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Edicão n° 221 de Novembro de 2021


ARTIGO

RS na vanguarda dos veículos elétricos


A indústria automotiva como conhecemos está prestes a vivenciar talvez a maior revolução
desde a sua criação. Os motores a combustão tradicionais estão com os dias contados, e com
eles toda uma cadeia de fornecimento de peças e manutenção. Na Europa, alguns países já
estabelecem 2030 como a data máxima para fabricação de veículos neste formato e limitam
em 2040 a circulação destes veículos por ruas, avenidas e estradas. A Califórnia, nos EUA,
quer ser mais ousada, e começa a falar em 2025 na virada de chave.

Independentemente da data oficial, para o setor isso representa pouco tempo. Pouco tempo
para rever a sistemática de produção de suas unidades fabris, para capacitar os seus
colaboradores, para mudar a cultura do mercado e para debater a infraestrutura de
abastecimento, ou melhor, de recarga, o que dará a garantia de autonomia de rodagem a
esses veículos.

O Rio Grande do Sul, que já é renomado no mundo em sua tradição como polo
metalmecânico, sede de montadoras como a GM, Marcopolo e Randon, agora com a parceria
entre a FNM e Agrale, passa a fazer parte do seleto grupo de detentores da produção em
escala de veículos elétricos. Uma tecnologia que poderá mudar pra sempre todo o
ecossistema de inovação na cadeia produtiva de veículos em nosso Estado.

Por isso, como governo, é crucial contribuirmos com o debate deste que deve ser um marco
na indústria gaúcha, fomentando iniciativas, buscando abrir horizontes, e atraindo mais
investimentos para o Estado, para que aqui nasça um grande hub do setor, impulsionando
ainda mais a economia e a geração de emprego e renda. Este é principal motivo do protocolo
de intenções que assinamos recentemente, que visa desenvolvimento de políticas públicas
neste sentido.

Ligado a isso temos a questão ambiental, que será extremamente favorecida, mais do que a
economia propriamente dita. É sobre o nosso planeta e a herança que deixaremos para as
próximas gerações.

O futuro é agora e o Rio Grande do Sul demonstra que está preparado e à frente de um dos
mercados mais promissores deste século.

Joel Maraschin *

*Secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico ...




Edição n° 221 - Novembro de 2021

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