Eldorado do Sul, Guaíba e Região Carbonífera, 20 de Maio de 2018. Página Inicial | Contato
SEÇÕES
Artigo
Educação
Eldorado do Sul
Especial
Geral
Guaíba
Produtos e Serviços
Região Carbonífera
Saúde
Flagrante na Foto
Anunciantes
LINKS
Portal Eldorado
Lantec
Envie sua Mensagem

Você é o visitante n°
19823562


Edicão n° 179 de Maio 2018


Redes sociais: uma área livre com regras rígidas
14/05/2018

Vivemos na era do "Like" – as redes sociais nos acompanham na resolução de uma variedade de problemas: aqui aprendemos, trabalhamos, relaxamos, fazemos compras. Por sua vez, os especialistas em gerenciamento de tempo não se cansam de nos lembrar, como as redes sociais podem ser prejudiciais à nossa produtividade, como sem perceber, gastamos horas por dia com elas. Além da baixa eficiência, o uso incorreto das redes sociais traz riscos e pode comprometer a reputação, arruinar carreiras e causar perdas financeiras.

Não menos problemas as redes sociais podem trazer aos negócios: vazamentos de informações, publicações impensadas de funcionários em redes sociais, e como consequência – danos à imagem da organização. Os limites entre as contas pessoal e profissional estão se estreitando cada vez mais, o que, infelizmente, é pouco compreendido pelos funcionários.

Outra história levada à justiça foi a demissão de um funcionário da Apple por causa de uma declaração negativa sobre a empresa no Facebook. A justiça trabalhista britânica reconheceu que a demissão era legal, uma vez que as regras corporativas da Apple prescreviam a proibição estrita de declarações desse tipo tanto sobre a própria empresa quanto sobre seus produtos. Além disso, o tribunal apontou que mesmo publicações ocultas nas páginas pessoais de funcionários poderiam ser compartilhadas por amigos virtuais e prejudicar a imagem da empresa.

As ameaças das redes sociais

De que forma as redes sociais podem ser perigosas para os usuários e empresas?

Publicação de informações confidenciais e fotos em redes sociais. Tais incidentes geralmente chegam até a mídia. Os usuários postam voluntariamente fotos de seus passaportes e cartões de embarque nas redes sociais, contando sobre suas viagens. De acordo com o especialista SI, Brian Krebs, o código de barras ou código QR da passagem - é uma fonte de informação se houver acesso à Internet.

As empresas também estão na zona de risco devido à imprudência de seus funcionários. Assim, com um dos clientes da SearchInform, ocorreu a seguinte história:

Dois funcionários foram trabalhar no final de semana. Na segunda-feira, um especialista do serviço de segurança descobriu uma foto de uma instalação secreta no Facebook. Os funcionários visitaram o local, Tiraram fotos nas instalações e as postaram nas redes sociais. As fotos foram rapidamente apagadas. Em caso de ampla divulgação, o cliente provavelmente suspenderia o contrato e a empresa perderia mais de US$ 4 milhões.

Fraudes, técnicas de engenharia social, ataques de phishing. Por enquanto, em geral, estamos falando sobre o roubo de dados de pessoas físicas, a retirada de fundos de suas contas, e sobre a invasão das contas de seus amigos e parentes. Mas, muitas vezes, os dados coletados são usados para um ataque subsequente à empresa empregadora. Divulgando informações sobre o local de trabalho e seus colegas, os funcionários ajudam os fraudadores a reunir um dossiê profissional. De acordo com especialistas do Anti-Phishing Working Group (APWG), empresas com cerca de 10.000 funcionários gastam US$ 3,7 milhões por ano para eliminar os efeitos de ataques de phishing.

Prática comum: um funcionário recebe um e-mail de seu supervisor, pedindo para que envie imediatamente informações confidenciais através de sua rede social ou mensageiro instantâneo. O mesmo se encontra em uma viagem de negócios ou de férias. O funcionário envia os dados e depois fica sob monitoramento do serviço de segurança – uma vez que na empresa, existe a proibição direta sobre o envio de informações via mensageiros instantâneos.

