Eldorado do Sul, Guaíba e Região Carbonífera, 09 de Dezembro de 2018. Página Inicial | Contato
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Edicão n° 186 de Dezembro 2018


Alfabetização e ideologia
02/08/2018

Pois, o embate entre as famílias que desejam uma educação de qualidade e os
educadores-pedagogos ideológicamente identificados chegou ao Supremo Tribunal
Federal – STF.
A nossa Constituição Federal, em seu art. 205, dispõe que: “ A educação, direito de
todos e dever do Estado e da família, ...”, portanto, está evidente que há uma
responsabilidade compartilhada entre o Estado e a instituição família.
O que existe no fundo deste embate que chegou ao STF é uma questão ideológica,
pouco visível para a grande maioria, inclusive dos educadores. Vejamos o que está
posto na Constituição Federal art. 206- O ensino será ministrado com base nos
seguintes princípios: inciso III... “pluralismo de ideias e concepções pedagógicas...”
Na questão da alfabetização, na grande maioria das escolas, particularmente as
públicas, há uma concepção única de como a alfabetização deve ser realizada e tendo
por base orientações de Emília Ferreiro, Ana Teberoswski, Vigorski, Paulo Freire, através
da qual se concretiza a “educação libertadora” se faz a “leitura crítica da sociedade”, os
educadores não ensinam “mas aprendem com as descobertas dos alunos” e qual é o
resultado desta linha pedagógica/ideológica? Um país de analfabetos funcionais e por
décadas estamos nos últimos lugares no mundo.
Houve uma clara ação ideológica que chegou ao ano de 1980 e implantou uma
profunda mudança em nossa LDB, através dos Planos Curriculares Nacionais -PCNs, em
que foram abolidas as cartilhas, pois a modernidade tinha chegado: o
CONSTRUTIVISMO.
Ideólogos visualizaram a possibibildade de trabalhar ideologia na BASE DA
EDUCAÇÃO, ou seja, já na alfabetização e é o que está vigorando até hoje na maioria
das escolas do Brasil.
As Faculdades de Pedagogia e as Escolas Normais se transformaram em centros de
ideologia e o pluralismo de ideias não existe.
O processo que está para ser julgado no STF no fim do mês de julho 2018,
objetivamente, visa decidir se as famílias podem dar a seus filhos uma educação de
qualidade em casa ou serem obrigadas a levar seus filhos para as salas de aula e
receberem diariamente aulas de uma única ideologia. Esta desgraça na alfabetização
continua através da Base Nacional Comum Curricular. É triste, mas é a realidade que
vivemos.


Agenor Basso – 54. 34.19.47.08 - 96.08.3279 RG 70.30.32.85.91
Alfabetizador e ex-Secretário Municipal da Educação
Rua Ercília Sgorla Luza, 209
Bairro Santa Catarina
995.030-775 Caxias do Sul RS






Edicão n° 186 de Dezembro 2018
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