Eldorado do Sul, Guaíba e Região Carbonífera, 23 de Abril de 2018. Página Inicial | Contato
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Edicão n° 178 de Março 2018


EDUCAçãO

Bate-Papo com os diretores alcança todos os gestores escolares do Rio Grande do Sul


Depois de mais de 4,3 mil quilômetros percorridos em 17 encontros pelo estado, 112 horas de reunião de trabalho e outras 57 horas na estrada em 46 dias, o Bate-Papo com os diretores atingiu a meta de colocar frente a frente os mais de 2,5 diretores de escolas estaduais e o secretário da Educação, Ronald Krummenauer. O evento desta segunda-feira (16), na Secretaria da Educação (Seduc), promoveu o encontro de 83 diretores de Porto Alegre - outros 166 da capital já haviam conversado com o secretário e exposto suas principais demandas.

“Claro que muito problemas já sabíamos, mas não tenho dúvidas de que foi um gigantesco aprendizado para todos nós. Vamos ter bem mais subsídios para trabalhar os problemas que identificamos, sobretudo os que mais se repetem. Ao mesmo tempo, os gestores escolares puderam ter contato com área das Seduc para tirar dúvidas e saber sobre o andamento de processos”, resumiu Krummenauer.

Responsável por compilar os dados obtidos com o Bate-Papo, o diretor do Departamento das Coordenadorias Regionais (DCR), Carlos Fraga, tem agora a missão de examinar os 1.713 papéis preenchidos pelos diretores - são demandas específicas de cada escola, sugestão e pedido de averiguação de determinados processos. “Todos os formulários estão sendo encaminhados para as áreas competentes. Nenhum vai ficar sem resposta”, assegura o diretor, que participou de todos os encontros e, além dos documentos preenchidos pelos diretores, fazia anotações de problemas recorrentes.

Demandas

A primeira medida constatada com a ajuda do Bate-Papo diz respeito a problemas com a parte elétrica de mais de 80% dos prédios das instituições de ensino. Muitos têm mais de 50 anos e jamais passaram por reformas estruturais. “É um grande problema, que infelizmente nunca foi tratado de forma a abranger o Estado todo, apenas um reparo ali e outro aqui. Estamos preparando uma ação que possa ser feita de forma simultânea em praticamente todas as partes do Rio Grande do Sul”, revelou o secretário.

O primeiro passo foi o convênio junto a oito universidades de Engenharia Elétrica - outras duas já foram contatadas e as tratativas estão em andamento. O projeto prevê que profissionais da Secretaria de Obras, professores e alunos formandos desenvolverão, juntos, projetos para reforma elétrica nas escolas. Uma força-tarefa que, além de reduzir os custos dos projetos, vai acelerar o início das obras. “Parte da verba utilizada será do empréstimo já obtido junto ao Banco Internacional (Bird). É uma ação que terá início ainda este semestre”, informou Krummenauer.

Além de falar diretamente com o secretário, nos encontros os diretores de escolas puderam falar com os responsáveis de áreas estratégicas da Seduc: Administrativo, Logística, Pedagógico, Planejamento, Recursos Humanos e Cipave. “Durante os eventos, mais de cem diretores me procuraram querendo implantar a Cipave em sua escola. Mas a maior quantidade de perguntas foi sobre o nosso jogo virtual, o Banneville. A aceitação foi excelente”, revelou a coordenadora da Cipave, Luciane Manfro.

Preparação

“Muitos diretores nos procuraram para saber sobre suas obras e ficaram surpresos em saber que não estavam preenchendo da maneira adequada seus pedidos. Com certeza saíram do Bate-Papo mais preparados para dar prosseguimento às suas demandas”, opinou o diretor administrativo Rogério Leal, que participou de todos os encontros.

Em Porto Alegre, cerca de 50 dos 249 diretores não ficaram até o final dos eventos e, ainda mês, voltarão à Seduc para uma nova rodada de diálogos com o secretário. “A ideia é tão boa que deveria ter sido feita antes. Mas nada impede que seja repetida todos os anos”, afirmou a diretora da Escola do Campo Edmar Kruel, de Ijuí, Neusa Andreatta. “Eu nunca tinha visto um secretário vir até aqui para nos escutar, saber quais são realmente nossos problemas. Ele ouvindo sempre fica mais fácil, e aumenta nossa esperança de resolver o que está errado", completou a diretora, participante da primeita etapa do projeto, dia 1º de março, em Ijuí.
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Cursinho online à distância promove simulado gratuito para o Enem 2018


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano acontece só em novembro, mas, para quem está em ano pré-vestibular e busca um bom resultado na prova, toda antecedência ainda é pouca. Uma dica dos professores para este período de preparação é que o aluno faça pequenos testes durante o ano, de modo a tornar mais familiar o molde das questões e o dia da prova menos intimidante. E não há maneira mais adequada de fazer isso do que a simulação de uma prova idêntica à do Enem.

Pensando nisso, o Stoodi - plataforma de educação à distância com foco em Enem e pré-vestibular - promove nos próximos dois finais de semana o 1° Simulado do Enem. As provas foram formuladas segundo os padrões do Enem e a correção obedecerá a Teoria da Resposta ao Item (TRI), mesmo modelo que o Inep usa para corrigir as provas. Além disso, os vestibulandos receberão um relatório de desempenho personalizado, que indica quais disciplinas e assuntos estão suficientes, e, quais ainda carecem de melhoria, possibilitando a eles direcionar os seus esforços de estudos nessas áreas.

As provas estão programadas para dois finais de semana e sua divisão obedece à do Enem. Para os dias 14 e 15 de abril, estão programadas as provas de Linguagens e Ciências Humanas, disponíveis para realização a partir das 12 horas do sábado até as 22 horas do domingo. Já nos dias 21 e 22 de abril, estão previstas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, disponíveis para realização no mesmo período: a partir das 12h do sábado até as 22h de domingo. 150 mil estudantes já se inscreveram para este simulado.


