Eldorado do Sul, Guaíba e Região Carbonífera, 20 de Junho de 2018. Página Inicial | Contato
SEÇÕES
Artigo
Educação
Eldorado do Sul
Especial
Geral
Guaíba
Produtos e Serviços
Região Carbonífera
Saúde
Flagrante na Foto
Anunciantes
LINKS
Portal Eldorado
Lantec
Envie sua Mensagem

Você é o visitante n°
21404792


Edicão n° 180 de Junho 2018


XVIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente teve início nesta quarta-feira na sede do MPRS
26/04/2018

Foi aberto na manhã desta quarta-feira, 25, no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do MP gaúcho, o XVIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. Promovido pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente –Abrampa, em parceria com o MPRS, o objetivo do Congresso, que vai até a próxima sexta-feira, 27, é discutir o perfil de atuação do Ministério Público Ambiental e os 30 anos da Constituição, fomentar o debate e estimular a pesquisa e o estudo dos institutos de Direito Ambiental, além de trazer resultados práticos para o trabalho do MP na proteção e defesa do meio ambiente.

HOMENAGENS

A abertura foi marcada por homenagens a personalidades que se destacaram por trabalhos desenvolvidos em prol da causa ambiental.

Receberam o destaque o procurador-geral de Justiça do Estado, Fabiano Dallazen, presidente de honra do evento; o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Sandro José Neis; a promotora pernambucana Ana Rúbia Torres de Carvalho; o professor de Direito Plauto Faraco de Azevedo; a servidora da Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Luiza Chomenko; o major da Brigada Militar Rodrigo Gonçalves dos Santos e o diretor-presidente da Corsan, Flávio Presser.

PRONUNCIAMENTOS

Ao fazer uso da palavra, Fabiano Dallazen lembrou que o MP já obteve muitas conquistas através do trabalho, “mas hoje em dia este trabalho requer maior planejamento e gestão integrada na busca de soluções para tantos problemas atuais”.

Destacou como conquistas da instituição na área ambiental o programa RESsanear; a regionalização da investigação ambiental, delimitada pelas bacias hidrográficas, por meio da criação de Promotorias Regionais; a criação do Núcleo de Negociação de Conflitos Ambientais (Nucam); além da recomendação expedida em 2016, que otimiza a atuação extrajudicial do MPRS em matéria ambiental e, na atuação extrajudicial, incentiva a priorização dos assuntos que apresentem relevância e significância, como foco da atuação. “Nessa caminhada, mesmo que tortuosa, sempre é possível marcar pontos quando há união, persistência e árduo trabalho”, afirmou.

Lembrando, por fim, os retrocessos ambientais a que somos submetidos nos dias atuais, Dallazen reafirmou o papel do Ministério Público de ponderador de todos os interesses. “Pretendo lançar contribuição para avançarmos e modernizarmos a gestão ambiental no sentido de imprimir uma atuação mais moderna, a qual deve olhar para o território de uma forma integrada e planejada, por meio de planos de ação fundados em zoneamentos, sem nunca desbordar do esforço na conjugação dos viéses desenvolvimentistas, hoje muito fundado apenas no econômico, mas que jamais deve ser desassociado do tecnológico, educacional, cultural, social e, sobretudo, do ambiental. Esse último, o que regula e permite a nossa existência como espécie humana, totalmente dependente da utilização dos recursos naturais, por questões de sobrevivência”.

Já o presidente da Abrampa, Luis Fernando Cabral Barreto Junior, abriu sua fala ressaltando que a luta pelo meio ambiente é uma opção para a vida toda, uma vocação, que compromete a vida para esta e as próximas gerações. Citando o ex-presidente americano Barack Obama, Barreto destacou o fato de que quem trabalha para este fim, “está fazendo algo para alguém que não o conhecerá”.

O promotor de Justiça maranhense lembrou, também, a importante atuação do Ministério Público gaúcho na história do MP ambiental brasileiro como um todo nesses 21 anos de Abrampa. “Não haveria melhor lugar do que o Rio Grande do Sul para, mais uma vez, debatermos com serenidade sobre temas tão complexos”, disse.

Reforçando a ideia de que as consequências dos atos no presente influenciarão os dias em que viverão as gerações futuras, o coordenador dos Centros de Apoio Operacional do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística, Daniel Martini, lembrou que “o egoísmo econômico e excessivamente desenvolvimentista não pode comandar decisões cujos efeitos ultrapassam a nossa estadia nesse Planeta”. E afirmou que “é neste momento em que nós, membros do Ministério Público, em nossa missão constitucional de defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, devemos nos empenhar e redobrar esforços na proteção do meio ambiente”.

