Eldorado do Sul, Guaíba e Região Carbonífera, 22 de Abril de 2018. Página Inicial | Contato
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Edicão n° 176 de Fevereiro 2018


ESPECIAL

PEC pode obrigar o Tribunal de Contas do Estado a prestar contas


O relatório com parecer favorável da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 254
2016), de autoria do deputado Pedro Pereira (PSDB), que obrigará o Tribunal de Contas
do Estado (TCE) a apresentar anualmente sua execução orçamentária e patrimonial à
Assembleia Legislativa, foi aprovado por unanimidade pelos deputados titulares da
Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta terça-feira (20). A matéria estava
tramitando desde julho de 2016 na CCJ.

Pereira contou com o apoio de outros 33 deputados que assinaram a PEC. A
proposta foi analisada pela deputada Manuela d’Ávila (PCdoB), que concordou com o
parlamentar tucano, dando o parecer favorável, de acordo com a juridicidade, legalidade
e a constitucionalidade. Com a aprovação na CCJ, a matéria poderá ser encaminhada
para a Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle Finanças ou passará
diretamente para o Plenário.

Neste caso, para que haja a mudança na constituição do Estado, a apreciação da
matéria terá que ser aprovada em duas sessões, sendo necessários 33 votos favoráveis
em cada uma delas. Para Pedro Pereira, é necessário e urgente que esta PEC seja
aprovada. “Alguém tem que fiscalizar e é dever da Assembleia Legislativa cumprir esse
papel. Todos os deputados devem ter conhecimento, apreciando e julgando as contas do
Tribunal de Contas” disse Pereira.

O autor da PEC, afirmou ainda que o TCE não submete suas contas a controle externo, o
que caracteriza caso único da administração pública. “É preciso dar mais transparência
no uso do dinheiro, bens ou valores públicos, e ter a certeza que estão sendo aplicados
corretamente. O próprio Tribunal Superior Federal (STF) já julgou ações diretas de
inconstitucionalidade, quando há suspeita de que algo está ferindo a Constituição
Federal, neste sentido” declarou. ...

Rede de supermercados promove ação para reduzir lixo em áreas públicas do Rio de Janeiro


A rede carioca de supermercados Prezunic promove, até 26 de fevereiro, uma grande
ação de conscientização ambiental em espaços públicos de cinco bairros do Rio de
Janeiro. A iniciativa tem por objetivo envolver a comunidade e alertar sobre a
importância da participação de cada um para manter a cidade limpa.

Campinho e Guadalupe foram as primeiras regiões a receber o mutirão. Clientes,
colaboradores, parceiros e voluntários realizam coleta e limpeza das ruas e praças
próximas. Nesta sexta-feira (23), será a vez do Méier. No sábado (24), será Santa Cruz.
A região da Penha fecha a programação, na segunda-feira (26), com varrição de ruas e
canteiros, além da retirada de lixo e entulho.

A gerente de Marketing do Prezunic, Lorena Santos, afirma que a proposta visa a
contribuir na mudança de atitude da população com relação aos resíduos jogados no
espaço urbano. "Cuidar do nosso bairro, da nossa cidade, é responsabilidade de cada
um. Essa é uma ação de respeito ao meio ambiente, de respeito ao próximo e,
principalmente, de educação e cidadania. Pequenos gestos individuais podem melhorar a
qualidade de vida de todos" expõe. Segundo Lorena, paralelamente, a rede promove o
Festival da Limpeza Prezunic, oferecendo descontos diversos em produtos do setor
enquanto durar o período da ação.



--Confira as datas e lojas participantes:


Loja do Méier

23/2 (sexta-feira)

Das 8 às 11 horas

Local da ação: Rua Dias da Cruz


Loja de Santa Cruz

24/2 (sábado)

Das 9 às 12 horas

Local da ação: Rua Felipe Cardoso (referência: Terminal Ferroviário Sta Cruz e BRT)


Loja da Penha

26/2 (segunda-feira)

Das 8 às 11 horas

Local da ação: Av. Bras de Pina (referência centro da Penha) ...

Escolas de samba da Capital colocam-se à disposição do Carnaval de Guaíba


Com o cancelamento dos desfiles do Carnaval de Porto Alegre, escolas de samba da
Capital mostrarão parte dos seus trabalhos na passarela Liberato Garcia, no próximo dia
10 de março, em Guaíba. Entre as atrações confirmadas, estão Imperadores do Samba e
União da Vila do IAPI. Além de serem duas das escolas mais tradicionais, são,
respectivamente, a atual campeã e vice-campeã na cidade.

“Iremos fazer uma grande apresentação como forma de agradecimento pelo espaço. Nós
somos da raiz do Carnaval, entendemos o sentimento das pessoas. Guaíba já está
fazendo história”, elogiou o presidente da Imperadores, Rodrigo Costa.

O prefeito José Sperotto demonstrou satisfação frente ao esforço em garantir o Carnaval
com parcerias privadas:

“Por estarmos vivendo época de crise, fomos atrás de recursos privados para não
deixarmos de fazer o Carnaval em Guaíba. Isso é resultado de gestão e de muito esforço
por entendermos e respeitarmos a cultura popular. É um evento que movimenta a
economia da cidade, tanto em relação ao turismo quanto na geração de empregos”,
comentou.

Com relação a eventuais críticas em função da realização dos desfiles, Sperotto
explicou:

“Muita gente diz que Carnaval é dinheiro jogado fora, quando deveria se investir em
saúde, educação, segurança etc. As pessoas precisam saber que 1% do orçamento é
obrigatoriamente destinado à cultura e esse dinheiro não pode ser destinado a outras
áreas. Verbas para saúde, educação e todas as outras são carimbadas especificamente
para elas”, completou.

A secretária de Turismo, Desporto e Cultura, Cláudia Mara, acrescentou:

“Vejo a cultura popular de forma igualitária. Todas merecem ser respeitadas. Em tempos
de crise, podemos até enxugar os custos, mas de todas, não simplesmente escolher
uma e sacrificá-la. Nós, como gestores públicos, não podemos descumprir o artigo 215
da Constituição Federal, que prevê o incentivo e valorização das manifestações culturais,
bem como o acesso da população”, disse.

As escolas de samba de Guaíba que disputam o título são Academia de Samba Cohab-
Santa Rita (atual campeã), Estado Maior da Colina e Império Serrano. Haverá também a
participação dos blocos Império Mirim, Última Hora, Terceira Idade, Paz e Luz, Arrastão
Gente da Gente, Bartira, Boêmios, Eu Te Quero Bem e Carimba que é Top.


Fonte: ASCOM
Foto: Gustavo Gossen ...

Proposta que cria comissão para fomentar atuação do Ministério Público na área da saúde é aprovada


O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aprovou a proposta de
resolução que cria a Comissão Extraordinária de Aperfeiçoamento e Fomento da Atuação
do Ministério Público na Área da Saúde. A aprovação ocorreu nesta terça-feira, 20 de
fevereiro, durante a 2ª Sessão Ordinária de 2017.

O Plenário, de forma unânime, seguiu o voto do conselheiro relator, Luciano Nunes Maia,
que acolheu por inteiro a proposição do conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello,
que apresentou a proposta no dia 5 de fevereiro de 2018, durante a 1ª Sessão Ordinária
de 2018. O único acréscimo ao texto original foi a disposição para que sejam integrantes
da comissão tantos conselheiros quantos forem os interessados.

Em sua justificativa, Bandeira de Mello disse que a comissão a ser criada no âmbito do
CNMP será, além de extraordinária, temporária e terá como objetivo fortalecer e
aprimorar a atuação dos órgãos do Ministério Público na tutela da saúde.

Para o conselheiro, é patente a legitimidade do Ministério Público para atuar nesta área,
devendo assegurar e defender os direitos difusos dos usuários do serviço público de
saúde que estejam sofrendo violação.

"Por ser agente político de transformação social, deverá o Ministério Público ter uma
atuação positiva, visto que a Constituição Federal lhe conferiu instrumentos, como a
Ação Civil Pública, para a judicialização de demandas que coíbam práticas ou omissões
da administração violadora de direitos sociais", falou o conselheiro proponente.

Bandeira de Mello também destacou que o artigo 197 do texto constitucional determina
que as ações e serviços da saúde são de relevância pública e que ao Ministério Público
foi conferida a tarefa institucional de zelar pelo efetivo respeito dos poderes públicos e
dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados pela Constituição Federal.

Além disso, o texto constitucional consagra a saúde como um dos direitos sociais.
"Preceitua a Constituição Federal, em seu artigo 196, que a saúde deve ser garantida
pelo Estado mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de
doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para
sua promoção, proteção e recuperação", afirmou Bandeira de Mello.