No dia 18 será liberado o gabarito das provas do primeiro final de semana e, no dia 25, o do segundo final de semana de provas. Para quem for aluno do Stoodi, ainda há prêmios imperdíveis para os primeiros colocados no simulado. Quem ficar em primeiro lugar, ganhará um Notebook Dell. Já quem tiver a segunda melhor nota, ganhará um iPad Apple e o terceiro, uma câmera GoPro Hero 5.

Camila Pereira, gerente de produtos do Stoodi, conta que a melhor forma de tirar proveito dos simulados é tentar replicar ao máximo as condições reais do teste: tempo de resolução, horário da prova e disciplina, ou seja, nada de ficar parando toda hora para ir ao banheiro ou mexer no celular. "Por isso, é importante garantir que o local de resolução do simulado não esteja passível de interrupções, além de deixar todo o material necessário à mão: caneta, lápis, borracha, folhas de papel de rascunho e pequenos lanches", explica.

Lista de prêmios para alunos do Stoodi

1º colocado: Notebook Dell Inspiron Intel Core i7 8GB

2º colocado: iPad Apple 128 GB

3º colocado: GoPro Hero 5

4º colocado: Fone de ouvido Beats EP

5º colocado: Kindle Paperwhite

6º colocado: Mochila para Notebook até 15" + Vale livro da Saraiva

7º colocado: Pacote com 15 créditos de redação do Stoodi

8º colocado: Pacote com 10 créditos de redação do Stoodi

9º colocado: Pacote com 5 créditos de redação do Stoodi

10º colocado: Kit Stoodi

Calendário do Simulado online gratuito do Stoodi:

14 A 15 DE ABRIL

Provas de Linguagens e Ciências Humanas, disponíveis para realização a partir das 12 horas do sábado até as 22 horas do domingo.

18 DE ABRIL

Prazo para liberação do gabarito e nota TCT das provas de Linguagens e Ciências Humanas

21 A 22 DE ABRIL

Provas de Matemática e Ciências da Natureza, disponíveis para realização a partir das 12 horas do sábado até as 22 horas do domingo.

25 DE ABRIL

Prazo para liberação do gabarito e nota TCT das provas de Matemática e Ciências da Natureza

27 DE ABRIL

Prazo para liberação da nota TRI

Sobre o Stoodi

Lançado em 2013, o Stoodi é uma startup de educação à distância que oferece videoaulas, plano de estudos e monitorias transmitidas ao vivo. A plataforma nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à educação no país, oferecendo uma plataforma intuitiva e acessível para facilitar a vida dos estudantes em fase pré-vestibular e de alunos do ensino médio que precisam de reforço escolar. A plataforma já conta com 1 milhão de alunos cadastrados e 40 milhões de aulas assistidas, que correspondem a 5 milhões de horas de conteúdo.



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Experiência inspiradora nos Estados


Foram praticamente duas semanas de experiências inesquecíveis para os integrantes da equipe #383 que representou o Brasil em duas regionais do FIRST Robotics Competition, um dos mais importantes torneios de robótica do mundo e que reúne estudantes de diversas partes do mundo.

A missão parecia simples: colocar pesos em uma balança. Porém, esse desafio tornava-se muito maior quando feito por robôs, inicialmente programados sem interferência humana e, depois, competindo contra adversários em quadra.

Os cubos eram colocados pelos robôs na balança, fazendo mais pontos quem conseguisse pender o prato do acessório para o seu lado. Cada partida teve três minutos de duração. Os quinze segundos iniciais serviam para o modo autônomo do robô. Nos trinta segundos finais de partida, os robôs de cada aliança podiam escalar e se erguer sozinho, atribuindo mais pontos para sua aliança.

Na primeira regional, disputada entre os dias 22 e 24 de março, o time gaúcho conquistou o 8º lugar na competição entre 65 participantes, tendo sido o único representante de fora dos Estados Unidos a disputar a regional na cidade de Sacramento.

- Gostei muito da integração e da oportunidade de estar na operação. Foi minha primeira vez no torneio – comentou a operadora Catarina Ferraz Maulaz, de 13 anos.

No último final de semana, os jogos foram em San José, no Vale do Silício. Durante a fase classificatória, o time conquistou a 4ª posição na classificação geral entre 60 participantes. Um dos destaques durante toda a competição foi a integração com os outros times e o quanto os brasileiros foram bem recebidos pelos outros competidores.

- A experiência que mais nos tocou foi o espírito esportivo de todos. O trabalho em equipe impressionou porque todos atuaram com o mesmo objetivo e dando o seu melhor, não importando o resultado. Também vimos gestos muito legais de outros competidores dispostos a trocar experiências e a ajudar no que fosse preciso, mesmo estando competindo contra nós – comentou o piloto do robô, Giancarlo Bonim.

A mesma sensação foi trazida por Diego Prestes Graudenz, 15 anos, que atuou como técnico.

- Os times são muito unidos. Todos se ajudam e não há aquele clima de inimizade, pelo contrário, há um espírito de união. Fomos muito bem nas duas regionais e saímos muito satisfeitos – disse.

Além do aprendizado em quadra, a turma visitou importantes centros tecnológicos da região, entre eles a sede do Google. Esta foi a 19ª participação do Colégio Província de São Pedro na competição. A escola tornou-se referência para que outras instituições investissem na robótica como parte da formação escolar e qualificação dos jovens para o futuro profissional. O Província já se sagrou campeão em quatro oportunidades: 2001, 2002, 2010 e 2013.

Fonte: PlayPress ...




Edição n° 178 - Março 2018

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