PROTOCOLO DE INTENÇÕES

Com o objetivo de implementação de projeto pedagógico, visando à realização de cursos de pós-graduação Latu Sensu em Direito Urbano-Ambiental, nas modalidades presencial ou a distância, foi assinado, na ocasião, protocolo de intenções entre a Fundação Escola Superior do MP e Abrampa.

As instituições se comprometem a tornar seus alunos aptos e habilitados a atuarem profissionalmente na área de direito urbano-ambiental, dentro das novas exigências e novos paradigmas necessários ao desenvolvimento institucional e da gestão pública. Além de propiciar a disseminação de uma cultura de política urbana capaz de prevenir desastres urbano-ambientais.

Assinaram o documento o diretor da FMP, Fábio Roque Sbardelotto, o presidente da Abrampa, Luis Fernando Cabral Barreto Júnior, e a diretora-presidente da Escola Superior da Abrampa e diretora cultural do Instituto O Direito por Um Planeta Verde, Sílvia Cappelli.

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

No final da manhã, o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Sandro José Neis, proferiu a palestra de abertura do evento.

Abordando o tema “30 anos do Ministério Público na Constituição de 88”, o procurador-geral de Santa Catarina contextualizou a importância do MP após a Constituição de 88, especialmente para a vida do cidadão, vida política do país, e estabilidade de todas as relações institucionais.

“Nós temos a Constituição como um marco e, a partir dela, uma gama de atribuições, responsabilidades e deveres foram colocados sobre os ombros do MP. De que forma estamos transformando essas responsabilidades em efetivo serviço em favor do cidadão?”, questiona ele.

Conforme Neis, até 1988 a preocupação do MP era predominantemente na área criminal. Após, passou a atuar fortemente nos direitos difusos. Atualmente, acredita ele, a instituição como um todo está entrando em uma terceira fase, que se reaproxima da sua origem, fazendo uma releitura da atuação criminal. “Hoje temos novos instrumentos legislativos, como delação premiada e lavagem de direito, novas tecnologias, e um Ministério Público melhor estruturado”.

Porém, Sandro Neis entende que o MP não pode ter como única bandeira o combate à corrupção. “Temos que ter um viés direto com todas as áreas de atuação, dentre as quais o meio ambiente”.

Por fim, elegeu como prioridades ou requisitos para o desenvolvimento dos trabalhos do MP no momento atual os investimentos em recursos humanos, em capacitação e tecnologia da informação.

CONTINUAÇÃO

Dentre as palestras, oficinas e painéis, serão debatidos nos três dias de evento temas como o acesso à informação, participação pública e acesso à justiça em temas ambientais; mudanças climáticas; técnicas de negociação; regularização fundiária e urbanística; planejamento urbano; unidades de conservação; valoração de danos ambientais; resíduos sólidos; logística reversa; agrotóxicos; saneamento básico; mineração; energia; improbidade ambiental; ajustamento de conduta; entre outros.

Estiveram presentes na primeira manhã do XVIII Congresso Brasileiro do MP de Meio Ambiente a secretária de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles; o representante da Corregedoria-Geral do MP, Felipe Kreutz; o presidente da Rede Latino-Americana de Ministério Público Ambiental, Luiz Alberto Esteves Scalloppe; os vice-presidentes da Associação do Ministério Público, Martha Beltrame e João Ricardo Tavares; o representante do Ministério Público do Trabalho, Rogério Fleischmann; a representante da presidência da OAB/RS, Marília Longo do Nascimento; o presidente do Colégio Registral do RS, João Pedro Lamana Paiva; dentre outras autoridades, procuradores e promotores de Justiça.