A comissão terá o prazo máximo de dois anos, que poderá ser prorrogado pelo Plenário
do CNMP caso haja necessidade.

...

Prefeitura de Butiá distribui mais de 2.500 kits escolares para alunos do município


O ano letivo de 2018 da Rede Municipal de Educação, de Butiá, iniciou oficialmente nesta
segunda-feira (19). O começo das aulas ficou marcado por uma ação histórica da
Prefeitura de Butiá, que distribuiu mais de 2.500 kits escolares, beneficiando todos os
alunos das escolas municipais. O investimento foi de aproximadamente R$ 100 mil.
Logo cedo, às 7h da manhã, o prefeito Daniel Almeida estava na Prefeitura Municipal
para conferir e auxiliar no carregamento do caminhão responsável por transportar os
materiais até as escolas. A primeira instituição a receber a visita do prefeito foi a Escola
Municipal de Ensino Fundamental José Blaha, no bairro Charrua.
Na oportunidade, Daniel conversou com alunos, pais e professores, e falou o quanto o
governo está empenhado em oferecer uma educação de qualidade aos butiaenses. “Nós
sabemos que muitos de vocês já adquiram seus materiais e já estão prontos para
começar seus estudos, mas agora vocês recebem um kit com mais materiais escolares,
que será um reforço para garantir que todos possam estudar de forma igualitária”,
explicou.
O prefeito também ressaltou que muitos pais relataram que ainda não haviam comprado
os materiais, devido a problemas financeiros, e por isso não tinham encaminhando os
filhos para a escola. “A nossa intenção é justamente essa: contribuir para que todos
nossos alunos tenham condições de estudar. Muitas famílias passam por dificuldades
para garantir o básico para que os filhos possam ir à escola, mas com esses kits que
estamos entregando hoje, toda a Rede Municipal poderá frequentar as aulas com
materiais de qualidade”, concluiu.
O secretário municipal de Educação, Edson Leal, também acompanhou a chegada dos
alunos e a distribuição dos kits escolares. Leal afirmou que o compromisso com a
educação do município será reafirmado continuamente ao longo e que os primeiros
frutos desta construção, que é coletiva, já estão sendo colhidos.
“Começamos o ano letivo com muita clareza com relação aos nossos princípios para a
construção de uma escola cidadã, que incidem em participação ativa de todos os
profissionais envolvidos no processo educacional, pois todos são importantes e
corresponsáveis pelo sucesso da educação municipal”, concluiu.
Os kits distribuídos pela Prefeitura de Butiá, através da Secretária Municipal de Educação
(SMED), foram divididos em três categorias, conforme o período dos estudantes.
Kit 1 – do 1º ao 3 ano:
Caderno espiral de 96 folhas;
Lápis de escrever;
Cola bastão;
Caixa de lápis de cor;
Borracha;
Apontador;
Tesoura.
Kit 1 - do 4º ao 5º ano:
Caderno espiral de 96 folhas;
Caderno brochura de 80 folhas;
Lápis de escrever;
Cola bastão
Caixa de lápis de cor;
Borracha;
Apontador;
Tesoura.
Kit 2 – do 6º ao EJA;
Caderno espiral de 200 folhas;
Três cadernos brochura de 80 folhas;
Lápis de escrever;
Caixa de lápis de cor;
Cola bastão;
Borracha
Caneta azul;
Caneta vermelha.
Kit 3 – Educação Infantil:
Caixa de giz de cera;
Tesoura;
Caixa tinta tempera com seis cores;
Tubo cola colorida;
Caixa de massa de modelar com doze cores;
Caixa lápis de cor;
Borracha;
Apontador.
Fotos: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Butiá
...

Operação Avante Visibilidade tem saldo positivo


A Brigada Militar (BM) encerrou as atividades da Operação Avante Visibilidade em Porto
Alegre com o registro de 131 prisões, 731 veículos fiscalizados, sendo 63 atuados, 18
recolhidos e nove recuperados.

A Operação envolveu 150 alunos-soldados que participaram de estágio operacional
supervisionado desde o começo de 2018 numa ação de visibilidade, combate, prevenção
e repressão à criminalidade em pontos considerados estratégicos. Também foram
apreendidas mais de 600 gramas de drogas, incluindo crack, maconha, cocaína e
ecstasy, além de armas e dinheiro.

O coordenador da Operação, major Schoenfeldt, agradeceu e elogiou o trabalho dos
alunos-soldados considerando bastante positiva a experiência. “Eles exerceram, na
prática, o aprendizado que tiveram na Escola de Formação e Especialização de Soldados.
Com postura policial militar nas ruas, num trabalho supervisionado, eles prenderam
foragidos, abordaram pessoas suspeitas e, principalmente, ofereceram percepção de
segurança pública à população, com o exercício das funções de policiamento ostensivo e
preservação da ordem pública. A comunidade viu neles não só alunos, mas profissionais
da segurança pública”, destacou.

No total, cerca de 500 futuros soldados reforçaram o policiamento ostensivo também na
Região Metropolitana, Vale dos Sinos, Serra, Litoral, Central e Centro-Sul do Estado
oriundos das Escolas de Formação e Especialização de Soldados de Porto Alegre, Osório,
Guaíba, Montenegro e Santa Maria. ...

Bloqueador de anúncios vai exigir ações de marketing nas empresas


A estimativa é que na metade de fevereiro, o Google inicie o uso dos bloqueadores de
anúncios do Chrome. De acordo com a empresa norte-americana, a nova ferramenta vai
permitir uma experiência mais limpa, sem tantos anúncios para os usuários. Porém, será
que as empresas que investem em marketing digital estão gostando de ver seus
anúncios diminuídos? Segundo a diretora executiva da Trend Marketing, Caroline Brogni,
a mudança será positiva para o setor e deverá ser um incentivo para que se realize
campanhas melhores no site de navegação.

- A mudança vai modificar a forma como a gente acessa o Google Chrome. Vai piorar o
desempenho de sites que já estão com resultados ruins, como sites mobiles que têm
muitas propagandas e pop-ups, ou aquelas propagandas que ocupam a tela toda e não
deixam ver o próprio site, por exemplo. Vai obrigar empresas a construírem anúncios
relevantes e que sejam bons para quem acessa. O que veremos são anúncios bem-feitos
e com conteúdo de qualidade. É uma boa oportunidade para quem trabalha com
marketing digital e consegue realizar um trabalho diferenciado – explica.

A consultora de marketing ainda lembra que alguns conteúdos já são proibidos pelo
Google e devem ter uma fiscalização maior com a mudança. Entre os assuntos que não
devem aparecer de forma alguma para os usuários estão drogas, empréstimos que
acabam induzindo o cliente de forma maliciosa, jogos de azar, cigarros, bebidas e
medicação que depende de prescrição médica.

A data prevista para o início do serviço de bloqueador de anúncios do Chrome é 15 de
fevereiro. O Google está desenvolvendo este filtro deste o início do ano passado.

Fonte: PlayPress ...

Balada Segura no Litoral autua 46 motoristas por embriaguez no Carnaval


Para coibir acidentes e infrações de trânsito neste Carnaval, a Balada Segura efetuou
operações em Cidreira, Xangri-Lá e Capão da Canoa. Equipes do DetranRS, com apoio da
Brigada Militar, abordaram 408 motoristas no Litoral durante os quatro dias do feriado. A
blitz de quinta à noite e madrugada de sexta-feira ocorreu na Avenida Mostardeiro, em
Cidreira, e na noite de sexta e madrugada de sábado na Avenida Paraguassu, em Xangri-
Lá.

Por causa das chuvas, domingo não foi possível fazer as operações. Na segunda-feira a blitz
foi na Avenida Central, em Xangri-Lá; e na terça-feira na Avenida Paraguassu, em Capão da
Canoa.

Foram aplicados 370 testes do etilômetro e, no total, 46 condutores foram autuados. Nove
condutores foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool e 37 condutores se recusaram a
fazer o teste - esses sofrerão as mesmas penalidades de quem teve o teste positivo para
alcoolemia.

Um condutor, ainda, foi flagrado com o percentual de álcool que o CTB classifica como
crime de trânsito. Um veículo clonado foi flagrado na blitz de sábado em Xangri-Lá.
Também foram recolhidos 11 veículos nas quatro operações e 40 CNHs e dois CRLVs com
irregularidades. ...

Reativação de lombadas eletrônicas nas rodovias estaduais está em fase final


A instalação das novas lombadas eletrônicas nas rodovias estaduais gaúchas ganhou
ritmo nos últimos dias. A empresa contratada pelo Departamento Autônomo de Estradas
de Rodagem (Daer) - autarquia vinculada à Secretaria dos Transportes - já concluiu a
montagem de 89 dos 112 equipamentos previstos nos lotes recentemente licitados.

