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Edicão n° 204 de Junho 2020


Flagrantes de embriaguez na Balada Segura em Porto Alegre reduzem 36% no primeiro semestre
18/07/2019

As blitze da Balada Segura em Porto Alegre registraram uma redução de 36% nos
flagrantes de embriaguez em 2019. O número de testes positivos passou de 497 no
primeiro semestre de 2018 para 316 no mesmo período deste ano. Os dados são do
monitoramento do programa realizado pelo DetranRS, e incluem infrações lavradas por
agentes da autarquia e da EPTC, com apoio da Brigada Militar.

O bafômetro acusou que os porto-alegrenses estão mais conscientes. O fato é
comprovado também pela queda nas infrações por recusa a fazer o teste. De janeiro a
junho de 2019, 1.634 motoristas optaram por “não produzir prova contra si mesmo” e
foram autuados com base no artigo 165A, do Código de Trânsito Brasileiro. No primeiro
semestre do ano anterior haviam sido 1.896, uma redução de 14%.

Os motoristas da capital estão mais conscientes não somente com relação ao álcool. O
número geral de infrações registradas na Balada Segura (licenciamento, equipamentos
obrigatórios e outros) também teve queda, passando de 15.090 para 14.822, sempre
comparando o primeiro semestre.

A redução dos flagrantes de embriaguez, de recusas ao etilômetro e de infrações
ocorreu mesmo com aumento no número de abordagens (gráfico abaixo), que chegaram
a 34.971 de janeiro a junho deste ano, contra 33.881 no mesmo período do ano
passado (aumento de 3%).
Para a diretora institucional do DetranRS, Diza Gonzaga, os dados refletem a aceitação
da sociedade por programas como a Balada Segura. "Noventa e cinco por cento das
pessoas abordadas nas blitze em Porto Alegre aceitaram soprar o bafômetro, cientes da
importância dessa medida. E menos de 1% destas pessoas teve alcoolemia positiva”.

Diza lembra, no entanto, que mesmo que a fiscalização tenha avançado nos últimos
anos, o Estado não pode estar em todos os lugares. “Cada um tem papel importante na
mudança de comportamento daqueles que ainda resistem. Só com uma conscientização
ampla, que inclua a não aceitação desse comportamento nocivo nas relações mais
próximas, poderemos avançar ainda mais na redução das mortes no trânsito”.






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