Fotos: PG Alves/MPRS






Edicão n° 180 de Junho 2018
19/06/2018 - Novo trator é entregue a Prefeitura de Butiá
19/06/2018 - Médicos especialistas discutem inovações para o tratamento do câncer de próstata
18/06/2018 - CEEE investe mais de R$ 10 milhões na subestação Guaíba 2
18/06/2018 - DNIT/RS realiza serviços de manutenção nas BRs 290 e 386, de segunda (18/06) a domingo (24/06)
18/06/2018 - Operação de fiscalização no Parque Camaquã apreende arma, munições e redes de pesca
18/06/2018 - Cresce proporção de mulheres flagradas dirigindo alcoolizadas no Rio Grande do Sul
18/06/2018 - Leilão de veículos e sucatas vai arrematar 920 itens nesta quarta-feira
18/06/2018 - "Sistema prisional que não recupera é problema do país inteiro", diz Raquel Dodge em seminário internacional
18/06/2018 - MPT assina acordo com empresas para reduzir pela metade o peso do saco de cimento no país
18/06/2018 - Tempo seco pode agravar as crises alérgicas
18/06/2018 - Eldorado do Sul realiza revisão do Plano Diretor
16/06/2018 - Dermatologistas estimulam a autoestima dos pacientes com maquiagem corretiva
16/06/2018 - Asilo Padre Cacique ganha apoio do Ministério do Desenvolvimento Social
16/06/2018 - DNIT alerta para bloqueio de pista na BR-116/RS, em São Lourenço do Sul
16/06/2018 - Pediatras alertam para os perigos do sarampo
16/06/2018 - EGTX realiza processos para regularização e titulação de terras rurais
16/06/2018 - PRF recupera carro roubado após acompanhamento tático por mais de 100km em Eldorado do Sul
16/06/2018 - Prefeito Sperotto vai à CORSAN reivindicar início de operação de tratamento de esgoto
16/06/2018 - Guaíba recebe novas máquinas
16/06/2018 - Guaíba sedia Fórum da FADERS
16/06/2018 - Coluna da OAB/RS
16/06/2018 - Hospital São Pedro inaugura novo espaço da Oficina de Criatividade na terça-feira
16/06/2018 - Sema e Fepam fiscalizam empreendimentos de mineração dentro da APA do Banhado Grande
16/06/2018 - Usina de energia fotovoltaica vai reduzir custos de 276 famílias em Teutônia
16/06/2018 - Operações da Brigada intensificam policiamento no combate ao crime
13/06/2018 - DNIT/RS promove palestras em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
13/06/2018 - Estudantes de Portão (RS) estão entre os vencedores de torneio de raciocínio na Turquia
13/06/2018 - Operações de fiscalização do IPVA vistoriam mais de 8,6 mil veículos em 13 cidades
13/06/2018 - Estabelecimentos são interditados em operação contra desmanches ilegais
13/06/2018 - Vice-prefeito de Agudo preso na Operação Fogo-Fátuo por crimes licitatórios e contra a administração pública
12/06/2018 - Dia Mundial do Doador de Sangue: seu pet também pode salvar a vida de outros animais
12/06/2018 - Estudo identifica possível correlação entre uso de anabolizantes e câncer de fígado
12/06/2018 - Metade dos pacientes que tem diabetes desconhece a doença
12/06/2018 - Boa alimentação e exercícios ajudam a prevenir o câncer
12/06/2018 - Pesquisa da Organics Brasil relata que 15% da população urbana consome alimentos orgânicos
12/06/2018 - CEEE alerta: Cobrança de taxa por depósito bancário é golpe
12/06/2018 - Mais de 95 mil cupons já foram trocado na Nota Fiscal Legal em Butiá
12/06/2018 - Defesa Civil monitora efeitos de temporais e socorre municípios
11/06/2018 - IV Encontro da Rede de Proteção à Criança e Adolescentes do Município de Arroio dos Ratos
11/06/2018 - Audiência Pública em Butiá em Defesa da Duplicação da BR-290
08/06/2018 - Porto Alegre sediará 39° Congresso Brasileiro de Pediatria em 2019
08/06/2018 - DNIT/RS realiza serviços de manutenção nas BRs 290 e 386, de segunda (11/06) a sexta-feira (15/06)
08/06/2018 - Endividamento das famílias gaúchas atinge 67,5% em maio, aponta pesquisa da Fecomércio-RS
08/06/2018 - Estudantes de Portão (RS) representarão o Brasil em Olimpíada de Raciocínio na Turquia na próxima semana
08/06/2018 - Unidade Sesc/Senac Guaíba oferece cursos Técnicos EAD
08/06/2018 - Seminário sobre distorção de idade e série lota auditório do Ministério Público
08/06/2018 - Operação Esbulho em combate ao tráfico de drogas é deflagrada na zona norte de Porto Alegre
08/06/2018 - Corsan investe R$ 308 milhões em sistemas de água e esgoto com recursos próprios e do BNDES
07/06/2018 - Gabinete da Primeira-Dama recebe cerca de 40 pessoas por dia em Guaíba
07/06/2018 - Estudantes visitam a prefeitura
07/06/2018 - Coluna da OAB/RS
07/06/2018 - Governador entrega 576 máquinas e equipamentos agrícolas a 336 municípios
07/06/2018 - SES esclarece sobre situação dos hospitais de pequeno porte no estado
07/06/2018 - Corpo de Bombeiros ganha reforço de 182 novos soldados e equipamentos
