Eldorado do Sul, Guaíba e Região Carbonífera, 21 de Outubro de 2018. Página Inicial | Contato
SEÇÕES
Artigo
Educação
Eldorado do Sul
Especial
Geral
Guaíba
Produtos e Serviços
Região Carbonífera
Saúde
Flagrante na Foto
Anunciantes
LINKS
Portal Eldorado
Lantec
Envie sua Mensagem

Você é o visitante n°
26120431


Edicão n° 180 de Junho 2018


EDUCAçãO

Mp investiga fraude no transporte escolar de Ipê


A Procuradoria de Prefeitos cumpre, na manhã desta terça-feira, 19, cinco mandados de
busca e apreensão na Prefeitura de Ipê, Secretaria Municipal de Educação da cidade, na
Escola Estadual de Ensino Fundamental São Paulo e em duas residências em uma
investigação contra fraudes na licitação para contratação e execução dos serviços de
transporte escolar. Os mandados são cumpridos com apoio do Grupo de Atuação Especial de
Combate à Organização Criminosa (Gaeco) e da Brigada Militar. A operação é coordenada
pelo promotor da Procuradoria de Prefeitos Heitor Stolf Júnior e tem a participação do
promotor Rodrigo López Zilio.

Conforme as investigações, foi montado um esquema envolvendo integrantes da
administração municipal e pessoas ligadas à empresa Cemin Tur Ltda. para direcionar a
licitação do transporte escolar relativo ao ano letivo de 2017. Há suspeita de
superfaturamento de pagamentos e cinco aditivos ilegais em 2017 e 2018. De acordo com
as investigações, o transporte era feito em carros de passeio e um dos motoristas
investigados sequer teria idade mínima para poder dirigir, além de superdimensionamento
da quantidade de quilômetros rodados. ...

Educação busca solução para a Escola Técnica de Saúde


O secretário da Educação, Ronald Krummenauer, recebeu na manhã desta quinta-feira (21)
representantes da Escola Técnica de Saúde (ETS), que funciona em prédio dentro do complexo
do Hospital de Clínicas. A direção do hospital solicitou o terreno – o local pertence ao governo
federal, e o Clínicas detém seus direitos. Secretaria da Educação (Seduc), ETS e a direção do
hospital negociam a melhor solução.

“Nunca houve iniciativa da Seduc para a escola sair de onde está. Para nós, a mudança é um
transtorno. O que houve foi um pedido do hospital, feito ainda em 2013, que quer ampliar
suas instalações e pede o terreno de volta. Nossa ideia é, junto com todas as partes
envolvidas, buscar a melhor solução”, destacou Krummenauer.

O secretário ressaltou ainda que “jamais a Seduc estudou ou cogitou o fechamento da escola.
O que sabemos é que, por força de lei, talvez tenhamos de procurar novo endereço, mas
cessar as atividades nunca esteve entre as propostas”, reforçou.

Vice-diretora da ETS, e respondendo pela escola desde o começo de junho, Rita Mombelli
participou da reunião. Ela solicitou “sensibilidade” por parte da Seduc e que a direção da
escola “seja ouvida” nas negociações. “Todas as sugestões são bem-vindas, sempre pensamos
em, juntos, construirmos a melhor solução”, afirmou o secretário.

Participaram da reunião pela Seduc, ainda, a secretária-adjunta Iara Wortmann, a chefe de
gabinete Vivian Tessari, a coordenadora da Divisão Porto Alegre, Sandra Mauat, e a diretora da
Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), Denise Villas Boas. Da ETS,
estavam os coordenadores dos cursos de Radiologia, Adriano Lima, de Gerência Hospitalar,
Doris Schroter, de Nutrição, Marilene Sgarbi, e Pedagógica, Ana Maria Marques, além de
alunos e professores da instituição de ensino.
...

Estudantes de Portão (RS) representarão o Brasil em Olimpíada de Raciocínio na Turquia na próxima semana


Alunos da EMEF Visconde de Mauá, do município de Portão (RS) representarão o Brasil na competição internacional The Mind Olympics, realizada anualmente pela Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras. A equipe participará do evento nos dias 10 a 13 de junho de 2018, na cidade de Antália, na Turquia, competindo com alunos de outros cinco países que utilizam a metodologia com jogos de raciocínio.

