Eldorado do Sul, Guaíba e Região Carbonífera, 21 de Outubro de 2018. Página Inicial | Contato
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Edicão n° 184 de Outubro 2018


EDUCAçãO

Seduc inaugura novo espaço para formação e atendimento em educação especial


Com o objetivo de ampliar e agilizar o atendimento de alunos com deficiência, o Centro de
Formação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas Surdas (CAS) e o Núcleo
de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) passam a ocupar o mesmo espaço.

Ambos funcionarão na rua Coronel André Belo, nº 577, no bairro Menino Deus, em Porto
Alegre, local que já abriga o Centro de Apoio Pedagógico (CAP-RS) para atendimento a
pessoas com deficiência visual. Autoridades de educação estiveram no local na manhã desta
sexta-feira (19) na solenidade de efetivação da parceria.

Os dois departamentos estavam vinculados à Fundação de Articulação e Desenvolvimento de
Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul
(Fardes) e, agora, passam para a Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

“Agradecemos a todos os que, de alguma forma, colaboraram para a realização dessa nova
fase, na qual CAS e NAAHS irão dar mais qualidade aos estudantes matriculados nas escolas
da rede estadual, aprimorando o processo de inclusão”, afirmou a diretora adjunta do
Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação (DP-Seduc), Raquel Padilha.

“O mais importante é que a ação beneficiará os alunos. A mantenedora existe para isso”,
disse a assessora pedagógica em Educação Especial da Seduc, Lucia Guazzelli.

O núcleo também dará suporte para escolas trabalharem com alunos com deficiência, além de
formar professores para atuar com altas habilidades – a primeira formação contou com a
participação de 12 profissionais na quarta-feira (17).

Coordenador de Política para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento
Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Adilso Corlassoni lembrou que a
união dos dois departamentos “é um exemplo de que nem sempre os recursos são o mais
importante, mas sim, o envolvimento das pessoas por uma causa.” Ele enalteceu a Lei Gaúcha
de Acessibilidade e Inclusão, criada em maio deste ano. “Parece que o número aumentou,
mas a verdade é que os deficientes sempre existiram. Porém, não tinham acesso à escola”,
completou.

Educação Especial

O governo do Estado dispõe de 3.164 profissionais com formação adequada para a inclusão
de alunos com deficiência na rede pública estadual – 1,6 mil professores e 1.564 monitores
que atuam na área. Eles identificam, elaboram e organizam recursos pedagógicos e de
acessibilidade para a construção do conhecimento dos estudantes, considerando as suas
necessidades específicas.
...

RS conquista nove medalhas na etapa regional dos Jogos da Juventude


A delegação do Rio Grande do Sul volta da etapa Regional 3 (estados do Sul, Sudeste e
Centro-oeste) dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) com várias medalhas
conquistadas. Com jogos em Joinville, Santa Catarina, entre 26 e 30 de setembro, das
13 equipes que representaram o Estado, nove trouxeram medalhas: quatro ouros, três
pratas e dois bronzes.

A delegação contou com 137 membros entre atletas, técnicos e dirigentes. Eles
disputaram as modalidades de futsal, basquete, handebol e vôlei, nas categorias 12-14
e 15-17 anos, nos naipes feminino e masculino, entre escolas públicas e privadas. A
organização das seletivas estaduais e o compromisso de levar a delegação aos jogos
regionais e nacional é do Departamento de Esporte da Secretaria da Cultura, Turismo,
Esporte e Lazer (Sedactel).

Dentre os medalhistas (prata e ouro), sete equipes se classificaram para a etapa final
dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorre em nível nacional em Natal, Rio Grande
do Norte, no mês de novembro. Junto a esses atletas, estarão também três times que já
conquistaram a vaga para o estado na disputa nacional. Sendo assim, o Rio Grande do
Sul competirá em 10 das 16 medalhas coletivas que serão disputadas nos jogos
nacionais. Nove modalidades individuais também farão parte da delegação.