Cada um dos dispositivos vai monitorar uma faixa de rodovia. A velocidade limite varia
de 40 a 60 quilômetros por hora, dependendo do fluxo médio de veículos e pedestres do
local. Até agora, 16 das 19 estradas atendidas pelos novos contratos já contam com as
lombadas eletrônicas afixadas (confira a relação no final desta matéria).

De acordo com o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, a expectativa é de que a
instalação dos dispositivos seja concluída ainda neste mês. Além da montagem, os
equipamentos dependem da análise do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e
Tecnologia (Inmetro) e do fornecimento de energia elétrica para iniciar a operação.

“Os trabalhos são desenvolvidos com a maior agilidade possível. Prova disso é que
algumas lombadas até já foram aferidas pelo Inmetro”, salienta Uberti. “Pretendemos
ativar todos os dispositivos nesta época de volta às aulas, pois parte deles está
localizada justamente nas proximidades de escolas, onde a redução da velocidade é
essencial para a segurança no trânsito.”

Os quatro novos contratos de instalação e operação das lombadas eletrônicas somam R$
3,85 milhões e contam com recursos do Tesouro do Estado. A empresa Kopp Tecnologia,
de Vera Cruz, foi a vencedora das licitações e assumiu os serviços pelo prazo de um ano,
podendo ser prorrogado quatro vezes por igual período.

As lombadas já instaladas ficam nas seguintes rodovias:

- ERS-124 (Montenegro): 2 faixas;
- ERS-240 (São Leopoldo e Portão): 16 faixas;
- ERS-401 (São Jerônimo): 2 faixas;
- RSC-287 (Montenegro): 4 faixas;
- RSC-287 (Novo Cabrais e Paraíso do Sul): 4 faixas;
- RSC-453 (Caxias do Sul e Farroupilha): 10 faixas;
- RSC-453 (Venâncio Aires): 4 faixas;
- ERS-030 (Glorinha e Osório): 4 faixas;
- ERS-115 (Igrejinha e Três Coroas): 4 faixas;
- ERS-235 (Nova Petrópolis e Gramado): 12 faixas;
- ERS-389 (Torres): 2 faixas;
- ERS-452 (Feliz e Vale Real): 4 faixas;
- ERS-486 (Itati): 2 faixas
- VRS-873 (Morro Reuter): 2 faixas;
- ERS-149 (Restinga Seca): 2 faixas
- ERS-155 (Ijuí): 3 faixas;
- ERS-344 (Entre Ijuís): 4 faixas;
- ERS-509 (Santa Maria): 8 faixas.

Os próximos equipamentos a serem instalados monitorarão as rodovias:

- ERS-126 (Sananduva): 1 faixa;
- ERS-129 (Encantado): 2 faixas;
- ERS-129 (Serafina Corrêa): 2 faixas
- ERS-324 (Passo Fundo e Vila Maria): 8 faixas;
- ERS-324 (Nova Araçá e Nova Bassano): 6 faixas
- ERS-438 (Paraí): 2 faixas;
- RSC-453 (Estrela): 2 faixas. ...

Segundo sorteio da Nota Fiscal Legal de Butiá foi realizado na sexta-feira (9)


No final da tarde desta sexta-feira, 09, foram conhecidos os ganhadores dos prêmios em
dinheiro da campanha “Nota Fiscal Legal – Pediu, Trocou, Ganhou!”, da Prefeitura
Municipal de Butiá. A abertura das urnas e realização do sorteio ocorreu na Casa da
Cidadania. Ao todo, a premiação chegou a R$ 1750,00.
Todo o processo foi acompanhado por membros da comissão de organização, pelo
prefeito Daniel Almeida e por pessoas da comunidade. A imprensa também marcou
presença. Conforme dados atualizados após às 17h, quando foi encerrado o prazo para
troca das notas fiscais, 8827 cartelas foram distribuídas.
A iniciativa da Administração Municipal foi lançada com o objetivo de valorizar o
comércio local, que gera renda, postos de trabalho e contribui com o desenvolvimento
do município. Além disso, a campanha visa à arrecadação para investimentos nas áreas
da saúde, educação e infraestrutura, por exemplo. Para o prefeito, o sucesso da Nota
Fiscal Legal representa muitos fatores positivos, mas principalmente, que a comunidade
butiaense abraçou o projeto e está contribuindo na construção de uma cidade cidadã.
O prefeito Daniel Almeida também anunciou que uma alteração será realizada no
regulamento da Nota Fiscal Legal. “Queremos anunciar que esse será o último ciclo em
que cargos eletivos e de confiança poderão estar concorrendo. O decreto já foi elaborado
e estará em vigor no sorteio de março”, explicou.
Na quarta-feira, 14, a partir das 13h, os consumidores já podem começar a retirada de
novos cupons, na Casa da Cidadania e na Prefeitura Municipal. Serão aceitas notas
fiscais emitidas desde o dia 10 de fevereiro.
Confira os sorteados:
1º - Manolo Rolan Sampaio: R$ 1 mil
2º - Verita Krygher Tavares: R$ 500,00
3º - Hélio dos Santos Ferreira: R$ 250,00

...

Brigada Militar é destaque na formação de pilotos e instrutores


No Brasil, existem apenas três escolas de aviação vinculadas às organizações policiais
com autorização da Secretaria Nacional de Aviação Civil (Anac) para funcionamento.
Uma delas é gaúcha. Desde 2004, o Centro de Formação Aeropolicial (CFAer) da Brigada
Militar (BM) forma pilotos e instrutores. Com sede em Capão da Canoa, é uma das
poucas escolas policiais que tem permissão para executar tal função.

A estrutura conta com dois aviões e dois helicópteros, sendo um avião monomotor de
instrução básica e outro multimotor para instruções avançadas e voos por instrumento.
O efetivo é formado por dois pilotos instrutores e cinco praças tripulantes. Oferece
cursos para três tipos de aeronaves: Koala, Schweizer e Esquilo, sendo que, para cada
uma, é necessária uma instrução específica.

O CFAer forma pilotos e instrutores, em nível básico, avançado e operacional; e
formação inicial de piloto comercial, piloto policial, privado e voo por instrumento.

Conforme o major Marco Antônio Sanchez Soares, chefe do CFAer, “o Batalhão de
Aviação (BAv) da BM efetua treinamentos (práticos de combate a incêndio, tiro
embarcado, salvamento aquático e resgate aeromédico), além das mais diversas
situações que possam ser vivenciadas pela tripulação e pilotos”.

O oficial destaca, ainda, que o Centro já ofereceu treinamento ao Grupo de Ações
Táticas e Especiais (Gate) e a unidades de diversos comandos. Também foram formados
pilotos das polícias militares de outros estados, agentes da Polícia Civil, Federal e
Rodoviária Federal”, informou o major Sanchez.


Voo policial - muito além de um meio de transporte

Um dos fatores destacados pelo major Sanchez é que o piloto policial tem um objetivo
distinto de um piloto tradicional, o que exige um nível de proficiência diferente.

Um exemplo é a necessidade de acompanhamento de ocorrências em centros urbanos.
Nesse caso, "o piloto policial é diferenciado. Tal ação terá que ser na rua, com muitos
outros fatores intervenientes, ou também situações que envolvam disparos com arma de
fogo. São questões distintas entre si, porém, demandam um preparo diferenciado dos
demais pilotos", relatou.

O escrivão da Polícia Civil, Allan Bitencourt, atualmente piloto de helicóptero da
instituição, e que fez parte das aulas práticas do curso de piloto comercial no CFAer,
destaca a qualidade da instrução oferecida. “A padronização das missões, e a forma
metódica como as instruções são ministradas no Centro, o colocam em um patamar de
qualidade muito alto, e significam muito na área da aviação”, salientou.

Para evitar incidentes e otimizar tempo, o CFAer está localizado no Litoral Norte, onde o
tráfego aéreo é menor, em relação à Região Metropolitana. Nos períodos em que não
estão em treinamento, as aeronaves do Centro atuam de forma operacional, inclusive,
atendendo ocorrências em apoio ao BAv, em todo o RS. ...

Brigada Militar executa Operação Avante Rodoviárias em diversas cidades gaúchas


Estações rodoviárias de diversos municípios gaúchos foram alvo de ações da Brigada Militar
nessa sexta-feira (9). A Operação Avante Rodoviárias, desenvolvida por guarnições
compostas por policiais militares e cães de faro da BM, buscou armas, drogas e localizar
criminosos.

A iniciativa foi desencadeada na Região Central, nos municípios de Santa Maria e São Pedro
do Sul; na Região Sul, em Rio Grande; no Litoral, em Capão da Canoa; na Região
Metropolitana, na cidade de Canoas, e em Porto Alegre, além de outras localidades onde a
Brigada Militar dispõe de cães farejadores.

