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Edicão n° 184 de Outubro 2018


Ganhar peso e fazer dieta pode ser ciclo vicioso, alertam médicos
07/11/2017

A busca por regimes milagrosos cresceu na mesma proporção que o excesso de peso na
população, e ambos são ocasionados por uma mudança nos hábitos alimentares. Mas é
preciso ter cuidado com o ciclo vicioso entre ganhar peso e fazer dieta, como alerta o
médico nutrólogo e presidente da ABRAN, Dr. Durval Ribas Filho. "Quando alguém inicia
alguma forma de restrição alimentar e não perde peso com a rapidez imaginada, entra
em uma fase de frustração. O desejo do alimento 'proibido' aflora, a pessoa come mais,
exagera e se sente culpada. Com isso, fica insatisfeita com o seu corpo e entra no ciclo
de uma nova dieta ou restrição alimentar", explica o médico.

Por isso, o correto é buscar orientação médica antes de seguir qualquer dieta alimentar.
Com o intuito de orientar seus pacientes, três médicas nutrólogas da Associação
Brasileira de Nutrologia (ABRAN) analisaram algumas dietas da moda e seus impactos
na vida de pacientes. Confira:

Dieta SIRT
De acordo com a Dra. Isolda Prado, essa é a dieta "para quem quer emagrecer e ficar
jovem". Ela inclui alguns alimentos específicos, ricos em polifenóis, como uvas, trigo
sarraceno, café e chá verde, por exemplo, que, quando associados a um planejamento
alimentar hipocalórico, ativam enzimas sirtuínas, que são responsáveis pela longevidade
celular e pelo aumento do metabolismo corporal. "A dieta é indicada a quem deseja
incluir grande parte destes alimentos no dia-a-dia e fazer uma redução na ingestão
calórica para o emagrecimento", diz.

Baseado em estudos, ficou comprovado que o jejum e as dietas hipocalóricas liberam as
sirtuínas, que favorecem o antienvelhecimento, e fazem com que se perca peso
rapidamente, além de melhorar a qualidade da pele. Contudo, polifenóis como o
resveratrol, presente no vinho tinto, também promovem a liberação das sirtuínas.

"É importante ressaltar que, apesar de inserir os mesmos alimentos, a dieta se comporta
de forma diferente em cada indivíduo e, por mais que a pessoa perca peso, ela não
promove uma reeducação alimentar, fundamental em longo prazo", afirma a médica
nutróloga.

Dieta Low Carb
A Dra. Simone Miranda comenta que a premissa da Low Carb é reduzir a ingestão de
carboidratos, o que diminui a insulinemia (necessidade de insulina), e
consequentemente a fome. Existem várias versões dessa dieta, mas a mais famosa é a
dieta de Atkins – na qual existe um elevado consumo de alimentos proteicos. Ela é
indicada para emagrecimento, controle de crises refratárias de epilepsia (cetogênica), e
melhora do perfil de resistência insulínica (diabetes tipo 2, pré-diabetes, síndrome
metabólica). Uma pesquisa publicada na revista acadêmica Nutrients, da Suíça, em
agosto de 2017, analisou mais de 20 dietas da moda e comprovou que a de Atkins foi a
melhor para perda de peso em curto prazo (6 meses) e em longo prazo (12 meses). No
mais, deve ser evitada por quem tem diabetes tipo 1; hipoglicemia; mulheres grávidas;
e pessoas com compulsão alimentar.

Mindfulness Eating
"Temos que entender que mindfulness não é dieta ou restrição alimentar, mas sim um
programa", diz a médica nutróloga Dra. Nádia Juliana Beraldo Goulart Borges. Segundo
ela, foca na atenção plena no momento presente, de maneira intencional e sem
julgamento – a pessoa precisa fazer uma autoanalise, quais são os sentimentos no
momento, os fatores externos no momento da alimentação (barulho, pessoas etc), e
com quem está fazendo a refeição.

É uma abordagem relativamente recente, por isso, não possui contraindicações
evidentes.

Existem alguns princípios básicos no mindful eating:
1 – Permitir a si mesmo estar consciente das oportunidades através da seleção e
preparação dos alimentos;
2 – Usar todos os sentidos na escolha do que comer para que seja gratificante e
nutritivo para o seu corpo;
3 – Reconhecer respostas dos alimentos sem julgamento;
4 – Se tornar consciente de sua fome e sua saciedade para guiar as decisões de comer e
parar;
5 – Fazer as refeições com calma para que o ato de comer não seja automatizado e
guiado por influência ambiental.

Por isso, Dra. Nádia recomenda que se coma sem pressa, beba muita água, faça
exercícios e, acima de tudo, respeite seu corpo. "Sinta o gosto da comida. Cozinhe e
coma de bom humor. No mais, é importante fazer as refeições na mesa e sem
distrações como assistir televisão. Se preferir, combine o momento de alimentação com
músicas calmas e relaxantes", indica.

Sobre a ABRAN

Fundada em 1973, a ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia - é uma entidade
médica científica que dedica-se ao estudo de nutrientes dos alimentos, que são decisivos
na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o
ser humano. Reúne mais de 1.700 médicos nutrólogos titulados especialistas em
nutrologia pelo Brasil e mais de quatro mil médicos associados, que atuam no
desenvolvimento e na atualização científica em prol do bem estar nutricional, físico,
social e mental da população. Visite www.abran.org.br, curta a ABRAN no Facebook
facebook.com/nutrologos e no Instagram @nutrologia.

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