Eldorado do Sul, Guaíba e Região Carbonífera, 08 de Março de 2021. Página Inicial | Contato
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Edicão n° 212 de Fevereiro 2021


EDUCAçãO

Prazo para adesão ao novo Ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE) é prorrogado até 19 de março


A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Programa Saúde na Escola
(PSE), solicita a todas às Secretarias Municipais de Saúde a atualização e a adesão ao
novo ciclo do Programa. O prazo para realização do processo foi prorrogado até o dia 19
de março. Para mais informações clique aqui.

A iniciativa, que renova a Portaria n° 1.055, do governo federal, busca contribuir para a
formação integral dos estudantes de rede pública por meio de ações de prevenção,
promoção e atenção à saúde.

Atualmente, no Rio Grande do Sul, são 4.454 escolas participantes e mais de 1 milhão
de estudantes gaúchos beneficiados. No caso das creches, são 1.377 instituições de
ensino pactuadas e 87.801 alunos atendidos.


Conforme a coordenadora estadual do Programa Saúde na Escola (PSE), Carem
Fortunato, é muito importante que os municípios renovem a sua participação e deem
continuidade às ações nas instituições de ensino do Estado, principalmente pela
importância da conscientização sobre os protocolos sanitários e medidas de prevenção
ao coronavírus.

“A adesão e a atualização dos municípios ao novo ciclo do PSE é fundamental para o
bem-estar dos nossos estudantes. Principalmente para orientar e proteger a comunidade
escolar da pandemia de coronavírus”, explica.

Programa Saúde na Escola (PSE)

O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº
6.286. A articulação entre estabelecimentos de ensino e Rede Básica de Saúde é a base
do programa. O objetivo é desenvolver políticas públicas de saúde e educação voltadas
às crianças, adolescentes, jovens e adultos, promovendo saúde e educação integral.
Entre as suas principais atividades, encontram-se as ações de combate ao coronavírus,
ao Aedes Aegypt, à prevenção do uso de drogas, álcool e de doenças sexualmente
transmissíveis, atividades de saúde bucal, auditiva e ocular, acompanhamento vacinal e
alimentação saudável. ...

Importância do retorno das aulas presenciais é destacada durante o Encontro RS Cidades


As iniciativas do modelo híbrido de ensino desenvolvidas em 2020, o plano de ação pedagógica e a projeção do calendário letivo de 2021, que se inicia em 8 de março, foram apresentados pelo secretário da Educação, Faisal Karam, e a secretária adjunta, Ivana Flores, na tarde desta quinta-feira (28/1), durante a segunda edição do Encontro RS Cidades – Desafios 2021, cujo tema foi "Enfrentamento da pandemia de Covid-19".

Entre outros assuntos, foram debatidos a necessidade do retorno presencial dos alunos para evitar a evasão escolar, a importância da utilização da plataforma Google Sala de Aula, a distribuição de Chromebooks aos professores da Rede Estadual, a disponibilização de internet patrocinada, o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) distribuídos nas escolas, o cumprimento dos protocolos de saúde e a constante capacitação dos docentes nas ferramentas do Google for Education.

“A educação do Estado precisa voltar também no formato presencial. Não podemos mais ter crianças em casa sem as relações sociais, sem o apoio pedagógico, sem os profissionais da educação e sem o contato direto com a escola. Vamos retornar com responsabilidade, pensando, principalmente, naqueles alunos que não conseguiram ter acesso às plataformas digitais ao longo de 2020”, destacou Faisal Karam.

Conforme o secretário, mesmo com todos os avanços conquistados e a superação dos desafios pedagógicos por meio do ganho tecnológico, as novas ferramentas de estudo se estabeleceram como apoio do professor, e não como substituição desse profissional.

“A internet funciona como uma fonte de pesquisa, para ser um braço do docente, uma inovação da prática pedagógica dentro do ambiente virtual. Jamais para tirar o papel fundamental do educador. Por isso, queremos o retorno por meio do modelo híbrido de ensino e garantir o acesso à educação para aqueles que mais necessitam”, reiterou.

Durante o encontro, a secretária adjunta falou da importância da construção dos Centros de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COEs) nas escolas a fim de garantir o cumprimento dos protocolos de saúde. “A constituição dos COEs é elemento fundamental para cuidar da parte sanitária do ambiente escolar. Sem este requisito, as escolas não podem retornar às aulas presenciais. É o COE que manterá a rotina de monitoramento dos casos de Covid-19, que vai informar, capacitar e formar a comunidade escolar, bem como será o órgão responsável por planejar ações de combate à pandemia na instituição de ensino” explicou Ivan ...




Edição n° 212 - Fevereiro 2021

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