Além do policiamento ostensivo e preventivo, visando a atender a grande quantidade de
passageiros e público circulando nas estações rodoviárias durante o feriado de Carnaval,
foram feitas abordagens policiais qualificadas, inspeção de bagagens e identificação de
pessoas.

Os cães apoiaram os PMs na busca por entorpecentes. Em Rio Grande, uma mala com
drogas foi encontrada em um ônibus. Os oito tijolos de maconha pesaram 3,4kg, e o
responsável pelo material, que foi apreendido, não foi encontrado. A ação é apenas uma
das ações da Brigada Militar para garantir a tranquilidade da população que optou por viajar
no feriado. ...

Secretaria de Educação de Butiá oferece capacitação às merendeiras da Rede Municipal


Os preparativos para receber os alunos da Rede Municipal de Educação não param!
Nesta sexta-feira, 09, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) promoveu um evento
de capacitação junto às merendeiras que trabalham nos turnos regulares e na Educação
de Jovens e Adultos (EJA).

A “Formação Continuada para Merendeiras” contou com a participação de todas as
profissionais que atuam na preparação da alimentação dos alunos butiaenses. O
encontro foi conduzido pela nutricionista Mara Silveira e a estagiária Rosana Borges
Pagani. Durante o encontro, que foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores,
foram abordados os seguintes temas: segurança alimentar, higiene e manipulação de
alimentos, microbiologia, cardápios, estoque e pedidos.

O secretário de Educação do município, Edson Leal, esteve acompanhando o debate e
ressaltou a relevância do papel das merendeiras na contribuição de uma educação de
qualidade. “O trabalho das merendeiras é essencial, porque a nutrição é um fator
relevante para o desenvolvimento e capacidade de aprendizagem dos nossos alunos,
além de que sempre há uma grande quantidade de afeto depositada na merenda e na
relação das merendeiras com os estudantes, ajudando-os a crescerem plenamente,
tanto em aspectos físicos, quanto emocionais”, explicou Leal.

De acordo com Mara Silveira, a ação foi extremamente produtiva, pois a merenda
escolar é importantíssima e tudo passa pelas mãos destas profissionais que se dedicam
a preparar as refeições com muito carinho e dedicação. “Eu, como nutricionista sai muito
agradecida pela participação de todas colaboradoras que foram convocadas. Sabemos
que a merenda escolar é um trabalho em equipe e, por isso, estamos nos preparando
para por tudo em prática”, afirmou.

...

Praia das mulatas em Barra do Ribeiro está entre os pontos impróprios para banho no RS.


A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira (9), o
novo relatório do Projeto Balneabilidade. De acordo com o boletim, sete pontos estão
impróprios para banho no Rio Grande do Sul: Balneário Nova Palma, em Nova Palma;
Balneário de Mata, em Mata; Praia Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro; Praia
Carlos Larger, em Candelária; Balneário Rainha do Sol, em Manoel Viana; Balneário
Rebelo, em Tapes; e Balneário Passo do Umbu, em São Vicente do Sul. Todos os pontos
impróprios estão localizados em águas interiores.

Na comparação com a semana passada, tornaram-se aptas para banho a Lagoa do
Peixoto, em Osório, e a Praia de Areias Brancas, em Rosário do Sul. Neste verão, a
Fepam monitora 79 balneários de 40 municípios do Litoral Norte, Médio e Sul e das
Regiões Hidrográficas do Guaíba e do Uruguai. O Projeto Balneabilidade 2017/2018 terá
duração de 12 semanas. Os resultados das análises da qualidade da água são divulgados
nas sextas-feiras, até o dia 2 de março. As coletas e análises são feitas pela Fepam e
pela Corsan.

Projeto Balneabilidade

Os relatórios do Projeto Balneabilidade são elaborados com base nos resultados das
informações obtidas em cinco coletas realizadas nas semanas anteriores. Para analisar
as condições bacteriológicas das praias e balneários, são utilizados os parâmetros
coliformes termotolerantes e Escherichia coli, que indicam contaminação fecal, além da
contagem de cianobactérias, organismos que podem causar intoxicações.

Os critérios do projeto consideram duas categorias de balneabilidade para águas doces,
salobas e salinas: próprias ou impróprias para banho. São consideradas próprias quando
os resultados de quatro ou mais das últimas cinco amostras coletadas no mesmo local
constatarem quantidade de coliformes termotolerantes igual ou menor de mil ou
quantidade de Escherichia coli menor ou igual de 800 por 100 mililitros.

São impróprias quando os resultados de uma ou mais das últimas cinco de amostras
coletadas no mesmo local constatar mais de mil coliformes termotolerantes ou mais de
800 Escherichia coli por 100 mililitros ou, ainda, quando o valor obtido na última
amostra for superior a 2,5 mil coliformes termotolerantes ou 2 mil Escherichia coli por
100 mililitros.

Aplicativo

O site e o aplicativo do Projeto Balneabilidade, lançados neste verão, disponibilizam
informações sobre a qualidade das águas em balneários gaúchos, as condições de
segurança para banho e a previsão do tempo. Desenvolvido com apoio da Procergs e do
Corpo de Bombeiros, o serviço tem o objetivo de facilitar a comunicação com os
veranistas. Mesmo com a novidade, a Fepam optou por manter as tradicionais placas
informativas nos locais onde as águas estiverem sem condições de banho.

Para ter o aplicativo no seu celular, basta acessar o site balneabilidade.rs.gov.br e criar
o atalho.

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Administração Municipal e comunidade escolar trabalham unidas em prol de melhorias de escolas, em Butiá


O ano letivo da Rede Municipal de Educação, em Butiá, inicia somente no dia 19 de
fevereiro, mas a preparação do ambiente escolar já está sendo realizada com a união do
Poder Público, comunidade escolar e empresários.
Desde a última semana de janeiro, diversos mutirões estão ocorrendo em todas as
escolas municipais. Os grupos, formados por ex-alunos, equipes diretivas, professores,
estudantes e pais, vêm fazendo uma série de ações na revitalização dos espaços. Um
dos exemplos é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nicácio Machado, localizada
no bairro Cidade Alta, que recebeu uma nova pintura na faixada e corredores.
De acordo com a diretora Luana Batisti, a instituição recebeu o repasse de galões de
tintas, através da Secretaria Municipal de Educação (SMED), e também a doação de
alguns materiais que partiram de proprietários de madeireiras e comercio varejista da
cidade. Além disso, professores e pais de alunos contribuíram.
“Nós agradecemos a participação de todos os envolvidos, destacando a consideração
pela escola, inclusive por parte de ex-alunos que abraçam essa causa conosco! Estamos
empenhados e seguiremos trabalhando para uma educação de mais qualidade”, afirmou
a diretora ao destacar parceria entre escola, administração e comunidade.
Na terça-feira, 06, o prefeito Daniel Almeida iniciou o roteiro de visitas às escolas. Na
oportunidade, o prefeito parabenizou pela iniciativa na Escola Nicácio Machado e ouviu
as reivindicações da diretora.
“Quando falo de união, em participação da comunidade, estou falando de ações como
esta. Infelizmente, o Poder Público não consegue mais trabalhar sozinho e, em Butiá,
temos sim um espírito solidário enorme, que pode ser facilmente transformado em fazer
o bem comum, em exercer a cidadania. Quero agradecer muito a comunidade escolar,
que está cada vez mais próxima, ajudando-nos a fazer mais por Butiá”, destacou Daniel
Almeida.
Até o inicio do ano letivo o cronograma de manutenção nas instituições da rede
municipal estará concluído. Segundo o secretário municipal de Educação, Edson Leal, as
equipes que realizam manutenções, juntamente a todos que tem colaborado nos
mutirões estão trabalhando intensamente para que tudo esteja pronto para receber os
alunos.
“Nós, que sonhamos e trabalhamos para a construção de uma escola cidadã, devemos
fomentar a participação da comunidade escolar em todas as ações da escola, tendo por
fim motivar e conscientizar pais e estudantes sobre importância do processo
educacional. A participação desses muitos atores nos mutirões é um indicador de que
estamos conseguindo deixar clara a imensa abertura que há para a participação da
comunidade escolar e para o protagonismo dos estudantes. Esse é o objetivo de uma
escola cidadã, a participação ativa da comunidade escolar e o protagonismo dos
estudantes com relação à escola e todos os processos vivenciados nela”, concluiu Leal.
Fotos: Divulgação / SMED
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Eldorado do Sul divulga locais de vacina contra febre amarela


A Secretaria Municipal de Saúde de Eldorado do Sul divulgou os locais que serão
realizadas as vacinas contra a febre amarela no município. Para realizar a imunização, é
necessário apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação. Quem já
tomou uma dose da vacina contra a febre amarela, não precisa tomar novamente.
Menores de 9 meses, gestantes e mulheres que estão amamentando também não
devem ser vacinadas. Já idosos e pacientes com doenças imunodepressoras (Câncer,
HIV +, Lupus, entre outras) só devem ser vacinados conforme prescrição médica.

