoviária Federal recuperou, na manhã desta sexta-feira (06), em Guaíba, uma camionete GM/S10 roubada durante a madrugada.

Após receber denúncia do proprietário do veículo, agentes da PRF realizaram buscas próximo ao local do crime e encontraram a camionete escondida em um matagal junto à BR-116, em Guaíba. O motorista tinha sido abordado por três homens armados durante a madrugada, que tentaram extorquir dinheiro em troca do carro e ainda levaram os pertences da vítima. O veículo não estava segurado. ...

Prefeitura de Butiá, Câmara de Vereadores e Sicredi tratam sobre abertura de agência


Na manhã da quarta-feira (04), representantes do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) estiveram reunidos com o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Paulo Machado, vice-prefeito Cadoda Santos, empresários e vereadores de Butiá e Minas do Leão para tratarem sobre a abertura de uma agência no município.

Durante o encontro, realizado no Plenário da Câmara de Vereadores, foram entregues dados econômicos de Butiá ao Superintendente Regional Centro Leste, Gelson Carlos Bulegon e ao Gerente Regional de Desenvolvimento, Rodrigo Favareto. As informações são referentes à atuação da agricultura, pecuária, floresta renovável, indústria e área comercial que movimentam cerca de R$ 15 milhões mensalmente.

De acordo com Gelson Carlos, até o final do mês de maio será agendada uma nova reunião com o parecer do conselho executivo do Sicredi sobre a instalação da agência em Butiá. O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa, referência internacional pelo modelo de atuação em sistema. Ao todo são 116 cooperativas de crédito filiadas, que operam com uma rede de atendimento com mais de 1.581 agências.
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Guaíba, Eldorado do Sul e Charqueadas recebem novas viaturas para atuação da Brigada Militar


Novos veículos para o policiamento ostensivo foram entregues para a Brigada Militar da região. Ao todo, são quatro Toyota Corolla, sendo um para Eldorado do Sul, outro para Charqueadas e dois para Guaíba, que também recebeu uma caminhonete Toyota Hilux 4x4.

A cerimônia aconteceu na quarta-feira (4), na Praça da Bandeira, com as presenças do governador José Ivo Sartori; do secretário de Segurança Pública do RS, Cezar Schirmer; e do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal’Lago.

O prefeito José Sperotto agradeceu ao governo pelo investimento e parabenizou o trabalho realizado pela Brigada Militar na região:

“Em nome da nossa população em geral, quero agradecer por essas viaturas que chegaram ao nosso município e que nos dão outro patamar. Essa atitude mostra valorização e investimento em tecnologia e inteligência, e por aqui nós temos homens e mulheres muito capazes”, comentou.

No mesmo dia, o Estado encaminhou outros 109 veículos que se somam aos 118 que integravam o primeiro lote e foram entregues em dezembro de 2017.

“As pessoas querem se sentir seguras. E uma polícia bem equipada está melhor preparada para combater a criminalidade”, afirmou o governador.

Para o comandante-geral da Brigada Militar, a entrega simboliza coragem:

“Pela qualidade das viaturas, essa foi uma decisão de empoderamento dos brigadianos contra a delinquência. O Estado está equipando à altura do enfrentamento, e isso determina uma reação nos índices de criminalidade. Quem precisa ter medo não é o cidadão de bem, mas aquele que está por delinquir”, ressaltou o coronel Dal’Lago.

O prefeito em exercício de Eldorado do Sul, Ricardo Alves Santos, e o vice-prefeito de Charqueadas, Edilon Lopes, também participaram do ato.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Guaíba
Foto: Gustavo Gossen ...

Gastos com acidentes de trabalho já ultrapassam R$ 1 bilhão em 2018


Somente no primeiro trimestre de 2018, os gastos estimados com benefícios acidentários no país já ultrapassam R$ 1 bilhão de reais. São consequências da falta de prevenção à saúde do trabalhador, que geraram esse montante, somados auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios-acidente. Nesse período, foram emitidas mais de 150 mil Comunicações de Acidentes de Trabalho, entre as quais estão notificadas 585 vítimas fatais. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, Smartlab de Trabalho Decente MPT – OIT, acessados no dia 28 de março.

Para sensibilizar a sociedade quanto à necessidade de prevenção, o Ministério Público do Trabalho lança, nesta quinta-feira (5), às 14h, as ações do Abril Verde 2018, na sede da Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília. "Por um Brasil sem doenças e acidentes do trabalho", pede a campanha desse ano, que terá novamente ações integradas de todo o MPT e instituições parceiras durante este mês, com o objetivo de conscientizar a sociedade de que quanto "mais prevenção no trabalho, mais vida".

Para o coordenador nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT, Leonardo Osório, "a proteção à saúde e à segurança do trabalho é dever de todos, em especial diante de uma iminente reforma de previdência, pois o acidente de trabalho não afeta só o trabalhador", alerta ele. É o que está nos cartazes da campanha, que explicam: "Atinge a empresa, a economia, a saúde e a previdência. Prejudica você, porque afeta o país".