Para entender a situação, os especialistas SI devem ter à sua disposição ferramentas especiais - DLP, Sistemas SIEM, etc. Com uma análise retrospectiva dos eventos, o sistema DLP irá resolver a situação facilmente. O programa mostrará com que finalidade o funcionário enviou dados. E embora isso não o torne inocente, ao menos mostrará que ele não agiu com más intenções.

Erros ao enviar mensagens. Na área de trabalho, muitas vezes temos várias janelas abertas, por isso não é surpreendente quando enviamos algo por engano para um endereço errado: mensagens, documentos, capturas de imagens. Isso é sempre desagradável, mas às vezes acarreta em consequências mais sérias. Por exemplo, muitas vezes dessa forma, várias pessoas tomam conhecimento sobre os salários de seus colegas ou os dados pessoais de clientes acabam sendo divulgados através de um envio em massa.

Para evitar tais acidentes, também existem ferramentas especiais - mecanismos de bloqueio. Os documentos sigilosos são marcados com inscrições especiais e seu envio para fontes externas é bloqueado. Ao enviar um documento desse tipo, o e-mail é colocado em quarentena e sem a verificação do serviço de segurança, o e-mail não será enviado.

Declarações inadequadas na rede. Aparentemente a maioria das pessoas deveria estar acostumada com o fato de que mesmo uma conta pessoal não é tão pessoal a ponto de expressarem absolutamente qualquer pensamento publicamente, mas sérios incidentes continuam acontecendo.

As pessoas acreditam que sua conta pessoal é um espaço privado onde compartilham sua opinião principalmente com os amigos. Diante disso, o que as empresas podem fazer é regular as ações de seus funcionários na rede, a fim de evitar danos à sua imagem e proteger os funcionários de publicações impensadas. Uma opção é a criação de "Regras de uso de mídias sociais" (Social Media Policies), como as utilizadas pelas gigantes Hewlett-Packard, Best Buy, Adidas e Los Angeles Times. No entanto, o cumprimento de quaisquer regras deve ser verificado, por isso, os especialistas SI devem possuir ferramentas modernas de analise dos fluxos de informações e notificação de incidentes.

Vazamento de dados de organizações. Aqui estamos falando sobre ações deliberadas de funcionários, a saber - sobre "desvios" de informação confidencial. Visto que as redes sociais são também um canal de transmissão de dados comum, assim como o e-mail. Vamos relembrar o caso com o ex-funcionário do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Jofi Joseph, que administrava uma conta do Twitter com o nome de usuário @NatSecWonk, onde criticou duramente as decisões de seus chefes e divulgou informações sigilosas. Durante um ano e meio, Jofi Joseph conseguiu publicar cerca de 2.000 mensagens, após as quais ele foi incriminado pelo serviço de segurança do Departamento de Estado dos EUA.

Como se defender?

Para que as redes sociais não venham a ser uma armadilha para pessoas e empresas, os gestores e gerentes de RH deveriam tomar certas precauções:

• Regulamentar o uso de redes sociais. Convença seus funcionários que um comportamento cauteloso nas redes sociais é regra. A permissividade acarreta no risco de perda emprego e à empresa – a perda de sua reputação. Outra opção é tornar a conta anônima e não especificar o local de trabalho. Embora para figuras públicas e gestores isso seja extremamente difícil. Neste caso, a introdução das "Regras de uso de mídias sociais" será de grande ajuda.

• Recomendar a criação de uma conta separada, caso as redes sociais sejam necessárias para as tarefas de trabalho. Quando a empresa possui um sistema de proteção contra vazamentos de informações (DLP), ele rastreia automaticamente todas as atividades realizadas pelo usuário no PC, salva o histórico de mensagens, sem diferenciar as contas pessoais e de trabalho nas redes sociais. Assim, o empregador garante a segurança de seus segredos comerciais. Os funcionários, no entanto, precisam ser notificados sobre as medidas de segurança da informação para que possam manter a privacidade de suas conversas pessoais e não as façam usando os equipamentos do empregador.

