Desde o início da segunda quinzena de janeiro, empresários podem utilizar o banco de
dados. O acesso só poderá ser feito por empresas nas quais o consumidor buscar
crédito. A iniciativa proporciona análise de crédito mais individualizada, com
possibilidade de juros menores. Para a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas
(CDL) de Sapiranga, Clarice Strassburger, o Cadastro Positivo beneficiará os
consumidores em geral, pois no momento da análise de crédito será considerado todo
histórico de pagamentos do consumidor como indicativo e não somente eventuais
restrições de crédito existentes em seu nome.
“Esse procedimento possibilita uma avaliação de risco mais justa e de forma individual, o
que tornará o acesso ao crédito mais fácil e com juros menores para quem honra seus
compromissos financeiros. Os comerciantes também serão beneficiados com o Cadastro
Positivo pois terão mais certeza nos processos de análise de crédito para concessão de
financiamentos e compras a prazo”, afirma.
O Cadastro Positivo é um banco de dados que reúne o histórico de pagamento dos
consumidores e tem como finalidade subsidiar a análise dos clientes. Neste primeiro
momento, o mercado poderá consultar cinco tipos de informações na base de dados do
SPC Brasil:
- Score de crédito do consumidor (pontuação utilizada pelas empresas para avaliar a
probabilidade de pagamento);
- Índice de pontualidade de pagamento (percentual de contas quitadas ou vencidas);
- Índice de comportamento de gastos (principais gastos categorizados por tipo de
crédito, como cartão, empréstimos, financiamentos, contas de consumo e outros);
- Índice de consultas que o CPF do consumidor tem por segmento de empresas
(segmentos em que o consumidor mais tem buscado crédito).
Também haverá a possibilidade de a empresa credora acessar o histórico consolidado de
compromissos financeiros assumidos pelo consumidor, como valores e datas de
pagamento das faturas de cartão de crédito, crediário, financiamentos e empréstimos –
desde que haja consentimento do próprio consumidor.
Primeira etapa do Cadastro Positivo atinge 120 milhões de consumidores
Desde meados de novembro do ano passado, mais de 120 milhões de consumidores
vêm sendo notificados via SMS, e-mail ou correspondência física sobre a abertura
automática do seu Cadastro Positivo. Ao receber a comunicação, o consumidor fica apto
a acessar o site do SPC Brasil (www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo) para acompanhar
o seu score de crédito e o histórico de compromissos financeiros a partir de um login e
senha individualizados. Embora automático, o consumidor tem a opção de cancelar,
gratuitamente, o seu cadastro e também reingressar, caso se arrependa da decisão.
Nesta primeira etapa, fazem parte do Cadastro Positivo todos os consumidores que
possuem operações de crédito nos cinco principais bancos do país e em outras 100
instituições financeiras. Para os próximos meses, a população não-bancarizada também
terá sua oportunidade, pois estão previstas o envio de informações por parte de
empresas do varejo, telefonia e concessionárias de água e luz.
Já adotado em países desenvolvidos da Europa, Estados Unidos e até em nações
emergentes, como México e Coreia do Sul, o Cadastro Positivo é uma evolução para o
mercado de crédito, que atualmente se baseia apenas nas informações de inadimplência
do consumidor.
Fonte: PlayPress |