No lançamento, será aberta a exposição fotográfica Trabalhadores, que este ano traz 13 imagens de locais de trabalho em setores como construção civil, fabricação de telhas de amianto, agropecuária e atividades portuárias. Os registros são de André Esquivel, do livro Trabalho, e de Marlene Bergamo, Tibério França, Walter Firmo e Geyson Magno, da obra O Verso dos Trabalhadores.

As fotos também estarão expostas no Senado (2 a 13 de abril), na Câmara dos Deputados, no Tribunal Superior do Trabalho, no MP do Distrito Federal e Territórios, além de outras unidades do MPT, shoppings e diversos órgãos públicos, no território nacional.

Haverá, ainda, a exibição do primeiro vídeo da série "Não vire manchete!", que teve pré-estreia no facebook e já conta com mais de 4 mil visualizações. São cinco episódios, exibidos a cada segunda-feira do mês de abril na página oficial do MPT, que mostram histórias de acidentes reais com danos irreversíveis a trabalhadores, como forma de alertar para a importância da prevenção. Os vídeos podem ser disponibilizados para eventuais canais de TV interessados.

Além disso, foram produzidos spots (áudios) de rádio que podem ser baixados pelas emissoras cadastradas na agência Rádio Web e utilizados na programação. O primeiro vai ao ar hoje, 2 de abril, na Rádio MPT, e está disponível aqui. Ele explica porque os prédios públicos e monumentos estarão iluminados de verde durante o mês de abril e incentiva a população a também "acender essa luz".

Entre os locais que serão iluminados, estão: o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília e até o Cristo Redentor, este último será no dia 26 de abril. Em Porto Alegre (RS), os participantes da etapa de abril do circuito de corridas de rua vestirão as camisas #ChegaDeTrabalhoInfantil na cor verde, em alusão ao movimento.

Outras ações serão realizadas como palestras, distribuição de laços verdes e adesivos, inclusão da frase "Mais proteção no trabalho, mais vida! Por um Brasil sem doenças e acidentes do trabalho" nos documentos oficiais do MPT utilizados durante o mês e até mesmo a publicação de uma edição especial da revista MPT Em Quadrinhos sobre o Abril Verde.
Acesse abaixo as peças até agora disponíveis da campanha:


Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Trabalho ...

Fórum Permanente de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes.


A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Denise Villela, participou, nesta segunda-feira, 02, de mais uma edição do Fórum Permanente de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes. O evento, realizado no auditório Marcelo Küfner, também contou com a participação da promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre Inglacir Delavedova.

Na programação, foram realizadas a apresentação do fluxo de atenção à criança e ao adolescente na atuação em rede, na exploração sexual e no consumo de álcool. Segundo Inglacir Delavedova, dois Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) decorrentes de fiscalizações feitas nas operações noturnas já estão assinados, em ambos os casos os comerciantes foram flagrados vendendo bebida alcoólica para menores. Um dos estabelecimentos, já reincidente, destinou R$ 5 mil ao Conselho Tutelar de Porto Alegre, que foi revertido em três aparelhos de ar condicionado. Para o outro estabelecimento, foi firmado TAC no valor de R$ 3 mil, o que significou dois aparelhos de ar condicionado. Um terceiro TAC está em andamento.

RELATÓRIO DAS FISCALIZAÇÕES DAS FORMATURAS 2017

Durante o encontro, também foi apresentado o relatório das atividades das fiscalizações desenvolvidas nas festas de formatura de ensino médio de 2017. Os dados apontam para uma redução no número de adolescentes alcoolizados em comparação aos anos anteriores.

O Fórum do Álcool desenvolve atividades durante todo o ano letivo, que culminam com a fiscalização durante as festas de formatura. O projeto envolve os Colégios Monteiro Lobato, Farroupilha, Santa Inês, Santa Tereza de Jesus, Mãe de Deus, Maria Imaculada, Rosário e Anchieta. Também é firmada uma parceria com a Polícia Civil, Brigada Militar, EPTC, Detran, Smic e Guadalajara Formaturas.

“Como a venda de bebidas alcoólicas é proibida no interior dos locais onde acontecem as festas, os adolescentes costumam ingerir álcool antes de entrar e é nesse momento que precisamos estar atentos. Por isso, as equipes se dividem para percorrer os arredores das festas. Sabemos que, para fugir da fiscalização, os grupos se reúnem cada vez mais longe do local, em praças ou lugares mais escuros. Em alguns casos, até escondem sacolas e mochilas com bebidas para consumir antes de entrar na festa. Este ano, percorremos estes locais, recolhemos e inutilizamos muitas garrafas de destilados e cervejas e, com isso, conseguimos impedir que muitos deles acabassem bebendo, mas, infelizmente, ainda é preciso conscientizar os pais”, explicou Denise Villela.

DADOS DE 2017

Na formatura dos alunos do Colégio Monteiro Lobato, que ocorreu na Woods Arena, na noite de 17 de dezembro, cinco adolescentes com sintomas de embriaguez foram atendidos na festa, apenas um deles é aluno do colégio. Em 2016, foram oito atendimentos, um de aluno do colégio.