Em Eldorado do Sul, o atendimento seguirá o seguinte cronograma:

Segunda-feira: UBS Cidade Verde;
Terça-feira: UBS Nelson Marchezan;
Quarta-feira: ESF Progresso e UBS Nelson Marchezan;
Quinta-feira: UBS Cidade Verde;
Sexta-feira: ESF Sans Souci.

Abaixo, a nota técnica do Ministério da Saúde sobre o tema.

“Desde abril de 2017, o Ministério da Saúde indica dose única da vacina febre amarela
para as áreas com recomendação de vacinação em todo país. A adoção de dose única
atende as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). A dose de reforço não é
mais recomendada por considerar que a imunidade protetora desenvolve-se dentro de
30 dias para cerca de 99% das pessoas que recebem uma dose da vacina febre amarela.
Portanto, todo indivíduo que tiver uma dose de vacina febre amarela é considerado
vacinado. Quem ainda não foi vacinado deve procurar a sala de vacinas mais próxima de
sua residência, e se for viajar para São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais esta
procura deve ser dez dias antes da viagem marcada. Este ano, já foram notificados dois
casos suspeitos de febre amarela no Estado do Rio Grande do Sul, em residentes de
Portão e Dois Irmãos. Ao longo de 2017, foram 42 casos suspeitos, todos com resultado
negativo para a doença. Desde 2009, o Rio Grande do Sul não registra casos
confirmados de febre amarela silvestre”. ...

Segundo sorteio da Nota Fiscal Legal de Butiá é nesta sexta-feira, 09


O segundo sorteio da campanha “Nota Fiscal Legal – Pediu, Trocou, Ganhou!” é nesta
sexta-feira (09), a partir das 17h, na Casa da Cidadania. Agora, serão conhecidos os
três ganhadores dos prêmios em dinheiro nos valores de R$ 1 mil, R$ 500,00 e R$
250,00. O sorteio será transmitindo pelas redes sociais da Prefeitura.
Até o momento, mais de 3700 cupons já foram distribuídos, porém a expectativa é que
esse número cresça, pois as trocas podem ser realizadas até sexta. O sorteio será
transmitindo pelas redes sociais da Prefeitura. Os pontos de troca ficam localizados na
Prefeitura de Butiá, na Secretaria Municipal de Administração (SMA), e também na Casa
da Cidadania.
De acordo com a secretária de Administração, Morgana Oliveira, na sexta-feira a Casa
da Cidadania estará fazendo um “mutirão” agilizar o processo de distribuição das
cartelas. Em janeiro, no primeiro sorteio, a ação foi realizada e deu um ótimo retorno. A
partir deste segundo ciclo, os cupons serão cumulativos, ou seja, quem participar da
campanha durante todo o ano terá maiores chances de ganhar um automóvel zero
quilômetro no sorteio especial em janeiro de 2019.
Para participar da Nota Fiscal Legal é muito fácil, basta o consumidor apresentar suas
notas fiscais emitidas no comércio local, como supermercados, postos de gasolina e
lojas, por exemplo. A cada R$ 50,00 em notas será entregue um cupom, que deve ser
preenchido e depositado nas urnas. O projeto foi lançado pela Administração Municipal
em dezembro de 2018, com o objetivo de valorizar o comércio do município e gerar
aumento na arrecadação para investimentos em áreas essenciais.

Foto: Juliano Ptohasski / ASCOM

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Senac EAD lança pós-graduação Avaliação de Impactos Ambientais e Processos de Licenciamento Ambiental


A avaliação de impactos ambientais é uma das ferramentas mais estratégicas para o
desenvolvimento, a mensuração e análise dos possíveis desequilíbrios socioambientais
que um empreendimento possa causar em determinada região ou comunidade.
Considerando a importância desse tema, o Senac EAD lança a pós-graduação em
Avaliação de Impactos Ambientais e Processos de Licenciamento Ambiental para o 1º
semestre de 2018.

Com duração de 18 meses, o curso é baseado em estudos de caso, sobretudo de
processos de licenciamento ambiental no Brasil, que são abordados a partir de
referenciais teóricos e análises críticas. Tem como foco as principais etapas de um
processo de licenciamento e seus respectivos documentos, entre os quais se destaca o
Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório (EIA-Rima), que busca interpretar
qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente.

Além de se basear em textos especificamente preparados para as disciplinas, assim
como aulas narradas e vídeos, a pós-graduação conta também com a participação de
professores que atuam na área de meio ambiente e licenciamento, promovendo
discussões em fóruns e web conferências.

Pioneirismo – E mais: a Avaliação de Impactos Ambientais é uma oferta inédita no
Senac e reforça o pioneirismo da instituição na área. “Identificamos uma oportunidade
de atuação, visto que o corpo técnico preparado para desenvolver e analisar estudos de
impactos é ainda relativamente pequeno face às dimensões do país e à diversidade das
obras”, explica Mônica Medina, coordenadora da área de meio ambiente.

A especialização, complementa Mônica, vem ao encontro do momento vivido no Brasil,
em que não apenas as preocupações ambientais têm se intensificado, mas as legislações
têm se tornado mais restritivas. “Considerando a necessidade de preparação de
profissionais de diferentes formações para discutir, desenvolver e avaliar os estudos
inerentes, assim como implementar e fiscalizar as medidas propostas, observa-se um
público amplo para o curso, representado por pessoas ligadas tanto ao setor privado,
quanto ao setor público e organizações não governamentais”, aponta.

O curso é totalmente a distância, mas é preciso realizar uma avaliação
presencial por semestre no polo escolhido no momento da matrícula. Atualmente, são
290 polos espalhados pelo território nacional para apoiar atividades da pós-graduação a
distância. Após a especialização, o aluno poderá atuar em agências governamentais,
empresas e organizações da sociedade civil, participando de equipes multidisciplinares
que desenvolvem e analisam estudos de impactos ambientais visando o licenciamento
ambiental e o ordenamento sustentável do uso e ocupação do meio.

Flexibilidade – O formato a distância oferece flexibilidade nos horários de estudo,
respeitando o ritmo de aprendizagem do aluno e desenvolvendo competências que são
valorizadas no mundo do trabalho como organização, proatividade e responsabilidade,
além de possibilitar a conciliação entre a vida profissional e acadêmica. Confira todos os
cursos da pós-graduação a distância no Portal.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no
ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947
com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do
rádio.


A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua
atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de
graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados
por 296 polos presenciais para avaliações de cursos de pós-graduação e 236 para
graduação.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em www.ead.senac.br. Há
também uma programação diversificada de cursos presencias que pode ser conferida em
www.sp.senac.br.

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Unidade Sesc/Senac Guaíba promove o curso de Gestão de Pessoas e Relacionamento Interpessoal


Para o bom funcionamento das organizações, é indispensável contar com gestores
capacitados e atualizados. O sucesso organizacional depende do desempenho humano,
ou seja, da adoção de um modelo de gestão de pessoas eficiente e moderno. Neste
contexto, a Unidade Sesc/Senac Guaíba inscreve para o curso de Gestão de Pessoas e
Relacionamento Interpessoal. As aulas iniciam no dia 7 de abril e acontecem aos
sábados, das 9h às 12h.

A qualificação prepara o aluno para o desenvolvimento das capacidades de Gestão de
Pessoas e Relacionamento Interpessoal. Com carga horária de 40 horas, aborda
conhecimentos como cultura organizacional, etapas do processo seletivo, recrutamento e
seleção, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, política salarial, trabalho em
equipe e desenvolvimento de liderança eficaz.

Matrículas devem ser feitas na Unidade Sesc/Senac Guaíba, localizada na Av. Nestor de
Moura Jardim, 1250. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3402-2106
ou através do site www.senacrs.com.br/guaiba. Comerciários têm desconto de 20%
mediante a apresentação, no ato da matrícula, do cartão Sesc/Senac, nas categorias
empresário e comerciário.



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Carnaval terá seis dias de fiscalização intensa com a Operação Viagem Segura


Reunindo esforços para a redução de acidentes, Polícia Rodoviária Federal (PRF),
Brigada Militar (BM) e Comando Rodoviário da BM (CRBM) estão mobilizados para os
seis dias da Operação Viagem Segura de Carnaval. A ação começa à zero hora desta
sexta (9) e se estende até a meia-noite de quarta-feira (14).

Em Porto Alegre, na saída para o feriadão, ocorre a Megablitz, reunindo Detran RS, EPTC
e Polícia Civil (PC). Com especial atenção à prevenção de acidentes provocados pelo
consumo de álcool, a Balada Segura também estará no Litoral durante toda temporada
de verão.

