Eldorado do Sul, Guaíba e Região Carbonífera, 17 de Outubro de 2018. Página Inicial | Contato
SEÇÕES
Artigo
Educação
Eldorado do Sul
Especial
Geral
Guaíba
Produtos e Serviços
Região Carbonífera
Saúde
Flagrante na Foto
Anunciantes
LINKS
Portal Eldorado
Lantec
Envie sua Mensagem

Você é o visitante n°
26094149


Edicão n° 177 de Março 2018


EDUCAçãO

As disputas começam em abril e vão até o final do ano em sete modalidades


Estudantes, dirigentes ligados ao esporte e autoridades estaduais estiveram presentes na cerimônia de lançamento dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (19), na Praça Central da Secretaria da Educação (Seduc). O evento contou com apresentações de dança de estudantes do projeto Cultuarte, de escolas públicas de Alvorada.

“Enquanto Secretaria, temos que olhar para os Jergs com a mesma importância de quem olha os Jogos Olímpicos, pois trata-se de nossa maior competição estudantil e que mobiliza todo o estado. É bastante gratificante ver o empenho de alunos e dirigentes para a realização do evento”, afirmou o secretário da Educação, Ronald Krummenauer.

Maior competição do gênero no Rio Grande do Sul, os Jergs, em 2017, movimentaram 138 mil estudantes de mais de 80% das escolas estaduais – foram 2.163 estabelecimentos de ensino, de 438 municípios. “Esse grandioso evento é um orgulho para todos nós. Estamos certas de que a edição deste ano será memorável”, declarou a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Rosa.

De acordo com a assessora de Esporte Educacional da Seduc, Danusa Zanella, a meta é atrair ainda mais alunos. “É possível, pois cada vez mais a competição tem atraído estudantes. É um trabalho intenso de organização e logística, mas o resultado compensa”, afirmou.

As disputas começam em abril e vão até o final do ano nas sete modalidades: os coletivos basquete, futsal, handebol e vôlei e os individuais atletismo, tênis de mesa e xadrez. ...

Campanha incentiva doação de tampas plásticas em escola da capital


Uma campanha com os alunos do Ensino Fundamental vai arrecadar tampas plásticas e doar para Organizações Não Governamentais (ONG's) e serviços sociais. A iniciativa do Colégio Província de São Pedro tem como objetivo contribuir para o trabalho desenvolvido por instituições de diversos setores. Na última semana foi realizada a primeira entrega para o Sítio da Eneida, que cuida de animais abandonados.

- Cada doação é muito importante, pois, no final, tudo soma. Por semana, consigo arrecadar entre uma tonelada e uma tonelada e meia de tampas plásticas, que são vendidas para uma empresa transformá-las em suportes. Eu atendo uma média de 350 cachorros no meu sítio e com o dinheiro é possível comprar rações e outros produtos para a manutenção do local. Ser contatada pelo Colégio me surpreendeu, gostei bastante - comentou Maria Eneida Freitas da Silveira.

Foram entregues 20 galões cheios de tampinhas, rações e jornais, pela turma 32, do 3° ano do Ensino Fundamental. A turma 42, do 4° ano, também está engajada e acompanhou o bate-papo dos alunos com a responsável pelo sítio.

A campanha é uma iniciativa do Serviço de Orientação Educacional (SOE), coordenado pela orientadora Márcia Dimer e pela psicóloga Caroline Brandalise. A intenção, para os próximos meses, é desenvolver outras ações que aproximem os alunos das instituições contempladas através de encontros no Colégio. ...

Governo assina parcerias para formação de diretores e professores e para qualificação da infraestrutura das escolas


O governador José Ivo Sartori vai assinar, na segunda-feira (26), memorandos de entendimento entre o governo do Estado, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Gestores e Educadores (Capes) que vão aprimorar a Educação no RS em duas frentes: na qualificação de diretores de escolas (gestores) e de professores e na melhoria da infraestrutura dos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual.

Também será assinado termo de cooperação com oito instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul para a execução de obras e melhorias na rede elétrica de cerca de 2 mil escolas.

O ato de assinatura ocorrerá às 10h, no Palácio Piratini, e contará com a presença dos secretários da Educação, Ronald Krummenauer, e do Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo. ...

Painéis solares vão reduzir despesas de escola estadual de Vera Cruz


Painéis solares que vão garantir o fornecimento de energia da Escola Estadual de Ensino Fundamental Frederico Augusto Hannemann, na localidade de Linha Progresso, no município de Vera Cruz, foram inaugurados nesta terça-feira (20). O Sistema de Energia Solar Fotovoltaico foi viabilizado por meio do programa 'Escola Melhor, Sociedade Melhor', da Secretaria da Educação (Seduc), financiado pela empresa Philip Morris Brasil. O governador José Ivo Sartori participou da cerimônia.