Na formatura do Colégio Farroupilha, no dia 18 de dezembro, no Pepsi On Stage, foram oito atendimentos, cinco eram alunos da escola. Em 2016, foram 26 atendimentos, três alunos da escola.

Na formatura conjunta dos alunos dos Colégios Santa Inês, Santa Tereza de Jesus, Mãe de Deus, Maria Imaculada, realizada na Woods, no dia 19 de dezembro, foram oito atendimentos, três de alunos do Maria Imaculada e cinco de outras escolas que não participam do projeto. Não há comparativo com anos anteriores.

Na festa de formatura do Colégio Marista Rosário, no Pepsi On Stage, em 20 de dezembro, foram feitos nove atendimentos, sete de alunos da escola. Em 2016, foram 15 atendimentos, sete eram alunos da escola.

Na formatura do Colégio Anchieta, também no Pepsi On Satge, na noite de 21 de dezembro, foram 17 atendimentos, 11 de alunos da escola. Em 2016, o número de atendimentos foi o mesmo, porém, apenas dois adolescentes eram alunos da escola. A direção do colégio Anchieta explica que houve a manutenção do número de casos porque, na última edição da festa, houve a presença de quase o dobro de estudantes em comparação à edição anterior.

A delegada titular do Deca, Andrea Magno, também presente no encontro, ressaltou que “a fiscalização não é fácil de ser realizada porque, muitas vezes, não apenas os adolescentes não entendem os riscos do álcool, mas alguns pais também demonstram comportamentos permissivos. Por isso, o trabalho realizado durante o ano, juntamente com as escolas, é fundamental”, reforça a delegada.

PRESENÇAS

Estiveram presentes no evento a promotora-corregedora, Ana Adelaide Sá Caye, e a psicóloga do MP, Ana Paula Lourenço. Também acompanharam o evento representantes da OAB, Cinema na Escola, escolas públicas e particulares, Brigada Militar, Conselho Tutelar, UERGS, Secretaria Estadual da Saúde, médicos da Vigilância em Saúde, escoteiros, Sinepe, Secretaria Estadual da Educação, Guadalajara Formaturas e outras instituições ligadas à área da educação.

Fotos: Júlia Fernandes/MPRS
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TJ provê agravo do MP sobre funcionamento do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre


A pedido do Ministério Público, o Tribunal de Justiça deu provimento, nesta segunda-feira, 02, ao agravo de instrumento interposto contra decisão que havia concedido apenas parcialmente antecipação de tutela pedida em ação acerca do funcionamento do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre.

A decisão desta semana veda o Município de Porto Alegre de proibir ou impedir o encaminhamento de informações, respostas e documentos oficiais a membros do Núcleo de Coordenação do Conselho Municipal de Saúde.

AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA O MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE

A 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre já havia deferido liminar parcial a pedido da promotora de Defesa dos Direitos Humanos, Márcia Bento, em ação civil pública contra o Município de Porto Alegre, determinando que o mesmo não poderá restringir a participação dos servidores públicos, em horário de expediente ou representando a Secretaria Municipal de Saúde, nas reuniões convocadas pelo Conselho Municipal de Saúde ou pelo seu Núcleo de Coordenação eleito no dia 22 de fevereiro deste ano, vedando a imposição de qualquer sanção ao servidor que assim proceder. Não poderá, também, restringir o uso de serviços e bens públicos para atos e reuniões do Plenário ou do Núcleo de Coordenação do Conselho Municipal de Saúde eleito. Impede a restrição de acesso, por fim, a emails e sites oficiais do Município de Porto Alegre, documentos públicos e processos administrativos e eletrônicos ao Núcleo de Coordenação do CMS eleito.

MEMORANDO CIRCULAR

As restrições, inclusive a que diz respeito ao encaminhamento de informações, estão contidas em Memorando Circular emitido pelo secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre no dia anterior ao previsto para a posse do Núcleo de Coordenação do CMS, proibindo a solenidade nas dependências da SMS e paralisando as atividades do Conselho. A posse ocorreu mesmo assim na rua, em frente ao prédio da SMS, no dia 1º de março.

“A tese ministerial demonstra, com a segurança necessária à concessão de medida, os prejuízos causados aos administrados na hipótese de inação do Conselho, fato que decorreria do impedimento do acesso a informações ínsitas à função de fiscalização, bem como a obtenção de recursos oriundos de Fundos de Saúde, para regular funcionamento do Conselho”, destaca o desembargador Ricardo Torres Hermann na decisão. ...

Mês dedicado à prevenção de acidentes terá ações integradas do Ministério Público do Trabalho


"Por um Brasil sem doenças e acidentes do trabalho", pede a campanha Abril Verde de 2018, que terá novamente ações integradas de todo o Ministério Público do Trabalho e instituições parceiras durante este mês, com o objetivo de conscientizar a sociedade de que quanto "mais prevenção no trabalho, mais vida". O lançamento oficial acontece no dia 5 de abril, às 14h, na sede da Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília.