Formado por quatro estudantes, o time venceu em maio a etapa nacional da X Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, torneio entre estudantes que utilizam o Programa MenteInovadora, metodologia de ensino com jogos de raciocínio integrados à grade de aulas, que busca estimular o desenvolvimento de habilidades metacognitivas e socioemocionais. Durante toda a competição no Brasil, que possui também uma fase classificatória digital, participaram 850 alunos de 142 escolas.

Os alunos Adriéli Hesper de Vargas, Eduarda de Godói Santos, Guilherme Oliveira de Oliveira, Ricardo Dias Dettemborn do munícipio de Portão, participarão ao lado dos vencedores da categoria de 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental da rede privada, o Instituto Eros Gustavo, da Fase Internacional e, assim como no Brasil, utilizarão os jogos Abalone, Damas Olímpicas, Quoridor e Octi.

Na The Mind Olympics, serão realizadas 12 partidas ao longo de dois dias, sendo que cada aluno terá a oportunidade de enfrentar estudantes de todas as outras equipes participantes. Nesta edição, além do Brasil, estarão presentes estudantes do Itália, Inglaterra, Austrália, Romênia, Turquia e Panamá. O torneio é uma oportunidade para que os estudantes exercitem as habilidades desenvolvidas em sala de aula durante a aprendizagem semanal com os jogos de raciocínio da Mind Lab como trabalho em equipe, capacidade analítica e equilíbrio das emoções. A metodologia da empresa envolve a capacitação de professores e aulas dinâmicas, e é pioneira em auxiliar os alunos a traçar métodos e estratégias, lidar com a competitividade e trabalhar a resolução colaborativa de problemas.

Em 2017, alunos da Escola Municipal Visconde de Mauá, da cidade de Portão (RS), venceram a etapa internacional da Mind Olympics, realizada na Ilha de Creta, na Grécia. Foi a primeira vez que uma equipe brasileira venceu a competição. Os brasileiros competiram com estudantes de outros seis países: Reino Unido, Panamá, Austrália, Romênia e Turquia, e trouxeram para casa o título de campeões mundiais. Já para o Instituto Eros Gustavo, essa será a terceira vez que participam do torneio internacional, tendo competido no último ano, representando as escolas privadas.

Sobre o MenteInovadora

O Programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. O principal diferencial do MenteInovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 15 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros. ...

Uergs recebe inscrições para transferência, reingresso e ingresso de diplomados


A Uergs recebe, até 20 de junho, inscrições para Mobilidade Acadêmica Externa, que permite ingresso de diplomados, transferência de outras instituições de Ensino Superior e reingresso de ex-alunos. Este ano, as inscrições serão feitas online.

São 652 vagas distribuídas em diferentes regiões do estado. Os candidatos com matrícula homologada deverão iniciar as aulas no dia 6 de agosto.
O edital está disponível no site www.uergs.rs.gov.br
...

Seduc prepara a 15ª Mostra de Educação Profissional


Diretores das escolas técnicas de Porto Alegre estiveram nesta terça-feira (5) na Secretaria da Educação (Seduc) para uma reunião preparatória da Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional, a MEP, que este ano completa sua 15ª edição. Em 2018, o evento volta a ter Porto Alegre como uma de suas sete sedes – as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Osório (11), Guaíba (12) e Gravataí (28) fazem parte do mesmo núcleo.

Representantes da Divisão Porto Alegre (DPA) e da Superintendência da Educação Profissional (Suepro) passaram, aos representantes das escolas técnicas, esclarecimentos sobre as inscrições, que começam segunda-feira (11). De acordo com a Suepro, este ano serão dois dias de mostra para cada etapa, e os municípios sede são, além de Porto Alegre, Santana do Livramento, São Leopoldo, Erechim, Santa Maria, Palmeira das Missões e Ijuí. Todas as mostras ocorrem entre os dias 21 e 31 de agosto.

Regras

Para o evento, as 29 CREs ea DPA são divididas em sete núcleos, com quatro ou cinco CREs. Cada núcleo pode ter até 40 trabalhos inscritos, que serão avaliados por voluntários – professores de universidades e escolas particulares, empresários e conhecedores do setor fazem parte do corpo de jurados. Esse júri escolherá os 1º e 2º lugares de cada um dos 12 eixos tecnológicos - Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança, e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

A mostra reúne alunos de todo o estado e os finalistas, na maioria das vezes, são convidados para expor seus produtos em eventos de grande porte - alguns fora do Brasil. Além disso, a MEP é acompanhada de perto por investidores que, muitas vezes, possibilitam que os produtos desenvolvidos pelos alunos ganhem o mercado.

