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Edicão n° 187 de Janeiro de 2019


Para caminhar no ritmo certo
05/11/2018

Médicos afirmam que para que exercício físico tenha efeitos benéficos para a saúde, é
preciso manter frequência e intensidade na atividade.

Controle do peso, auxílio no tratamento de condições crônicas degenerativas como
diabetes, obesidade, osteoporose e hipertensão arterial e melhoras na autoestima e no
nível de concentração, estão entre os benefícios já conhecidos da caminhada. Além
disso, mesmo que realizado no período mínimo recomendado, o exercício também
contribuir para a longevidade, visto que a inatividade física é o quarto principal fator de
risco para a mortalidade global. Porém, para um efeito saudável, é necessário observar
algumas questões, principalmente com relação ao ritmo.

- O que vai regular a intensidade da caminhada não é o tempo. Este é um erro que todo
mundo comete. A caminhada tem que ter um ritmo importante, calculado pelos
batimentos cardíacos e baseado na idade da pessoa. A fórmula é simples: 220 menos a
idade multiplicado por 0,85 – explica o sócio da Associação Médica do Rio Grande do Sul
(AMRIGS) e presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (Socergs),
Daniel Souto Silveira.

Os aplicativos para smartphones e smartwacthes, muito utilizados por quem pratica
exercícios físicos, também podem ajudar a medir a distância, estabelecer o ritmo e criar
metas.

Com o ritmo acertado, a frequência recomendada pelos profissionais da saúde é, no
mínimo, de meia hora por dia e ao longo de cinco dias na semana. Dentro deste tempo,
inicie com um aquecimento e aumente a velocidade de forma gradual, relaxando no
final. Outra orientação, do ortopedista associado da AMRIGS, Jordão Wittckind Chaves
de Andrade, é utilizar um tênis adequado para o tipo de pisada.

- É importante, ainda, durante a prática do exercício, manter a coluna reta, os ombros
para trás e relaxados, abrindo o peito. Movimentar os braços enquanto caminha pode
aumentar em até 15% o gasto calórico – destaca Andrade.

Embora a caminhada seja recomendada e possa ser realizada por todas as pessoas,
inclusive por quem apresenta artrose no joelho ou quadril leve, é sempre bom consultar
um médico antes de iniciar um exercício físico. Além disso, ao sentir qualquer sintoma
ou mal estar, como dor no peito ou falta de ar excessiva, deve-se procurar uma
emergência.

Conheça os principais benefícios da caminhada:

- Para quem tem insuficiência cardíaca, vários estudos mostraram que o exercício
repetido reforça o coração e diminui a chance de internação hospitalar. Já para quem
tem doença das coronárias, a atividade cria pequenas artérias que dão conta do déficit
do coração com o entupimento;

- Promove bem-estar, reduz o estresse, a ansiedade e a depressão. Além disso, deixa os
reflexos mais rápidos e a memória mais apurada o que, junto com o ganho de massa
óssea, reduz o número de fraturas em idosos;

- Ajuda a manter a mobilidade articular e a massa muscular, que auxilia a diminuir os
sintomas da doença articular degenerativa. A caminhada também pode diminuir a dor
crônica, sendo um dos tratamentos mais eficazes para a fibromialgia, devido a liberação
de endorfinas que podem bloquear a dor e produzir a sensação de relaxamento.






Edicão n° 187 de Janeiro de 2019
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