• Realizar um trabalho explicativo. As pessoas, sem se importar, compartilham na rede dados de passaportes, endereços, telefones e outras informações pessoais. "Quem precisa disso? Estou seguro" – acreditam os usuários ingênuos e muitas vezes se veem enganados quando descobrem, por exemplo, um débito no cartão bancário realizado por pessoas desconhecidas. Alguém em busca de "likes" publica notícias (e muitas vezes não públicas) sobre a empresa baseadas em sua própria interpretação. Tais ações imprudentes ameaçam empresas e funcionários com sérios problemas.

O problema também é que as redes sociais não estão muito preocupadas com os dados que seus usuários têm publicado e não realizam trabalhos explicativos. Portanto, é melhor que as empresas tomem conta deste assunto e conduzam regularmente atividades de treinamento SI entre seus funcionários.

• Recomendar aos funcionários que protejam suas contas com senhas mais complexas. Essa dica já pode ser considerada clássica, assim como a recomendação de não usar a mesma senha para todas as contas. No entanto, até hoje, esses conselhos são negligenciados por um grande número de funcionários.

• Proteger os dados usando o sistema DLP. Prever todos os tipos de riscos e se proteger contra o fator humano é impossível. No entanto, podem ser utilizadas soluções técnicas modernas como os sistemas DLP, que garantem a preservação de informações confidenciais e, portanto, protegem não apenas a empresa, mas também seus funcionários de danos à reputação e perdas financeiras.

As redes sociais, assim como a internet em geral, não podem ser consideradas um espaço seguro, mas aparentemente, verdades banais como estas, com o advento de novas ameaças, precisam ser reaprendidas.

Vladimir Prestes é Diretor Geral da SearchInform no Brasil, líder russa em sistemas de segurança da informação há mais de 20 anos. Com mais de dois mil clientes e cerca de 1.200.000 computadores protegidos, possui escritórios em 16 países.






