Eldorado do Sul, Guaíba e Região Carbonífera, 18 de Novembro de 2018. Página Inicial | Contato
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Edicão n° 181 de Julho 2018


EDUCAçãO

Copa Mabilde de Futsal promove integração das escolas das ilhasCopa Mabilde de Futsal promove integração das escolas das ilhas


Para promover a integração entre os estudantes das quatro instituições de ensino
localizadas na ilha dos Marinheiros, Pintada e Ilha das Flores, e incentivar a participação
de crianças e adolescentes em práticas desportivas, a Escola Maria José Mabilde, da Ilha
da Pintada, ocorreu, nesta quarta-feira (11), a Copa Mabilde de Futsal. Os times,
formados por integrantes das escolas Oscar Schimitt, Almirante Barroso, Alvarenga
Peixoto, e a instituição que sediou a competição, representaram as seleções da Copa do
Mundo. Durante a atividade, que contou com cerca de 1,2 mil alunos, também ocorreu a
Feira das Nações. Os jovens puderam expor seus trabalhos e demonstrar o
conhecimento adquirido sobre os países que fazem parte da edição 2018 da competição
mundial que ocorre na Rússia.

O diretor da Escola Maria José Mabilde, Edgar de Quadros, explica que a Copa Mabilde
de Futsal foi disputada em duas categorias: infantil e infanto-juvenil. Entretanto, ele
salienta que foram formados times mistos com séries, turmas e gêneros diferentes no
mesmo grupo. De acordo com ele, a palavra de ordem é o respeito à diversidade.
“Queremos que os nossos estudantes se integrem. Mas, não só isso. Queremos que eles
também respeitem a diversidade. Por isso, nós organizamos times com características
diferentes”, destacou.

A professora de História, Vilma Arrial, foi a responsável por organizar a Feira das
Nações. Conforme ela, o projeto interdisciplinar, com os alunos do 6º ao 9º ano do
Ensino Fundamental, para fazer com o que os estudantes conhecessem mais os países
da Copa do Mundo, buscou destacar temas como cultura, história, economia e culinária.
“É muito importante que esta competição, que ocorre a cada quatro anos, não passe
somente a ideia do futebol, mas a riqueza histórica de cada país”, afirmou.

A estudante da 8ª série, Nicole Araújo, de 14 anos, é integrante da banda Vivendo
Emoções da Escola José Maria Mabilde. Ela afirma que as atividades da instituição de
ensino incentivam a boa relação entre os colegas de aula. “Acho legal quando é assim.
Quando todo mundo se ajuda e se envolve. Já estudei em outros lugares e nenhuma
delas tinha tanta coisa legal para fazer, como aqui”, salientou.

Presenças

A cerimônia de abertura do evento, ocorrida durante o período da manhã, contou a
apresentação da banda Vivendo Emoções da Escola Maria José Mabilde. Representando a
Secretaria da Educação (Seduc), estiveram presentes as seguintes assessoras da Divisão
Porto Alegre (DPA): Michela Scherer, Rosane Reiter e Adriana Cunha. ...

Aulas da rede estadual retornam do período de férias nesta segunda-feira


Este será o último final de semana de férias do recesso de inverno para os 900 mil
estudantes das escolas estaduais. As aulas recomeçam nesta segunda-feira (30), nas 2.539
instituições de ensino do estado. O retorno dos mais de 64 mil professores e 21 mil
funcionários que compõe a rede de ensino acontece no mesmo dia.

As escolas, cuja integralização do ano letivo de 2017 avançou em 2018, devido à greve dos
professores, já elaboraram calendários escolares diferenciados, que foram aprovados pelo
Conselho Escolar e homologados pela respectiva Coordenadoria Regional de Educação e
pela Secretaria da Educação (Seduc).

Para aquelas escolas que o período do ano letivo anterior transcorreu normalmente, a
previsão de encerramento do calendário 2018 é o dia 21 de dezembro.
...

Novo Ensino Médio será tema de debate entre escolas estaduais da rede pública


O Dia D de mobilização para discutir a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio
(BNCC) ocorre, em todo o Brasil, na próxima quinta-feira (2). No Rio Grande do Sul, as
2.539 escolas estaduais vão organizar debates e atividades, entre os professores de
Ensino Médio, com intuito de propor sugestões de mudança e melhorias no documento
que estabelece as diretrizes educacionais do país. Diferentemente do 'Dia D' anterior,
que debateu a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, as aulas transcorrerão
normalmente.

De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico, Sônia Rosa, a principal tarefa do
Dia D, proposta pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), é a
atividade 4. Nela, os professores serão divididos por área do conhecimento para analisar
e propor melhorias à proposta atual da BNCC para o Ensino Médio. Com a análise dos
grupos em mãos, um professor responsável vai preencher o formulário online da
Consulta Pública, que estará disponível no portal do Consed. “Este é um grande
momento para que os professores do Ensino Médio possam, não só entender, mas
contribuir na construção da versão final da BNCC, que deve ser homologada em 2019”,
explica.