Na análise estatística do Detran RS, o Carnaval não está entre os feriados mais violentos
no trânsito, mas o grande movimento esperado nas estradas e o consumo de álcool nas
festas exige cuidados redobrados. Nos últimos 11 anos, foi registrada a média de 5,4
vítimas fatais/dia no feriadão de Carnaval, abaixo da média geral dos 15 feriados
prolongados em que é realizada a operação (6,5 mortes/dia). No ano passado, foram 29
mortes nos seis dias da ação, considerando as pessoas que falecem até 30 dias após o
acidente.

Sobre a Viagem Segura

Com seis anos completados no feriado de 15 de novembro, a Viagam Segura tem como
principais parceiros PRF, BM, CRBM, Detran RS e PC. Também colaboram órgãos de
trânsito municipais (EPTC em Porto Alegre), ANTT, Dnit, Cetran RS, Daer, EGR, Famurs,
além de representantes da sociedade civil organizada, como o Lions Club e o Instituto
Zero Acidente.

Nas 84 edições já realizadas, mais de 5,1 milhões de veículos foram fiscalizados. O
resultado foi a autuação de 892,6 mil infrações, o recolhimento de mais de 86 mil
veículos e de 23 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). Foram aplicados 184 mil
testes de etilômetro, que registraram 15,3 mil infrações por alcoolemia, além de outras
2,3 mil por recusa ao teste.

Texto: Letícia Sielecki/Ascom Detran RS
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Mais de R$ 350 mil já foram repassados pela Prefeitura ao Hospital de Butiá


A Prefeitura Municipal já repassou mais de R$ 350 mil do cofre do município para o
Hospital de Butiá em 2018. Ao todo, R$ 357.882,00 foram repassados para a
manutenção dos serviços e folha de pagamento dos colaboradores da Fundação
Municipal de Saúde (FUMSA). Isso significa, em média, R$ 10 mil diariamente.

Os repasses realizados pela Administração Municipal garantem os atendimentos não só
aos moradores de Butiá, mas também aos demais municípios da Região Carbonífera e
aos milhares de motoristas que trafegam pela rodovia BR-290 todos os dias. O prefeito
Daniel Almeida destacou que os esforços irão permanecer pela garantia de recursos
atuais e a conquista de mais verbas nas esferas Estadual e Federal.

“A partir deste mês vamos manter a população informada também pelos nossos canais
de comunicação sobre os repasses da Prefeitura para o Hospital, agindo com
transparência e também com o objetivo demonstrar as dificuldades para manter este
importante serviço em funcionamento, sempre à disposição da população”, afirmou.
O prefeito Daniel Almeida também destacou que no último mês foi dado inicio as obras
de adaptação para o hospital receber o novo aparelho de Raio-X, que estará
modernizando o atendimento. Além disso, os dois banheiros da recepção foram
ampliados.
Foto: Juliano Ptohasski
Fonte: ASCOM

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Secretaria de Obras do estado recebe demandas do município de Eldorado do Sul


O secretário adjunto e diretor-geral da Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e
Habitação (SOP), Sandro Figueiredo de Oliveira, reuniu-se nesta terça-feira (06) com o
secretário municipal de Agricultura de Eldorado do Sul, Claudiomiro Piazza Rodrigues,
para tratar sobre a perfuração de poços artesianos. O município solicita a perfuração de
dois poços artesianos no Assentamento Belo Monte e na Associação Comunitária dos
Moradores do Parque Eldorado (ACOPEL), beneficiadas mais de 500 famílias com o
abastecimento de água.

Sandro Figueiredo destacou a importância da iniciativa para as famílias: “Recebemos
esta importante demanda e vamos agilizar o processo, pois o acesso ao abastecimento
de água potável é fundamental para a dignidade e o bem-estar das pessoas. Vamos
continuar trabalhando em prol das famílias que mais precisam do auxílio e dos serviços
públicos”, destacou. O secretário adjunto lembrou, ainda, que em 2017 o governo do
Estado, através da SOP e da Corsan, perfurou 112 poços artesianos em 54 municípios,
beneficiando diretamente mais de três mil famílias. O investimento nessa ação foi de R$
2,6 milhões.

Na oportunidade, a comitiva do município ainda esteve reunida com o diretor de
Saneamento da SOP, Jean Carlos Bordin. Também participaram da reunião a assessora
executiva da Secretaria Municipal de Agricultura, Neusa Borges, e o presidente da
ACOPEL, Job Francisco da Silva.


Créditos: Jean P. H. Maidana/ASCOM SOP ...

Ar condicionado e calor: dicas para evitar que a conta de luz aumente muito no verão


O verão de 2018 está com as temperaturas elevadas e, por conta disso, o uso do ar
condicionado está cada vez maior também. Porém, com o aumento na energia elétrica
no final do ano passado, muitos consumidores estão receosos de ligar o equipamento
dentro de casa e ver a conta da energia elétrica subir. Por isso, a ASBRAV – Associação
Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação mostra como
ter o conforto térmico sem gastar muito.

De acordo com o engenheiro mecânico e conselheiro da ASBRAV, Ricardo Vaz de Souza,
alguns detalhes precisam ser levados em conta para evitar esse aumento na conta de
luz. Antes de comprar o ar condicionado, é indicado que seja verificado se o aparelho
possui o “Selo Procel de Economia de Energia”, que indica aos consumidores qual
modelo é mais eficiente e economiza energia. Além disso, os modelos que possuem a
função Timer, que permite a programação e o desligamento, mesmo que o usuário
esteja dormindo.

- O modelo que gera maior economia de energia é o que possui a tecnologia inverter.
Esse sistema oferece maior eficiência energética a medida que ajusta o trabalho do
compressor conforme a necessidade do ambiente. Este aparelho pode reduzir em até
35% o consumo de energia elétrica na comparação com os modelos convencionais -
explica Ricardo Vaz de Souza.

Outro item que deve ser considerado no momento da compra do ar condicionado é o
dimensionamento, calculando o tamanho da casa, do cômodo que terá a instalação e
quantas pessoas farão uso. Desta forma, é possível saber a potência ideal para a
necessidade do consumidor. Durante o uso, Vaz ressalta que a variação de temperatura
pode elevar em até 8% o consumo de energia. Segundo indicação do engenheiro, o ideal
é manter o ar condicionado entre 23ºC e 24ºC.

Dicas para economizar energia elétrica com o ar condicionado:

- A limpeza dos filtros: quando estão sujos, os filtros eles impedem a circulação do ar,
forçando o aparelho a trabalhar mais.

- Portas e janelas fechados: quando o aparelho estiver ligado, é essencial evitar que o
calor entre no ambiente, mantendo portas e janelas bem fechadas.

- Desligar na saída: quando o usuário sair do ambiente, manter o equipamento de ar
condicionado desligado.

- Cortinas e persianas fechadas: para evitar que o cômodo esquente com o calor do sol,
é fundamental deixar cortinas e persianas fechadas até mesmo quando o ar não estiver
sendo utilizado. ...

Viagem Segura de Navegantes terá quatro dias de fiscalização intensa


DetranRS, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Comando Rodoviário estão
mobilizados para a Viagem Segura de Navegantes, que tem início à zero hora desta
quinta-feira (1º). A 84ª edição da operação se estende por quatro dias, até a meia-noite
de domingo (4), com especial atenção para o Litoral, onde estará acontecendo também
festival de música na praia de Atlântida.

Além da fiscalização nas rodovias, a Balada Segura está trabalhando no Litoral para
prevenir acidentes provocados pelo consumo de álcool. A saída para o feriadão, na noite
de quarta (31) também será monitorada em Porto Alegre, quando Brigada Militar,
DetranRS, EPTC e Polícia Civil desenvolvem a já tradicional Megablitz.

Acidentes

Segundo levantamento do DetranRS, entre janeiro de 2007 e junho de 2017, a média
dos 15 feriados ou datas festivas em que ocorre a operação aponta 6,4 mortes por dia.
No feriado de Navegantes, a média é um pouco mais baixa: 5,5 mortes/dia. No ano
passado, foram 28 vítimas durante os cinco dias do feriado, considerando as que
morrem até 30 dias pós-acidente. Avaliando a média geral da acidentalidade no estado,
a análise aponta para 62% das vítimas fatais foram oriundas de acidentes que
ocorreram nas rodovias, contra 38% nas vias municipais.

Sobre a Viagem Segura

Com seis anos completados no último feriado de 15 de Novembro, a Operação tem como
principais parceiros Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar e Comando
Rodoviário da BM (CRBM), DetranRS e Polícia Civil. Também colaboram órgãos de
trânsito municipais (EPTC/ Porto Alegre), ANTT, DNIT, Cetran/RS, Daer, EGR, Famurs,
além de representantes da sociedade civil organizada, como o Lions Club e o Instituto
Zero Acidente.