...

Conselho Estadual de Educação apresenta sua nova presidência


Representando o governador do José Ivo Sartori, o secretário da Educação, Ronald Krummenauer, participou, na manhã desta quarta-feira (30), da solenidade oficial de apresentação da nova presidência do Conselho Estadual de Educação, que completará o biênio 2017/2019. O encontro, ocorrido no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), prestigiou a presidente, Sônia Maria Seadi, o 1º vice-presidente, Hilário Bassotto, e o 2º vice-presidente, José Amaro Hilgert, que foram eleitos no dia 23 passado. O evento contou com a presença de mais de 100 pessoas.

“O Conselho traz consigo um excepcional acúmulo de experiência, e uma vivência indispensável, neste momento em que a Secretaria da Educação trabalha temas importantes como a construção do Referencial Curricular Gaúcho e a implantação da nova BNCC. Quero desejar um bom trabalho a todos e, reiterar, que estamos inteiramente à disposição, como governo do Estado, para trabalharmos em harmonia pelo sucesso da educação gaúcha”, destacou o secretário.

Sônia Maria Seadi, presidente do Conselho Estadual de Educação, ressalta que é seu dever realçar o conselho como obra coletiva. “O sucesso de nossas ações depende do trabalho individual e grupal de conselheiros, assessores técnicos e funcionários deste órgão”, afirmou.

Conforme a promotora regional de Educação de Porto Alegre, Danielle Bolzan, a educação é uma das áreas estratégicas de trabalho do Ministério Público. “Um dos grandes eixos de atuação, quando vamos tratar da segurança pública, é a educação. Sinto-me muito honrada em estar presente na cerimônia e desejo um bom trabalho para a nova gestão”, disse.

O secretário municipal de Educação de Porto Alegre, Adriano Naves, destaca o papel do Conselho para a educação do Estado. “A existência de espaços institucionais que permitam que a sociedade possa se manifestar, de forma plural, é fundamental. E, felizmente, podemos afirmar que o Conselho é um destes lugares”, concluiu.

Ainda estiveram presentes no encontro a secretária-adjunta de Educação, Iara Wortmann, a chefe de gabinete da Seduc, Vivian Tessari, o diretor do Departamento Administrativo da Seduc, Rogério Leal, e demais funcionários.

Lista dos novos conselheiros:

Ana Rita Bagestan (executivo estadual)

Antônio Maria Melgarejo Saldanha (ACPM- Federação)

Gabriel Grabowski (Aesufope)

Hilário Bassotto (Sinepe)

Beatriz Edelwais Steiner Assmann (executivo estadual)

Marcia Adriana de Carvalho (Undime)

Raul Gomes de Oliveira Filho (Federapars)

Ruben Wener Goldmeyer (executivo estadual)

Sani Belfer Cardon (Sinpro) ...

Inscrições para o Prêmio Professores do Brasil foram prorrogadas até 28 de junho


O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições do Prêmio Professores do Brasil 2018 até o dia 28 de junho. A premiação, que chega à sua 11ª edição, convida a todos os professores de escolas públicas, da educação básica, a se inscreverem enviando um relato da prática pedagógica desenvolvida com seus alunos.

Ao todo, serão seis categorias de premiação: Creche; Pré-Escola; Ciclo de Alfabetização do 1°,2° e 3° ano do Ensino Fundamental; 4° e 5° do Ensino Fundamental; 6°ao 9° ano de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

De acordo com a responsável pela organização do evento na Secretaria Estadual de Educação, Rosângela Soares, a ideia é incentivar os professores a darem visibilidade para os seus trabalhos. “ Esta premiação é muito importante para nós educadores, pois é uma excelente oportunidade para compartilhar as experiências pedagógicas e valorizar as novas ideias que vêm sendo utilizadas em salas de aula”, explica.

Etapas

Na etapa regional, os vencedores receberão, cada um, R$ 7 mil e troféus. Já na nacional, cada um dos seis vencedores de suas respectivas categorias receberá, além dos R$ 7 mil, mais R$ 5 mil e o troféu.

Confira inscrições e regulamento em: http://www.educacao.rs.gov.br ...




Edição n° 180 - Junho 2018

Selecionar Edição
  • Edição n° 184
  • Edição n° 183
  • Edição n° 182







  • Av. Roque J. O. Giacomelli, nº 542, Pq. Eldorado - Eldorado do Sul - Fone (51) 3481 1821