Para o coordenador nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT, Leonardo Osório, "a proteção à saúde e à segurança do trabalho é dever de todos, em especial diante de uma iminente reforma de previdência, pois o acidente de trabalho não afeta só o trabalhador", alerta ele. É o que está nos cartazes da campanha, que explicam: "Atinge a empresa, a economia, a saúde e a previdência. Prejudica você, porque afeta o país".


Números do primeiro trimestre desse ano demonstram que os gastos estimados com benefícios acidentários no país já ultrapassam R$ 1 bilhão de reais. Nesse período, foram emitidas mais de 150 mil Comunicações de Acidentes de Trabalho, entre as quais estão notificadas 585 vítimas fatais. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, Smartlab de Trabalho Decente MPT – OIT, acessados no dia 28 de março.


No lançamento, será aberta a exposição fotográfica Trabalhadores, que este ano traz 11 imagens de locais de trabalho em setores como construção civil, fabricação de telhas de amianto, agropecuária e atividades portuárias. Os registros são de André Esquivel, do livro Trabalho, e de Marlene Bergamo, Tibério França, Walter Firmo e Geyson Magno, da obra O Verso dos Trabalhadores.

As fotos também serão expostas no Senado (2 a 13 de abril), na Câmara dos Deputados, no Tribunal Superior do Trabalho, no MP do Distrito Federal e Territórios, além de outras unidades do MPT, shoppings e diversos órgãos públicos, no território nacional.


Haverá, ainda, a exibição do primeiro vídeo da série "Não vire manchete!", que teve pré-estreia no facebook e já conta com mais de 4 mil visualizações. São cinco episódios, exibidos a cada segunda-feira do mês de abril na página oficial do MPT, que mostram histórias de acidentes reais com danos irreversíveis a trabalhadores, como forma de alertar para a importância da prevenção. Os vídeos podem ser disponibilizados para eventuais canais de TV interessados.


Além disso, foram produzidos spots (áudios) de rádio que podem ser baixados pelas emissoras cadastradas na agência Rádio Web e utilizados na programação. O primeiro vai ao ar hoje, 2 de abril, na Rádio MPT, e está disponível aqui. Ele explica porque os prédios públicos e monumentos estarão iluminados de verde durante o mês de abril e incentiva a população a também "acender essa luz".


Entre os locais que serão iluminados, estão: o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília e até o Cristo Redentor, este último será no dia 26 de abril. Em Porto Alegre (RS), os participantes da etapa de abril do circuito de corridas de rua vestirão as camisas #ChegaDeTrabalhoInfantil na cor verde, em alusão ao movimento.


Outras ações serão realizadas como palestras, distribuição de laços verdes e adesivos, inclusão da frase "Mais proteção no trabalho, mais vida! Por um Brasil sem doenças e acidentes do trabalho" nos documentos oficiais do MPT utilizados durante o mês e até mesmo a publicação de uma edição especial da revista MPT Em Quadrinhos sobre o Abril Verde. ...

Operação Viagem Segura de Páscoa flagra mais de 200 motoristas alcoolizados


Da zero hora de quinta-feira (29) até a meia-noite de domingo (1º), órgãos de fiscalização de trânsito retiraram das ruas e estradas gaúchas mais de 200 motoristas flagrados com álcool no sangue ou que se recusaram a fazer o teste do etilômetro. Esses condutores tiveram o documento recolhido e foram impedidos de seguir viagem - 10 deles ainda foram encaminhados a delegacias, enquadrados em crime de trânsito. Mais de três mil testes de etilômetro foram aplicados nos quatro dias da Operação Viagem Segura de Páscoa, somando esforços das polícias rodoviárias e Brigada Militar com agentes da Balada Segura em Porto Alegre e no Litoral.

Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar e Comando Rodoviário da BM fiscalizaram 14 mil veículos e registraram 6,7 mil infrações de trânsito na 86ª edição da operação. As polícias ainda recolheram 309 veículos e 181 CNHs irregulares.

Mesmo com o esforço concentrado dos órgãos de trânsito, foram registrados 208 acidentes no Rio Grande do Sul. O feriado deixou um saldo de 11 mortos e 135 feridos no local do acidente. Na Páscoa do ano passado, o número de mortes chegou a 16, contabilizando também os que vieram a falecer dentro do período de 30 dias após o acidente.

Megablitz na capital

Na quinta-feira (29), Porto Alegre teve mais um dia da tradicional Megablitz, para evitar que condutores irregulares pegassem a estrada. Detran RS, EPTC e Brigada Militar executaram três operações da Balada Segura durante a noite e a madrugada nas avenidas Protásio Alves, Goethe e Carlos Gomes.

Foram 255 veículos abordados e 21 motoristas retirados de circulação por estarem sob o efeito de álcool ou recusarem-se a fazer o teste do bafômetro. As três blitze da véspera do feriado de Páscoa na capital totalizaram 143 autuações, 26 veículos e 18 CNHS irregulares recolhidos.

