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Edicão n° 186 de Dezembro 2018


Dia D movimenta escolas de Ensino Médio do Rio Grande do Sul
02/08/2018

A quinta-feira (2) foi de intenso movimento nas 1.081 escolas de Ensino Médio do
estado para o Dia D, criado para que todas elas possam sugerir ideias e qualificar a nova
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que desde o ano passado vem sendo discutida
em todo o país. Todo o material será compilado pelo Conselho Nacional de Secretários
da Educação (Consed) e encaminhado ao Ministério da Educação (MEC).

"A discussão, a contribuição ou até mesmo a contradição faz parte do processo
democrático na construção de qualquer política pública. O Dia D do Ensino Médio foi o
início para as contribuições por área do conhecimento. Este processo não se esgota no
Dia D", afirmou a diretora pedagógica da Secretaria da Educação (Seduc), Sônia Rosa.
Para que todas as escolas tenham chance de participar, as contribuições podem ser
feitas até o dia 8. "Os profissionais têm a oportunidade de contribuir com o documento.
Outros movimentos farão parte desta construção. A ideia é que as escolas pudessem
efetivamente fazer parte do processo", acrescentou.

De acordo com a Divisão Porto Alegre (DPA), nas 72 escolas de Ensino Médio ocorreram
diálogos sobre o Dia D em seu turno de funcionamento. Na área da 2ª Coordenadoria
Regional de Educação (CRE), com sede em São Leopoldo, são 87 escolas. No turno da
manhã, mais de 60% delas participaram ativamente. As demais escolas se organizaram
nos turnos tarde e noite, atendendo a proposta de trabalho. Na EEEM CAIC Madezatti,
de São Leopoldo, os professores se reuniram para responder o questionário
disponibilizado no site da Consed.

Na 12ª CRE, com sede em Guaíba, 39 escolas ofertam o Ensino Médio. Cerca de 70%
delas realizaram o estudo da BNCC no dia de hoje, no turno da manhã. O restante, pelo
fato de ofertarem o curso noturno, optaram por participar do evento no turno da noite.
Nas escolas que já fizeram o estudo, os professores se dividiram por áreas do
conhecimento e participaram com uma discussão acerca do documento da base e com
as suas sugestões.

Na 8ª CRE, em Santa Maria, todas as 54 escolas de Ensino Médio participaram nesta
quarta-feira. Os professores, como nas demais coordenadorias, foram divididos em
grupos por área de conhecimento para analisar a proposta da base.

Nas Escolas de abrangência da 39 Coordenadoria Regional de Educação, em Carazinho,
também ocorreram as discussões sobre a Proposta da BNCC - Base Nacional Comum
Curricular para o Ensino Médio. "O 'Dia D' tem caráter formativo sobre o documento e ao
mesmo tempo abre espaço para que os professores contribuam, indicando suas
sugestões de melhorias para a educação", ressaltou a coordenadora Sandra Guerra.

"A participação de toda a comunidade escolar é importante para que todos possam ser
sentir incluídas no processo, sem qualquer tipo de problema", lembrou a assessora do
Ensino Médio do Departamento Pedagógico (DP/Seduc), Adriana Schneider. Foi a terceira
edição do Dia D no estado. As duas primeiras trataram da implementação da BNCC na
Educação Infantil e Ensino Fundamental, e a terceira tem como foco o Ensino Médio.

Sobre a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em 20 de dezembro de 2017
para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, e mesmo antes disso já vinha sendo
divulgada. Ela serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de
todas as redes de ensino do país. As redes e escolas seguem com autonomia para
elaborar, por meio do currículo, seus documentos (Projeto Político-Pedagógico, Planos de
Estudos e Plano de Aula), incluindo elementos da diversidade local e apontando como os
temas e disciplinas se relacionam. A BNCC e os currículos têm, portanto, papeis
complementares: a Base dá o rumo da educação, mostrando aonde se quer chegar,
enquanto os currículos traçam os caminhos.

Referencial Curricular Gaúcho

Com o objetivo de criar uma base comum curricular integrada entre as redes municipal,
estadual e privada, a Seduc, por meio do Departamento Pedagógico, busca junto à União
Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Sindicato do Ensino
Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe), a criação do Referencial Curricular Gaúcho. Com
previsão de consolidação ainda em 2018 e implantação em 2019, o novo projeto visa
agregar temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma
complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Inicialmente, a ideia é que
estas mudanças ocorram na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.






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