Eldorado do Sul, Guaíba e Região Carbonífera, 17 de Fevereiro de 2018. Página Inicial | Contato
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Edicão n° 176 de Fevereiro 2018


O excesso de confiança dos consumidores contribui para o aumento de crimes virtuais
31/01/2018

Os consumidores acreditam estar seguros e protegidos on-line, porém os hackers tem
provado o contrário, roubando US$ 172 bilhões de 978 milhões de consumidores em 20
países no último ano, de acordo com o Norton Cyber Security Insights Report 2017,
divulgado em 22 de janeiro, pela Norton by Symantec (NASDAQ: SYMC).
Globalmente, as vítimas de crimes virtuais compartilham um perfil muito parecido:
geralmente são consumidores que fazem uso diário de múltiplos dispositivos, seja em
casa ou em movimento, e têm um ponto cego quando se trata de princípios básicos de
segurança cibernética. Este grupo tende a usar a mesma senha em várias contas ou
compartilhá-la com outras pessoas. Igualmente preocupante, 39% das vítimas globais
de crimes virtuais, apesar da sua experiência, ganharam confiança em sua capacidade
de proteger seus dados e informações pessoais de ataques futuros e 33% acreditam que
eles correm baixo risco1 de se tornar uma vítima de crimes virtuais.

No Brasil, 62 milhões de consumidores foram vítimas de crimes virtuais- mais da
metade da população on-line de adultos do Brasil. As perdas totalizaram R$ 22 bilhõese
cada vítima perdeu uma média de (33,9 horas)lidando com as consequências após a
descoberta.

"As atitudes dos consumidores revelaram uma desconexão perigosa: apesar de um fluxo
constante de falhas cibernéticas relatadas pela mídia, muitas pessoas parecem sentirem-
se invencíveis e ignorar o uso de precauções básicas para protegerem-se", disse Fran
Rosch, vice-presidente executivo da unidade de Consumo da Symantec. "Esta
discrepância destaca a necessidade de segurança digital do consumidor e a urgência das
pessoas estarem atentas aos cuidados básicos quando se trata de fazer sua parte para
prevenir de crimes virtuais", completa o executivo.

Brasileiros adquirem medidas de segurança cibernética, mas deixam suas portas virtuais
desbloqueadas
Os consumidores utilizam tecnologias de proteção de dispositivos, como identificação de
impressões digitais, correspondência de padrões e reconhecimento facial: 40% usam
identificação de impressão digital, 25% usam correspondência de padrões, 18% usam
VPN pessoal, 14% utilizam ID de voz, 12% utilizam autenticação de dois fatores e 12%
utilizam reconhecimento facial. Ainda assim, consumidores que adotaram essas
tecnologias foram descuidados com a senha e foram vítimas de crimes virtuais.

Consumidores que demonstraram confiança, são mais propensos a ataques, já que tem
maior número de dispositivos e alguns novos. 44% das vítimas de crimes virtuais no
Brasil possuíam um dispositivo inteligente para transmissão de conteúdo, em
comparação com 41% das não vítimas. Eles também eram três vezes mais propensos a
possuir um dispositivo doméstico conectado.

Apesar de sofrer com crimes virtuais no ano passado, quase 1/4 das vítimas no Brasil
usou a mesma senha on-line em todas as contase 65% compartilham a mesma senha
para pelo menos um dispositivo ou conta com outros, negando os esforços de
segurança. Em comparação, apenas 23% das não vítimas de crimes virtuais reutilizam
senhase 42% compartilham suas senhas com outras pessoas.Além disso, 35% escrevem
suas senhas em um pedaço de papele são quase duas vezes mais propensos a usar
senhas diferentes e salvar sua senha em um arquivo em seu computador/ smartphone
do que não-vítimas.

Diminuindo as fronteiras entre oCrimes virtuais e a "Vida Real"

83% dos consumidores do Brasil acreditam que crimes virtuais devem ser tratados como
um ato criminoso. No entanto, quando pressionados, houve controvérsias, 32% dos
entrevistados creditam que roubar informações on-line não é tão ruim quanto roubar
propriedades na "vida real". Quando apresentados exemplos de crimes virtuais, 44% dos
consumidores responderam acreditar que, eventualmente, seja aceitável certos
comportamentos moralmente questionáveis on-line, como, leitura de e-mails de outra
pessoa (25%), usar um e-mail falso ou o e-mail de outra pessoa para identificar-se on-
line (20%) e até mesmo acessar a conta bancária de alguém sem sua permissão (16%).

