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Edicão n° 204 de Junho 2020


Férias com alimentação saudável para as crianças
24/07/2019

Estar em férias pode significar para muitos adultos relaxar e sair um pouco da rotina, o que
inclui uma dieta desequilibrada. Para quem tem filhos, no entanto, ficar mais tempo em
contato com as crianças pode ser a chance de ensinar e promover novas experiências com
lanches saudáveis.

- O mais importante é transformar a alimentação dos pais, pois eles dão o exemplo. Comer
mais peixes; cereais; frutas, pelo menos duas vezes ao dia e verduras e legumes,
diariamente. Os adultos precisam fazer lanches saudáveis e, assim, ensinar e acostumar as
crianças com essas comidas – afirma a presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do
Sul (SPRS) e gastroenterelogista, Cristina Targa Ferreira.

A médica lembra que, hoje em dia, mais do que nunca, a nutrição é conhecida como umas das
ferramentas mais importantes para formar indivíduos saudáveis. Sabe-se que as deficiências
nutricionais levam a um crescimento e desenvolvimento inadequados e precipitam o
surgimento das doenças. Frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais e
fibras, e devem estar presentes todos os dias nas refeições, pois contribuem para uma boa
saúde e protegem contra o aparecimento de várias doenças. As fibras, presentes nesses
alimentos, são muito importantes para o desenvolvimento e a manutenção de uma microbiota
saudável.

- A microbiota são nossas bactérias protetoras, que vivem em nosso organismo e que são
responsáveis pelo equilíbrio imunológico. Além disso, eles contém antioxidantes naturais. Com
frutas, legumes e verduras, as refeições ficam mais nutritivas e podem tornar os pratos mais
saborosos e coloridos. A variedade de produtos que compõem esse grupo é tão grande, que é
possível encontrar alimentos doces, salgados, amargos e cítricos. Pode-se fazer as
preparações de diferentes maneiras, em pratos variados. É tanta variedade que certamente
haverá algo que agrade aos diferentes paladares – completa Cristina.

O recado mais importante é que a família seja o exemplo. Comer frutas, legumes, verduras
são essenciais e, além disso, evitar os produtos industrializados e processados. Existem
maneiras de fazer pratos apetitosos, com ingredientes saudáveis: comidas coloridas,
divertidas e isso deve ser feito desde o nascimento da criança. Segundo a médica, deve-se
começar com leite materno exclusivo até os 6 meses e depois iniciar as frutas, os legumes e
as verduras. A introdução alimentar é de fundamental importância e deve ser conduzida com
alimentos feitos em casa e saudáveis.

Há substâncias que não podem ser produzidas pelo organismo e, por isso, devem ser ingeridas
através de alimentos. São chamados de nutrientes essenciais, que englobam vitaminas,
alguns aminoácidos, algumas gorduras e ácidos graxos. Para que o corpo funcione de maneira
saudável, é necessário que os nutrientes sejam ingeridos equilibradamente para manter um
bom funcionamento e uma boa saúde.

Ideias criativas podem ser adotadas para incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes.
A médica sugere fazer pratos divertidos e coloridos, que misturem sabores e tornem esses
ingredientes mais apetitosos. Também é recomendável deixar a criança brincar com os
alimentos, fazer comidas e ajudar no preparo, sempre sob a supervisão do adulto.






Edicão n° 204 de Junho 2020
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