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Edicão n° 175 de Janeiro 2018


A conclusão da Duplicação da BR 116 e a necessidade de unidade regional
30/12/2017

No encontro realizado em Brasília no dia 19.12 entre os deputados federais Afonso
Hamm, Cajar Nardes e Henrique Fontana, com a presença da senadora Ana Amélia
Lemos, o anfitrião, secretário executivo do Ministério dos Transportes, Fernando Melro
Filho, diante da solicitação dos parlamentares para remanejamento na ordem de R$ 100
milhões para as obras de conclusão da duplicação da BR 116, indicou que o caminho
deverá ser o estabelecimento de um consenso entre os integrantes da bancada gaúcha
no Congresso Nacional avalizando este pleito, ou mesmo a coleta de assinaturas em
documento que será encaminhado pelos presentes para obtenção de signatários que
representem a maioria da composição legislativa gaúcha no parlamento nacional para a
possibilidade do deferimento da solicitação em tela.

Saliento este acontecimento como uma nova demonstração, em minha ótica, de que
somente uma ampla e continuada mobilização de caráter suprapartidário que unifique a
ação política e institucional dos atores sociais relevantes deste território, com destaque
para os seus parlamentares de âmbito estadual e federal, prefeitas e prefeitos,
vereadores, líderes empresariais, entidades da sociedade civil, meios de comunicação e
a comunidade em geral, poderá alavancar a força política necessária para que, diante do
quadro de significativos contingenciamentos do orçamento público brasileiro, a luta pela
conclusão da duplicação da BR 116 possa ter êxito num breve espaço de tempo. Há
consenso no entendimento de que se trata da obra atual de infraestrutura mais
importante em curso no nosso estado, na rodovia campeã nacional em acidentalidades
com colisões frontais, corredor de exportação da produção primária, aspectos estes que
reforçam a relevância da atuação coletiva para garantir a sua conclusão, ainda que,
infelizmente, se perceba alguns comportamentos que caminham na direção de certo
isolamento.

Novamente expresso estes argumentos, pois considero que se fosse possível alcançar
este grande objetivo através de esforços individuais ou de uma específica agremiação
partidária, isto já teria ocorrido. Ou seja, parece-me evidente que todas as forças
políticas, líderes que atuam na região, possuem um elevado nível de certeza de que a
conclusão da obra é imprescindível. Porém, para tanto, necessariamente vamos precisar
alterar uma tradição que caracteriza a nossa região, de alta fragmentação e reduzida
capacidade de integração, pois estamos diante de um cenário econômico recessivo, com
o país convivendo com o cume da contradição da lógica macroeconômica de infinitas
necessidades para limitados recursos, onde o nosso objetivo precisa ser hierarquizado
no âmbito do orçamento geral da União, está, como uma obra de grande relevância em
relação a outras prioridades do Rio Grande do Sul e dos demais estados da federação.

Portanto, para 2018 necessitamos focar a nossa estratégia na mobilização conjunta,
permanente, realização de reuniões de trabalho com participação de todos os
envolvidos, criando espaços de intervenção do conjunto da sociedade para exigir a
priorização desta obra, buscando promover iniciativas inovadoras, criativas, que nos
permitam a capacidade exitosa de, conjuntamente, disputar a priorização desta obra no
contexto de todas as demais que são geridas no âmbito do Ministério dos Transportes e
do DNIT. Desta forma, é muita bem-vinda a iniciativa dos parlamentares citados no
início deste texto. Vamos precisar nos dedicar a auxiliar a coleta de assinaturas neste
documento no retorno dos trabalhos legislativos, assim a Frente Parlamentar em Defesa
da Conclusão da Duplicação da BR 116 da Assembleia Legislativa se posicionará pela
convergência e pela unidade de esforços para esta realização.



Zelmute Marten
Jornalista
Mestre em Desarrollo Sustentable - Universidad de Lanús / Argentina
Chefe de Gabinete - deputado estadual Zé Nunes






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