Nas suas 83 edições anteriores, somou mais de 5,1 milhões de veículos fiscalizados e
885,4 mil infrações registradas. Foram recolhidos 85,2 mil veículos e 22,8 mil Carteiras
Nacionais de Habilitação em situação irregular. No período, foram aplicados 181,7 mil
testes de etilômetro, que resultaram em 15,2 mil infrações por alcoolemia. Dos
condutores autuados por teste de etilômetro positivo, 5,8 mil foram enquadrados em
crime de trânsito (quase 38,5%), por terem resultado igual ou superior a 0,34 miligrama
de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. Outros 2,2 mil condutores se recusaram a
fazer o teste. Todos responderão pelas sanções administrativas dos artigos 165 e 165-A
do Código de Trânsito Brasileiro: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir
por um ano (além da retenção do veículo e do documento). ...

Assembleia escreve página triste da história do Rio Grande do Sul, diz Sartori


Após o término dos três dias de convocação extraordinária da Assembleia Legislativa
sem que nenhuma das quatro propostas da Ordem do Dia fosse votadas, o governador
José Ivo Sartori fez um pronunciamento no Palácio Piratini no início da noite desta
quarta-feira (31). "Passaram três dias e a presidência da Assembleia, com o apoio dos
deputados da oposição, não votou nada. Absolutamente nada. Não é que foram contra
ou a favor - muito pior: não deixaram votar. Um parlamento que não vota? Isso não é
possível".

Acompanhado de secretários de Estado e deputados, Sartori frisou que convocou
extraordinariamente a Assembleia Legislativa para votar apenas quatro matérias de alta
relevância para o futuro do Rio Grande do Sul. "Não foi uma convocação pessoal, minha,
do Sartori, do meu partido. Foi o governador do Estado que convocou o Parlamento".

Sartori lamentou: "É a primeira vez na história que isso acontece! Uma página triste
para a política do Rio Grande do Sul e para o nosso Parlamento, que tanto nos honrou.
Uma radicalização claramente motivada por finalidades políticas e eleitorais. É meu
dever denunciar que manobras protelatórias de uma pequeneza infeliz estiveram acima
do interesse do Rio Grande".

O governador enfatizou que não é momento de ironia, de brincadeira. "É momento de
seriedade e de responsabilidade. Essa manobra não foi contra o meu governo. Foi contra
o Estado do Rio Grande do Sul. Aguentei calado uma oposição radical, que causou
grande parte da crise que está aí, mas não ajudou em nada a sair dela. Votou contra, ou
se absteve, em todos os nossos projetos importantes".

"Vou continuar com o meu papel institucional, respeitando a autonomia do Parlamento,
mas tudo tem limite. Essa realidade precisa ser dita e compreendida pela sociedade.
Quem vai responder pelo atraso dos salários? Pelo pagamento dos hospitais? Pelo
pagamento aos municípios? Se a liminar que suspende o pagamento da dívida do Estado
com a União cair amanhã, esses setores políticos vão ser responsabilizados. Se o atraso
dos salários aumentar, esses setores políticos vão ser responsabilizados", enfatizou.

Representantes ou militantes?

Sobre a polêmica da Ordem do Dia, Sartori qualificou a manobra de "desculpa
esfarrapada". Frisou que três dos quatro projetos - as três PECs - da pauta da
convocação extraordinária tramitam na Assembleia desde 2016. "E as PECs, que pedem
a retirada do plebiscito para alienação da CEEE, CRM e Sulgás, vão continuar
percorrendo o caminho normal dentro da Assembleia".

O governador questionou ainda a condução dos trabalhos no Legislativo. "Em 42 anos de
vida pública, eu nunca tinha visto uma coisa assim, da maioria da Assembleia ser
impedida de votar os programas de interesse do governo. Convocação extraordinária é
convocação do Poder Executivo. Eu não tenho preconceito contra ninguém. Mas já fui
presidente da Assembleia e outros aqui também. Sempre nos comportamos como o
presidente de um poder. E nunca como representante ou militante de um partido
político". ...

Procedimento inédito e inovador é realizado no Hospital da Brigada Militar


Um procedimento inédito foi realizado no Hospital da Brigada Militar Porto Alegre
(HBMPA). O primeiro implante de ressincronizador cardíaco, por meio de cateterização
do seio coronariano, foi possível graças à equipe de cirurgiões cardíacos e eletrofisiologia
que atuam no HBMPA. O grupo responsável pelo procedimento foi composto por dois
cirurgiões cardíacos, um cardiologista eletrofisiologista, um cardiologista clínico e um
anestesista.

A técnica de cateterização do seio coronariano consiste em acessar o principal sistema
venoso cardíaco para posicionar o eletrodo de choque na parede livre do ventrículo
esquerdo. Para o ótimo funcionamento do ressincronizador, é necessário implantar três
eletrodos, sendo que um deles permite a desfibrilação cardíaca. Para tanto, durante a
colocação do marca-passo, é abordada a veia subclávia esquerda e com auxílio de
aparelhos de RX chega-se até o coração do paciente. Essa técnica evita a abertura
cirúrgica do tórax, minimizando complicações e tempo de internação hospitalar.

De acordo com o chefe do Serviço de Cardiologia do HBM, capitão Rafael Boer Nascente,
os investimentos recentes, em especial a aquisição dos dois aparelhos intensificadores
de imagem, permitem, tecnologicamente, a execução de procedimentos médicos mais
complexos. Outro fator determinante para a realização do procedimento foi a chegada
de equipe médica cardíaca altamente especializada. “A chegada dos novos profissionais
foi possível por meio de conjunto de fatores que engloba abertura do hospital para
atendimento ao segurado do IPE, investimento em infraestrutura, aquisição de
equipamentos médicos de última geração - investimentos recentes feitos pelo comando
da BM - e incentivo da direção do HBMPA em desenvolver uma cardiologia de ponta e
inovadora”, destacou.

O Sistema de Saúde, um dos eixos prioritários da gestão, tem apresentado melhorias
significativas para os policiais militares e demais usuários. A boa prática médica passa
por atividade profissional qualificada e novas tecnologias. Recentemente, o hospital
passou por transformações que permitem atendimento em diversas áreas, o que
determina aumento nos índices de tratamento e cura.

Segundo o comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Andreis Silvio Dal`Lago,
dessa forma será possível proporcionar à família brigadiana a mesma medicina de ponta
existente em instituições de renome no estado e no país. ”Isso eleva o patamar de
complexidade de atendimento da nossa instituição”, afirmou.

O próximo passo terapêutico será a cirurgia cardíaca robótica. ...

Percentual de famílias endividadas volta a crescer e atinge 72,2% em janeiro


O percentual de famílias endividadas no Rio Grande do Sul apresentou alta em janeiro
alcançando 72,2%. A elevação foi tanto na comparação com o mesmo período do ano
anterior como no confronto com dezembro passado . O atual cenário de queda na taxa
básica de juros e de recuperação do mercado de trabalho vem colaborando para a alta
na tomada de crédito por parte dos consumidores. “A expectativa de aquecimento da
economia e perspectivas mais positivas para o mercado de trabalho colaboram para o
aumento do endividamento voluntário, isto é, da tomada de crédito derivada do maior
nível de confiança”, pondera o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, ao
analisar os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC)
divulgados nesta quarta-feira (31).

A PEIC de janeiro/2018 mostrou que o endividamento das famílias continua
comprometendo, na média em 12 meses, 32,9% da renda mensal com duração média
de 8,0 meses. O cartão de crédito continua com o maior peso na composição do
endividamento dos gaúchos (78,5%), seguido por carnês (45,3%), crédito pessoal
(17,2%) e financiamento de veículos (13,0%).

A situação de inadimplência avançou e permaneceu em nível elevado: o percentual de
famílias com dívidas em atraso em janeiro/2018 (46,2%) aumentou significativamente
em relação a janeiro/2017 (27,7%). Com esse resultado, o índice de famílias gaúchas
em situação de inadimplência voltou a registrar aumento, alcançando um dos patamares
mais altos da série histórica. Ainda que a taxa de desocupação tenha diminuído nos
últimos meses, esse indicador vem sendo puxado por empregos informais e por conta
própria – que se caracterizam por uma remuneração mais baixa do que a média, além
de maior irregularidade temporais no recebimento. Além disso, o quadro de atrasos nos
pagamentos do funcionalismo também pode estar contribuindo com essa situação .

