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Edicão n° 182 de Agosto 2018


Portos gaúchos registram recorde de movimentação em 2017
17/01/2018

Os três principais portos gaúchos registraram recorde de movimentação de mais de 42,9
milhões de toneladas em 2017 em comparação com o ano anterior. O crescimento de
movimentação em Porto Alegre (1,34%), Rio Grande (7,8%) e Pelotas (223%) foi
impulsionado por projetos industriais e pelas ações do governo do Estado em prol do
sistema logístico.

O Porto do Rio Grande registrou a melhor marca de movimentação em mais de 100 anos
de história: pela primeira vez, o complexo ultrapassou 41 milhões de toneladas. Além
disso, a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), autarquia com autoridade
portuária sobre o sistema, teve superávit de cerca de R$ 34 milhões no ano passado.

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (17), o secretário dos Transportes, Pedro
Westphalen, destacou a importância da gestão eficiente do complexo portuário. "O Porto
do Rio Grande bateu recorde dos últimos 100 anos de história, sem dúvidas, seu melhor
ano. Isso só aconteceu por determinação e competência de toda equipe da autarquia e
do governo do Estado. Mesmo com os desafios que enfrentamos, a movimentação
aumentou em todos os portos", afirmou. "Em Pelotas, um porto que estava parado, hoje
aumentou sua movimentação em mais de 200%. Buscamos projetos de melhorias, bem
como integração do sistema hidroportuário gaúcho, o que facilita a competitividade",
acrescentou.

"Ano passado, a General Motors nos comunicou sobre o aumento na produção de
veículos, o que nos impactaria diretamente, no embarque e desembarque de veículos.
Em 2017, fechamos com 134% de aumento na importação e exportação da mesma
numa parceria público-privada. A partir de março, teremos um novo pátio para
armazenagem, com capacidade de até 2 mil de veículos", destacou o superintendente do
Porto do Rio Grande, Janir Branco.

Entre todas as cargas, o complexo do Porto do Rio Grande movimentou 41.196.486
toneladas, crescendo 7,8% em relação a 2016. Os Granéis Sólidos, segmento que inclui
os grãos agrícolas, tiveram crescimento de 9,1%, totalizando mais de 25,1 milhões de
toneladas. Os líquidos, representados pelo petróleo crú, por exemplo, somaram mais de
4,8 milhões de toneladas - crescimento de 6,3%. Por fim, a carga geral que envolve os
veículos rodantes, cargas de projeto, industrializados e containers, ultrapassou 11,1
milhões de toneladas (aumento de 5,4%).

"Houve diminuição no número de embarcações, mas aumento no volume de cargas de
mercadorias, isto é, redução no custo de frete e ampliação da competitividade", concluiu
Branco.

Os itens se enquadram dentro do segmento de carga geral. A celulose, por sua vez,
vigora como o principal produto desse tipo, movimentando mais de 2,1 milhões de
toneladas. Já os veículos, em que destaca-se a movimentação da Chevrolet,
ultrapassaram as 43 mil unidades, um crescimento de mais de 83% ante 2016. Por fim,
na Carga Geral, outro destaque foi para o Gado Vivo que somou 85,3 mil cabeças,
crescimento de mais de 80%.

Nos grãos, soja é o produto agrícola mais destacado. Em 2017, o complexo (óleo, farelo
e grão) ultrapassou 15 milhões de toneladas, obtendo um aumento de 20,6%. Apenas o
grão foi responsável por movimentar mais de 12,6 milhões de toneladas, crescendo mais
de 31%. Outro grão com destaque foi o arroz (grãos e quebrados nos segmentos de
Carga Geral e Granel Sólido) com crescimento de 15,7%, ultrapassando 1,5 milhão de
toneladas.

Por fim, o embarque de trigo teve crescimento de 26,8%, mas os desembarques tiveram
queda de 43%, resultando em 1,1 milhão, decréscimo de mais de 8% ante 2016. "Nosso
objetivo é investir na área hidroportuária, pois o transporte através das nossas hidrovias
é mais barato, menos poluente e diminui o custo logístico", finalizou Westphalen.

Sobre o Porto do Rio Grande ainda cabe salientar que foram 3.067 viagens de
embarcações ao longo do ano. O Superporto, região em que estão localizados os
terminais privados, representou 83,9% de toda a movimentação. Já o Porto Novo, cais
público do complexo que passou boa parte do ano com berços de atracação em obras,
foi responsável por 14% da movimentação, ultrapassando seis milhões de toneladas. Os
containers chegaram a 743 mil TEUS, crescimento de 5% ante 2016. Por fim, a China foi
o principal destino das mercadorias, absorvendo mais de 13 milhões de toneladas.

Pelotas

Impulsionado pelo projeto da Celulose Riograndense em solo gaúcho, o Porto de Pelotas
teve um expressivo aumento de movimentação, saindo do ostracismo para uma
movimentação constante. Com crescimento de 223%, o porto chegou a 899 mil
toneladas. Somente as toras de madeira do projeto representaram mais de 665 mil
toneladas.

Porto Alegre

Desde abril de 2017, a SUPRG também administra o Porto de Porto Alegre e vem
buscando melhorias na navegação para dar condições de crescimento. Os componentes
químicos base para fertilizantes foram os principais movimentados junto com o trigo. O
porto movimentou 1.066.344 de toneladas em 2017, crescimento de 1,34%.






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