06/06/2018 - Uergs recebe inscrições para transferência, reingresso e ingresso de diplomados
06/06/2018 - Escolas Técnicas Agrícolas do Estado terão workshop de qualificação
06/06/2018 - Juíza federal Rafaela Santos Martins da Rosa é eleita presidente da AJUFERGS
06/06/2018 - BR-290 terá bloqueios parciais para trabalhos de conservação
06/06/2018 - Bombeiros de Guaíba recebem luvas especiais de salvamento
05/06/2018 - Imagens de drone auxiliam no trabalho de mapeamento de áreas no Estado
05/06/2018 - MPT lamenta ataque do governo brasileiro à OIT
05/06/2018 - Seduc prepara a 15ª Mostra de Educação Profissional
05/06/2018 - Entorno da Arena: prosseguem as negociações
05/06/2018 - Realizado III Fórum Mais Segurança na Capital
05/06/2018 - Operação investiga crimes envolvendo mudanças no Plano Diretor de Bento Gonçalves
05/06/2018 - Eleições 2018: documento é assinado entre MP e MPF para uniformizar atuação
05/06/2018 - Alunos do Parque Eldorado ganham nova parada de ônibus mais forte e eficiente
04/06/2018 - A moda da honestidade e moralidade
04/06/2018 - DNIT/RS realiza serviços de manutenção nas BRs 290 e 386 nesta semana
04/06/2018 - Crises de sinusite são comuns durante o outono e o inverno: entenda como cuidar desse problema!
04/06/2018 - Cresce oferta de vagas no ensino profissional nas escolas do Rio Grande do Sul
04/06/2018 - Lançamento de Campanha do Agasalho marca encontro de primeiras damas
04/06/2018 - Fepam moderniza critérios para licenciamento de aterros sanitários
04/06/2018 - Dívidas de impostos devem ser renegociadas até 9 de julho
04/06/2018 - A nação desgovernada
01/06/2018 - Lavagem automotiva
01/06/2018 - Pracinhas de Madeira Tratada
01/06/2018 - Anuncie no Jornal ECO do Jacuí
01/06/2018 - Mecânica e Retífica de Motores
01/06/2018 - Barbearia Roque
01/06/2018 - Serviços de Contabilidade
01/06/2018 - Farmácia no Parque Eldorado
01/06/2018 - Fisioterapia no Parque Eldorado
01/06/2018 - Comércio eletrônico é tema de palestra em Pelotas
01/06/2018 - Desafios e um sonho a ser realizado no Asilo Padre Cacique
01/06/2018 - Desperdício de alimentos chega a quase 30% por ano
01/06/2018 - Planejar as férias inclui atenção com as vacinas
01/06/2018 - Leilões do DetranRS ofertam mais de 3,7 mil veículos e sucatas em junho
01/06/2018 - Novo balanço confirma 485 casos de toxoplasmose em Santa Maria
01/06/2018 - Lançamento de Campanha do Agasalho marca encontro de primeiras damas
01/06/2018 - Regulamentada taxa de visitação de parques de conservação ambiental
31/05/2018 - PRF prende criminoso em manifestação de caminhoneiros em Camaquã
31/05/2018 - PRF prende criminosos na BR 116 em Guaíba
31/05/2018 - PRF prende manifestantes em Guaíba
31/05/2018 - Câncer de pulmão é o mais comum e pode ser detectado por meio da Medicina Nuclear
31/05/2018 - Estradas do Rio Grande do Sul estão sem registro de bloqueios
31/05/2018 - Conselho Estadual de Educação apresenta sua nova presidência
31/05/2018 - Operação apreende 18 aves em cativeiro irregular no Litoral Norte
31/05/2018 - Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até o próximo dia 15
31/05/2018 - Ministério Público disponibiliza número de whatsapp para denúncias eleitorais
31/05/2018 - MP protocola manifestação para garantir liminares em relação à extinção da Cientec
31/05/2018 - Investigação descobre bactéria e fraude em embutidos de frigorífico gaúcho
31/05/2018 - Inscrições para o Prêmio Professores do Brasil foram prorrogadas até 28 de junho
31/05/2018 - Saúde formaliza contratos com hospitais psiquiátricos
31/05/2018 - Concessões florestais serão monitoradas por drones
31/05/2018 - Butiazais de Tapes motivam homenagem a pesquisadoras
31/05/2018 - Realizada primeira reunião da força tarefa de regularização ambiental dos presídios do RS
31/05/2018 - Vem aí o 30º Aniversário de Eldorado do Sul
31/05/2018 - Vem aí o 1º Concurso de Paródias de Charqueadas
30/05/2018 - Prorrogado até dia 15 o prazo da vacinação contra febre aftosa
29/05/2018 - Unidade Sesc/Senac Guaíba inscreve para cursos de graduação EAD
29/05/2018 - Conhecimento, planejamento, estratégia e disciplina: quatro pilares essenciais para resultados positivos
29/05/2018 - Receita Estadual e MP combatem fabricação de embutidos com carne imprópria ao consumo humano
29/05/2018 - Corsan e Eldorado do Sul reforçam parceria que viabiliza PPP
28/05/2018 - Dia do Desafio terá diversas atividades em Butiá



Edição n° 180 - Junho 2018

Selecionar Edição
  • Edição n° 180
  • Edição n° 179
  • Edição n° 178





  • Av. Roque J. O. Giacomelli, nº 542, Pq. Eldorado - Eldorado do Sul - Fone (51) 3481 1821