Litoral

A Balada Segura também atuou no Litoral durante o feriado prolongado, com operações na Avenida Poti, em Capão da Canoa, e na Avenida Rio Grande, em Imbé. No total, foram 159 veículos abordados pela equipe do Detran RS e da Brigada Militar e um total de 26 motoristas flagrados sob o efeito de álcool (teste positivo ou recusa). As blitze da Balada Segura no Litoral também registraram outras 96 infrações e recolheram sete veículos e 20 CNHs irregulares. ...

Brigada Militar recebe 114 novas viaturas e armamento


O governo do Estado repassou, nesta segunda-feira (2), 114 novas viaturas e 164 escopetas calibre .12 à Brigada Militar (BM). São 86 carros e 28 caminhonetes, que representam o segundo lote de veículos adquiridos para reforçar o policiamento ostensivo em todo o Rio Grande do Sul. A entrega oficial foi realizada pelo governador José Ivo Sartori e pelo secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, em Porto Alegre.

Até o momento, a aquisição de viaturas para a BM representa um investimento de R$ 25 milhões: R$ 14,4 milhões do governo do Estado e R$ 10,6 milhões do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste). As armas foram compradas com recursos do Tesouro do Estado. As 164 escopetas têm preço unitário de R$ 2,2 mil, um investimento total de R$ 366 mil.

O governador Sartori salientou o trabalho permanente no sentido de qualificar e reforçar as forças da Segurança Pública. “O poder público não consegue tudo sozinho, por isso, trabalhamos com parcerias, como a que fizemos com o Instituto Floresta e com a prefeitura de Canoas. Em outra frente, seguimos fazendo a nossa parte, a exemplo de hoje, com a entrega de mais viaturas e armas, um investimento do Estado de R$ 12,5 milhões”, explicou.

Uma nova licitação para compra de viaturas está em andamento. A intenção do governo do Estado é adquirir 1.150 veículos, para todas as instituições da Segurança Pública.

Aquisição de viaturas

O governo do Estado já investiu, desde o início da atual administração, R$ 36,6 milhões na compra de viaturas para a Segurança Pública. Foram R$ 30,2 milhões para a BM e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS); R$ 4,4 milhões para a Polícia Civil (PC); R$ 1,7 milhão para o Instituto-Geral de Perícias (IGP); e R$ 328 mil para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

A parceria com o governo federal também garantiu investimentos no reaparelhamento das instituições vinculadas à SSP. O Ministério da Justiça e Segurança Pública repassou 20 viaturas para o IGP; 14 para a Susepe; 12 para a BM; quatro para a PC; e duas para o CBMRS.

Recentemente, a prefeitura de Canoas repassou aos órgãos estaduais da Segurança Pública 22 viaturas, para uso das instituições no município. Em Porto Alegre, na última semana, um grupo de empresários denominado Instituto Cultural Floresta doou 46 viaturas, que serão utilizadas pela Brigada Militar e pela Polícia Civil na capital.

Mais viaturas para o interior

No primeiro lote de 118 viaturas, entregue em 26 de dezembro, os critérios adotados priorizaram cidades com mais de 35 mil habitantes nas regiões com maiores índices de criminalidade. A nova aquisição de viaturas busca, também, atender à demanda existente em outros municípios no interior do estado.

De acordo com o comandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal´Lago, 54 municípios vão receber as viaturas. "As picapes serão efetivas no combate ao abigeato e aos crimes ambientais, e os carros darão mais força de resposta no ambiente urbano. Com os novos equipamentos e o treinamento qualificado dos recursos humanos, esperamos reduzir ainda mais os índices de criminalidade", avaliou.

Além da capital, a segunda leva de veículos vai beneficiar municípios de 15 regiões: Alto Jacuí, Litoral Norte, Central, Região Metropolitana de Porto Alegre, Centro-Sul, Fronteira Noroeste, Fronteira Oeste, Missões, Planalto, Serra, Sul, Vale do Caí, Vale do Rio Pardo, Vale do Rio dos Sinos e Vale do Taquari. ...

Pagamento do IPVA 2018 pelo final da placa começa nesta segunda-feira


O calendário do IPVA 2018 ingressa na sua última etapa a partir desta segunda-feira (2). Os proprietários de veículos que até agora não pagaram o imposto precisam ficar atentos para os prazos de quitação conforme o número final da placa. Segunda-feira é a data-limite para placas com final 1, ao passo que o vencimento dos números seguintes ocorre sempre a cada dois dias úteis ao longo do mês de abril.

Dessa maneira, na quarta-feira (4), vencerá o prazo para veículos com final 2; e, na sexta-feira (6), é a última oportunidade para a numeração que termina em 3.

O calendário de pagamento antecipado com descontos terminou na última quinta-feira (29), assim como para a terceira e última parcela para os motoristas que fizeram a opção de parcelar o tributo.
Para a etapa final, seguem valendo as vantagens do Bom Motorista e do Bom Cidadão. Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos terão dedução de 15%. Para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10%. E quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%.

O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dá aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto.

Multas

O proprietário que for flagrado nas barreiras com IPVA atrasado terá custos que vão além de colocar em dia o imposto. Após vencimento, a multa pelo atraso é de 0,334% ao dia, com limite máximo de 20%, mais a variação da taxa Selic.