Edicão n° 179 de Maio 2018
19/05/2018 - Parque Eldorado ganha reforço na segurança com mais brigadianos e viaturas
19/05/2018 - Médicos debatem prevenção e cuidados médicos fundamentais para salvar vidas
19/05/2018 - Trabalhadores da duplicação da BR-116/RS são sensibilizados contra o uso do tabaco
18/05/2018 - Feira do Livro 2018 registra aumento de 30% nas vendas
18/05/2018 - Diversidade de doenças raras é desafio para genética médica
18/05/2018 - Ciência de dados pode auxiliar pediatras a diagnosticarem situações de forma mais rápida
18/05/2018 - Escritório propõe espaço lúdico que remete a natureza
18/05/2018 - Ainda dá tempo de viajar no feriado de Corpus Christi
18/05/2018 - Alta do dólar e feriadões estimula turismo interno
18/05/2018 - DNIT/RS realiza serviços de manutenção nas BRs 386 e 290, de segunda (21/05) a sexta (25/05)
18/05/2018 - Secretário Educação concede entrevista sobre lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas perto de escolas
17/05/2018 - Prefeito Daniel Almeida convoca reunião para tratar sobre transporte escolar
17/05/2018 - Obras da Corsan vão provocar desvios na rua São Paulo, no Parque 35
17/05/2018 - Free Way terá Comando de Saúde para caminhoneiros e campanha de conscientização
17/05/2018 - Seminário aborda políticas públicas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes
17/05/2018 - Viatura da Fiscalização de Trânsito é incendiada em Guaíba
17/05/2018 - Vice-prefeita recebe soberanas da 23ª Festa do Agricultor, de Barão do Triunfo
17/05/2018 - Ofensiva da BM busca reduzir crimes e roubo de carros na capital e região
17/05/2018 - Lei antibullying ajuda na conscientização contra a violência escolar
17/05/2018 - Empossados os integrantes do Fórum Estadual de Educação
17/05/2018 - Operação Luz na Infância 2 combate crimes de exploração sexual infanto-juvenil
16/05/2018 - Uergs abrirá novos cursos de graduação em 2019
16/05/2018 - Prêmios da Nota Fiscal Legal são entregues nesta quarta-feira (16)
16/05/2018 - Vem aí o Dia do Desafio
16/05/2018 - Milícia não é polícia
16/05/2018 - Nota técnica do MPT pede rejeição a projeto que fragiliza lei dos agrotóxicos
16/05/2018 - Sartori recebe estudantes vencedores de Olimpíada de Raciocínio
16/05/2018 - Seminário propõe reflexão sobre Educação Infantil e Ensino Fundamental
16/05/2018 - Operação Raptor combate o aliciamento de motoristas de carga
16/05/2018 - Fórum do Álcool trata sobre os riscos que os energéticos podem trazer aos adolescentes
15/05/2018 - Domingo no CTG acontece neste dia 20, em Guaíba
15/05/2018 - Guaíba é novamente escolhida para festival sobre educação de trânsito, da PRF
15/05/2018 - Prefeitura de Eldorado do Sul lança plataforma gratuita de serviço digital: o aplicativo CidadeMOB.
15/05/2018 - Pronto Atendimento 24h conta agora com gerador de energia
15/05/2018 - Parque Eldorado ganha posto avaçado para coleta de exames
15/05/2018 - Prefeitura cria Grupo de Apoio a Dependência Química
15/05/2018 - Prefeito de Butiá envia à Câmara de Vereadores lei que proíbe venda de bebidas alcoólicas nas proximidades das escolas da cidade
14/05/2018 - Aplicação da vacina da gripe no Asilo Padre Cacique encerra segunda-feira
14/05/2018 - Coordenadoria de Esporte e Lazer entrega doações ao Hospital de Butiá
14/05/2018 - Obras na sala de raio-x do Hospital de Butiá estão quase concluídas
14/05/2018 - Novo médico assume o comando no Hospital de Butiá
14/05/2018 - Especialistas internacionais reúnem-se em São Paulo para discutir novos rumos da cardiologia
14/05/2018 - Caminhada para conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de pele
14/05/2018 - Ao contrário do que se pensa, pintar as unhas frequentemente pode enfraquecê-las
14/05/2018 - Redes sociais: uma área livre com regras rígidas
14/05/2018 - Melanoma: Lesões podem ser sinal de câncer de pele
14/05/2018 - CAPS completa cinco anos de atividade em Butiá
14/05/2018 - Butiaense disputará competição tradicionalista estadual