O programa permite que empresas e pessoas físicas contribuam com a rede escolar pública estadual, melhorando assim as estruturas das escolas e dando melhor qualidade de aprendizado aos alunos. Na Frederico Augusto Hannemann, foram instalados 25 módulos solares com capacidade de geração de 325 Watts, ou seja, 90% da energia consumida. O valor, investido pela Philip Morris, foi de R$ 40.738,00. A iniciativa vai beneficiar mais de 200 estudantes e a expectativa é tornar a instituição autossustentável na produção de energia.

“Quando a sociedade também assume uma escola, seja pessoa física ou jurídica, ela fica cada vez melhor para os alunos. Quando o ambiente escolar é bom, o aluno aprende mais facilmente”, ressaltou o governador ao parabenizar a Philip Morris Brasil por abraçar a causa.

Sartori lembrou que o poder público sozinho não consegue fazer tudo, “mas, com parcerias, a gente avança mais depressa”. Ele também destacou que cerca de 700 escolas estaduais já foram reformadas e que até o fim deste ano deve chegar a mil instituições. “É a demonstração de que estamos no caminho certo”, afirmou o governador. A implantação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) em mais de 2,4 mil escolas da rede pública estadual também foi comemorada por Sartori.

Além da geração de energia, a Philip Morris também investiu na instalação de um laboratório de informática para promover noções de cidadania e o ensino de informática na rede pública de ensino.

Hoje, a conta de energia da escola custa aproximadamente R$ 900,00 mensais. Segundo a diretora da escola, Rosane Marli Petry, os painéis solares vão garantir economia de recursos para investir em outros itens necessários. "Agradeço a Philip Morris por abraçar a nossa escola. Ações como esta estimulam professores, funcionários, alunos e pais a investir cada vez mais na educação", salientou.

A Escola Frederico Augusto Hannemann é a segunda a receber a inovação na 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Em 2016, a Escola Estadual José Luchese, de Lagoa Bonita do Sul, foi beneficiada com um equipamento para captação de energia solar. Em parceria com a empresa JTI - Indústria Fumageira, foram instalados 25 painéis de 315 Watts, com capacidade de geração média de 945 kW por mês, o que representa 80% da necessidade mensal de energia elétrica da instituição de ensino.

Fonte: ASCOM ...

Procuradoria da Mulher promove Seminário Educação sem Preconceito


Na próxima quinta-feira (22), a Procuradora Especial da Mulher da Assembleia
Legislativa, deputada estadual Manuela d’Ávila (PCdoB), promove o Seminário Educação
sem Preconceito. O evento, que vai acontecer no Teatro Dante Barone, com previsão de
início para as 13h30, vai reunir diversas autoridades ligadas à causa feminista, entre
elas, a senadora Vanessa Grazziotin, Procuradora Especial da Mulher do Senado Federal.

O Seminário Educação sem Preconceito será uma ampliação do Seminário Educação sem
Machismo, que aconteceu em 2017, e que durante o ano percorreu 33 cidades pelo
Estado, chegando a mais de 15 mil pessoas. O Seminário faz parte dos eventos que a
Procuradoria Especial da Mulher organizou para o mês de março, mês da mulher.

Para Manuela, o Seminário “é importante porque dá oportunidade para que essas
mulheres tenham a oportunidade de expor seus trabalhos e também compartilhar com
outras mulheres as dificuldades quem encontram no dia a dia”. Manuela conclui que “o
Seminário será um espaço de troca de ideias, e que será apenas o início de um trabalho
que acontecerá durante todo o ano”.

O Seminário terá entrada gratuita, e para os participantes haverá certificado de
presença de cinco horas. As vagas são limitadas, e quem deseja participar deve se
inscrever pelo link: https://goo.gl/forms/evsfw4bQbgT5C0553 Também haverá espaço
kids (com livros e brinquedos) para as mães que desejarem levar seus filhos.



Confere toda a agenda:



Seminário: Educação Sem Preconceito

13h45 – Abertura Bateria Ritmo da Luta (UJS Feminista - União da Juventude Socialista)



14h – Mesa Mulheres Diversas:

Julia Rocha - Médica de Família e Comunidade, preceptora do programa de residência
médica do Hospital Odilon Behrens, em Belo Horizonte , professora do curso de medicina
na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e na Universidade Federal de Minas
Gerais, cantora, compositora, companheira do Átila, mãe da Gabi e doula.

Valéria Houston Barcellos - Mulher, transexual, negra, musicista com 25 anos de carreira
profissional. Cantora e compositora.

Silvia Aloia - Consultora de Projetos, Formanda em Administração em Sistemas e
Serviços de Saúde pela UERGS, Ativista, atualmente na Secretaria Nacional do
Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP), representado-o no GT das Nações
Unidas para a AIDS e no GT da Sociedade Civil dos ODS para a Agenda 2030, representa
a Articulação Nacional de Luta Contra a AIDS (ANAIDS) na Comissão Intersetorial de
Saúde das Mulheres do Conselho Nacional de Saúde (CISMU/CNS).