Estar com o imposto em dia é um dos requisitos para licenciar o veículo. Transitar sem o Certificado de Registro e de Licenciamento de Veículo (CRVL) é infração gravíssima (art. 230, V, do Código de Trânsito Brasileiro), com risco de multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, há custos pelos serviços de guincho e depósito do Detran RS.

Serviço

Quem paga?
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 1999.

Como pagar?
Para quitar o imposto, o proprietário deve apresentar CRLV. Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar?
Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).

Consultas e dúvidas:
A Sefaz disponibiliza um site específico sobre o imposto: www.ipva.rs.gov.br. Nele, é possível consultar todos os dados relativos aos veículos, como multas, valores a pagar e pendências. Além do site, é possível baixar o aplicativo do tributo (IPVA RS) para dispositivos móveis, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play. ...

Indisponíveis bens de ex-servidores denunciados por desvio superior a R$ 100 mil da Prefeitura de General Câmara


Em ação civil pública ajuizada pelo MP, a Justiça de General Câmara determinou a indisponibilidade dos bens do ex-secretário municipal de Administração, Edison Luiz Conceição Ferrão, e do ex-servidor Alan Juliano de Souza Camilo. Eles respondem por improbidade administrativa por terem desviado R$ 115 mil do erário da Prefeitura da cidade. Os dois também foram denunciados pelo crime de peculato. Tanto a ação quanto a denúncia são assinadas pelo promotor de Justiça Thomaz de La Rosa da Rosa.

DESVIO

Entre janeiro de 2011 e abril de 2017, os servidores do Município de General Câmara, subtraíram, em proveito próprio, a quantia de R$ 115.005,94 do erário público. Eles subtraíram os valores e os creditaram nas próprias folhas de pagamentos, através do creditamento de valores acima dos efetivamente devidos, e decorrentes de divergências quanto aos valores a serem descontados de contratos de créditos consignados e os valores efetivamente descontados em razão desses créditos.

Eles também subtraíram valores através de pagamentos de pensões alimentícias para as filhas de Alan Camilo, sem, contudo, descontar os valores nos vencimentos dele. O secretário Edison Luiz Conceição Ferrão era o único servidor no quadro funcional da Prefeitura que possuía a senha de acesso aos programas referentes às consignações bancárias e à folha de pagamento e, portanto, responsável por manipular os dados nos contracheques tanto dele quanto de Alan Camilo. Era o secretário quem determinava o pagamento de pensões alimentícias para as filhas de Alan Camilo, via transferência bancária diretamente da Prefeitura para a conta das respectivas beneficiárias.

INDENIZAÇÃO AO ERÁRIO

A conta de Edison Ferrão recebeu indevidamente R$ 52.613,11, enquanto a de Alan Camilo teve transferências irregulares de R$ 62.392,83. Na denúncia, o MP pede liminarmente que o Judiciário determine a proibição de contratação com órgãos públicos, bem como a proibição do exercício de cargos nas administrações públicas estaduais, municipais e federal, para evitar a prática de novas infrações penais. O MP também requereu a condenação dos acusados ao pagamento de indenização pelo prejuízo causado.


Fonte: Ministério Público do Rio Grande do Sul ...

Governo do Estado atende demanda histórica no abastecimento de água em Santa Maria


O secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, inaugurou, na quinta-feira (29), a rede de água do distrito de Santa Flora, na Zona Rural de Santa Maria. Com extensão de 7,6 quilômetros, a obra vai beneficiar cerca de 100 famílias. Além disso, a Corsan perfurou dois poços artesianos e construiu os reservatórios que serão interligados na estrutura. No total, o governo do Estado investiu R$ 700 mil.

Fabiano Pereira, que esteve no local vistoriando as obras nos dias 2 de dezembro e 10 de março, destacou a relevância histórica do investimento. “Quando falamos, muitas pessoas não acreditam. Mas, em pleno século 21, ainda existem comunidades que não contam com água em suas torneiras”, enfatizou. “Quando falta água um dia nas nossas casas, nós ficamos nervosos, perturbados. Imagine todos os dias as pessoas chegarem em casa da roça, do trabalho, da escola, da luta e não terem água disponível? Hoje, temos orgulho de trazer água e dignidade a essas famílias”, refletiu.

Até a inauguração da rede, a comunidade de Santa Flora dependia de poços artesianos individuais, poços escavados manualmente (chamados de cacimba) e de caminhões-pipa para garantir o abastecimento em épocas de estiagem. “Algumas pessoas têm poço artesiano em casa, mas outras tantas ainda sofriam. Agora, a rede de água será uma revolução no cotidiano das famílias”, relatou o diretor de Saneamento da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH), Jean Bordin.

A inauguração contou com as presenças do vice-prefeito de Santa Maria, Sergio Cechin; do superintendente regional da Corsan, José Epstein; do secretário de Desenvolvimento Rural de Santa Maria, Rodrigo Menna Barreto; além dos vereadores Adelar Vargas, Marion Mortari e João Kaus.

