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Edicão n° 184 de Outubro 2018


Um retrato do combate à corrupção no Brasil
27/02/2018

Iniciativas que fomentam o compliance devem ser valorizadas porque servem de
incentivo às empresas e trazem referências de como é trabalhado o combate à
corrupção corporativa no Brasil, atualmente. Neste sentido, temos exemplos: o Empresa
Pró-Ética, promovido pelo Ministério de Transparência e Controladoria-Geral da União, e
o estudo "Transparência em relatórios corporativos", publicado pela Transparência
Internacional (TI). Um destaque positivo e comum nestas duas iniciativas é o trabalho
de promoção por medidas éticas, que é muito bem realizado por companhias do setor de
energia, um contraponto saudável a outros segmentos que ainda demonstram pouca
mobilização quando o assunto é mitigar ações antiéticas.

O estudo publicado pela Transparência Internacional no fim de janeiro traz conclusões e
recomendações importantes às empresas que atuam no Brasil. Umas delas é o
fortalecimento de Programas de Compliance com foco na prevenção e no combate à
corrupção. Além disso, a análise sinaliza uma nova mentalidade no mercado, apontando
uma progressão no que tange à aderência por questões de normativos, canal de
denúncias e treinamentos. Constatação que, por sinal, está alinhada a pesquisas
recentes sobre compliance divulgadas na imprensa. Tais levantamentos comprovam a
maturidade destes programas através da presença destes elementos na maioria das
empresas ouvidas para compor a pesquisa.

Por outro lado, vale ressaltar que o programa de compliance é composto por oito passos
e todos eles precisam ser devidamente trabalhados nas empresas. O próprio estudo da
TI traz um recorte em termos de exigência dos elementos para um programa de
compliance efetivo. Por exemplo, na parte de mapeamento de riscos de compliance e
gestão de riscos de terceiros com a utilização de ferramentas de due diligence,
pesquisas recentes mostram que ainda há espaço para evolução.

Mesmo no caso dos códigos de ética e das políticas de compliance, há oportunidade de
reforçar sua permeabilidade na cultura organizacional alinhado ao mote do levantamento
da TI de que o compliance não pode ficar apenas no papel, sendo parte integrante do
dia-a-dia das empresas. Um bom termômetro neste caso seria a utilização de uma
auditoria de cultura de compliance, prática ainda incipiente no Brasil.

O que chama a atenção no estudo é que quase metade das empresas não
demonstraram monitoramento do programa e apoio expresso da alta liderança. Isto
permite concluir que não há uma visão estruturada e formal por parte das organizações
para verificar se o programa de compliance funciona de fato. Além disto, é essencial
incorporar elementos de gestão nos Programas de Compliance e também dar a devida
relevância ao tema, colocando na ordem de pauta prioritárias de conselhos e diretorias,
nas metas e nos exemplos diários da alta liderança.

*Jefferson Kiyohara *
*Líder da prática de riscos & compliance da Protiviti, consultoria global especializada em
Gestão de Riscos, Auditoria Interna, Compliance, Gestão da Ética, Prevenção à Fraude e
Gestão da Segurança. ...






Edicão n° 184 de Outubro 2018
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