Etapa nacional

A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude reunirá 14 modalidades, coletivas e
individuais, nos naipes masculino e feminino, nas idades 12 a 14 e 15 a 17 anos. O Rio
Grande do Sul enviará atletas para 13 delas: atletismo, badminton, basquete, ciclismo,
futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia
(apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez. Organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro
(COB), o evento reúne dois milhões de estudantes nas seletivas, sete mil alunos na
etapa nacional, sendo cerca de 40 mil escolas de 3950 cidades brasileiras.

Para Rogério Rodrigues, técnico classificado no futsal feminino 15-17 anos de forma
invicta pelo colégio Cristóvão de Mendoza, de Caxias do Sul, foi um sonho realizado.
"Nossa equipe jogou bem e mereceu o resultado, mas sabemos que temos que evoluir e
participar dos jogos em Natal. Vamos aprender e crescer bastante", garante.

Técnico da equipe de vôlei do Colégio Martin Luther, de Estrela, reforça a
competitividade dos times. "Acho que a experiência foi bem positiva, pois nossas atletas
puderam comparar seu nível de competitividade com os campeões de outros estados
ainda antes da fase nacional. Nosso regional é muito forte e estamos muito felizes por
termos conseguido classificar nossas duas equipes no voleibol feminino", comemora.

Resultados Regional 3

O Colégio Martin Luther, de Estrela, conquistou duas vagas no vôlei feminino, sendo
campeã no sub-14 e vice no sub-17. Já nas categorias masculinas, a Sociedade Porvir
Científico/Colégio La Salle Carmo, de Caxias do Sul, venceu no sub-14, enquanto o
Colégio Sinodal de São Leopoldo garantiu a vaga pelo vice no sub-17.

No futsal, o Instituto Estadual de Educação Cristóvão Mendoza, de Caxias do Sul, se
consagrou campeã do feminino sub-17 com 100% de aproveitamento - quatro vitórias
em quatro jogos. No masculino sub-17, a Escola Estadual de Ensino Médio São Roque,
de Carlos Barbosa, ficou em segundo lugar, com três vitórias em quatro jogos, e
também disputará a fase nacional.

No basquete, o primeiro lugar ficou com o Colégio Mauá / Sociedade Escolar de Santa
Cruz, no feminino sub-14. ...

Projeto de robótica beneficia alunos do turno integral da rede pública estadual


Os alunos das escolas de tempo integral da rede pública estadual estão sendo
beneficiados pelo projeto robótica educacional, com a distribuição de softwares para
programação e kits para robótica estrutural, eletricidade, mecânica básica iniciação
científica, placas e circuitos para controle de sensores, motores e outros componentes
eletrônicos e na aquisição de drones.

Serão 545 kits distribuídos nas 97 instituições de ensino fundamental e nas 12 escolas
de ensino médio, num investimento de R$ 715 mil - R$ 165 mil proveniente do MEC e
R$ 550 mil do governo do Estado. Além disso, as 12 escolas de ensino médio receberão
um drone cada, num investimento de R$ 90 mil, proveniente do governo federal, para
uso pedagógico da escola.

"É urgente um novo fazer pedagógico que assegure aos estudantes o desenvolvimento
das competências e habilidades necessárias para o século 21", explica a coordenadora
do Ensino em Tempo Integral da Seduc, Hilda Liana Diehl. Para ela o projeto ajuda a
escola que precisa acompanhar as necessidades, as possibilidades e os interesses do
aluno contemporâneo.

Ainda dentro do projeto, os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs), das
Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) envolvidas, irão promover, entre os dias
16 e 19 de outubro, uma capacitação com alunos e professores. O objetivo é dar
conhecimento do método pedagógico relativo à iniciativa, que irá beneficiar mais de 15
mil crianças e adolescentes do Rio Grande do Sul.
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Edição n° 184 - Outubro 2018

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