Mais investimentos

No mesmo dia, o secretário vistoriou o poço artesiano que vai atender a 25 famílias na localidade de Vila Ceolin, em São João do Polêsine. “Água é vida, é saúde, é conforto, é bem-estar. E mais do que isso, água é dignidade”, disse. Recentemente concluída pelo governo do Estado, a estrutura recebeu investimento de R$ 80 mil. O prefeito Matione Sonego também esteve presente. ...

PRF prende dupla com carro roubado e clonado em Barra do Ribeiro


A PRF prendeu dois homens que estavam com um carro que havia sido roubado e estava com placas "clonadas" na tarde desta quinta-feira (29), na BR 116, em Barra do Ribeiro.

Após receberem a informação que um veículo roubado estaria vindo em direção à capital gaúcha, policiais rodoviários federais iniciaram as buscas ao carro e o encontraram próximo ao trevo de entrada na cidade de Barra do Ribeiro. Na abordagem, os PRFs constataram que o veículo tinha sinais de identificação veicular adulterados. O carro havia sido roubado no Paraná, em 2016. Ainda, a dupla apresentou aos policiais documentos falsos. Além disso, no carro foi encontrada cerca de 40g de maconha.

Os dois criminosos foram presos e conduzidos para a polícia judiciária. Um deles tinha diversos antecedentes criminais com passagens por homicídio, tráfico de drogas, porte de arma de fogo, dentre outros. ...

Prefeitura de Butiá inicia novo contrato para limpeza urbana


A Prefeitura de Butiá trabalha para melhorar o serviço de limpeza urbana na cidade. Segunda-feira (27) a equipe com reforço de novos colaborados e equipamentos iniciou os trabalhos.
O prefeito Daniel Almeida ressaltou estar descontente com o atual trabalho na limpeza da cidade, mas, por outro lado, comemorou a nova, que possibilitou o reforço no número de operários e de equipamentos. “Sei que a Prefeitura pode e deve melhorar muito neste quesito. Para que isso aconteça, estou trabalhando forte, diariamente, para mudar essa realidade” conclui o chefe do Executivo.

De acordo com o secretário de Obras, Eli Silva, a empresa contratada passa a trabalhar com 11 operários, uma capinadeira mecanizada e um caminhão especial para o recolhimento de galhos. Os funcionários são responsáveis por desempenhar os serviços de capina, roçada, varrição, pintura de meio-fio e recolhimento de podas.

Uma das novidades é justamente a capinadeira mecanizada, que proporciona um alto rendimento no trabalho nas vias pavimentadas da cidade. “Com a chegada desse maquinário o trabalho fica mais ágil, pois assim liberamos os operários para outras atividades”, comentou o secretário de Obras.
A partir de agora a Secretaria Municipal de Obras e Saneamento (SMOS) trabalha na elaboração de um cronograma de atividades. A previsão é que nos próximos dias um mutirão inicie no bairro São José e chegue aos demais bairros após a conclusão dos serviços necessários em cada localidade. ...

DNIT apresenta em Camaquã situação financeira e avanço das obras da duplicação da BR-116/RS


Com cerca de 60% dos serviços executados, a duplicação da BR-116/RS está com 98,5% da sua extensão de 211,2 km, entre Guaíba e Pelotas, com algum tipo de trabalho iniciado. Em valores já foram investidos no empreendimento mais de R$ 791 milhões e são necessários outros R$ 550 milhões para concluir a obra. Para este ano estão garantidos R$ 99,5 milhões. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (29/03) pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), engenheiro Hiratan Pinheiro da Silva, durante reunião da Frente Parlamentar para Acompanhamento das Obras e Defesa da Conclusão da Duplicação da BR-116, realizada com autoridades e lideranças municipais de Camaquã.
No encontro, solicitado pelo presidente da Frente Parlamentar em Camaquã, vereador Marco Longaray, o trecho da duplicação entre a Vila São Carlos (km 390 da rodovia) até o entroncamento com a ERS-350 (km 398) foi o que mais gerou questionamentos dos presentes. O segmento está inserido no Lote 4 da duplicação (km 373,2 ao km 397,2), que está 44,5% concluído. “Estamos mobilizados para que esta obra se materialize no menor tempo possível”, disse o vereador.
Dos serviços realizados, segundo Hiratan, destacam-se a terraplenagem que está 100% executada, a base da pavimentação (etapa que antecede a aplicação de asfalto) que já está pronta em 20,9 quilômetros dos 23,9 do trecho e a ponte sobre o Arroio Velhaco que está concluída. “Queremos deixar este lote na melhor condição possível, pois quando tivermos o recurso adequado poderemos executar o asfalto”, comentou.
A explanação abordou também os trabalhos no Lote 5 (km 397,2 ao 422,3). Entre as principais dúvidas estava o acesso das comunidades lindeiras para a rodovia. Os alagamentos dentro do município também foram tratados na reunião. “A drenagem da rodovia contará com três tubulações de mais de três metros de largura e 3 metros de altura para dar vazão à água. E depois de concluirmos as obras da pista nova iremos adequar a tubulação da pista em operação. Portanto, a duplicação da rodovia não afeta a drenagem na área urbana de Camaquã”, garantiu Hiratan.
A construção das passarelas foi uma preocupação levantada pelos participantes. O DNIT/RS elencou que no projeto original da duplicação estão previstas duas passarelas para Camaquã, uma no km 395,350 (em frente à Blue Ville) e a outra no km 395,820 (próxima à Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido Rodrigues de Freitas). “Mais de 20 passarelas estão previstas para toda a duplicação, mas serão construídas em um outro projeto”, anunciou o superintendente.
Estiveram presentes no encontro representantes das construtoras, supervisão de obras, gestão ambiental e os fiscais do DNIT dos Lotes 4 e 5, engenheiros Adalberto Jurach e Vladimir Casa, respectivamente.