14/05/2018 - Educação faz primeira avaliação de alunos do Ensino Médio em tempo integral
14/05/2018 - O futuro está no monitoramento: Como a tecnologia de vigilância tem evoluído e o que você pode ganhar com isso
13/05/2018 - PRF prende homem e apreende adolescente em motocicleta roubada com placa clonada em Eldorado do Sul
13/05/2018 - Governo do Estado entrega 90 motocicletas e 150 armas à Brigada Militar nesta segunda-feira
13/05/2018 - Começa a recuperação na rede elétrica das escolas estaduais
11/05/2018 - PRF lança Festival Temático de Trânsito (FETRAN) em Guaíba
11/05/2018 - Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado (12), em Guaíba
11/05/2018 - PRF prende dois por contrabando de cigarros com camionete roubada em Pantano Grande
11/05/2018 - Unidade Sesc/Senac Guaíba promove curso de Inglês Básico
11/05/2018 - Sebrae RS inova e lança capacitação por WhatsApp
11/05/2018 - Porto de Pelotas registra aumento na movimentação
11/05/2018 - Reunião alinha medidas para coibir o consumo e venda de bebidas alcoólicas nas festas juninas
11/05/2018 - Ministério Público usa WhatsApp para facilitar comunicação durante tramitação de expedientes
10/05/2018 - Prefeito propõe mudanças para ocorrências de flagrantes em Guaíba
10/05/2018 - Máquinas começaram a operar na área conhecida como antigo terreno da Ford
10/05/2018 - Butiá terá Gabinete de Gestão Integrada para definir ações municipais de segurança
10/05/2018 - Butiá elege as demandas para a Consulta Popular 2018
10/05/2018 - PRF prende dois homens com carro roubado após assalto a mão armada
10/05/2018 - Brigada Militar e Bombeiros integram segunda etapa de ofensiva nacional contra a criminalidade
09/05/2018 - Alcoolismo e bipolaridade podem contribuir mais para comportamento suicida do que a depressão
09/05/2018 - Seminário apresenta realidade de Guaíba sobre casos de exploração sexual de crianças e adolescentes
09/05/2018 - Unidade Sesc/Senac Guaíba inscreve para o curso Preparando-se para o Primeiro Emprego
08/05/2018 - Mais de 43% do grupo prioritário já foi vacinado contra a gripe em Butiá
08/05/2018 - Termina nesta quarta-feira (9) prazo para regularizar o título eleitoral. Se não alcançar a meta, Cartório Eleitoral de Butiá corre o risco de fechar
08/05/2018 - Unidade Sesc/Senac Guaíba oferece curso de Cuidador de Idoso
08/05/2018 - Exército realiza vistoria nos Lote 1 e 2 da duplicação da BR-116/RS
08/05/2018 - Mais impostos, para quê?
08/05/2018 - 29ª Feira do Livro de Guaíba é aberta oficialmente
08/05/2018 - Relatório aponta água da bica da Inácio de Quadros como imprópria para consumo
08/05/2018 - Deputado confere descaso com cooperativa de recicladores em Eldorado do Sul
08/05/2018 - As lesões de esforços repetitivos
08/05/2018 - Neuronutriente pode ajudar crianças em fase escolar, apontam pesquisas
08/05/2018 - Crossfit: aumento no número de lesões vem preocupando médicos
07/05/2018 - Unidade Sesc/Senac Guaíba oferece curso de Excel Fundamental
07/05/2018 - Brigada Militar apreende armas e explosivo durante a Operação Avante Paz Interior
07/05/2018 - Milhares de corredores foram às ruas de Buenos Aires na segunda edição da ASICS Golden Run
07/05/2018 - Municipalização do Ensino Fundamental será debatida em seminário para busca de soluções
07/05/2018 - Ministério Público irá recorrer para ampliar pena de responsáveis por fraude à licitação
04/05/2018 - MPT lança nesta segunda (7) campanha Maio Lilás
04/05/2018 - Nota Fiscal Legal segue distribuindo prêmios aos butiaenses
04/05/2018 - Tragédia do Largo do Paissandu evidencia importânciada inspeção e manutenção predial
04/05/2018 - Colaboradores organizam brechó em prol do Hospital Municipal
03/05/2018 - Homenagens marcam fim de semana no Coelhão
03/05/2018 - Prefeitura de Butiá inicia recuperação de ponte na área urbana
03/05/2018 - Butiá promove Evento Regional de Formação para equipes diretivas de escolas municipais
03/05/2018 - A predominância estrogênica e a TPM