Já o percentual de gaúchos sem condições de honrar suas dívidas vencidas no prazo de
30 dias apresentou queda, saindo de 14,6% em janeiro/2017 para 6,9% em
janeiro/2018. O comportamento do indicador – em sua quinta queda consecutiva tanto
na comparação interanual quanto na marginal – é reflexo do maior número de pessoas
ocupadas, fato que contribui para a redução da persistência na inadimplência.
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Campanha de Monitoramento da Qualidade da Água no entorno das obras de duplicação da BR-116/RS


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado (DNIT/RS)
realizou em janeiro a 22ª campanha de monitoramento da qualidade da água no trecho
das obras de duplicação da BR-116/RS. A atividade acontece trimestralmente com o
objetivo de acompanhar as condições dos cursos hídricos e identificar eventuais
alterações que possam estar relacionadas à implantação do projeto, buscando mitigá-
las, caso ocorram. Desenvolvida pela Unidade Local de Pelotas, por meio da equipe da
Gestão Ambiental do empreendimento, a ação envolve a coleta e análise de amostras de
água de 15 rios e arroios entre Guaíba e Pelotas.
A partir da amostragem, que é realizada sempre a montante (acima) e a jusante
(abaixo) das obras, são analisados 22 parâmetros. Desses, cinco são conferidos ainda in
loco com a utilização de equipamentos específicos como o turbidímetro, que verifica a
turbidez da água, indicando a quantidade de sólidos em suspensão. Já a temperatura, o
pH, a condutividade elétrica e o oxigênio dissolvido são identificados com o uso da sonda
multiparâmetros. Para os demais aspectos bacteriológicos e físico-químicos, as amostras
são enviadas no mesmo dia da coleta a um laboratório.
Posteriormente os dados são avaliados e relacionados com as informações de
precipitação pluviométrica do período da coleta e comparados com os limites de
classificação da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº
357/05. Dos resultados obtidos, a equipe do Programa de Monitoramento da Qualidade
da Água constatou que não foram registradas alterações na campanha atual ao
comparar com a série histórica das campanhas anteriores.
...

Soluções online e gratuitas para o MEI


O Microempreendedor Individual é uma modalidade que permite ao empreendedor atuar
por conta própria, legalizada e com valores mais baixos de contribuição. Para auxiliar os
empresários a entender melhor esse universo e se tornarem cada vez mais capacitados
em suas funções, o Sebrae/RS possui uma série de ferramentas online de acesso fácil e
gratuito. O conteúdo pode ser acessado no endereço https://goo.gl/1ECnc8.

Em 2014, a tradicional barraca Pipoca do Bira, que atua há mais de 20 anos no centro
de Porto Alegre, se formalizou como Microempreendedor Individual (MEI). A iniciativa
marcou uma importante transição coordenada pelo filho do proprietário, que incluiu no
negócio a grande cultura de uma empresa. Israel Rosa, filho do proprietário, largou o
emprego da época e passou a se dedicar totalmente ao empreendimento do pai.
“Costumo dizer que o negócio nasceu há três anos, apesar de toda a experiência
anterior, porque começamos do zero: fabricamos o carrinho, fizemos identidade visual e
focamos no relacionamento. Não tem porque o MEI não se ver como uma grande
empresa”, conta.

Além de atuar de forma registrada, a categoria permite isenção de taxas para a
formalização; redução da burocracia; cobertura previdenciária para o empreendedor e
seus familiares; redução da carga tributária com imposto fixo mensal; possibilidade de
fornecer para o governo e outras empresas; possibilidade de emitir nota fiscal; e
segurança para exercer sua atividade de forma legal. Para ser MEI, o faturamento anual
não pode ser maior que R$ 81 mil, não ter participação de sociedade em outra empresa
e contar com, no máximo, um colaborador.

Para acessar o conteúdo disponibilizado pelo Sebrae/RS basta preencher um rápido
cadastro, ressaltando se já possui empresa ou pretende abrir uma, e visualizar arquivos
com passo-a-passo, e-books e vídeos com aulas e histórias de sucesso. O primeiro
material ensina os futuros empreendedores a efetuar o registro de formalização. Esse
tópico é reforçado com um vídeo explicativo sobre o registro e os benefícios adquiridos
com ele.

Caso o candidato a empreendedor ainda não saiba se a sua profissão pode ser registrada
nessa categoria, basta assistir a outro vídeo destacando as ocupações permitidas.
Outros materiais destacam os benefícios previdenciários, as obrigações enquanto MEI,
guia para declaração, dicas para implantar os controles necessários e administrar o
negócio com foco no crescimento, e também explicações sobre o desenquadramento
para outra categoria.

Quer saber como a história da Pipoca do Bira continua? Acesse o endereço
https://goo.gl/ZqG41u, conheça os benefícios, inspire-se e seja dono do próprio
negócio.

Confira a lista das capacitações oferecidas no site:

• Guia para Registro do MEI
• Registro do MEI - O que é necessário para a Formalização e quais seus benefícios
• Registro do MEI - Atividades permitidas no MEI
• Registro do MEI – Benefícios e obrigações
• Registro do MEI – Benefícios previdenciários, benefícios cancelados
• Registro do MEI – Funcionário e desenquadramento
• Guia para fazer a Declaração
• Caderno de ferramentas Microempreendedor Individual
• Caderno de Ferramentas de Gestão
• O que o MEI quer saber - Como contratar funcionário
• O que o MEI quer saber - Como acessar crédito
• O que o MEI quer saber - Benefícios da formalização
• O que o MEI quer saber - Desenquadramento
• O que o MEI quer saber - Pagamento da DAS
• O que o MEI quer saber - Responsabilidades
• SEI - Sebrae Empreendedor Individual
• Histórias de MEI: Pipoca do Bira
• Case de sucesso Brownie do Cacá
• Case de sucesso Espaço Urbano ...

Eldorado do Sul confirma adesão à PPP do Saneamento


A Parceria Público-Privada (PPP) proposta pelo governo do Estado para universalizar os
serviços de coleta e tratamento de esgoto em nove cidades da Região Metropolitana em
11 anos recebeu a adesão de Eldorado do Sul nesta quarta-feira (31). O secretário de
Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, o diretor-presidente da Corsan, Flávio
Ferreira Presser, e o prefeito Ernani Gonçalves assinaram termo aditivo ao convênio de
cooperação existente entre o Estado e o município, documento necessário para a
concretização da PPP.

Com o aditivo assinado, autoriza-se que o serviço de esgotamento sanitário no município
seja prestado por meio de PPP. Também haverá o alargamento do prazo do convênio de
cooperação, que valerá por 37 anos a contar da assinatura do termo aditivo. Com esse
ato, Estado e município ainda reafirmaram suas obrigações com os serviços de
abastecimento de água e esgotamento sanitário, assim como a escolha da Corsan como
a executora dessas atividades.

O secretário Fabiano Pereira destacou que a proposta de PPP é estratégica para o futuro
do estado, salientando a transversalidade dos investimentos em saneamento básico.
“Considero o saneamento a área mais essencial de todas. Saneamento é saúde,
qualidade de vida e preservação do meio ambiente. É segurança para as futuras
gerações”, destacou, acrescentando que, segundo a Organização Mundial da Saúde, a
cada real investido em saneamento, economiza-se quatro em saúde.

Flávio Presser salientou a importância da parceria para o futuro da população do Rio
Grande do Sul. “A PPP ainda é mal compreendida por muitas pessoas. Na Europa ela já é
uma realidade, sobretudo na Inglaterra. Lá existe o espírito de colaboração do setor
público e do privado na formulação de políticas públicas”, disse, ao referir-se que a
adesão de Eldorado do Sul estimulará outras prefeituras a assinarem o convênio.

Conforme o prefeito Ernani Gonçalves, a previsão é de que em cinco a seis anos dobre a
população do município, o que também exigirá o dobro da capacidade de abastecimento
de água e do tratamento de esgoto. “Não tivemos dúvidas em participar da PPP.
Estamos ansiosos para que as obras iniciem logo e ajudem a impulsionar o
desenvolvimento do município”, afirmou Gonçalves, que também foi prefeito de Eldorado
do Sul entre os anos de 1993 a 1997 e de 2009 a 2012.

O ato de assinatura ocorreu na Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, em Porto
Alegre, e também foi prestigiado pelo diretor de Saneamento da secretaria, Jean Bordin;
presidente da Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul, vereador Gelson Santos
(Pastor Gelson); vereador Juliano Soares; secretários municipais de Obras, Paulo
Ricardo Rocha dos Santos (Paulo Banana), e de Habitação, João Ferreira; gestor da
unidade da Corsan no município, Luiz Afonso; e servidores da companhia.

Eldorado do Sul é o segundo município a aderir à PPP do Saneamento. O primeiro foi
Esteio, com a assinatura do termo aditivo no último dia 12 de janeiro. ...




Edição n° 176 - Fevereiro 2018

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