Para o secretário da Educação, Ronald Krummenauer, o dia D é uma oportunidade para
debater o ensino. “Á área pedagógica é o coração do sistema de ensino e o dia D é uma
oportunidade para que todas as pessoas responsáveis por essa área tão relevante deem
a sua contribuição”, destacou. Nos dias 6 e 7 de agosto, o secretário participa, em São
Paulo, da 3ª Reunião Ordinária do Consed, para tratar do tema.

Novo Ensino Médio

A Lei 13.415/17, sancionada pelo presidente Michel Temer, em fevereiro de 2017, divide
as disciplinas em cinco áreas de conhecimento (linguagens, matemática, ciências da
natureza, ciências humanas/sociais e formação técnica/profissional) e prevê a
implantação gradativa do ensino integral, com sete horas de aulas por dia ou 1,4 mil
horas por ano após cinco anos. Até lá, entretanto, o sistema deve evoluir para oferecer
carga horária de pelo menos mil horas. Hoje o ano letivo conta 800 horas.

De acordo com o texto, o currículo do Ensino Médio será composto pela BNCC e por
itinerários formativos correspondentes às áreas do conhecimento. No início do Ensino
Médio os alunos podem escolher a área na qual vão se aprofundar.

As regras valerão para as redes de ensino público e privado, e o cronograma de
implantação deve ser elaborado no primeiro ano letivo seguinte à data de publicação da
BNCC, que ainda está em elaboração no governo federal e deve ser homologada ainda
neste ano. A implementação ocorre no segundo ano letivo, depois da homologação da
base curricular.

Dia D da BNCC do Ensino Médio

Apoiam o Consed nessa iniciativa, o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional
de Educação, o Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação, a Federação Nacional das
Escolas Particulares, a Associação Nacional das Escolas de Educação Católica, o Sistema
S e o Movimento Pela Base. ...

Coordenadoria de Educação qualifica professores em primeiros socorros


A 23ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Vacaria, proporcionou aos
professores de Educação Física e integrantes das Comissões Internas de Prevenção a
Acidentes e Violência Escolar (Cipaves), na semana passada, uma formação continuada
sobre primeiros socorros. Foram abordados aspecto físicos e emocionais do bem-estar dos
alunos.

Na parte da manhã, os palestrantes foram acadêmicos de Enfermagem da Unopar. Eles
repassaram informações de como agir em caso de acidentes ocorridos dentro da escola. À
tarde, um bombeiro passou técnicas de primeiros socorros e salvamentos em caso de
parada cardíaca, engasgue e outros problemas. A orientação é que os educadores fiquem
atentos aos possíveis sinais de alerta emocionais que os alunos possam apresentar em
aula.

A coordenadora da 23ª CRE, Gilvana Rissardi Baldin, ressaltou que a formação "tem grande
importância para que todos estejam preparados e possam agir com calma na hora das
emergências". A coordenadoria é responsável por 30 escolas estaduais de outras nove
cidades: Bom Jesus, Campestre da Serra, Esmeralda, Ipê, Monte Alegre dos Campos,
Muitos Capões, Pinhal da Serra, São José dos Ausentes e Vacaria.
...

Estudantes da Fundação Liberato participam de feira no Chile


O Projeto 'Blue Spot: vaga exclusiva com controle de acesso', dos estudantes Jonatan
William Correa Graf e Weslei Huppes Compagnoni, do Curso de Eletrotécnica da
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo/RS),
participa da Expociencia Latinoamericana (ESI-AMLAT), entre esta segunda(2) e sexta-
feira (6), em Antofogasta.

Eles receberam o Prêmio Sintec – RS (Sindicato dos Técnicos Industriais do Rio Grande
do Sul) de Inovação Tecnológica, na última edição da Mostra Internacional de Ciência e
Tecnologia (Mostratec), considerada a maior feira do gênero da América Latina.

A orientação do projeto é de Lucas da Silva Machado.

Sobre o projeto

Em todas as áreas de estacionamento aberto ao público, seja em estabelecimento
privado de uso coletivo ou em vias públicas, devem ser reservadas vagas próximas aos
acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que
transportem pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção e idosos. A ordem
normativa é de que 2% das vagas de um estacionamento sejam reservadas às pessoas
com deficiência ou dificuldade de locomoção e que outros 5% sejam destinados aos
idosos (idade superior a 60 anos).

O que se observa em grandes estacionamentos privados de uso coletivo é que a maioria
destas vagas exclusivas é ocupada por veículos que não comportam um idoso ou pessoa
com deficiência portadora da credencial de beneficiário. Assim, o projeto consiste em um
dispositivo de controle de acesso às vagas exclusivas, “barrando” os condutores não
credenciados e garantindo que o espaço esteja disponível exclusivamente para quem
tem o direito de utilizá-lo.

O dispositivo é composto de três sistemas: identificação, comando e controle de acesso.
Pode ser adotado tanto em formato de adesivo, fixado no para-brisa do veículo, ou em
formato de cartão pessoal do beneficiário. ...




Edição n° 181 - Julho 2018

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