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Edicão n° 186 de Dezembro 2018


Novo Referencial Curricular vai destacar os povos que formaram o Rio Grande do Sul
18/09/2018

O Referencial Curricular Gaúcho, que será implementado nas escolas públicas e particulares
do Rio Grande do Sul, a partir de 2019, tem o objetivo de fazer um resgate do conhecimento
da história dos diferentes povos que formaram o estado. A proposta, direcionada para os
estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, é utilizar as produções
pedagógicas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relacionando os conteúdos
com as temáticas tradicionalistas nas áreas de cultura, religiosidade, linguística, folclore e
literatura.

O encontro de apresentação da diretriz curricular, que ocorreu na tarde desta segunda-feira
(17), no Auditório do Ministério Público de Porto Alegre, contou com as últimas sugestões dos
educadores para o envio da versão final do documento ao Conselho Estadual de Educação, no
dia 26 de setembro.

Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, as competências incluem a leitura e a interpretação de textos
variados sobre o folclore gaúcho, utilizando-se de diversos gêneros literários, como poemas,
crônicas, contos e trovas gaúchas. Além disso, entre as principais propostas estão a de
conhecer e analisar a influência dos indígenas, dos africanos e dos diferentes povos que
colonizaram o Rio Grande do Sul, trabalhando os elementos que auxiliaram na formação
arquitetônica, econômica, artística, religiosa, educacional e tecnológica do estado.

No 8º e no 9º anos do Ensino Fundamental, destacam-se também os conhecimentos sobre os
movimentos contestatórios ao poder centralizado, como a Cabanagem, a Baianada, a
Sabinada, a Rebelião Praieira, a Revolta Liberal e, em especial, a Revolução Farroupilha. Nas
séries finais do Ensino Fundamental, haverá também o papel da população negra, em
especial, sua atuação em movimentos sociais, na criação de uma imprensa especializada, e as
primeiras manifestações artísticas durante a primeira metade do século XIX.

Educação Infantil

Na Educação Infantil, o diferencial ficará por conta do desenvolvimento da habilidade motora
fina, através da confecção de fantoches, peões, prendas e brinquedos típicos regionais feitos
com materiais recicláveis, como o bilboquê, o pião, o cavalo de pau e a pipa. Além disso,
serão elaboradas apresentações musicais tradicionais gaúchas, fazendo o reconhecimento dos
instrumentos tocados (violão, gaita, tambor).

Em sua saudação, na abertura do evento, o secretário estadual de Educação, Ronald
Krummenauer, destacou que a evasão escolar e, consequentemente, o baixo rendimento dos
estudantes nos indicadores educacionais, começa a ser combatido através da implementação
de currículos como o novo Referencial, ou seja, mais atrativos e adaptados para a nova
realidade do século XXI. “O trabalho integrado, realizado em regime de colaboração, é um
grande passo para a qualificação do ensino público e privado do nosso país. Quero agradecer
a todos que se empenharam na sistematização deste importante documento”, afirmou.

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RS), Marcelo
Augusto Mallmann, ressaltou o trabalho da Comissão Estadual de Mobilização para
Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular
Gaúcho. “Não podemos deixar de lembrar este grande grupo de trabalho que superou uma
série de dificuldades. Graças ao comprometimento de cada uma destas pessoas, nós temos o
documento que será levado ao Conselho Regional de Educação”, disse.

A representante do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS), Naime
Pigato, afirmou que as escolas privadas estão atentas às mudanças da Educação e seguem
firme no debate para a qualificação do ensino. “Estamos trabalhamos juntos para que os
estudantes gaúchos, sejam de escola publicada ou privada, estejam cada vez mais
capacitados”, destacou.

Conforme a diretora do Departamento Pedagógico, da Seduc, Sônia Rosa, o aluno do século
XXI tem que desenvolver competências que vão além do processo cognitivo, por isso a
necessidade de uma mudança na perspectiva curricular. “Nós temos o conceito, atualmente,
de uma educação integral, que passa por habilidades emocionais e de qualificação do
aprendizado”, relatou.

Referencial Curricular Gaúcho

om o objetivo de criar uma base comum curricular integrada entre as redes municipal,
estadual e privada, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Departamento
Pedagógico, buscou junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e
o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), a criação do Referencial
Curricular Gaúcho. Com previsão de implementação em 2019, o novo projeto visa agregar
temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma complementar
à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).






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