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Edicão n° 188 de Fevereiro 2019


Educação faz primeira avaliação de alunos do Ensino Médio em tempo integral
14/05/2018

A Secretaria da Educação (Seduc) apresenta, nesta terça-feira (15), a partir das 8h30, os resultados da primeira avaliação com os 1.733 estudantes que ingressaram, no início do mês de março, nas 12 instituições de ensino contempladas no Programa de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), do governo federal. O resultado da avaliação, que serviu para fornecer um retrato do nível de conhecimento dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, será divulgado durante evento na Escola Superior de Propaganda e Marketing da Região Sul (ESPM-Sul), no bairro Santo Antônio, em Porto Alegre.

Conforme a coordenadora do Ensino em Tempo Integral da Seduc, Hilda Liana Diehl, uma das metas do EMTI, que terá avaliações trimestrais, é a progressiva diminuição das taxas de reprovação e abandono nas escolas contempladas com o programa. “O acompanhamento dos resultados vai oferecer subsídio para que escolas e gestores, juntos, avaliem as ações que vêm sendo desenvolvidas, e apliquem as mudanças quando forem necessárias”, explica.

Avaliação e Diagnóstico

A avaliação diagnóstica dos alunos ocorreu em todas as 12 escolas estaduais contempladas pelo EMTI, no dia 28 de março. A prova foi composta por 30 questões, divididas em dois cadernos: 15 questões de Língua Portuguesa e 15 de Matemática.

Melhoria no rendimento

A melhoria de fluxo escolar será aferida pelos dados de taxa de abandono e reprovação divulgados no Censo Escolar. A escola deve reduzir a soma das taxas de abandono e reprovação, da seguinte forma: no primeiro e no segundo ano de implementação do programa deve ocorrer a diminuição em 3,5%. No terceiro ano do programa em diante, a escola deve alcançar e manter o patamar de até 5%. A melhoria da proficiência deve utilizar como critério a nota média padronizada que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).






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