O estado de confiança dos consumidores
Apesar dos ataques cibernéticos deste ano, os consumidores geralmente continuam
confiando nas instituições que gerenciam seus dados e informações pessoais. No
entanto, os brasileiros já não estão tão confiantes em algumas instituições e
organizações.

· Os consumidores ganharam ou mantiveram confiança em organizações como bancos e
instituições financeiras (76%) e provedores de serviços de proteção contra roubo de
identidade (70%) apesar dos ataques foram destaques na mídia este ano.

· Alternativamente, mais de metade dos consumidores brasileiros (73%) perderam
confiança no governo para gerenciar seus dados e informações pessoais no ano passado.
35% perderam confiança nas plataformas de redes sociais.

· 47 % das vítimas de crimes virtuais no Brasil aumentaram sua confiança em si
mesmos para gerenciar seus dados e informações pessoais.

Para saber mais sobre o impacto real dos crimes virtuais e como os consumidores
podem proteger sua informação digital, acesse aqui para obter mais informações.

Sobre Norton Cyber Security Insights Report

O Norton Cyber Security Insights Report é uma pesquisa on-line, da qual participaram
21,549 pessoas, a partir de 18 anos, em 20 diferentes mercados, encomendado pela
Norton da Symantec e produzido pela empresa de pesquisa Reputation Leaders. A
margem de erro para a amostra é de +/-.7%. A amostra do Brasil reflete a contribuição
de 1,099 brasileiros. Adultos, +18. A margem de erro é de +/- 3.0% para amostra total
do Brasil. Os dados foram coletados entre 5 e 24/outubro de 2017 por Reputation
Leaders.


Como definimos o crime cibernético

A definição de crimes virtuais continua a evoluir, à medida que abre caminho para que
os cybers criminosos visem os consumidores de novas maneiras. A cada ano,
avaliaremos as atuais tendências do crimes virtuais e atualizaremos a metodologia do
relatório, conforme necessário, para garantir que o relatório Norton Cyber Security
Insights forneça uma imagem instantânea precisa sobre o impacto do crimes virtuais
nos dias atuais. No relatório 2017 Norton Cyber Security Insights, um crime cibernético
é definido como, mas não limitado a uma série de ações específicas, incluindo roubo de
identidade, fraude de cartão de crédito ou a senha da sua conta comprometida. Para os
propósitos deste relatório, uma vítima de crimes virtuais é um entrevistado que
confirmou um ou mais desses incidentes ocorreram. Para mais informações, visite
www.symantec.com/content/dam/symantec/docs/about/2017-ncsir-global-results-
en.pdf



Sobre a Symantec

A Symantec Corporation (NASDAQ: SYMC), líder mundial em segurança cibernética,
ajuda organizações, governos e pessoas a protegerem seus dados mais importantes,
onde quer que estejam. Organizações em todo o mundo buscam na Symantec soluções
estratégicas e integradas para se defenderem de ataques sofisticados, seja em
endpoints, na nuvem ou em infraestrutura. Da mesma forma, uma comunidade global
de mais de 50 milhões de pessoas e famílias confia nas suítes de produtos Norton e
LifeLock da Symantec para proteger suas vidas digitais em casa e também em seus
dispositivos. A Symantec opera uma das maiores redes civis de inteligência cibernética
do mundo. Isto permite que a empresa identifique e ofereça proteção contra as ameaças
mais avançadas. Para obter informações adicionais, visite o site www.symantec.com ou
conecte-se conosco no Facebook, Twitter e LinkedIn.

Informações para a Imprensa:

Agência Ideal H+K Strategies – (11) 4873-7900 – www.agenciaideal.com.br
Talita Marcon – talita.marcon@idealhks.com.br – ramal 7919 ou (11) 94272-5887
Fernanda Vigna – fernanda.vigna@idealhks.com – ramal 2918 ou (11) 99649-5997
Tatiana Americano – tatiana.americano@idealhks.com – ramal 7913 (11) 99649.5997






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Edição n° 176 - Fevereiro 2018

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