O Hospital Vila Nova inaugurou oficialmente, nesta quinta-feira, 23, a reestruturação das
instalações do serviço de emergência, após implantação da metodologia Lean. Em
funcionamento desde novembro de 2018, o sistema já reduziu em 75% o tempo de espera
dos pacientes na emergência, de 240 minutos para 58 minutos. O Vila Nova é referência na
Capital em áreas como oftalmologia, saúde prisional, hemodiálise e cirurgia de varizes, com
assistência 100% via Sistema Único de Saúde (SUS). Realiza em média 280 atendimentos por
dia e 15 internações por ano.
O sistema Lean funciona também no Hospital de Clínicas e no Grupo Hospitalar Conceição. É
um projeto de iniciativa do Ministério da Saúde e do Hospital Sírio-Libanês para reduzir a
superlotação e melhorar o atendimento em urgência de hospitais públicos e filantrópicos.
“Além de diminuir o tempo de permanência do paciente na emergência e na UTI, o fluxo do
bloco cirúrgico e o acompanhamento dos pacientes também serão melhorados”, explica o
presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal’molin.
Atualmente, 16 hospitais do país já utilizam o Lean. O projeto integra o Programa de Apoio ao
Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) para o triênio 2018 a
2020. O Sistema Lean, que pode ser traduzido como produção enxuta, é uma metodologia
japonesa que chegou ao ocidente após a Segunda Guerra Mundial e foi utilizada em inúmeros
setores produtivos. A partir da década de 1990, foi adaptado para a área da saúde, com
impactos muito positivos.
Agilidade - O novo fluxo de organização está baseado em fazer mais com menos pessoal e
recursos, tendo em vista a melhoria nos processos e fluxos de atendimento aos pacientes.
Para o vice-prefeito Gustavo Paim, a saúde pública de qualidade não precisa necessariamente
ser estatal. “Saúde pública é um serviço que precisa ser prestado por todos, desde Município,
Estado, até a União, e de forma que busquem atenção ao público. O Vila Nova é um exemplo
de hospital 100% SUS, privado e que presta serviços de qualidade reconhecida por todos”,
afirma.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, a metodologia traz mais qualidade e
agilidade no atendimento à população. “Entre 2017 e 2018, o foco da secretaria foi no
aumento da oferta de leitos. Agora, estamos trabalhando na qualificação desses leitos e com
isso reduzindo tempos de espera por atendimento”, ressalta. Conforme Stürmer, o formato
pode se estender aos demais hospitais da Capital.
Além de diretores, médicos, enfermeiros e colaboradores do hospital, participaram do evento
os vereadores Dr. Goulart, Nelcir Tessaro e o suplente Gilson Padeiro, o representante do
Hospital Sírio Libanês, Rasível dos Reis Santos, o diretor-geral do Hospital Restinga e
Extremo-Sul, Paulo Fernando Scolari, o representante da diretoria do Grupo Hospitalar
Conceição Jean Ruskowski, o diretor-técnico da FGTAS, Darci Cunha, e gestores da Crip e
Orçamento Participativo do Extremo-Sul.
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