Situação por lote(final de fevereiro/18):
Lote 1
Os serviços neste lote estão paralisados desde fevereiro de 2017. Foram investidos R$ 114,3 milhões, totalizando 62,3%, dos serviços previstos, incluindo:
Terraplenagem - 92,4% (22,6 km)
Base da pavimentação - 63%(15,4 km)
Pavimentação (asfalto) - 18,8%(4,6km)
Lote 2
Os serviços neste lote estão paralisados desde agosto de 2016. Foram investidos R$ 113,9 milhões, totalizando 70,5%, dos serviços previstos, incluindo:
Terraplenagem - 100% (26,3 km)
Base da pavimentação - 80,9% (21,3 km)
Pavimentação (asfalto) - 34% (8,9 km)

Lote 3
Os serviços neste lote estão paralisados desde julho de 2016. Foram investidos R$ 65,6 milhões, totalizando 64%, dos serviços previstos, incluindo:
Terraplenagem - 98,7%(21,6 km)
Base da pavimentação – 92,3% (20,2 km)
Pavimentação (asfalto) – 65%(14,2 km)

Lote 4 (Em obras)
Neste lote foram investidos R$ 63,4 milhões, totalizando 44,5%, dos serviços previstos, incluindo:
Terraplenagem - 100%(23,9 km)
Base da pavimentação - 87,5%(20,9 km)
Pavimentação (asfalto) – Não iniciado

Lote 5 (Em obras)
Neste lote foram investidos R$ 70,3 milhões, totalizando 41,2%, dos serviços previstos, incluindo:
Terraplenagem - 76,4%(19,1 km)
Base da pavimentação - 56,9%(14,3 km)
Pavimentação (asfalto) – Não iniciado

Lote 6 (Em obras)
Neste lote foram investidos R$ 71,8 milhões, totalizando 48,3%, dos serviços previstos, incluindo:
Terraplenagem - 76,4%(19,1 km)
Base da pavimentação - 56,9%(14,3 km)
Pavimentação (asfalto) – Não iniciado

Lote 7 (Em obras)
Neste lote foram investidos R$ 72,6 milhões, totalizando 48,3%, dos serviços previstos, incluindo:
Terraplenagem 97,5%(21 km)
Base da pavimentação 81,8%(17,6 km)
Pavimentação (asfalto) – Não iniciado


Lote 8
Os serviços neste lote estão paralisados desde julho de 2017. Foram investidos R$ 107,5 milhões, totalizando 77,2%, dos serviços previstos, incluindo:
Terraplenagem – 100%(18,9 km)
Base da pavimentação 83,6%(15,8 km)
Pavimentação (asfalto) - 43,5% (8,2 km)

Lote 9
Os serviços neste lote estão paralisados desde julho de 2017. Foram investidos R$ 111,1 milhões, totalizando 75,5%, dos serviços previstos, incluindo:
Terraplenagem – 96% (21,8 km)
Base da pavimentação - 85,5%(19,4 km)
Pavimentação (asfalto) - 77,3% (17,5 km)
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150 mil veículos devem ir ao litoral e ao interior pela BR-290 na Páscoa


A Triunfo Concepa estima que neste feriado de Páscoa cerca de 90 mil veículos utilizem a BR-290 no sentido litoral (Free Way) e outros 60 mil no sentido interior. A movimentação mais intensa deve acontecer na quinta-feira (29) e na sexta-feira (30), tanto em direção às praias do litoral norte quanto ao interior do estado. Para evitar grande concentração de veículos em um mesmo período, a concessionária recomenda que os motoristas viajem na quinta antes das 15h ou na sexta após o meio-dia. Já na volta do feriado, o melhor horário para pegar a estrada é antes das 15h de domingo.

As equipes do serviço de atendimento emergencial da rodovia irão operar com um reforço de 50% para atender as emergências médicas e mecânicas no trecho administrado pela concessionária. Se necessário, a Triunfo Concepa também fará a Operação Papa Fila nos pedágios de Santo Antônio da Patrulha e Eldorado do Sul, a fim de agilizar a cobrança da tarifa por meio da venda antecipada de tickets nas filas das cabines. ...




Edição n° 178 - Março 2018

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