03/05/2018 - PRF prende homem com moto roubada após retorno proibido em Eldorado do Sul
03/05/2018 - No topo do mundo! Booking.com indica trilhas imperdíveis pelo planeta
03/05/2018 - Brigada Militar deflagra a 3ª edição da Operação Avante Força Total em Porto Alegre
03/05/2018 - Provarroz promove atividades em General Câmara e Capivari do Sul
02/05/2018 - Coluna da OAB/RS
02/05/2018 - Colégio promove palestras sobre violência, meio ambiente e internet
02/05/2018 - Médico debate temas neurológicos como suicídio, bipolaridade e drogas
02/05/2018 - Prefeitura de Butiá promove projeto cultural “Arte na Cidade”
02/05/2018 - Campeonatos Municipais tiveram mais uma rodada no final de semana
02/05/2018 - “Basta! Chega de Violência! Segurança já!”
02/05/2018 - Mais de 20% do grupo prioritário foi imunizado contra a gripe, em Butiá
02/05/2018 - Viagem Segura do Dia do Trabalho fiscaliza 24,2 mil veículos em cinco dias
01/05/2018 - Pracinhas de Madeira Tratada
01/05/2018 - Farmácia do Noel
01/05/2018 - Prefeito assina minuta do edital de licitação da PPP
01/05/2018 - Anuncie no Jornal ECO do Jacuí
01/05/2018 - Autopeças
01/05/2018 - Artesanato João das Cuias
01/05/2018 - Barbearia Roque
01/05/2018 - Serviços de Contabilidade em Eldorado do Sul
01/05/2018 - Pousada em Eldorado do Sul
01/05/2018 - Materiais de Construção
01/05/2018 - Fisioterapia no Parque Eldorado
01/05/2018 - Tarteria Piligrims
01/05/2018 - lavagem Automotiva
01/05/2018 - Oficina Mecânica no Parque Eldorado
01/05/2018 - Distrito do Parque Eldorado ganhará novas paradas de ônibus
01/05/2018 - RS cadastrou mais de 2 milhões de trabalhadores nos últimos 7 anos
01/05/2018 - PRF atende acidente com duas mortes na BR 290 em Eldorado do Sul
01/05/2018 - PRF prende traficante de drogas dirigindo embriagado e com revólver furtado
01/05/2018 - MP acompanha operação da Polícia Civil que combate organização criminosa
30/04/2018 - Secretaria da Educação começa a receber sugestões sobre novo currículo escolar
30/04/2018 - Primeira etapa da vacinação contra febre aftosa começa nesta terça e segue até dia 31
30/04/2018 - Agentes interceptam a entrada de drogas na Penitenciária de Rio Grande
30/04/2018 - 21º BPM conta com Base Móvel Comunitária no extremo sul de Porto Alegre
30/04/2018 - Encontro em Brasília debate a Segurança nas regiões de fronteira
30/04/2018 - Rio Grande do Sul já vacinou mais de 500 mil pessoas contra a gripe
30/04/2018 - Doenças no fígado são debatidas em evento na capital gaúcha
30/04/2018 - DNIT/RS realiza serviços de manutenção nas BRs 386 e 290, de quarta (02/05) a sexta (05/05)
30/04/2018 - Galpão Crioulo grava novo quadro em Guaíba
30/04/2018 - Prefeitura forma equipe para atuação na Diretoria de Compras, Licitações e Contratos
30/04/2018 - Nota da Prefeitura
30/04/2018 - Coluna da OAB/RS
30/04/2018 - 5 destinos para aproveitar o feriado de 1º de Maio
30/04/2018 - Miss Rio Grande do Sul Be Emotion 2018 é de Eldorado do Sul
30/04/2018 - Boa notícia para os produtores da agricultura familiar de São Jerônimo.
30/04/2018 - Eja inicia em São Jerônimo
30/04/2018 - Representantes do Vila Nova visitam prédio do Hospital em Charqueadas
27/04/2018 - Fepam atualiza regras para extração de areia no RS
26/04/2018 - Ministério Público cumpre medidas de afastamento contra dez funcionários públicos de Guaíba e suspensão de contratos municipais com oito empresas
26/04/2018 - PRF apreende em Eldorado do Sul 25.000 maços de cigarros contrabandeados
26/04/2018 - Prefeitura de Butiá viabiliza vacinação de rebanho de pequenos agricultores
25/04/2018 - Prefeitura de Butiá investe R$ 200 mil na contratação de exames para a população
25/04/2018 - Obras de pavimentação seguem em quatro ruas de Butiá
25/04/2018 - Por que o diagnóstico de Alzheimer é tão importante?
05/02/2011 - Coluna da OAB/RS



Edição n° 179 - Maio 2018

Selecionar Edição
  • Edição n° 179
  • Edição n° 178
  • Edição n° 177





  • Av. Roque J. O. Giacomelli, nº 542, Pq. Eldorado - Eldorado do Sul - Fone (51) 3481 1821