Sandrali de Campos Bueno – Iyalorixá dirigente da Comunidade Tradicional de Matriz
Africana e Afro Umbandista "Ilé Àiyé Orishá Yemanjá" em Pelotas, Psicóloga graduada
pela UNISINOS, Especialista em Criminologia pela PUCRGS, Servidora pública, secretária
executiva do Conselho do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul,
Coordenadora do GTMulheres de Axé do Núcleo RS da Rede Nacional de Religiões
Afrobrasileiras e Saúde - RENAFROSAUDE, integrante da organização de Mulheres
Negras AKANNI, integrante da comissão executiva do Fórum Interreligioso e Ecumênico
do Rio Grande do Sul - FIRE.

Amara Moira – Travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp
(com tese sobre o "Ulysses" de James Joyce) e autora do livro autobiográfico "E se eu
fosse puta" (hoo editora, 2016).

Patrícia Pereira - Afrobetizadora e AfroEducadora - Palestrante e Formadora. Mestra em
Educação - FACED/UFRGS, Especialista em Gestão Pública e Sociedade/UFT, Pedagoga -
Educação Infantil/FACED/UFRGS Professora de Anos Iniciais/IEGFC. Graduanda em
Direito/UFRGS. Professora na Educação Pública (Estadual e Municipal). Assessora de
Igualdade Racial/Diversidades da Diretoria Pedagógica/SMED/Porto Alegre/RS. Atuou na
Tutoria e Coordenação de Tutoria, e é Professora do Curso de Aperfeiçoamento
UNIAFRO/UFRGS de promoção da Igualdade Racial na Escola - 2013/2018. Membro do
Comitê Gestor do Centro de Referência do Negro Nilo Alberto Feijó - POA/RS. Participa
do GT Projeto Territórios Negros/PMPA, representando a SMED/PMPA.

Bruna Rocha Silveira - pós-doutoranda em Educação (UFRGS), Doutora em Educação
(UFRGS), Mestre em Comunicação Social (PUCRS), publicitária, vice-presidenta da AME
(Amigos Múltiplos pela Esclerose), esclerosada, blogueira, ativista do movimento das
pessoas com deficiência, feminista, mãe do Francisco.

Josiane França Santos - Cega há 10 anos, mãe de dois, membra do Grupo Inclusivass,
da UBM, do Coletivo Feminino Plural, do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com
Baixa Visão e é a única modelo cega de Porto Alegre.

Mediadora Luelen - Profissional do sexo, Vice presidenta da União Brasileira de Mulheres
de Porto Alegre, membro da direção estadual da União Nacional LGBT, integrante da
Força Tarefa Jovens Lideranças.



16h15 - Apresentação do Gibi Lei Maria da Penha na Escola da Vida - pela autora Silvana
Conti - Lésbica, Feminista, Educadora, Sindicalista, Vice Presidenta da CTB/RS e Membro
da Executiva Nacional da UBM.



16h30 - Políticas Públicas e Experiências:



Manuela D’Ávila – Deputada Estadual e Procuradora Especial da Mulher (ALRS);

Vanessa Grazziotin – Senadora da República (Brasil) e Procuradora Especial da Mulher
do Senado Federal;

Jaqueline Moll - Pedagoga, Especialista em Alfabetização pela PUCRS, Especialista em
Educação Popular pela UNISINOS, Mestra em Educação pela PUCRS e Doutora em
Educação pela UFRGS. Professora da Faculdade de Educação da UFRGS e orientadora no
Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: bioquímica da vida e saúde da
UFRGS. Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul;

Viviana Santiago - Plan Brasil;

Mediadora: Gerusa - jovem, estudante, vice-presidenta Sul UBES.

...

Campeonato Estudantil do RS está com inscrições abertas


O Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs) 2018 está com inscrições
abertas. Para as modalidades coletivas, os interessados devem encaminhar seu registro
até 20 de março, enquanto as individuais podem enviar seus dados até 9 de abril.

As entidades de ensino devem preencher todos os formulários eletrônicos disponíveis na
página oficial do evento.

Além do formulário online, os Termos de Participação da Instituição de Ensino, seja das
modalidades coletivas ou individuais, devem ser enviados pelo correio, endereçado ao
Departamento de Esporte da Sedactel na Avenida Borges de Medeiros 1501– Centro
Administrativo Fernando Ferrari - 10º andar - CEP 90119-900 - Porto Alegre – RS.

Os atletas devem ser inscritos online, individualmente, nos formulários relacionados às
modalidades que irão participar. Por fim, deve ser preenchida a Ficha Nominal, que deve
ser entregue no dia da competição, digitada, assinada e carimbada pelos responsáveis
nomeados.

A competição envolve todas as escolas particulares do estado e atua como seletiva para
os Jogos Escolares da Juventude, evento nacional promovido pelo Comitê Olímpico
Brasileiro. Os vencedores do Campeonato disputam as vagas na competição nacional
com os vencedores dos Jergs (Jogos Estudantis do RS), evento que reúne os colégios
públicos gaúchos. ... ...




Edição n° 177 - Março 2018

Selecionar Edição
  • Edição n° 184
  • Edição n° 183
  • Edição n° 182







  • Av. Roque J. O. Giacomelli, nº 542, Pq. Eldorado - Eldorado do Sul - Fone (51) 3481 1821